As Bíblias iluminadas românicas conservadas em instituições portuguesas, e que constituem o núcleo central desta exposição, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato, alguns deles verdadeiros tesouros artísticos no que diz respeito à arte da iluminura. Além da sua dimensão religiosa, são obras que se revestem de inquestionável interesse cultural e artístico constituindo, sem dúvida, uma herança cultural de particular significado e que tem justificado o seu estudo ao longo dos tempos. Juntamente com outros exemplares da Sacra Pagina que marcaram épocas posteriores, esta exposição propõe-se trazer junto do público obras que, de formas distintas, nos continuam a interpelar e a enriquecer. A possibilidade de as observar é uma oportunidade de renovarmos o olhar sobre este património e reflectir sobre a nossa própria cultura.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Para qualquer dúvida contactar: secretariado.cehr.ft@ucp.pt
Entidade Responsável: Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR),
em colaboração com Instituto de Estudos Medievais (IEM – NOVA FCSH)
Tipo de evento: Visita guiada a exposição de manuscritos iluminados
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 75
Coordenadas GPS: 38.751054674681, -9.1526840867309
Localidade: Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande,
83 1749-081 Lisboa Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://sites.google.com/view/bibliaemportugal/eventos-programados/exposi%C3%A7%C3%A3o
Datas:
O CBIOS – Centro de Investigação em Biociências e Tecnologia da Saúde estará de portas abertas para guiar os visitantes numa viagem aos seus diversos domínios de investigação (Farmacologia e Mecanismos Moleculares, Bioactivos Naturais, Sistemas de Modelação, Desenvolvimento de Sistemas de Veiculação e Nutrição e Promoção da Saúde).
Vem descobrir as abordagens multidisciplinares do CBIOS, com vista ao desenvolvimento de estratégias integradas de saúde para apoiar o desenvolvimento das sociedades lusófonas!
Duração: 1.00 Horas
Observações: As visitas ao CBIOS estão sujeitas a inscrição prévia via email para secretaria.cbios@ulusofona.pt até dia 22 de novembro. O CBIOS localiza-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Campo Grande 376 1749-024 Lisboa).
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador(a) do Programa: Ana Mourato
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cbios.ulusofona.pt/
Datas:
Esta acção online decorrerá de segunda a sexta durante a semana da C&T nas redes sociais do LIP: Instagram, facebook, twitter, linkedin e também no site do LIP (www.lip.pt, onde podem encontrar todos os outros links). Todos os dias, será lançada uma pergunta. Coisas como: como começaste a gostar de ciência? qual o teu livro de divulgação científica preferido? Que canal de ciência no youtube recomendarias a toda a gente? Qual foi para ti o acontecimento científico do ano (em geral e, se for o caso, na tua área)? E a palavra do ano em C&T? Qual a tua frase preferida sobre C&T? E a música? Explica em menos de 1 minuto um conceito de física que aches muito importante explicar... Faremos as perguntas à comunidade LIP e as respostas serão partilhadas nas redes sociais. Depois, queremos ouvir as respostas dos nossos seguidores! E também as perguntas, claro, se as houver. Esperamos assim aprender com as escolhas e sugestões uns dos outros e ter uma boa semana de partilha da C&T de que mais gostamos, mesmo em formato virtual.
Duração: 120.00 Horas
Observações: Esta acção online decorrerá de segunda a sexta durante a semana da C&T nas redes sociais do LIP: Instagram, facebook, twitter, linkedin e também no site do LIP (www.lip.pt, onde podem encontrar todos os outros links).
Instituição: LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Coordenador(a) do Programa: Pedro Morais Salgueiro Teixeira de Abreu
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 500
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.lip.pt/
Data:
Sensibilizar e dar a conhecer através da história analítica das águas, a diversidade aquífera da Península Ibérica.
Conhecer a história analítica hidrológica e a importância da botânica no reconhecimento das diferentes propriedades químicas das águas (séc. XVII a IX).
Experimentar, reagir, observar, cheirar, visualizar as reações químicas proporcionadas pelas plantas e a química da água.
A palestra será proferida pela Investigadora Carla Rocha, Geóloga pela Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado) e, Doutoranda em Georrecursos na Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico, com bolsa individual de doutoramento da FCT, pertence aos centros de investigação CERENA e C2TN. É membro da Associação Internacional de Geologia Médica (IGMA), bem como, da Rede de Hidrogeólogos em Início de Carreira (Early Career Hydrogeologists’ Network, ECHN-PT) no Grupo Português.
Duração: 40.00 Horas
Observações: A participação é gratuita mas os interessados deverão fazer a sua inscrição através do e-mail: servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt, recebendo depois, na resposta com a confirmação da inscrição, o link para entrar na sessão.
Instituição: Serviço Educativo dos Museus do Instituto Superior Técnico
Coordenador(a) do Programa: Natália de Jesus Sousa Rocha
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.facebook.com/servicoeducativomuseustecnico
Data:
Nem sempre pensamos nos efeitos que fatores do ambiente ou substâncias presentes em produtos de consumo ou nos alimentos, podem ter no nosso organismo. Existem alterações do genoma induzidas por essas substâncias a que estamos expostos ao longo da nossa vida, que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças hereditárias, infertilidade ou até cancro.
Nesta tertúlia, iremos exibir um curto vídeo animado sobre o assunto e depois dialogar sobre diferentes substâncias, incluindo as que estão na forma de partículas muito pequenas (nanopartículas) que têm vindo a ser estudadas no INSA, e o impacto que podem ter no nosso dia a dia e na nossa saúde. O Café com Ciência contará com a participação das Investigadoras Dora Rolo, Fátima Pinto e Célia Ventura (laboratório de Toxicologia Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge).
Duração: 1.00 Horas
Observações: É necessária inscrição prévia por e-mail para dgh@insa.min-saude.pt. No dia 23 de Novembro será enviado o link para a sessão de Teams
Instituição: INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Coordenador(a) do Programa: Departamento de Genética Humana
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: online
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists
Data:
Debate em torno do tema “AI and news: the new ecosystem of information”, que terá como oradores Charlie Beckett (Diretor do Polis and the Polis/LSE Journalism AI project) e Diogo Q. Andrade (Jornalista, Consultor de Comunicação e Investigador).
Duração: 2.00 Horas
Observações: A sessão decorrerá em inglês. A entrada é livre, sendo necessário preencher o formulário online:
https://fd.lisboa.ucp.pt/pt-pt/cafe-ia-ai-and-news-new-ecosystem-information
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 38.749364494585, -9.166202420166
Localidade: Zoom Colibri
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://fd.lisboa.ucp.pt/pt-pt/cafe-ia-ai-and-news-new-ecosystem-information
Data:
As questões ambientais/ecológicas são parte integrante da história da antropologia desde a sua fundação e, nos últimos anos, a investigação em torno das alterações climáticas desenvolveu-se grandemente. Há quase cinquenta anos, em 1975, Margaret Mead organizou aquela que terá a sido a primeira grande conferência internacional e interdisciplinar sobre o aquecimento global e suas múltiplas dimensões, nomeadamente as sociais, económicas, políticas. A quase totalidade dos temas abordados naquela conferência permanece actual, e cada vez mais urgente. A antropologia está particularmente bem posicionada para os estudos das alterações climáticas. Em termos metodológicos, o trabalho de campo e a etnografia franqueiam o acesso a uma grandeza, demasiadas vezes descurada, das alterações climáticas -- são um fenómeno global que, porém, se manifesta localmente. Ao mesmo tempo, a antropologia tem um acervo de conhecimento sobre outras formas de viver e pensar o mundo que convém ter em conta nos processos de adaptação e/ou mitigação das alterações climáticas. Tão relevante quanto isto, a antropologia é uma ciência social e “o problema” das alterações climáticas é, a sua essência, cultural, social e político. Esta iniciativa é da responsabilidade dos coordenadores do Grupo de Investigação “Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia” do CRIA, Paulo Mendes e Luís Silva. Decorrerá na forma de aula aberta/mesa redonda na UC “Antropologia e Imagem” do 3º ano da licenciatura de Antropologia do ISCTE-IUL onde este tema constitui o mote para os trabalhos desenvolvidos pelos/as estudantes. Local: ISCTE-IUL, Auditório 0NE01 Paquete de Oliveira.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Coordenador(a) do Programa: Paulo Mendes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.74969918689, -9.1562460603027
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Debate informal sobre o estatuto dos animais. Terá como orador o Prof. Doutor Fernando Araújo, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e como comentador o Prof. Doutor António Cortês, da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Duração: 1.45 Horas
Observações: Os interessados devem inscrever-se, enviando um email para mcandrade@ucp.pt.
