Listagem de Ações de Verão


BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

bioMARatona – quantas espécies consegue registar entremarés?

No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e sociocultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que, no Verão, tentam mergulhar nestas águas.

Nesta atividade, convidamos os participantes a colaborar com cientistas do grupo Coastalwarming do BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) e a submeter observações da vida marinha na zona entremarés através da aplicação MINKA. Num percurso pela Praia do Homem do Leme, vamos identificar espécies típicas desta zona, explorar a interligação entre o clima e a biodiversidade e ainda discutir as principais ameaças que estes ecossistemas enfrentam. Juntem-se a nós e contribua para a investigação em curso no BIOPOLIS (CIBIO-InBIO) fazendo um registo fotográfico das várias espécies que aqui vivem.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

Porto, PORTO, PORTO

Datas:

20-07-2025 16:30 - Data esgotada - Lista de espera

23-08-2025 09:30 - Data esgotada - Lista de espera

Ver Mais

Líquenes à moda do Norte

O Norte do país alberga algumas relíquias de florestas ancestrais, idênticas às florestas do Norte da Europa e da América. Aqui, espécies de líquenes mais sensíveis à poluição e outros fatores de perturbação ambiental encontram as condições ideais para crescer. A maior parte dessas espécies está em franca regressão em todo o mundo e a sua ocorrência e distribuição em Portugal é ainda praticamente desconhecida. Para acelerar o processo de recolha desta informação, é necessário reunir o esforço de liquenólogos e cidadãos cientistas, devidamente formados no reconhecimento dessas espécies. Serão fornecidos conhecimentos básicos que possibilitam a identificação destas espécies no terreno e em laboratório.
Embora discretos, os líquenes são importantes fontes de informação sobre o meio que os rodeia. Cada espécie transmite uma informação diferente e para a decifrar é necessário um olho clínico. Nesta ação, serão desvendados alguns truques para a identificação de espécies raras de líquenes, presentes nas florestas do Norte do país.

Duração: 6.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

Baião, BAIÃO, PORTO

Data:

05-09-2025 10:00 - Data esgotada - Lista de espera

Ver Mais

Winkle Watch – Como explicar a paleta de cores dos caracóis-marinhos?

Neste verão, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em parceria com o BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, lança o convite à participação numa saída de campo à Praia do Homem do Leme, no Porto, para observação e registo fotográfico de litorinas. Juntem a família e os amigos, e, simplesmente usando o telemóvel, venham fazer ciência! Recolhendo informações que serão integradas numa base de dados online, poderão ajudar os investigadores a perceber os mecanismos evolutivos que estão na base da coloração das litorinas. Será esta caraterística uma adaptação ao meio ambiente? Qual será o impacto das alterações climáticas sobre os padrões de distribuição que observamos? O seu contributo é essencial para ajudar a responder a estas e a muitas outras perguntas!

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva , em colaboração com BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

Porto, PORTO, PORTO

Data:

09-08-2025 09:30 - Data esgotada - Lista de espera

Ver Mais