A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

PEDRO GUEDES DE OLIVEIRA

Pedro Guedes de Oliveira, pela investigação em processamento de sinais, nomeadamente em eletroencefalografia, e outras aplicações de Engenharia, bem como pela sua intervenção como fundador do INESC Porto e no lançamento do Departamento de Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações da Universidade de Aveiro.

PAULO FERNANDES

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, tem-se distinguido pela capacidade de inovação e promoção da cultura científica no desenvolvimento do interior, incluindo a criação de emprego qualificado e a valorização de processos de transformação digital em regiões de baixa densidade populacional. Fundador da Rede de Aldeias de Xisto e da Rede Aldeias Históricas de Portugal, entre outras iniciativas relacionadas com o Desenvolvimento Regional. Transformou a zona do Fundão, com a atração inédita de emprego qualificado e do desenvolvimento de competências digitais através da criação do Centro de Negócios do Fundão. Entre outras iniciativas, criou uma Incubadora e Aceleradora de empresas de base tecnológica, um FabLab, um Centro de Formação Avançada e um Centro de Validação e Certificação de Software.

PAULO LANGROUVA

Doutorado em Economia pela Universidade da Beira Interior. Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Distinguiu -se no apoio à ciência e tecnologia e à promoção da cultura científica no contexto local e regional. Impulsionou a Plataforma de Ciência Aberta, o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub, numa parceria entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden na Holanda. Tem -se dedicado ao desenvolvimento e promoção de novas empresas de base tecnológica e à sua inserção no contexto regional.

PAULO FERRÃO

Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 2016 e 2019. Coordenou a criação e implementação do Programa MIT Portugal entre 2006 e 2016. Integra a direção da EUREKA Association e presidiu à COST Association. É membro de diversas sociedades científicas e organizações internacionais, entre elas o Environmental Advisory Committee of Rolls -Royce. Tem dedicado a carreira científica às áreas da energia e da ecologia industrial, desenvolvendo investigação nos domínios da gestão de resíduos e sistemas urbanos. Coordenou os grupos de trabalho que elaboraram o Plano Nacional de Gestão de Resíduos e o Plano estratégico para os resíduos urbanos 2020) e é coautor do livro Sustainable Urban Metabolism e da publicação Urban Metabolism of Six Asian Cities. É professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, no qual coordenou a Iniciativa em Energia, o Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e o centro de investigação IN+ — Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento.

Príncipe Hussain Aga Khan

Nasceu em 10 de abril de 1974, na Suíça. Formou-se no Williams College, Massachusetts, em teatro e em literatura francesa. Em 2004, concluiu o Mestrado em Relações Internacionais, através da Columbia School of International and Public Affairs. Desde os cinco anos que cultiva o interesse por peixes tropicais e o entusiasmo por répteis e anfíbios. A conservação da natureza foi uma das suas prioridades desde cedo,  tendo começado a mergulhar aos 14 anos. Múltiplas expedições fotográficas, muitas vezes organizadas em conjunto com cientistas ou fotógrafos profissionais, levaram-no a constituir arquivos extraordinários, abrangendo diversas geografias e tipos de habitats. As suas exposições, apresentadas internacionalmente, visam sensibilizar, inspirar admiração pela vida selvagem e o desejo de a proteger, tendo sido exibidas nos EUA, na França, no Mónaco no Quénia entre muitos outros países. Destaca-se que, em 2022, expôs as suas fotografias no Museu de História Natural de Veneza, no One Sustainable Ocean, em Lisboa, no Museu de História Natural de Londres e no Museu Nacional do Bahrein. As suas coleções de fotografia foram publicadas em livros: Animal Voyage (2004), Diving into Wildlife (2015), Fragile Beauty e The Living Sea (2022). É presidente do Board da Agência Aga Khan para o Habitat, e integra a direção da Aga Khan Trust for Culture e o Comité AKDN, É fundador e director da FON - Focused on Nature.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z