Nesta ação, vamos explicar e aplicar técnicas de engenharia natural, como a criação de barreiras à escorrência da água, feitas de madeira, ramos e pedras recolhidos no local. Desta maneira, vamos criar socalcos que ajudam a reter o solo, a obter maior infiltração de água, e melhores condições para a vegetação a médio/longo prazo.
Se quer sentir nas mãos a possibilidade de gerir a natureza, não há nada como aprender fazendo, e esta é uma atividade feita para si.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Datas:
19-07-2025 09:00
- Inscrição
23-07-2025 09:00
- Inscrição
Ver Mais
A atividade “Das pedras aos carvalhais” permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas, vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos, bem como da recuperação de biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida, faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão, quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita, faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017. Aqui, a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para conseguirmos captar mais espécies de aves); na restante área estamos a ajudar a recuperar os carvalhos que arderam. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo, poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros e outras - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo (dia seguinte) e não só ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, como ver nascer a Lua Cheia e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Vermilhas / Carvalhal de Vermilhas, VOUZELA, VISEU
Data:
09-08-2025 09:45
- Inscrição
Ver Mais
Venham visitar os moinhos de água e a biodiversidade da ribeira de Contença, nas imediações do Bioparque do Pisão, Carvalhais, São Pedro do Sul.
Vamos percorrer as margens da ribeira de Contença, onde se encontra um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água ornamentada com feto-real, musgos, carvalhos, bétulas, salgueiros e amieiros. Uma característica comum a todos os moinhos é a existência de levadas em aqueduto, que demonstram uma extraordinária arte de trabalhar a pedra e a madeira. Destaque especial deve ser dado à levada executada em troncos de árvore escavados, devido à sua raridade e razoável estado de conservação. A recuperação dos moinhos teve como finalidade recriar o antigo ciclo do fabrico do pão, desde a moagem da farinha à confeção da broa em fornos construídos no local para este efeito. A visita aos moinhos será orientada por um trabalhador local que cuida dos moinhos e que explicará o seu funcionamento.
Aproveitando a rica biodiversidade que caracteriza a ribeira de Contença, vamos também aprender a utilizar o iNaturalist, uma ferramenta digital de ciência cidadã, ao alcance de todos, e que nos permite conhecer a biodiversidade ao nosso redor. Neste âmbito, vamos fazer registos dos diferentes grupos de seres vivos, plantas (como fetos e árvores autóctones), animais (como anfíbios, répteis, aves e insetos), e ainda fungos e líquenes. Esta componente será orientada por um biólogo da equipa da MONTIS.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Carvalhais, SÃO PEDRO DO SUL, VISEU
Data:
16-07-2025 15:30
- Inscrição
Ver Mais