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 38.749464902441, -9.166030758789
Localidade: Zoom Colibri
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.ucp.pt/pt-pt/eventos/catolica-talks-animais-como-nos
Data:
O queijo é um produto nutritivo e muito apreciado ao nível mundial. Na Europa e em particular em Portugal há uma grande diversidade de queijos produzidos regionalmente e com Denominação de Origem Protegida, que apresentam propriedades sensoriais características e únicas.
A Análise Sensorial de Alimentos é uma técnica em que se utilizam os sentidos humanos da visão, olfacto, paladar e tacto para caracterizar os alimentos e controlar a sua qualidade.
Com esta sessão prática integrada no centro de investigação LEAF do Instituto Superior de Agronomia e no âmbito do Programa Ciência Viva, pretende-se sensibilizar as pessoas para a importância da análise sensorial na valorização de produtos alimentares. Iremos efectuar a análise sensorial completa a um queijo DOP Português, bem como aprender quais os atributos importantes para a caracterização oçfacto-gustativa de queijos e quantificação do seu perfil sensorial.
Responsável pela atividade: Profª Filipa Vinagre
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 2
Localidade: Edificio Ferreira Lapa, sala 0.9
Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/presentation/isa-school-of-agriculture
Data:
És aluno do ensino secundário? Tens interesse em Bioinformática? Queres saber o que é o dia-a-dia de um cientista que trabalha na área da Biologia Computacional e de que forma pode ser essencial na Medicina? Então esta palestra é para ti!
Junta-te a nós e vem ouvir a Professora Susana Vinga (Professora do Instituto Superior Técnico, investigadora do INESC-ID e coordenadora do projecto internacional OLISSIPO).
Para receberes o link para assistires à palestra tens que te inscrever na actividade aqui: https://forms.gle/xsRy7EP5iEb9tfvT7.
Se tiveres dificuldade em te inscrever, podes enviar um e-mail para olissipo@inesc-id.pt com a tua dúvida.
Duração: 0.45 Horas
Instituição: INESC-ID
Coordenador(a) do Programa: Susana Vinga
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Coordenadas GPS: 38.702659542791, -9.0966795624999
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Esta proposta pretende dar a conhecer a investigação desenvolvida no CIFC/LEAF sobre as principais doenças do cafeeiro (ferrugem alaranjada e antracnose dos frutos verdes), e o seu impacto mundial na produção de café. Este centro de investigação único no mundo detém coleções inigualáveis de cafeeiros e fungos patogénicos, e, em estreita colaboração internacional, tem tido um papel determinante para o controlo das doenças contribuindo para o melhoramento do cafeeiro, tendo originado, direta ou indiretamente, mais de 90% das variedades resistentes atualmente cultivadas por todo o mundo.
De uma forma divertida e interativa, os participantes desta atividade serão introduzidos ao ciclo de vida do cafeeiro, podendo ver de perto as transformações que ocorrem numa planta até produzir o fruto e a semente (grão de café), e ainda observar as grandes diferenças que existem na natureza entre várias espécies de cafeeiros. Os visitantes terão ainda a oportunidade de observar os sintomas provocados por estas doenças, e o correspondente desenvolvimento dos fungos à lupa e ao microscópio.
Responsável pela atividade: Doutor Vitor Várzea
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa, Portugal
Lat: 38°42_27.5__N_ Lng: 9°10_56.3__W
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=UdRnt8QTbao
Data:
A cidade é um organismo vivo, sempre em mudança. A época que vivemos é de grandes alterações que se refletem em três vertentes fundamentais da sustentabilidade - económica, social e ambiental – que necessitam de ser geridas de forma mais equilibrada.
Estas mudanças têm que se fazer no sentido de inventar soluções para que cidade possa dar resposta às necessidades do presente, não comprometendo o futuro, evitando que se torne num organismo anquilosado e estabelecendo uma relação melhor com os cidadãos.
A Cidade consome grandes quantidades de recursos, materiais, energia, água, e produz grandes quantidades de resíduos, representando um enorme encargo para o ambiente.
Simultaneamente, assiste-se ao crescente aumento da população mundial previsto - dos 7.2 biliões atuais para 9.6 biliões até 2050 (World Population Prospects: 2012 revision, das Nações Unidas) e à maior concentração populacional nas grandes cidades, que se estima em cerca de 75%, para o mesmo período. Estima-se por isso que as cidades possam consumir, a nível mundial, cerca de três quartos de energia, fundamentalmente de energias fósseis, e que produzam um montante semelhante da poluição global.
A Cidade deve diversificar a sua oferta no sentido de aumentar a qualidade de vida das pessoas, para que se sintam bem, para que possam ter melhores oportunidades quanto à obtenção de habitação, empregos, de bens e serviços, de cultura e diversão, de mobilidades (com incentivo à mobilidade elétrica) e da redução da poluição.
Na dinâmica da Cidade, a melhor gestão do solo e a manutenção e reabilitação do ambiente construído são fundamentais para atrair investimentos e o interesse das pessoas.
O grande desafio para as Cidades compactas e verdes é tornar possível a conciliação de toda esta complexidade de vertentes, no sentido de maior eficiência de produção e utilização sustentável.
Os edifícios são responsáveis, nas fases de construção, exploração e demolição, por grandes impactes ambientais negativos resultantes, fundamentalmente, do consumo excessivo de energias fósseis, da significativa utilização, sem critério, de materiais com muita energia incorporada e da grande produção de resíduos, nomeadamente os que têm origem na demolição, no fim do ciclo de vida dos edifícios e o transporte dos materiais a vazadouro, dão lugar a grande quantidade de resíduos que agravam esses impactes ambientais.
Esta situação, torna insustentável a continuação da produção desses impactes, resultantes da atividade da indústria de construção de edifícios, relativamente à saúde do Planeta e ao aquecimento global, e exige uma mudança no sentido da sua integração no âmbito e princípios da Construção Sustentável.
A escolha, com critério, dos materiais e da sua aplicação, no âmbito da Construção Sustentável, no sentido da sua reversibilidade, da menor incorporação de combustíveis fósseis, da sua reciclagem e reutilização, no fim do ciclo de vida dos edifícios, onde estão incorporados, reduz esses impactes.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Formato de Aula Aberta, em que se pretende a apresentação do tema e discussão sobre questões que se possam levantar durante a sessão.
As inscrições devem ser enviadas até às 18h00 do dia 24 de novembro para:
Ana Paula Passos
apassos@lis.ulusiada.pt
213611538
Dados para inscrição:
- Nome
- email
- Contacto telefónico (opcional)
- Ano escolar que frequenta
- Instituição de Ensino
- Idade
- Título da ação
- Data da ação
- Participação: indicar se a participação é presencial ou online
Aos inscritos para participação online será enviado um link para acederem através da plataforma ZOOM
Instituição: Fundação Minerva / Universidade Lusíada
Coordenador(a) do Programa: Alberto Cruz Reaes Pinto
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Universidade Lusíada / CITAD, Rua Quinta do Almargem, 14B, 1300-490 Lisboa, Auditório 4
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
A investigação e crescente compreensão do sistema cardiovascular têm contribuído para a melhoria da saúde de todos os cidadãos. No entanto, as doenças cardiovasculares continuam a representar a principal causa de morte na Europa, fatores que realçam a importância da investigação cardiovascular e a sua aplicação ao serviço do doente.
