Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Interfaces cérebro-computador com realidade virtual para reabilitação do AVC

ID: 1373

As doenças cerebrais representam um grande fardo socioeconómico em todo o mundo, pelo que grandes esforços estão a ser feitos para o desenvolvimento de técnicas de restauração cerebral. Recentemente, acumularam-se evidências crescentes do impacto positivo das técnicas de realidade virtual (RV) na recuperação após o AVC. A RV é capaz de incorporar, com eficácia, estratégias de reabilitação, tais como intensidade, frequência e duração da terapia, em uma abordagem nova e de baixo custo na população com AVC. No entanto, os pacientes com níveis mais baixos de controlo motor não podem beneficiar totalmente do treinamento de RV por meio de interfaces tradicionais (teclado, mouse, joystick, rastreamento de mão, etc.), uma vez que requer movimento voluntário. Assim, a ideia de treinar diretamente o sistema nervoso central foi estabelecida com o uso de interfaces cérebro-computador (BCIs).

As BCI’s podem ser descritas como sistemas de comunicação que são capazes de estabelecer um canal alternativo, não muscular, entre a atividade cerebral do usuário e um computador. Tal pode ser alcançado, explicitamente, permitindo que os usuários emitam comandos diretos em dispositivos, sem envolvimento físico de qualquer tipo (por exemplo, digitação ortográfica, controle de cadeira de rodas) ou implicitamente, monitorizando o estado de um usuário (por exemplo, o nível de carga de trabalho “workload”, o seu estado de atenção) para se adaptar de forma proativa uma interface de usuário, um ambiente virtual ou um dispositivo robótico.

Com as BCIs, os pacientes podem usar a sua mente para controlar um corpo virtual em RV sem a necessidade de movimento físico. Desta forma, somos capazes de induzir ilusões de incorporação física (a sensação de que os membros virtuais são parte do seu corpo físico) que poderiam potencialmente ajudar os pacientes a participarem de um treino de reabilitação motora. Assim, os BCIs podem funcionar com uma porta dos fundos para a ativação de circuitos neurais motores que não são estimulados por meio de técnicas tradicionais de reabilitação.

Duração: 0.30 Horas

Observações: É necessário inscrição prévia (https://forms.gle/dH4psJaK3jnEeVRG7). Por favor seleccione a sessão que pretende participar. A actividade será desenvolvida em Inglês.

Instituição: Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa (ISR-Lisboa)

Coordenador(a) do Programa: Inês Vieira Peres Ventura

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 7

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Datas:

23-11-2021 10:30

23-11-2021 11:30

23-11-2021 12:30