Listagem de Ações de Verão


Em torno de uma cratera vulcânica

Esta caminhada à volta da lagoa das Furnas pretende proporcionar momentos divertidos e de aprendizagem de forma dinâmica. Contaremos com a presença de um investigador da Universidade dos Açores, que ao longo do percurso falará sobre o ecossistema em redor da lagoa. Faremos ainda uma paragem no Centro de Interpretação Ambiental das Furnas, onde os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre a biodiversidade e geodiversidade.

Duração: 4.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Fundação Gaspar Frutuoso (FGF)

Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

04-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Safari pelas nascentes termais de Furnas

Esta ação consiste num percurso guiado pelo campo fumarólico da Chã das Caldeiras de Furnas, onde prosperam comunidades microbianas bem adaptadas a este ambiente. A capacidade de adaptação é uma das caraterísticas mais admiráveis da vida na Terra. Existem habitats supostamente inabitáveis onde seres vivos microscópicos conseguem prosperar. Estes organismos são genericamente designados por «extremófilos», do grego «amantes do extremo». Durante esta ação, os participantes terão a oportunidade de observar in situ alguns destes microrganismos, que formam extensos biofilmes que dão cor ao ecossistema das nascentes termais. Ademais, esta ação inclui a degustação de diferentes águas minerais e termais e culmina com a degustação de um lanche termal, onde os participantes serão elucidados acerca das utilizações que se atribuem tradicionalmente às nascentes termais.

Duração: 1.30 Horas

Preço: 5.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Observatório Microbiano dos Açores (OMIC)

Furnas, POVOAÇÃO, R A ACORES

Data:

22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada

Ver Mais

Clique para ver atividades nos Açores e na Madeira