Durante esta sessão, investigadores do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, partilharão a investigação atualmente em curso e o seu impacto para a sociedade.
Esperamos por si em https://youtube.com/channel/UCmZuvheh4dVwaa8B-Lcoflg
Duração: 0.45 Horas
Instituição: Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa
Coordenador(a) do Programa: Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ccul.pt/public-events/
Data:
Os nossos investigadores estão disponíveis para ir às escolas realizar experiências e demonstrações, dar palestras e levar aos alunos um pouco da ciência feita no instituto.
Nesta sessão o investigador poderá falar sobre ser investigador, falar sobre a sua área de investigação ou fazer experiências e demonstrações.
Temática: Metabolismo, Ressonância Magnética Nuclear
Duração: 2.00 Horas
Observações: Apenas uma sessão das três opções.
Instituição: ITQB NOVA
Coordenador(a) do Programa: Renata Ramalho
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
Serão realizadas 2 sessões presenciais e online, uma sob a forma de debate, em Lisboa e outra sob a forma de café da ciência, no Porto, ambas dirigidas a estudantes universitários e ambas apresentando diversos projetos de investigação em curso no CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.
O objetivo destas ações será motivar os estudantes universitários para a investigação científica, mostrando a utilidade da investigação científica para a intervenção social e psicossocial, através da apresentação de projetos concretos realizados ou em curso.
Serão abordados os seguintes pontos:
• os fatores que estiveram na base do nascimento dos projetos
• Os objetivos científicos e sociais das investigações
• A ligação dos projetos à intervenção profissional e à intervenção nos problemas existentes, no contexto da promoção da qualidade de vida, da inclusão social e da cidadania
• As diversas metodologias utilizadas
• Os principais resultados alcançados
Duração: 2.00 Horas
Observações: As inscrições devem ser enviadas até às 18h00 do dia 22 de novembro para:
Ana Paula Passos
apassos@lis.ulusiada.pt
213611538
Dados para inscrição:
- Nome
- email
- Contacto telefónico (opcional)
- Ano escolar que frequenta
- Instituição de Ensino
- Idade
- Título da ação
- Data da ação
- Participação: indicar se a participação é presencial ou online
Aos inscritos para participação online será enviado um link para acederem através da plataforma ZOOM
Instituição: Fundação Minerva / Universidade Lusíada
Coordenador(a) do Programa: Duarte Vilar
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Localidade: Lisboa, Universidade Lusíada, Auditório 1
Rua da Junqueira, 188-198, 1349-001, Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Neste evento iremos contar com a participação de três convidados. Um orador irá falar de ferramentas ao dispor para pesquisa de informações através de bases de dados, ferramentas eletrónicas, etc._ um segundo orador irá falar sobre a sua experiência de investigação e de escrita nas áreas jurídicas (experiência na elaboração da tese de doutoramento) e por último um orador irá falar sobre importância da internacionalização e possibilidades de investigação no exterior, principalmente, vocacionado para os alunos do Doutoramento.
Duração: 1.30 Horas
Observações: As visitas e atividades estão sujeitas a inscrição prévia via email para ana.mourato@ulusofona.pt
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador(a) do Programa: Ana Mourato
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://cead.ulusofona.pt/
Data:
Os processos de decisão são cada vez mais importantes na vida de todos mas desenvolvem-se em contextos de progressiva incerteza. Como racionalizá-los? Que instrumentos científicos podem ser usados?
São estes os temas a tratar nesta sessão.
Duração: 1.00 Horas
Observações: As inscrições devem ser enviadas até às 12h do dia 18 de novembro para:
Ana Paula Passos
apassos@lis.ulusiada.pt
213611538
Dados para inscrição:
- Nome
- email
- Contacto telefónico (opcional)
- Ano escolar que frequenta
- Instituição de Ensino
- Idade
- Título da ação
- Data da ação
Aos inscritos será enviado um link para acederem através da plataforma ZOOM
Instituição: Fundação Minerva / Universidade Lusíada
Coordenador(a) do Programa: LUIS VALADARES TAVARES
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Universidade Lusíada / COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial.
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
No âmbito das comemorações do 50º aniversário da classificação do povoado calcolítico de Vila Nova de São Pedro (Azambuja) como Monumento Nacional, terá lugar entre os dias 22 e 24 de Novembro de 2021 o Congresso Vila Nova de São Pedro -1971-2021: cinquenta anos de investigação sobre o Calcolítico, no Ocidente Peninsular.
Organizado pela equipa do projecto VNSP3000, UNIARQ e AAP decorrerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu Arqueológico do Carmo em moldes presenciais e digitais, estando prevista a realização de uma visita ao sítio no dia 27 de Novembro.
A inscrição é gratuita e obrigatória, disponível em https://forms.gle/k1YqhSaJ61c7Ffki8
Mais informações e programa em https://www.uniarq.net/ e https://vnsp.arqueologos.pt/
Duração: 24.00 Horas
Instituição: UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Coordenador(a) do Programa: Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.754861616928, -9.1576837243347
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://vnsp.arqueologos.pt/
Data:
Chamo-me Daniel Gamito Marques e sou historiador no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Universidade NOVA de Lisboa. Paralelamente, tenho trabalhado como dramaturgo e no apoio a vários projectos de teatro e performance desde 2015, tendo iniciado este percurso no Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II. Nos últimos anos, tenho-me dedicado a projectos de teatro que exploram temas da história da ciência, e que se relacionam com a minha investigação académica.
Em 2020, fui seleccionado para desenvolver um novo projecto no Laboratório de Criação Artística do Festival Encontros de Novas Dramaturgias (END). Este festival, com direcção artística de Mickaël de Oliveira, realiza-se bienalmente desde 2010 e tem por objectivo pensar, divulgar, e apoiar a criação de novos textos para palco.
O projecto que me propus desenvolver no Laboratório END tem o formato de uma peça de teatro, com o título Demasiado Humano. A peça aborda três casos históricos de três pacientes que tiveram de lidar com doenças que não compreendiam, e para as quais nem médicos, nem cientistas, conseguiam facilmente dar respostas. Interessa-me abordar estes casos não como exemplos históricos, mas nas dimensões em que mais se relacionam com o nosso presente. A peça tem por objectivo reflectir sobre a nossa vulnerabilidade, a importância de cuidarmos uns dos outros, e de que forma o cuidado se relaciona com aquilo que nos faz ser “humanos”.
Neste vídeo, apresento o cerne da minha peça: as questões que vão sendo levantadas à medida que vamos conhecendo cada história. São questões que nos transportam para um outro lugar, em que se põem à prova os limites da nossa condição humana.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VLsZHR3k0es
Ficha técnica
Texto e direcção | Daniel Gamito Marques
Interpretação | Daniel Gamito Marques, Lígia Soares, Mickaël de Oliveira, Rui Pina Coelho
Produção | Colectivo 84
Duração: 0.21 Horas
Observações: O vídeo foi gravado em iPhone e foi concebido para ser visualizado directamente em smartphone, mas também pode ser visto num computador.
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=VLsZHR3k0es
Datas:
Conversa entre as investigadoras Patrícia Cativo, Luiza Prado e Rita Carvalho do Center for Other Worlds (COW), sobre o desenvolvimento e investigação de histórias alternativas e ignoradas pela história e teoria do design, expondo métodos, desafios e oportunidades que a investigação em design oferece.
Duração: 1.15 Horas
Observações: Alunos de design, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento
Sujeita a inscrição prévia via email para ana.mourato@ulusofona.pt
Sessão disponível em https://us02web.zoom.us/j/82308710144?pwd=Q0J5R014N0pPK1lGSnM4cjZvUVZnUT09.
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador(a) do Programa: Ana Mourato
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://otherworlds.pt/
Data:
A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) foi criada em 2005, com a missão de preparar, submeter e defender a Proposta de Extensão da Plataforma Continental de Portugal. Se tivermos em conta apenas o território emerso, Portugal é um país com pouco mais de 92 000 km2, no entanto, considerando a extensão da plataforma continental, poderemos vir a ser um país com quase 4 milhões de km2, onde o território marinho é 40 vezes superior ao terrestre!
