A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

HERWIG SCHOPPER

Considerando a excepcional carreira científica do Prof. Herwig F. Schopper, professor das Universidades de Karlsruhe e de Hamburgo, director do Centro de Investigação Nuclear de Karlsruhe, presidente do DESY em Hamburgo, director -geral do CERN de 1981 a 1988, presidente do Conselho Internacional do SESAME, presidente da Sociedade Europeia de Física, presidente do Conselho de Gestão do Projecto AUGER, membro do Conselho Consultivo do Projecto ALMA, presidente do conselho científico do Programa Internacional de Ciência Básica da UNESCO; Considerando que o Prof. Herwig Schopper desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da ciência em Portugal e na internacionalização científica do País: Enquanto director -geral do CERN a sua contribuição foi decisiva para o acordo de adesão de Portugal a essa organização científica internacional, subscrito em 1985, na sequência do primeiro acordo de cooperação científica entre o CERN e Portugal (INIC) de 1981 que também subscreveu; O seu papel no desenvolvimento das relações entre Portugal e o CERN, nos anos subsequentes, o seu envolvimento pessoal generoso enquanto responsável ou membro de sucessivos painéis de avaliação científica na área da Física, junto da FCT, a coordenação do Conselho Internacional de Acompanhamento do LIP ao longo de vários anos, e até ao presente, merecem todo o nosso reconhecimento: determino que seja concedida a medalha de mérito científico (ouro) do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior a Herwig F. Schopper, fazendo-lhe a entrega do respectivo diploma.

HELEN ROST MARTINS

Helen Rost Martins, Cofundadora do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores onde foi a primeira Investigadora. Defensora e protetora das tartarugas, integra o «Marine Turtle Specialist Group» da União Internacional para a Conservação da Natureza Editora da revista «Arquipélago» associa o interesse na divulgação científica à defesa dos mares e do ambiente.

HERMÍNIA DE LENCASTRE

Hermínia de Lencastre, desenvolveu a investigação em genética microbiana com enfoque nos mecanismos de resistência a antibióticos e a propagação de genes resistentes. Doutorada pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Professora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa. Diretora do Laboratório de Genética do ITQB NOVA. Investigadora no The Rockefeller University.

HELENA SANTOS

Helena Santos, Doutorada em Biofísica pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), é Professora Catedrática de Bioquímica e Biofísica da UNL no Instituto de Tecnologia Química e Biológica. Dirigiu o Laboratório de Fisiologia Celular e Ressonância Magnética Nuclear (RMN) no ITQB NOVA. Foi pioneira em Portugal no desenvolvimento de técnicas de RMN in vivo para estudar o metabolismo de bactérias de ácido láctico e células de cérebro. Coordenou vários projetos europeus na área da investigação bioquímica. Venceu vários galardões, incluindo o Prémio Gulbenkian de Ciência e o Prémio de Carreira Internacional da Sociedade Internacional de Extremófilos, da qual foi Presidente.

HELENA PEREIRA

Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e assumiu ao longo da carreira cargos de gestão e coordenação académica e científica em universidades, institutos politécnicos e institutos de investigação. Investigadora na área da biomassa, produtos florestais e biorrefinarias, com mais de 300 artigos, principalmente nas áreas da química, biotecnologia, ciência dos materiais, ciências florestais e de produtos florestais, em revistas com processo de revisão por pares indexadas na Web of Science. Dedicou -se ao estudo da cortiça e do sobreiro e é autora de um livro de referência publicado pela Elsevier Publ. sobre o tema: «Cork: biology, production and uses». É coinventora de duas patentes internacionais e foi finalista do European Inventor Award 2013, na categoria Indústria, do European Patent Office. Foi distinguida com o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo (2021), o Prémio Científico ULisboa/Santander, o Prémio de Mérito e Distinção ISA 100 anos e o Prémio Científico UTL/Santander (2008). Doutorada (Dr.rer.nat.) pela Universidade de Hamburgo, equiparação a Doutoramento em Engenharia Química e agregação no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde é professora catedrática desde 1993 e onde foi presidente do conselho científico, coordenadora do Centro de Estudos Florestais e diretora do programa doutoral SUSFOR — Sustainable Forests and Products.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z