Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Demasiado Humano - performance em vídeo

ID: 1361

Chamo-me Daniel Gamito Marques e sou historiador no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Universidade NOVA de Lisboa. Paralelamente, tenho trabalhado como dramaturgo e no apoio a vários projectos de teatro e performance desde 2015, tendo iniciado este percurso no Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II. Nos últimos anos, tenho-me dedicado a projectos de teatro que exploram temas da história da ciência, e que se relacionam com a minha investigação académica.

Em 2020, fui seleccionado para desenvolver um novo projecto no Laboratório de Criação Artística do Festival Encontros de Novas Dramaturgias (END). Este festival, com direcção artística de Mickaël de Oliveira, realiza-se bienalmente desde 2010 e tem por objectivo pensar, divulgar, e apoiar a criação de novos textos para palco.

O projecto que me propus desenvolver no Laboratório END tem o formato de uma peça de teatro, com o título Demasiado Humano. A peça aborda três casos históricos de três pacientes que tiveram de lidar com doenças que não compreendiam, e para as quais nem médicos, nem cientistas, conseguiam facilmente dar respostas. Interessa-me abordar estes casos não como exemplos históricos, mas nas dimensões em que mais se relacionam com o nosso presente. A peça tem por objectivo reflectir sobre a nossa vulnerabilidade, a importância de cuidarmos uns dos outros, e de que forma o cuidado se relaciona com aquilo que nos faz ser “humanos”.

Neste vídeo, apresento o cerne da minha peça: as questões que vão sendo levantadas à medida que vamos conhecendo cada história. São questões que nos transportam para um outro lugar, em que se põem à prova os limites da nossa condição humana.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VLsZHR3k0es

Ficha técnica
Texto e direcção | Daniel Gamito Marques
Interpretação | Daniel Gamito Marques, Lígia Soares, Mickaël de Oliveira, Rui Pina Coelho
Produção | Colectivo 84

Duração: 0.21 Horas

Observações: O vídeo foi gravado em iPhone e foi concebido para ser visualizado directamente em smartphone, mas também pode ser visto num computador.

Instituição: Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT

Coordenador(a) do Programa: Ana Martins

Tipo de Evento:

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=VLsZHR3k0es

Imagens:

Datas:

22-11-2021 18:00

23-11-2021 :

24-11-2021 :

25-11-2021 :

26-11-2021 :

27-11-2021 :

28-11-2021 :