Nesta semana da Ciência e Tecnologia venha conhecer as nossas instalações em Paço de Arcos, a equipa do Projeto de Extensão e as atividades que cá realizamos!
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
Coordenador(a) do Programa: Monica Albuquerque
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Paço de Arcos, Rua Costa Pinto 165
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.emepc.pt/
Data:
Na Europa, uma doença é considerada rara quando afeta menos do que 1 indivíduo em 2000. Isto significa que, num país pequeno haverá poucas pessoas afetadas por uma dada doença. Num país grande, haverá mais pessoas com a mesma doença. Mas sabia que já há cerca de 6000 doenças raras identificadas? E que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo tem uma doença rara? Ou seja, a atenção deve ser global!
Nem sempre uma doença rara é genética e muitas começam na infância, são crónicas ou, até, fatais. Sabia que, muitas vezes, estes doentes precisam de ser acompanhados por médicos de várias especialidades? E que nem todas as doenças têm já causa identificada? A investigação, os testes disponíveis, e a divulgação da informação são muito importantes para um melhor acompanhamento e apoio aos doentes e seus cuidadores.
Se quiser saber mais sobre estas doenças e o que tem sido feito cá (e lá fora), junte-se ao nosso painel de especialistas no Café com Ciência, que decorrerá online via sessão Microsoft Teams.
Duração: 1.00 Horas
Observações: É necessária inscrição prévia para o Café de Ciência através de dgh@insa.min-saude.pt. Aos inscritos será enviado um link para acederem através da plataforma Microsoft Teams.
Instituição: INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Coordenador(a) do Programa: Departamento de Genética Humana
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: online
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists
Data:
O uso de drones origina alguns problemas de segurança, como colisões com obstáculos dinâmicos tais como pássaros, outros aviões ou objetos aleatórios arremessados que são demasiado complexos para analisar em tempo real. Também existe o problema de localização de drones em ambientes indoor por falta da informação proveniente de satélites. Esta sessão visa a mostrar algumas aplicações para este tipo de situações e possíveis soluções que são usadas nestas aplicações.
Duração: 0.30 Horas
Observações: Estudantes do secundário, estudantes universitários, investigadores.
Atividade sujeita a inscrição prévia via email para ana.mourato@ulusofona.pt
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador(a) do Programa: Ana Mourato
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://copelabs.ulusofona.pt/
Datas:
A Universidade Aberta (UAb), única universidade pública de ensino a distância em Portugal, organiza uma exposição virtual dedicada ao Ensino das Ciências e Tecnologia em Elearning.
Nesta exposição apresenta-se ao público um conjunto de recursos digitais, alguns dos quais ainda em fase de desenvolvimento, utilizados nas áreas das Ciências Exatas e Aplicadas, como a Biologia, a Física, a Matemática, as Ciências do Ambiente, as Ciências do Consumo Alimentar, as Artes Digitais ou a Informática.
Os recursos digitais selecionados encontram-se em diversos formatos: desde narrativas digitais a vídeos interativos, passando por apresentações em powerpoint narradas, laboratórios virtuais, aulas abertas e e-books.
O ambiente da exposição é totalmente virtual: o visitante regista-se na entrada, sendo-lhe atribuído um avatar que pode circular livremente no espaço virtual da exposição e interagir através de chat com os restantes visitantes e com os apresentadores de cada recurso digital.
A plataforma utilizada pertence à associação científica iLRN (Immersive Learning Research Network (iLRN) e encontra-se disponível em https://immersivelrn.org/ilrn-virtual-campus/.
A exposição estará acessível para os visitantes de forma permanente, em regime livre.
Duração: 24.00 Horas
Observações: A exposição está aberta em permanência e, em horário a definir, os visitantes podem usufruir de acompanhamento personalizado:
https://portal.uab.pt/noticias/exposicao-virtual-ensino-das-ciencias-e-tecnologia-em-elearning/
Instituição: Universidade Aberta
Coordenador(a) do Programa: Gabinete de Comunicação e de Relações Internacionais
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Rua da Escola Politécnica, nº 147, 1269-001 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://portal.uab.pt/noticias/exposicao-virtual-ensino-das-ciencias-e-tecnologia-em-elearning/
Datas:
Sinopse: Sabe como se produz um medicamento? Neste workshop, colocamos os estudantes na pele do investigador e damos a conhecer as várias etapas da elaboração de um medicamento, nomeadamente, a descoberta do seu alvo, a sua síntese, purificação e formulação que assume de modo a ser direcionado ao órgão afetado e, finalmente, a validação da sua eficácia em modelos celulares e animais.
Descrição: A oficina Era uma vez um medicamento... desafia os estudantes a colocarem-se na pele de um investigador e a percorrerem as várias etapas da elaboração de um medicamento. Num ambiente informal de diálogo entre o público e os investigadores, esta oficina tem como objetivo envolver os participantes nos vários domínios de idealização e conceção de um medicamento, os quais incluem a descoberta do seu alvo, a sua síntese, purificação e tipo de formulação mais apropriada para o direcionamento ao órgão afetado. Por último, vamos demonstrar como se valida a eficácia de um novo fármaco em modelos celulares e animais, através da exibição de filmes e observação de preparações de células e tecidos no microscópio.
Investigadores/Profissionais envolvidos:
Adelaide Fernandes, PhD
Ana Paula Francisco, PhD
Ana Rita Vaz, PhD
Manuela Gaspar, PhD
Maria de Jesus Perry, PhD
Sandra Simões, PhD
Necessidade de inscrição em: https://forms.gle/qbA6A3TmPG7RPFVo9
Duração: 2.00 Horas
Observações: Atividade presencial com divisão de participantes por grupos que irão percorrer estações de demonstração das diferentes etapas no desenvolvimento de um medicamento.
Necessidade de inscrição em: https://forms.gle/qbA6A3TmPG7RPFVo9
Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Coordenador(a) do Programa: Adelaide Fernandes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Avenida Professor Gama Pinto, 1649-003 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://imed.ulisboa.pt/research/
Datas:
Esta atividade releva a importância do cohecimento científico em botânica para a saúde humana e ambiental. Encontrar plantas úteis na Tapada da Ajuda não é difícil. Há fruteiras, há videiras, há ornamentais, todas elas cultivadas, e há outras, não cultivadas que, por serem árvores são facilmente reconhecidas pela sua prestação de serviços na retenção do CO2, na minimização da poluição atmosférica ou, simplesmente, pelo seu valor estético. No entanto, o que agora no outono verdeja nos campos são as ervas a que a maior parte das vezes chamamos infestantes por estarem a nascer onde não queremos.
É para as ervas que vamos olhar - com um olhar científico - num passeio pela Tapada da Ajuda. Havemos de encontrar algumas que depois de secas são usadas em infusões, outras usadas como forrajeiras, poucas que são tóxicas mas que em doses mínimas são usadas em medicina tradicional e em homeopatia, e outras, ainda, precursoras de hortícolas como a beterraba mas que também podem ser ingeridas na sua forma selvagem. E é nesta forma selvagem que vamos conhecer labaças, serralhas, malvas, tanchagens, erva-vaqueira e tantas outras que nos podem ser úteis, se nos apoiarmos em ciência e na botânica.
Atividade desenvolvida por: Doutora Dalila Espírito-Santo
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa, Portugal
Lat: 38°42_27.5__N_ Lng: 9°10_56.3__W
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/presentation/isa-school-of-agriculture
Data:
Visita ao Lisbon BabyLab (CLUL/FLUL), com demonstrações de como fazer experiências para estudar a linguagem: como fala um bebé, o que percebe o bebé, as melodias da fala, os olhos que falam, e muito mais.
http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/
Duração: 4.00 Horas
Observações: Sessões de 30 minutos, das 14h às 18h, sujeitas a marcação prévia, via e-mail (labfon@letras.ulisboa.pt).
