Nesta atividade, convidamos as famílias a explorarem os encantos dos ribeiros de montanha e a descobrir a vida fascinante dos macroinvertebrados aquáticos, organismos que desempenham um papel essencial na saúde dos ecossistemas ribeirinhos. A atividade começa com uma introdução ao ambiente ribeirinho, destacando a sua importância na paisagem e suscetibilidade às atividades humanas.
Com foco na Ribeira de São João, vamos comparar duas zonas distintas: a área intervencionada, onde encontramos a praia fluvial, e a zona a montante, que preserva as características naturais de um ribeiro de montanha. Durante uma caminhada de cerca de 250 metros ao longo da ribeira, abordaremos a diversidade de habitats e a presença de macroinvertebrados aquáticos, com ênfase nos insetos. Vamos observar algumas das espécies de insetos nos seus habitats aquáticos e explorar os vestígios deixados por outras que já passaram à fase adulta alada.
Utilizando redes de mão, vamos recolher amostras de macroinvertebrados, para avaliar o estado ecológico de rios e ribeiros segundo métodos oficiais, conforme a Diretiva Quadro Água. Os macroinvertebrados recolhidos serão manuseados com pinças e observados com lupas para a sua identificação, utilizando chaves de identificação. As informações obtidas serão usadas para uma discussão com os participantes sobre o estado ecológico da ribeira.
No final, todos os organismos serão devolvidos ao seu habitat natural, numa ação de respeito por este delicado ecossistema.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Coimbra
Lousã, LOUSÃ, COIMBRA
Datas:
07-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
14-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
21-08-2025 14:00
- Data esgotada
- Lista de espera
Ver Mais