A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

SIR JOHN O'REILLY

Professor na área das Telecomunicações na University College London e Presidente do Science and Engineering Research Council de Singapura, tem sido o Coordenador do Comité de Avaliação Externa do Programa Carnegie Mellon Portugal desde o seu início, em 2007. Acompanhou e apoiou o desenvolvimento científico português nos últimos 30 anos, sobretudo nas áreas dos sistemas de informação e comunicação, tendo participado em muitos painéis de avaliação da FCT e em painéis de acompanhamento de instituições científicas portuguesas.

SERAFIM GUIMARÃES

Doutorado em Medicina pela Universidade do Porto. Distinguiu -se na área da Farmacologia e Terapêutica Experimental. Lançou e promoveu a Farmacologia Experimental em Moçambique. Foi presidente do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar de São João e vice -reitor da Universidade do Porto.

SALWA CASTELO-BRANCO

Destacou-se na investigação de terreno em Portugal, no Egipto e no Oman sobre: política cultural, nacionalismo musical, identidade, música e média, modernidade, patrimonialização e música e conflito. É Professora Catedrática Emérita de Etnomusicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi Fundadora e Presidente do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da NOVA FCSH (1995 -2020). Foi Vice-Presidente da Society for Ethnomusicology (2007-2009) e do International Council for Traditional Music (2009-2013). De 2007 a 2009, foi Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa. Presidente eleita do International Council for Traditional Music (2013 - 2021). Foi distinguida em 2010 com o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores.

Salomé Pais

Professora Catedrática aposentada do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Destacou-se na investigação tendo estado à frente de vários projetos na área da engenharia biológica e biotecnologia. Licenciada em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1961. Doutorou-se em Paris na École Normale Supérieur em Biologia Celular. Foi Secretária-geral da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), entre de 2011 a 2021. Preside atualmente ao Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. Detentora de cerca de uma dezena de patentes, autora e coautora de centenas de trabalhos científicos, revisora e júri de revistas científicas, entre elas: os American Journal of Botany, International Journal of Plant Sciences e Journal of Experimental Botany. Em 2015, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelo importante contributo para o desenvolvimento da Ciência em Portugal.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z