Instituição: Lisbon Baby Lab - Centro de Linguística, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Coordenador(a) do Programa: Marina Vigário
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 3
Coordenadas GPS: 38.754250846461, -9.1576193513183
Localidade: Lisbon Baby Lab
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://labfon.letras.ulisboa.pt/babylab/
Datas:
We will welcome visitors to the inner sanctum of the project, where we combine centuries-old manu_ study with cutting edge literature and digital technology, to bring to life the science and technology of early pilots. From the Iberian shores through the Atlantic, Pacific and Indian Oceans, we will show how our understanding of the globe was changed by the knowledge and the skill of early navigators.
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Faculdade de Ciências, Building C4, Floor 3, room 29
Campo Grande, 1749-016 Lisbon, Portugal
Contacto — Silvana Munzi: ssmunzi@fc.ul.pt_ 910759309
Duração: 0.45 Horas
Observações: Contacto — Silvana Munzi: ssmunzi@fc.ul.pt_ 910759309
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 5
Coordenadas GPS: 38.757056113464, -9.1553877534179
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://rutter-project.org/
Data:
Gasparzinho, robô social desenvolvido pelo Instituto de Sistemas e Robótica conhecido inicialmente por ser companheiro de brincadeiras das crianças internadas no IPO, foi reinventado. Capacitado com habilidades que lhe permitem estar integrado nas cidades do futuro como um agente físico que nelas vive, está neste momento a ser testado para estar em casa das pessoas a ajudá-las ou estar integrado em ambientes urbanos (por exemplo, a servir num café). Será realizada uma demonstração do Gasparzinho, a qual envolverá uma explicação sobre os componentes do robô doméstico que lhe permitem realizar diversas tarefas autónomas focadas na interação humano-robô e estudo de comportamentos e interações sociais. Vídeos e explicações sobre as diversas aplicações também serão mostrados, incluindo atividades com crianças no hospital e várias competições robóticas em ambientes domésticos e de restauração.
Duração: 0.30 Horas
Observações: É necessário inscrição prévia (https://forms.gle/dH4psJaK3jnEeVRG7). Por favor seleccione a sessão que pretende participar.
Instituição: Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa (ISR-Lisboa)
Coordenador(a) do Programa: Inês Vieira Peres Ventura
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
O conhecimento sobre o nosso material genético aumentou bastante graças à evolução da tecnologia. Conhecer os genes, como são, o que fazem e como afetam a saúde humana é cada vez mais importante no dia a dia das pessoas. Mas afinal o que são genes? Como funcionam? Podemos estudá-los? Um de cada vez ou todos ao mesmo tempo? Todos temos os mesmos genes?
GenAnimatEd é uma série de animações curtas que dá a conhecer o que é e o que se estuda em Genética Humana. As tecnologias, os testes, a investigação, as consequências para a nossa saúde. Tudo o que sempre quis saber sobre Genética Humana, mas não tinha coragem de perguntar. Venha conhecer esta nova série de animação do INSA e siga os próximos episódios em https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists.
Se quiser saber mais sobre esta série, junte-se a nós no Café com Ciência, que decorrerá online via sessão Microsoft Teams.
Duração: 1.00 Horas
Observações: A série de vídeos está disponível para visualização em https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists. É necessária inscrição prévia para o Café de Ciência através de dgh@insa.min-saude.pt. Aos inscritos será enviado um link para acederem através da plataforma Microsoft Teams.
Instituição: INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Coordenador(a) do Programa: Departamento de Genética Humana
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: este Café com Ciência decorrerá online via sessão Microsoft Teams.
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists
Data:
História da Medicina na cidade do Porto. O que aprendemos com os espaços médicos? A cidade do Porto conta com dezenove hospitais nos dias do tempo presente. Uma cidade de vários séculos de existência, que possuiu diversos pontos de assistência aos enfermos, ainda antes da criação dos hospitais e do conceito de hospital, tal como, conhecemos hoje.
A historiografia indica que desde o tempo medieval até ao início da contemporaneidade, esses pontos de assistência – espaços médicos – podiam ser casas, e ou albergarias, e ou boticas e ou hospitais (dentro dosparâmetros do período), que prestaram cuidados aos que padeciam das mais diversas mazelas, essas que, também, pouco eram conhecidas dentro do panorama do pensamento científico da época.
O que podemos aprender com essesespaços médicos? Por que deixaram de existir? O que as albergarias, hospitais, e boticas, que deixaram de existir, podem nos ensinar sobre saúde, ambiente e doenças? Há uma exploração desses espaços como um recurso pedagógico e educativo na cidade do Porto? Como as instituições de ensino básico e superior entendem a importância desses espaços?
As perguntas acima são o pano de fundo deste debate. As ruas da cidade do Porto são repletas de espaços que compunham a história dessa cidade e que podem servir didaticamente ao debate sobre saúde, ambiente e controle de doenças. Assuntos relacionados à medicina ganharam maior destaque nos últimos anos, em grande medida, por conta da pandemia de SARS-COV-2, popularizada por covid-19. A História da Medicina não deve ficar de fora dessa busca por conhecimento e entendimento da complexidade queenvolve a temática da saúde.
Referências:
AMARAL, Isabel_ CARNEIRO, Ana_ MOTA, Teresa Salomé_ BORGES, Victor Machado, DORIA, José Luis (coord.). Percursos da Saúde Pública nos Séculos XIX e XX - a Propósito de Ricardo Jorge. Lisboa: CELOM, 2011.
FERRAZ, Amélia Ricon. A Real Escola e a escola médico-cirúrgica do Porto - Contributo para a História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto: U.Porto Editorial, 2011.
LEMOS, Maximiano de. História do ensino médico no Porto. Porto: Tipologia a Vapor
da Enciclopedia Portuguesa, 1925.
MONTEIRO, Hernâni. Origens da Cirurgia portuense. Porto: Araújo & Sobrinho, Suc.
Res 50, L.S.Domingos, 1926.
SILVA, Helena da. “O Porto e a construção da cidade moderna: o caso do Hospital Geral de Santo António, nos séculos XVIII e XIX.” História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v.21, n.2, abr.-jun. 2014, p.709-725.
Para obter link para o debate contactar: Monique Palma: mo.palma@fct.unl.pt_ Isabel Amaral: ima@fct.unl.pt.
Duração: 1.00 Horas
Observações: O debate que recebe o título “História da Medicina na cidade do Porto. O que aprendemos com os espaços médicos?” será realizado numa única sessão.
Para obter link para o debate contactar: Monique Palma: mo.palma@fct.unl.pt_ Isabel Amaral: ima@fct.unl.pt.
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 6
Coordenadas GPS: 38.719804978139, -9.1351317109374
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Esta sessão de demonstração seria de cariz presencial, com recurso a equipamento imersivo disponibilizado pelo nosso laboratório universitário, dando a oportunidade ao público de experienciar alguns dos nossos projetos.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Atividade Presencial - Palestra (30min a 1h) em conjunto com uma sessão de demonstração (~30min.), sujeitas a inscrição prévia via email para ana.mourato@ulusofona.pt.
Instituição: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Coordenador(a) do Programa: Ana Mourato
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://bit.ly/heilabchannel
Data:
Os insetos são pragas importantes de produtos armazenados e também nos campos agrícolas, provocando perdas importantes de matéria prima ao longo da cadeia do prado ao garfo. O preconizado aumento da população humana e do nível de vida trará grandes desafios no sentido de proporcionar uma alimentação equilibrada e suficiente para todos. Por um lado, temos os insetos que competem connosco no acesso a alguns alimentos, por outro lado, será que podem ser nossos aliados ou até quem sabe um recurso proteico precioso na luta contra a fome no mundo?
Durante esta apresentação iremos falar sobre estes e outros assuntos que vão contribuir para esclarecer as vossas dúvidas quanto ao futuro papel dos insetos na alimentação.
