Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Doenças raras? Pessoas únicas? Saúde Global!

ID: 1372

Na Europa, uma doença é considerada rara quando afeta menos do que 1 indivíduo em 2000. Isto significa que, num país pequeno haverá poucas pessoas afetadas por uma dada doença. Num país grande, haverá mais pessoas com a mesma doença. Mas sabia que já há cerca de 6000 doenças raras identificadas? E que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo tem uma doença rara? Ou seja, a atenção deve ser global!

Nem sempre uma doença rara é genética e muitas começam na infância, são crónicas ou, até, fatais. Sabia que, muitas vezes, estes doentes precisam de ser acompanhados por médicos de várias especialidades? E que nem todas as doenças têm já causa identificada? A investigação, os testes disponíveis, e a divulgação da informação são muito importantes para um melhor acompanhamento e apoio aos doentes e seus cuidadores.

Se quiser saber mais sobre estas doenças e o que tem sido feito cá (e lá fora), junte-se ao nosso painel de especialistas no Café com Ciência, que decorrerá online via sessão Microsoft Teams.

Duração: 1.00 Horas

Observações: É necessária inscrição prévia para o Café de Ciência através de dgh@insa.min-saude.pt. Aos inscritos será enviado um link para acederem através da plataforma Microsoft Teams.

Instituição: INSA - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

Coordenador(a) do Programa: Departamento de Genética Humana

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: online

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.youtube.com/c/InstitutoNacionaldeSa%C3%BAdeDoutorRicardoJorge/playlists

Data:

26-11-2021 15:00