A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.
As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Considerando o excepcional contributo que Jean-Pierre Contzen, engenheiro e físico nuclear de nacionalidade belga, professor universitário, responsável por projectos europeus no domínio nuclear e no domínio espacial, director de Política Científica e Tecnológica e ainda, durante mais de 10 anos, director-geral do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, presidente do Centro Internacional de Ciência e Tecnologia em Moscovo, presidente do Instituto Internacional von Karman de mecânica de fluidos e presidente do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, prestou ao desenvolvimento científico e, particularmente, ao desenvolvimento científico em Portugal, enquanto professor catedrático convidado do IST e conselheiro especial do Governo Português, na área da ciência e da tecnologia, durante as presidências portuguesas do Conselho da União Europeia em 2000 e em 2008; Considerando que presidiu por duas vezes ao Comité Internacional de Avaliação e Reforma dos Laboratórios de Estado em Portugal e que a sua contribuição exemplar e continuada para o desenvolvimento científico e tecnológico português e para a Europa merece o nosso reconhecimento e aplauso.
João Lobo Antunes, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Trabalhou no Departamento de Neurocirurgia do New York Neurological Institute, Columbia Presbyterian Medical Centre. Foi Membro do Conselho de Curadores da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Presidente do Instituto de Medicina Molecular e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Vice-Presidente para a Europa do World Federation of Neurosurgical Societies. Foi Presidente da Sociedade Europeia de Neurocirurgia e Presidente da Academia Portuguesa de Medicina. Foi ainda Conselheiro de Estado. Distinguido com os Prémios Pfizer, Prémio Sandoz, Prémio Pessoa, Neurobionik Award - Hannover, e condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
José Gomes Canotilho, Professor Catedrático Jubilado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição em que foi Vice-Reitor. Autor de um vasto número de obras entre as quais se destacam Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador, Direito Constitucional e Teoria da Constituição, Constituição da República Portuguesa Anotada, Proteção do Ambiente e Direito da Propriedade (Crítica da Jurisprudência Ambiental), Direitos Humanos, Estrangeiros, Comunidades Emigrantes e Minorias. Distinguido com o Prémio Pessoa em 2003 e com a Comenda da Ordem da Liberdade em 2004.
João Lopes Baptista, pela investigação na área da Ciência dos Materiais enquanto professor da Universidade de Aveiro, assim como pela atividade na Comissão de Acompanhamento Científico do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo.
João Sentieiro, pela investigação em controlo de sistemas complexos e aplicações de Robótica bem como pela sua intervenção como fundador do Instituto de Sistemas e Robótica do IST, ISR e do Laboratório Associado LARSyS e como Presidente da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2006 e 2011.
Jean-Jacques Dordain, pela sua carreira de investigação na área da propulsão e dos satélites bem como pela dinamização da área do Espaço em Portugal e na Europa enquanto Diretor-Geral da European Space Agency.
José Carlos Marques dos Santos, pela sua carreira na área da Engenharia Eletrotécnica e Computadores e pelo papel decisivo no desenvolvimento da capacidade científica da Universidade do Porto.
Julio Celis, pelo seu papel na área da investigação oncológica, em especial, na fundação da proteómica, pelo exercício de diversas funções de liderança de organizações científicas nessa área bem como pela sua ação decisiva na criação do Conselho Europeu de Investigação.
José Carvalho Soares, Doutorado em Física, pela Universidade de Bona, Alemanha (1975). Presidente Conselho Diretivo do Instituto Tecnológico e Nuclear (1996-2002). Deve-se-lhe a revitalização e atualização científica do ITN, onde cria o primeiro implantador iónico. Foi Delegado português e membro fundador da Plasma and Ion Beam Surface Engineering Society.
João Guerreiro, Mestre em Ordenamento Rural e Ambiente e Doutorado em Ciências Económicas. Foi Reitor da Universidade do Algarve, Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve, Presidente do Programa Operacional do Algarve - PROA. Preside à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, CNAES. Presidiu à Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de 2017, nomeado pela Assembleia da República.