Investigador responsável: Doutora Sónia Duarte
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Instituto Superior de Agronomia
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
As doenças cerebrais representam um grande fardo socioeconómico em todo o mundo, pelo que grandes esforços estão a ser feitos para o desenvolvimento de técnicas de restauração cerebral. Recentemente, acumularam-se evidências crescentes do impacto positivo das técnicas de realidade virtual (RV) na recuperação após o AVC. A RV é capaz de incorporar, com eficácia, estratégias de reabilitação, tais como intensidade, frequência e duração da terapia, em uma abordagem nova e de baixo custo na população com AVC. No entanto, os pacientes com níveis mais baixos de controlo motor não podem beneficiar totalmente do treinamento de RV por meio de interfaces tradicionais (teclado, mouse, joystick, rastreamento de mão, etc.), uma vez que requer movimento voluntário. Assim, a ideia de treinar diretamente o sistema nervoso central foi estabelecida com o uso de interfaces cérebro-computador (BCIs).
As BCI’s podem ser descritas como sistemas de comunicação que são capazes de estabelecer um canal alternativo, não muscular, entre a atividade cerebral do usuário e um computador. Tal pode ser alcançado, explicitamente, permitindo que os usuários emitam comandos diretos em dispositivos, sem envolvimento físico de qualquer tipo (por exemplo, digitação ortográfica, controle de cadeira de rodas) ou implicitamente, monitorizando o estado de um usuário (por exemplo, o nível de carga de trabalho “workload”, o seu estado de atenção) para se adaptar de forma proativa uma interface de usuário, um ambiente virtual ou um dispositivo robótico.
Com as BCIs, os pacientes podem usar a sua mente para controlar um corpo virtual em RV sem a necessidade de movimento físico. Desta forma, somos capazes de induzir ilusões de incorporação física (a sensação de que os membros virtuais são parte do seu corpo físico) que poderiam potencialmente ajudar os pacientes a participarem de um treino de reabilitação motora. Assim, os BCIs podem funcionar com uma porta dos fundos para a ativação de circuitos neurais motores que não são estimulados por meio de técnicas tradicionais de reabilitação.
Duração: 0.30 Horas
Observações: É necessário inscrição prévia (https://forms.gle/dH4psJaK3jnEeVRG7). Por favor seleccione a sessão que pretende participar. A actividade será desenvolvida em Inglês.
Instituição: Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa (ISR-Lisboa)
Coordenador(a) do Programa: Inês Vieira Peres Ventura
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 7
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
Nesta sessão, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco do âmbito do Design Sinestésico através da apresentação dum investigação que procura explorar o impacto da interação sensorial no bem-estar. Trata-se duma investigação aplicada e orientada para o design de ambientes onde se prestam cuidados de saúde (e.g., hospitais).
Duração: 1.00 Horas
Observações: https://www.eventbrite.co.uk/e/design-sinestesico-uma-investigacao-sobre-a-interacao-dos-sentidos-tickets-212593562067
Instituição: Unidade de Investigação em Design e Comunicação - IADE
Coordenador(a) do Programa: Hande Ayanoglu
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: IADE-UE, Av. D. Carlos I, 4, 1200-649 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.unidcom-iade.pt/
Datas:
Venha aos laboratórios de Controlo Automação e Robótica e assista a demonstrações de:
Robótica Móvel
http://193.136.103.170/cv/exemplo1.mpg
http://193.136.103.170/cv/exemplo2.mpg
http://193.136.103.170/cv/exemplo3.mpg
Prototipagem rápida - impressora 3D
http://193.136.103.170/cv/exemplo_projeto_prototipagem_rapida.pdf
Duração: 1.00 Horas
Observações: Encontre-nos no Instituto Superior Técnico, Campus Alameda. Pav. Mecânica III (item 12), piso 01 (inferior)
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/282093452023922/mapafinal.png
Instituição: IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica
Coordenador(a) do Programa: carlos.cardeira@tecnico.ulisboa.pt
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 12
Coordenadas GPS: 38.73739612176, -9.1370508314876
Localidade: Instituto Superior Técnico
Dep. Eng. Mecânica
Pav. Mec. III
Alameda D. Afonso Henriques
Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
O Museu das Comunicações associa-se à Semana da Ciência e Tecnologia, transformando a exposição “Vencer a Distância” num verdadeiro labirinto científico!
Os participantes são desafiados a desvendar mistérios científicos ligados às comunicações. Será que o som, a luz e o vapor, tiveram um papel relevante no desenvolvimento dos telégrafos, dos telefones, e de tantos outros objetos em exposição? Cada família, com as pistas dadas no início da atividade, entra na exposição “Vencer a Distância”, à procura de respostas. Dos mais novos aos mais velhos, todos partem à descoberta dos inventores e da história do desenvolvimento científico apresentados ao longo da exposição e que resolvem os diversos desafios propostos no labirinto.
Venha celebrar a Semana da Ciência e Tecnologia com uma tarde de ciência e divertimento.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Museu das Comunicações
Coordenador(a) do Programa: Joana Alarcão
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: Rua do Instituto Industrial nº.16, 1200-225 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.fpc.pt/agenda-evento/semana-da-cultura-cientifica-2/
Data:
Apresentação de uma palestra sobre o papel das microalgas para a sustentabilidade alimentar.
A palestra inclui os seguintes tópicos: conceitos gerais de microalgas_ microalgas para consumo humano_ estratégias para aumentar a incorporação das microalgas uma dieta saudável e sustentável.
Responsável pela atividade: Prof.ª Anabela Raymundo
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Localidade: Instituto Superior de Agronomia
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
És aluno do ensino secundário? Tens interesse em Bioinformática? Queres saber o que é o dia-a-dia de um cientista que trabalha na área da Biologia Computacional e de que forma pode ser essencial na Medicina? Então este evento é para ti!
Junta-te a nós e vem ouvir o José, um aluno de Doutoramento do Instituto Superior Técnico e do INESC-ID.
Para participares nesta ação tens que te inscrever aqui: https://forms.gle/xsRy7EP5iEb9tfvT7.
Se tiveres dificuldade em te inscrever, podes enviar um e-mail para olissipo@inesc-id.pt com a tua dúvida.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: INESC-ID
Coordenador(a) do Programa: Susana Vinga
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: INESC-ID
R. Alves Redol 9, 1000-029 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Cinco investigadores do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) — Ana Duarte Rodrigues (co-coordenadora), Pedro Freitas, Francisco Malta Romeiras, Luís Ribeiro, Inês Bénard da Costa — discutem o que é investigar História da Ciência através das suas diferentes perspectivas.
Local: Faculdade de Ciências, Edif. C4, Piso 3, atrium.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.756894691922, -9.1553662957458
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Vamos perceber o que nos torna diferentes dos outros seres vivos e fazer uma viagem pelo ADN através da construção de um origami.
Actividade dedicada a alunos de escolas do 1º e 2º ciclos. Vamos falar de forma divertida sobre o que é o ADN e da importância que a Bioinformática tem nos nossos dias.
Para participares nesta ação tens que te inscrever na actividade aqui: https://forms.gle/xsRy7EP5iEb9tfvT7.
Se tiveres dificuldade em te inscrever, podes enviar um e-mail para olissipo@inesc-id.pt com a tua dúvida.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: INESC-ID
Coordenador(a) do Programa: Susana Vinga
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.736511123099, -9.1405175866394
Localidade: INESC-ID
R. Alves Redol 9, 1000-029 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Documentário de Curta-Metragem desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado intitulada ´O Uso Inteligente da Água no Seixal_ e do Projeto AQUA (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia – CIUHCT). Por Patricia Trindade Monteiro (2021).
Duração: 0.24 Horas
Observações: Documentário de curta duração “O O Uso Inteligente da Água no Seixal”
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Lisboa
Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=IFsuZlsgJrM
Datas:
Aula aberta incluída no ciclo de aulas abertas “’spirit in health’ 2021-2022, com o objetivo de promover a transferência do conhecimento relacionado com a atenção à espiritualidade nos cuidados de saúde. Preletora Prof. Doutora Elyzabeth Jonhston Taylor, Loma Linda University- School of Nursing, EUA.
