Fique a saber como até ao tempo dos Romanos a foz do rio Mira teve a foz em delta, com uma grande ilha de maré elevada a meio (que depois de uniu a terra). Num percurso circular por essa antiga ilha, poderá conhecer também o sistema de defesa da barra do Mira contra o corso e a pirataria marítima no século XVII, e vestígios arqueológicos do período romano e de um concheiro da Idade do Gelo (restos de conchas de moluscos marinhos de espécies há muito desparecidas nas nossas águas, que mostram como as alterações climáticas alteraram definitivamente a vida das populações do litoral há 10 mil anos atrás). Por fim, assombre-se com a lenda da moura encantada e do seu ciumento marido homem-peixe, visitando, se a tal se atrever, as suas obscuras moradas subaquáticas: a furna inundada do fundão dos Roxos Pretos e a piscina do Tanque da Moura
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Vila Nova de Milfontes, ODEMIRA, BEJA
Data:
07-09-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Aprenda o que era um concheiro pré-histórico onde, junto do porto de Lapa de Pombas - em que ainda vão à faina embarcações de pesca artesanal, as facilidades de acesso à pesca e ao marisqueio permitidas pela costa recortada possibilitaram que, durante inúmeras gerações, pequenos grupos das comunidades pré-históricas do litoral de Odemira frequentassem o mesmo local ano após ano para as suas atividades de subsistência. Após isso, ensaie na praia a sua perícia no talhe de seixos de praia para fabrico de ferramentas de pedra lascada à maneira pré-histórica, enquanto observa, se o mar deixar, o «magnifico» Templo da Natureza, um dos primeiros geomonumentos referidos em documentos antigos.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Data:
24-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Conheça o local discreto da costa a norte de Milfontes onde durante dezenas ou centenas de anos foram extraídas e afeiçoadas centenas de mós rotativas de pedra do mar para utilização em moinhos hidráulicos, de vento e manuais da região. Serão explicadas as técnicas de corte, afeiçoamento e transporte de mós no contexto da longa história da importância do pão como base da alimentação tradicional, entre o mar e as searas.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Praia do Malhão (6 km a norte de V. N. de Milfontes), ODEMIRA, BEJA
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Conheça dois locais da costa a sul da Zambujeira do Mar onde, desde o tempo dos Romanos, se fez aproveitamento dos recursos minerais das falésias marinhas: primeiro, a escombreira da mina de ferro dos Alteirinhos e em seguida, ao longo de um pequeno passeio pela arriba (com vistas de cortar a respiração), o sítio chamado Lombo do Asno ou Bernosas onde, durante dezenas ou centenas de anos, foram extraídas e afeiçoadas inúmeras mós rotativas para utilização em moinhos hidráulicos e de vento da região. Aqui serão explicadas as técnicas de corte, afeiçoamento e transporte de mós no contexto da longa história da importância do pão como base da alimentação tradicional, entre o mar e as searas. Por fim, aprenda, ainda antes do por-do-sol, como a toponímia engana, pois este “Asno” não era para burros: como escreveu Carlos T para Rui Veloso, «Roendo uma laranja na falésia / Olhando o mundo azul à minha frente», este era o lugar para vigiar as velas ameaçadoras do tempo em que andava «mouro na costa».
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência , em colaboração com Município de Odemira
Praia dos Alteirinhos (Zambujeira do mar, freguesia de S. Teotónio), ODEMIRA, BEJA
Data:
31-08-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada