Nesta atividade, convidamos as famílias a explorarem os encantos dos ribeiros de montanha e a descobrir a vida fascinante dos macroinvertebrados aquáticos, organismos que desempenham um papel essencial na saúde dos ecossistemas ribeirinhos. A atividade começa com uma introdução ao ambiente ribeirinho, destacando a sua importância na paisagem e suscetibilidade às atividades humanas.
Com foco na Ribeira de São João, vamos comparar duas zonas distintas: a área intervencionada, onde encontramos a praia fluvial, e a zona a montante, que preserva as características naturais de um ribeiro de montanha. Durante uma caminhada de cerca de 250 metros ao longo da ribeira, abordaremos a diversidade de habitats e a presença de macroinvertebrados aquáticos, com ênfase nos insetos. Vamos observar algumas das espécies de insetos nos seus habitats aquáticos e explorar os vestígios deixados por outras que já passaram à fase adulta alada.
Utilizando redes de mão, vamos recolher amostras de macroinvertebrados, para avaliar o estado ecológico de rios e ribeiros segundo métodos oficiais, conforme a Diretiva Quadro Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas para a sua identificação, utilizando chaves de identificação. As informações obtidas serão usadas para uma discussão com os participantes sobre o estado ecológico da ribeira.
No final, todos os organismos serão devolvidos ao seu habitat natural, numa ação de respeito por este delicado ecossistema.
Itinerário: Ribeira de São João, Lousã
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 4 anos
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Entidade Parceira: MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Ponto de encontro: Parque de estacionamento mesmo ao lado da praia fluvial Nossa Sra. Piedade, Lousã. Recomenda-se a comparência no ponto de encontro com 15 minutos de antecedência em relação à hora de início indicada.
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Estando no centro da Lousã, seguir as indicações para o Castelo ou Praia Fluvial Nossa Sra. Piedade. Coordenadas: 40°6'1"N 8°14'3"W (40.100261N, –8.234153W).
Coordenadas GPS: 40.1002874, -8.2341468
Localidade: Lousã
Concelho: LOUSÃ
Distrito: COIMBRA
Por se desenrolar na ribeira, a atividade não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Mais informações: https://www.exploratorio.pt/
Observações: As crianças devem estar acompanhadas por um adulto durante toda a sessão. Os participantes devem trazer roupa e calçado confortáveis, e água para beber. O nível da água deverá estar baixo e deverá ser possível caminhar no ribeiro sem molhar os pés, mas sandálias para caminhar na água são preferíveis para maior liberdade de movimentos. Uma vez que a atividade se desenvolve na proximidade de água, os participantes devem considerar trazer roupa e calçado extra (principalmente para as crianças). A utilização de chapéu e protetor solar é aconselhada. Na área da praia fluvial existem várias infraestruturas que os participantes poderão utilizar: WC, restaurante, bar com esplanada, zona de merendas, parque de estacionamento. Esta atividade é desenvolvida em parceria com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Deslocações Coimbra – Lousã – Coimbra em viatura do UC Exploratório.
Datas:
07-08-2025 14:00 Hora de Encontro: 13:45 - Data esgotada - Lista de espera
14-08-2025 14:00 Hora de Encontro: 13:45 - Data esgotada - Lista de espera
21-08-2025 14:00 Hora de Encontro: 13:45 - Data esgotada - Lista de espera
Voltar à listagem