Facebook: spiritinhealth.portugal
Informações da preletora:
Elizabeth Johnston Taylor, PhD, RN, FAAN, Professor, Loma Linda University School of Nursing, Loma Linda, California, USA, has pursued a program of research exploring the intersection of spirituality, religiosity, health, and nursing for over 25 years. Her clinical experiences as an oncology nurse created for her a deep interest in these topics, and led her to pursue a PhD (University of Pennsylvania 1992), a post-doctoral fellowship (UCLA, 1993-95), Clinical Pastoral Education, and training in spiritual direction. Her life experiences include a 4-year stint as Research Director, Mary Potter Hospice, Wellington, New Zealand.
The desire to help nurses understand and support patient spiritual health during health-related transitions has motivated Beth to write extensively and lecture globally. Her books include Spiritual Care: Nursing Theory, Research, and Practice (Prentice Hall, 2002), What Do I Say? Talking with Patients about Spirituality (Templeton Press, 2007), and Religion: A Clinical Guide for Nurses (Springer, 2012). Her latest book, Fast facts about religion: Implications for nursing care (Springer, 2019), provides clinicians with quick access to healthcare-related information about religions.
Duração: 2.00 Horas
Observações: teste
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 38.749531840934, -9.1660736741332
Localidade: Zoom Colibri
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ics.lisboa.ucp.pt/
Data:
Palestra sobre o CERN e sobre o Bosão de Higgs na Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras
Entrega da Câmara de Nuvens e Sessão com a mesma no Clube Ciência Viva da
E.S. Sebastião e Silva em Oeiras.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Sessão para o público escolar da E.S. Sebastião e Silva, Oeiras.
Instituição: LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Coordenador(a) do Programa: Pedro Morais Salgueiro Teixeira de Abreu
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 90
Coordenadas GPS: 38.685643992394, -9.3181656541137
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Data:
“Humanidade” é um conceito que engloba todos os seres humanos e que determina a forma como estes se relacionam entre si, à escala do planeta. Falarmos de humanidade é, também, falarmos de antropologia. Esta, estuda a diversidade, em múltiplos aspetos: culturas diferentes, religiões, raça, sistemas políticos, famílias diferentes, sexualidades e género, a influência da economia nos modos de vida das pessoas, classes sociais, saúde, processos migratórios, marginalidades e inclusões. Mas, afinal, para que serve a antropologia? Serve para interpretar tudo o que mencionámos anteriormente, de um ponto de vista crítico (questionando sempre a realidade), através da investigação e produção de conhecimento, utilizando uma metodologia específica muito importante: o “trabalho de campo” e a “observação participante”. É esta metodologia, única, que nos aproxima das pessoas e dos grupos alvo dos nossos estudos e que, de certa maneira, nos torna mais empáticos, mais conscientes da humanidade comum e dos seus problemas. Aprendemos muito mais sobre os outros (e sobre nós próprios), quando observamos para além da superfície, quando exercitamos um olhar aprofundado: é isso que a antropologia pretende fazer. Por isso, se te interessa conhecer melhor o que é a antropologia e para que serve, se ainda estás confuso sobre o que escolher para o teu futuro académico e profissional, e se tens curiosidade em saber o que fazem os antropólogos, quando fazem ciência, vem conversar connosco.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Coordenador(a) do Programa: Cristina Santinho
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 80
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
Sabia que entre 1947 e 1958 cerca de 4000 crianças austríacas, francesas, alemãs e húngaras visitaram Portugal ao abrigo de um programa de férias? Que entre 1957 e 1969, um programa permitiu alimentar milhares de famílias portuguesas? Ou que entre 1975 e 1990 centenas de pessoas criaram o seu próprio emprego com recurso a financiamento?
Só os arquivos nos permitem recuperar a memória das instituições que os produziram e conservaram, pelo que o seu tratamento é fundamental para a sua disponibilização à comunidade.
A iniciativa é uma parceria do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e da Cáritas Portuguesa.
A actividade pretende dar a conhecer o trabalho do arquivista desde a organização, descrição e acondicionamento da documentação e sua disponibilização ao público, assim como os fundos documentais da instituição.
Duração: 4.00 Horas
Observações: Para participação deverá enviar mail de inscrição com indicação da hora pretendida para: aliceborgesgago@ucp.pt. Cada grupo tem o limite de 5 pessoas.
Para qualquer dúvida contactar: secretariado.cehr.ft@ucp.pt
Entidades responsáveis: Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR)_ Cáritas Portuguesa
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 5
Coordenadas GPS: 38.781320528774, -9.1599367799072
Localidade: Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa.
Rua Vitorino Nemésio,
8C, 1750-306 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://caritas.pt/2019/quem-somos-quem-somos/projeto-de-estudo-e-organizacao-do-arquivo-historico-da-caritas-portuguesa/
Datas:
Sessão de Cinema promovida pelo projecto Royal_Cine, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Será projectado o filme “Palimpsest of the Africa Museum”, de Matthias de Groof, um filme que documenta a renovação do Museu Real da África Central (hoje Museu de África, Bélgica). Apresentando-a como um processo de luto estético, realça a complexidade da sua transformação e revela, através dos olhos da diáspora Africana na Bélgica, o verdadeiro desafio, a descolonização do Eu. A projeção é seguida de uma conversa com a Dra. Marta Lourenço, directora do MUHNAC, sobre o filme e sobre a situação portuguesa dos museus face a este processo.
Instituição: CIUHCT, MUHNAC, Royal_Cine
Coordenador do Programa: Hugo Soares
Duração: 3.00 Horas
Observações: Inscrição prévia obrigatória em https://royalcine.pt a partir de segunda-feira, dia 22 de novembro.
Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT
Coordenador(a) do Programa: Ana Martins
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 70
Localidade: Lisboa
Mais informações: https://royalcine.pt
Data:
Sessão de fieldwork com exposição inicial (factsheet) seguida de comentários e depois debate aberto. Exposição principal por Gen. António Fontes Ramos, investigador LIPS-CIEP e Comandante de Missão Peacekeeping das Nações Unidas.
Título do evento: Que Perspetivas para a Paz em Cabo Delgado?
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Coordenador(a) do Programa: Raquel Ubach Trindade Laurentino
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.749264086587, -9.1660736741332
Localidade: Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos
Universidade Católica Portuguesa
Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://iep.lisboa.ucp.pt/
Data:
O RAPOSA-NG foi desenvolvido para entrar em edifícios à beira do colapso e descobrir eventuais vítimas humanas que possam ser salvas. O robô desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica possui uma câmara simples e um dispositivo que permite reconstruir no mapa 3D tudo o que é filmado. Tendo uma interface (comando) na qual é possível ver tudo o que o robô vê, a pessoa responsável pela teleoperação (controlo à distância) consegue ter percepção do ambiente onde o RAPOSA-NG se encontra. Será realizada uma demonstração onde os componentes do robô e as suas aplicações (ex: testes com bombeiros, força aérea e GNR) serão explicados. Serão ainda mostrados o controlo e interface de teleoperação de um robô de busca e salvamento, com a possibilidade dos participantes experimentarem controlar o RAPOSA-NG.
Duração: 0.30 Horas
Observações: É necessário inscrição prévia (https://forms.gle/dH4psJaK3jnEeVRG7). Por favor seleccione a sessão que pretende participar.
Instituição: Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa (ISR-Lisboa)
Coordenador(a) do Programa: Inês Vieira Peres Ventura
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Datas:
A arte urbana é um poderoso meio para a partilha de mensagens com o grande público, representando por isso uma importante plataforma para o combate dos problemas sociais. Com base no talento e dinâmica, o Science on the Walls | Ciência nas Paredes procura aproveitar a natureza envolvente da arte urbana para aproximar cientistas e residentes do bairro, em particular crianças carenciadas (foco inicial: Alto da Cova da Moura). Ao instigar discussões informais e desenvolver atividades hands-on entre cientistas, street artists e crianças, esta colaboração visa tornar a ciência mais acessível e relevante para todos e, em última análise, contribuir para um panorama mais inclusivo e diversificado na ciência e na educação. O Science on the Walls | Ciência nas Paredes dará o primeiro passo durante a Semana da Ciência e Tecnologia 2021, onde um evento público na Junta de Freguesia das Águas Livres funcionará como primeiro ponto de encontro entre crianças/jovens, cientistas e street artists.