João Coimbra, fundou e presidiu o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR). Licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Ciências pela Universidade de Nice. Estagiou no Centro de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e no Comissariado da Energia Atómica Francês. Desenvolve a sua investigação no domínio da Fisiologia Comparativa visando as bases fisiológicas da Aquacultura e das migrações dos peixes e a resposta dos animais aquáticos aos poluentes. Foi Presidente da Comissão de Especialidade das Ciências e Tecnologias do Mar da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), membro do Conselho Científico da FCT, membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, membro do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, membro da Comissão Científica para a Delimitação da Plataforma Continental.
João Ferreira de Almeida, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e Doutorado em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES e professor do Departamento de Sociologia do ISCTE do qual foi Presidente.
Jorge Gaspar, licenciado em Geografia e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Presidiu a Comissão Nacional de Geografia e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e integrou o Conselho Geral da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT).
José Hipólito Monteiro, licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa e fez a graduação em oceanografia no Scripps Institute of Oceanography. Iniciou a carreira profissional como investigador no Instituto Hidrográfico da Marinha. Foi Geólogo e Investigador nos Serviços Geológicos de Portugal e no Serviço de Fomento Mineiro e professor convidado de Geologia Ambiental nas Universidades de Évora e Aveiro e de Geologia Marinha na Universidade Nova de Lisboa. É investigador Coordenador Aposentado no Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
João Sobrinho Teixeira (IPB), João Sobrinho Teixeira é licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado na área de Mecânica de Fluidos pela mesma Universidade. Pertenceu aos quadros do Complexo Agroindustrial do Cachão, onde desempenhou funções de engenheiro de produção e, posteriormente, de direção do planeamento e controlo da produção. É Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) desde 2001. Foi Presidente do IPB de 2006 a julho de 2018. De 2009 a 2013 assumiu, também, as funções de Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). De fevereiro de 2009 a outubro de 2018 foi membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). De 2011 a 2014 integrou a direção da European Network for Universities of Applied Sciences. De 2014 a julho de 2018 integrou a direção da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa). Foram-lhe atribuídas as seguintes distinções: Medalha de Honra da Opole University of Technology (Polónia), 2012; Medalha de Mérito pela Câmara Municipal de Bragança, 2013; Medalha de Ouro do CCISP, 2013; Medalha de Ouro de Mirandela, 2016; o título de «Professor Honoris Causa» pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2018; Medalha de Mérito Científico do MCTES, 2018.
José Pedro Martins Barata, licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, José Pedro Martins Barata esteve envolvido em diversos instituições escolares e académicas como o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional (em 1972) no qual organizou o Núcleo da Rede Escolar, na Universidade Nova de Lisboa (em 1973, ano da sua fundação) e no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Investigação Científica (o qual dirigiu em 1977). Foi Professor catedrático convidado no IST, coordenador da Licenciatura em Arquitetura do (IST), Professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa. José Pedro Martins Barata e o pai Jaime Martins Barata pintaram um fresco da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma. No ano passado foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
Jorge Calado, Professor Emérito do IST, é doutorado em Química pela Universidade de Oxford. Lecionou na Universidade de Yale, nos EUA. Dedicou-se ao estudo da termodinâmica de fluidos moleculares e das suas misturas, tendo publicado mais de 170 artigos em revistas internacionais e formado várias gerações de químicos em Portugal. Foi o primeiro Químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química. Vencedor do Prémio Universidade de Lisboa 2016. Tem ainda tido uma contribuição ímpar a nível internacional na promoção da cultura científica e da relação entre as Artes e as Ciências, designadamente através da música e da ópera e das suas múltiplas relações com o desenvolvimento científico ao longo dos últimos séculos.
Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Carnegie Mellon (CMU, Pittsburgh (EUA) em 1986, é "Provost" da Universidade de Carnegie Mellon desde 1 de janeiro de 2019. Acompanhou o desenvolvimento do Programa Carnegie Mellon Portugal desde o seu início, tendo sido um dos seus grandes impulsionadores desde 2012 e, sobretudo na sua renovação e expansão desde 2018. É membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência (American Association for the Advancement of Science (AAAS), tendo-se distinguido no desenvolvimento de sistemas urbanos adaptáveis e eficientes. Foi galardoado, em 2012, com o Prémio de investigação "Alexander von Humboldt".
Arqueólogo e diretor do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, em Sintra. É o principal responsável pela exploração do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia, na Praia das Maçãs, em Colares, em Sintra, onde foi identificado um importante santuário romano dedicado ao Sol e aos oceanos, construído há mais de 20 séculos. Foi Professor da Universidade de Lisboa, na área da Arqueologia.
Especialista em Biologia Molecular e Virologia. Foi diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência. Professor catedrático da UNL.
Professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi diretor de 1996 a 2005. Fundou e coordenou o Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa e foi diretor da Arquivos da Memória. Foi presidente da Associação Portuguesa de Antropologia na década de 90. Fundou e dirigiu a revista Ludens e pertenceu ao conselho diretivo da Revista de História Económica e Social.
Doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha). Distinguiu -se como divulgador de ciência e defensor intransigente do meio ambiente. Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Tomar deu o seu nome ao carvalho -português centenário que está no jardim junto à Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca. Foi investigador principal na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, onde foi docente.
Formado em Engenharia Civil e pós -graduado em Urbanismo pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa. É presidente da Câmara Municipal de Proença- -a -Nova, tendo sido particularmente relevante na promoção da cultura científica no contexto local e regional. Tem -se distinguido no apoio à educação e cultura científica e na promoção dos Encontros Ambientais de Proença -a -Nova.
Preside ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, representa Portugal no Fórum Europeu para a Transição Digital e integra a direção do Programa UT Austin Portugal. É presidente do INESC -TEC e professor catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi delegado nacional no Comité de Programa em diversos Programas Europeus de Investigação e coordenou e avaliou vários projetos europeus no âmbito do Programa Esprit. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo Imperial College of Science and Technology do Reino Unido.
Marsha Dowd University Professor of Electrical and Computer Engineering na Carnegie Mellon University, sendo o cocoordenador do Programa Carnegie melon Portugal desde a sua conceção e criação em 2006. Tem dedicado a carreira científica ao processamento estatístico e algébrico de sinais e imagens, incluindo decisão distribuída e inferência em sistemas em rede, e em ciência de dados. É coinventor de 16 patentes, sendo a tecnologia de duas delas sobre detetores em gravação de alta densidade e usada em mais de três mil milhões de unidades de disco rígido em 60 % de todos os computadores vendidos no mundo nos últimos 15 anos. Licenciou -se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e foi o primeiro português a doutorar -se no Massachusetts Institute of Technology, onde lecionou. Foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico, detendo hoje um doutoramento Honoris Causa.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Técnico (1976) e mestre em Informática (1979) e doutorado em Inteligência Artificial pela State University of New York at Buffalo (1983). É Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico (IST). Dedica-se à investigação nas áreas de Representação do Conhecimento e Revisão de Crenças no Grupo de Inteligência Artificial do IST. Em 1989, foi um dos proponentes da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) do IST, e foi Coordenador durante cinco anos. Foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI), em 1998. Tem lecionado cadeiras de introdução à programação desde 1980, preocupando-se com o ensino de programação disciplinada. É autor e coautor de mais de uma dezena de livros, um deles publicado nos Estados Unidos, e autor de inúmeros artigos científicos. É cofundador e CEO da SISCOG – Sistemas Cognitivos, uma empresa dedicada a aplicações de Inteligência Artificial.