Duração: 3.30 Horas
Observações: Inscrição através do email: catarina.ramos@neuro.fchampalimaud.org
Instituição: Fundação Champalimaud, Lisboa
Coordenador(a) do Programa: Fundação Champalimaud, Lisboa
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Localidade: Freguesia Águas Livres
Concelho: AMADORA
Distrito: LISBOA
Data:
Visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres – Bucelas e ao Forte da Ajuda Grande, com ênfase nos meios de comunicação existentes até ao fim do séc. XVIII e ao aparecimento da telegrafia ótica no início do séc. XIX. Referência à obra de Francisco Ciera e aos telégrafos óticos usados nas invasões Francesas. Aprender a transmitir e a descodificar mensagens ao estilo do início do séc. XIX.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Público geral a partir dos 8 anos, mínimo 8/máximo 25 participantes.
Informações e inscrições:
museu_vinho@cm-loures.pt
211 150 669 - 211 150 673 - 924 487 298
Instituição: Rede de Museus Municipais de Loures
Coordenador(a) do Programa: Helena Tavares
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: BUCELAS
38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O
Concelho: LOURES
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770
Data:
Nesta atividade, iremos dar a conhecer alguns dos trabalhos de investigação desenvolvidos no LEAF, um centro de investigação do Instituto Superior de Agronomia, relacionados com a sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas de diversos sistemas agro-pecuários.
Num formato interativo similar ao _Café com Ciência_, os participantes serão convidados a analisar e discutir com alguns investigadores do LEAF, os trabalhos desenvolvidos no centro, nomeadamente na área de valorização agrícola de sub-produtos e resíduos, emissões de gases com efeito de estufa associadas às atividades agropecuárias, ou ainda sobre impactos ambientais e sociais induzidos por novas práticas agrícolas. Antes da discussão, os participantes serão convidados a provar alguns produtos provenientes do ISA (por exemplo: vinho ou azeite).
O evento será transmitido via zoom e decorrerá em português e inglês.
Responsável pela atividade: Prof. David Fangueiro
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF
Coordenador(a) do Programa: LINKING LANDSCAPE, ENVIRONMENT, AGRICULTURE AND FOOD - LEAF
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa, Portugal
Lat: 38°42_27.5__N_ Lng: 9°10_56.3__W
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/en/presentation/isa-school-of-agriculture
Data:
Visita ao Museu do Vinho e da Vinha-Bucelas, para conhecer mais acerca da Tecnologia de Lagar ao longo dos tempos e dos processos de vinificação da região demarcada do Arinto. Os participantes podem ainda usufruir de uma ferramenta interativa tecnológica em realidade aumentada (“Do bacelo ao copo”) e fazer uma Prova de Vinhos DOC Bucelas.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Atividade para adultos, mínimo 8/máximo 25 participantes
Informações e inscrições:
museu_vinho@cm-loures.pt
211 150 669 - 211 150 673 - 924 487 298
Instituição: Rede de Museus Municipais de Loures
Coordenador(a) do Programa: Helena Tavares
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: BUCELAS
38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O
Concelho: LOURES
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770
Data:
A semana da Ciência e Tecnologia, de 22 a 28 de Novembro, promove um momento único de promoção da cultura científica e comunicação de ciência, reunindo diversas atividades promovidas por Institutos de Investigação, Universidades e Museus para a comunidade local.
O BioISI irá promover o evento Tertúlia Vinho com Ciência no dia 25 de Novembro de 2021 com organização pelo grupo de investigação Grapevine Pathogen Systems Lab (GPS Lab). A tertúlia será dedicada à temática “Da vinha ao vinho, a mudança pelo clima”, onde serão exploradas abordagens de combate aos efeitos das alterações climáticas na viticultura. Com a parceria da “Associação de Viticultores do Concelho de Palmela” (AVIPE), os participantes poderão contar ainda com uma experiência sensorial e cultural única através de uma prova vínica e momentos culturais únicos. A Tertúlia tem lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é um evento gratuito mediante inscrição através de
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tertulia-vinho-com-ciencia-da-vinha-ao-vinho-a-mudanca-pelo-clima-205625159387
Contamos com a vossa presença!
Duração: 2.00 Horas
Observações: Necessário inscrição prévia através do link:
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tertulia-vinho-com-ciencia-da-vinha-ao-vinho-a-mudanca-pelo-clima-205625159387
Instituição: BioISI Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa
Coordenador(a) do Programa: Andreia Cristina Silva Viegas Mata Figueiredo
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Coordenadas GPS: 38.719804978139, -9.0527342499999
Localidade: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Bar do Edifício C6,
Campo Grande, 1749-016 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-tertulia-vinho-com-ciencia-da-vinha-ao-vinho-a-mudanca-pelo-clima-205625159387
Data:
Visita guiada à mostra documental Um arquivo, doze documentos patente na Biblioteca Nacional. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Estudos Medievais e da Biblioteca Nacional de Portugal e resulta de um trabalho de inventariação de um volumoso arquivo de família pertencente à Biblioteca Nacional. A visita será realizada pela Doutora Alice Gago, Investigadora Integrada do Instituto de Estudos Medievais.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Para participação deverá enviar mail de inscrição para: alicegago@gmail.com. O grupo tem o limite de 10 pessoas.
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Coordenador(a) do Programa: Ricardo Cordeiro
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=2133
Data:
Esta atividade é destinada a estudantes do Ensino Secundário e tem o objetivo de sensibilizar para o processo científico, integrado na investigação fundamental e clínica realizada na NOVA Medical School.
Contará com uma sessão de acolhimento, visita às instalações e laboratórios e mostras de ciência. Os participantes terão o acompanhamento de investigadores da NOVA Medical Research e poderão explorar o trabalho científico desenvolvido.
Formulário de inscrição - https://forms.office.com/r/4J2dS4QSwx
Duração: 1.00 Horas
Observações: Formulário de inscrição - https://forms.office.com/r/4J2dS4QSwx
Instituição: NOVA Medical School
Coordenador(a) do Programa: Catarina Júlio
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Localidade: NOVA Medical School
Campo Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa
Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.nms.unl.pt
Datas:
Esta atividade é destinada a estudantes do Ensino Superior e tem como objetivo sensibilizar para o processo científico e para a investigação fundamental e clínica realizada na NOVA Medical School.
Contará com uma sessão de acolhimento, visita às instalações e laboratórios e mostras de ciência. Todos os participantes terão o acompanhamento de investigadores da NOVA Medical Research de forma a aprofundar o trabalho científico desenvolvido.
Formulário de inscrição - https://forms.office.com/r/RKbdwGg0JA
Duração: 2.30 Horas
Observações: Formulário de inscrição - https://forms.office.com/r/RKbdwGg0JA
Instituição: NOVA Medical School
Coordenador(a) do Programa: Catarina Júlio
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: NOVA Medical School
Campo Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa
Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.nms.unl.pt
Data:
O Forno 18, situado no espaço outrora ocupado pela Fábrica de Loiça de Sacavém, é um exemplar da arquitetura dos fornos industriais do século XVIII/XIX de tipologia garrafa e de funcionamento intermitente. Para saber mais sobre este tipo de fornos e a sua tecnologia, acompanhe-nos numa visita comentada, promovida pelo Museu de Cerâmica, ao Forno 18, enquanto vestígio tecnológico da antiga Fábrica da Loiça.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Informações e inscrições:
se_ceramica@cm-loures.pt
211 151 082/83 - 211 151 084/85
Instituição: Rede de Museus Municipais de Loures
Coordenador(a) do Programa: Maria Manuel de Almeida Caldeira
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: SACAVÉM
38.794144 / -9.102413
Concelho: LOURES
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=776
Data: