A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

28 de junho - Ciência 2021

JORGE CRESPO

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da qual foi diretor de 1996 a 2005. Fundou e coordenou o Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa e foi diretor da Arquivos da Memória. Foi presidente da Associação Portuguesa de Antropologia na década de 90. Fundou e dirigiu a revista Ludens e pertenceu ao conselho diretivo da Revista de História Económica e Social.

JORGE PAIVA

Doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha). Distinguiu -se como divulgador de ciência e defensor intransigente do meio ambiente. Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Tomar deu o seu nome ao carvalho -português centenário que está no jardim junto à Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca. Foi investigador principal na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, onde foi docente.

MARIA ARMÉNIA CARRONDO

Doutorada em Cristalografia Química pelo Imperial College de Londres. Distinguiu -se na área da Genómica Estrutural. Investigadora e docente no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa onde coordenou a Unidade de Cristalografia Macromolecular e o Laboratório de Genómica Estrutural no ITQB. Foi presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2014 e 2016. Foi vice -reitora da Universidade Nova de Lisboa e vice -diretora do ITQB.

MARIA JOSÉ COSTA

Bióloga marinha e investigadora do MARE — Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Distinguiu -se na área das ciências do mar, como cientista e divulgadora de ciência. Foi vice -presidente do Instituto Nacional de Investigação das Pescas e foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi uma das fundadoras e preside a AMONET — Associação de Mulheres Cientistas.

MÁRIO BARBOSA

Doutorado em Engenharia pela Universidade de Leeds no Reino Unido. Distinguiu -se na área da engenharia biomédica, nomeadamente em biomateriais e materiais utilizáveis em medicina regenerativa, assim como em processos de reabilitação celular e de interações tecidulares e nanotecnologias. Fundou e coordenou o grupo de investigação em novas terapias do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica. Dirigiu o programa doutoral em biotecnologia molecular e celular aplicada às ciências da saúde do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Professor catedrático na Faculdade de Engenharia e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, JNICT.

ROSA MARIA PEREZ

Doutorada em Antropologia pelo ISCTE — IUL. Professora visitante de Antropologia no Indian Institute of Technology em Gandhinagar e no Departamento de Estudos Portugueses de Antropologia no Watson Institute of International Relations da Brown University. Distinguiu -se no estudo da sociedade indiana e na análise de processos de segregação social, no colonialismo e pós -colonialismo na Índia. Integra o Council of the European Association for South Asian Studies (EASAS) e o Conselho do South Asian Democratic Forum (SADF).

SERAFIM GUIMARÃES

Doutorado em Medicina pela Universidade do Porto. Distinguiu -se na área da Farmacologia e Terapêutica Experimental. Lançou e promoveu a Farmacologia Experimental em Moçambique. Foi presidente do Conselho Consultivo do Centro Hospitalar de São João e vice -reitor da Universidade do Porto.

JOÃO LOBO

Formado em Engenharia Civil e pós -graduado em Urbanismo pela Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa. É presidente da Câmara Municipal de Proença- -a -Nova, tendo sido particularmente relevante na promoção da cultura científica no contexto local e regional. Tem -se distinguido no apoio à educação e cultura científica e na promoção dos Encontros Ambientais de Proença -a -Nova.

PAULO LANGROUVA

Doutorado em Economia pela Universidade da Beira Interior. Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Distinguiu -se no apoio à ciência e tecnologia e à promoção da cultura científica no contexto local e regional. Impulsionou a Plataforma de Ciência Aberta, o primeiro centro da rede internacional Open Science Hub, numa parceria entre o Município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Universidade de Leiden na Holanda. Tem -se dedicado ao desenvolvimento e promoção de novas empresas de base tecnológica e à sua inserção no contexto regional.

ARTUR SANTOS SILVA

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e frequentou o Stanford Executive Program na Stanford University. Doutorado honoris causa pela Universidade do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua carreira na banca em 1968 e fundou o Banco BPI. Tem dedicado a vida ao desenvolvimento da investigação científica e à promoção das artes e da cultura participando em diversas fundações. É atualmente curador da Fundação La Caixa. Integrou a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves, a Fundação Júlio Resende e o Conselho de Fundadores da Casa da Música.

BENEDITA ROCHA

Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa e doutorada em Imunologia pela Universidade de Glasgow. Destacou -se no estudo da biologia dos linfócitos T e da memória imunológica. Em França, dirigiu o Centre National de la Recherche Scientifique e uma unidade de investigação do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale no Institut Necker Enfants Malades. Primeiro Prémio Pfizer de Investigação com António Ângelo Freitas. Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência, a Medalha de Prata do Centre National de la Recherche Scientifique e o Governo francês distinguiu -a com a Ordem Nacional da Legião de Honra.

CÂNDIDO PINTO RICARDO

Doutorado em Bioquímica Vegetal pela Universidade de Cambridge. Destacou -se pelo desenvolvimento de metodologias de recolha de informação sobre o genoma do sobreiro. Investigador no Laboratório de Bioquímica Vegetal do ITQB e professor catedrático jubilado no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa.

CARLOS SALEMA

Doutorado em Ciências da Engenharia pelo Queen Mary College da Universidade de Londres. Destacou -se pela investigação no âmbito das radiações eletromagnéticas, nomeadamente das micro -ondas e dos feixes hertzianos nas suas diversas aplicações à comunicação. Fundou e presidiu ao Instituto de Telecomunicações até 2020. Professor catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico. Foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica entre 1989 e 1992.

FERNANDO CATARINO

Licenciado e doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Destacou -se pela defesa dos jardins botânicos enquanto espaços de divulgação e promoção de ciência e esteve na fundação da Associação Ibero -Macaronésica de Jardins Botânicos. Tem o seu nome associado a uma espécie de musgo descoberta em 2006, a «Zygodon catarinoi». Durante mais de 20 anos foi diretor do Jardim Botânico de Lisboa, no qual ampliou coleções de herbário e criou um banco de sementes. Coordenou a definição das áreas da Rede Natura 2000 e a plantação do Jardim Jurássico no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio de Ourém -Torres Novas. Professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde foi docente durante 50 anos.

FIROZ RASUL

Presidente da Universidade Aga Khan entre 2009 e 2021, coordena os polos, programas e hospitais da Universidade em seis países: Paquistão, Quénia, Uganda, Tanzânia, Afeganistão e Reino Unido. Promoveu em colaboração com a FCT a «Iniciativa Aga Khan — Portugal para o Desenvolvimento», e liderou o desenvolvimento de vários projetos de alto nível para a Rede de Desenvolvimento Aga Khan, incluindo o Centro Global de Pluralismo e o Museu Aga Khan. Tem estado particularmente envolvido no desenvolvimento de instituições sociais e comunitárias em África.

FRANÇOIS GALGANI

Doutorado em oceanografia pela Université Aix -Marseille em 1983. Investigador do IFREMER, distinguiu -se em ecotoxicologia, designadamente na avaliação dos efeitos da poluição em organismos marinhos. Tem colaborado regularmente com equipas portuguesas, sobretudo no âmbito de projetos de investigação sobre a identificação, diagnóstico e prevenção do «lixo marinho».

ISABEL AMBAR

Doutorada em Oceanografia pela Universidade de Liverpool. Destacou -se na área da hidrologia e da dinâmica das águas da vertente continental portuguesa. Investigadora no MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente no grupo Coastal Systems and Ocean. Professora catedrática do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

JOÃO VASCONCELOS COSTA

Especialista em Biologia Molecular e Virologia. Foi diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência. Professor catedrático da UNL.

22 de julho - Conferência a ciência e a cultura científica no futuro da Europa

MANUEL SOBRINHO SIMÕES

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e doutorado em Patologia Oncológica pela FMUP. Fez o pós -doutoramento no Norsk HydroZs Institute for Cancer Research, na Noruega. Chefe de serviço no Hospital Universitário de São João desde 1988. Participou na criação do IPATIMUP que dirige desde a sua fundação. Tem dedicado a carreira à investigação na área da anatomia patológica, particularmente tumores da tiroide. Em 2015 foi eleito o patologista mais influente do mundo pela revista britânica The Patologist. É professor catedrático de anatomia patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Recebeu o Prémio Bordalo de Ciência e o Prémio Pessoa. Distinguido como Grande Cavaleiro da Ordem Real da Noruega e com a Grã -Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

LUÍS PORTELA

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, onde foi professor durante seis anos. Exerceu medicina no Hospital de São João, no Porto. Aos 27 anos assumiu a presidência da Bial, que se tornou um dos maiores grupos farmacêuticos ibéricos. Distinguiu -se como empresário, inovador e intelectual na área da psicofisiologia e das relações entre a ciência e a espiritualidade. Promoveu a atividade de I&D em neurociências no Grupo Bial, onde foram desenvolvidos os primeiros medicamentos portugueses a serem lançados no mercado global: um antiepilético e um medicamento para a doença de Parkinson. Criou a Fundação Bial que atribui bolsas de investigação científica e um dos maiores prémios europeus na área da saúde. Foi presidente do Health Cluster Portugal e do conselho geral da Universidade do Porto, vice -presidente da Fundação de Serralves e membro da direção da COTEC.

04 de novembro - Conferência a ciência e a cultura científica no futuro da Europa

BOAVENTURA SOUSA SANTOS

Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin -Madison. Foi global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Entre 2011 a 2016 dirigiu o projeto de investigação «ALICE — Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo» financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Tem desenvolvido e publicado investigação nas áreas da sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós -coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos.

23 de novembro - Fórum do INESC TEC

JOSÉ MANUEL MENDONÇA

Preside ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, representa Portugal no Fórum Europeu para a Transição Digital e integra a direção do Programa UT Austin Portugal. É presidente do INESC -TEC e professor catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi delegado nacional no Comité de Programa em diversos Programas Europeus de Investigação e coordenou e avaliou vários projetos europeus no âmbito do Programa Esprit. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo Imperial College of Science and Technology do Reino Unido.

20 de dezembro - MCTES

ALEXANDRE QUINTANILHA

Deputado na Assembleia da República, na qual já presidiu a Comissão de Educação e Ciência e integra atualmente a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território. É professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi docente e diretor do Centro de Estudos Ambientais e do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e em Portugal fundou e dirigiu o Centro de Citologia Experimental e o Instituto de Biologia Molecular e Celular. Presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S e a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação. Autor de mais de 100 artigos em várias revistas científicas de cariz mundial, editor e autor de seis volumes em áreas da biologia e ambiente e de dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, tendo também coordenado vários trabalhos nas áreas da biologia, do ambiente e da física aplicada.

ANA NORONHA

Diretora executiva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica — Ciência Viva. Doutorada em Física, especialização em Sistemas não Lineares, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Desenvolveu e coordenou projetos particularmente relevantes na área da Literacia do Oceano e da Ciência Espacial, tendo participado em programas nesses domínios no âmbito do Programa Horizonte 2020. Coordena o ESERO Portugal — European Space Education Resource Office, um programa educativo da Agência Espacial Europeia. É membro da ECSITE — European Network of Science Centres and Museums e do Advisory Committee on Education da Agência Espacial Europeia. Coordena o eixo «Blue Skills & Ocean Literacy» da Atlantic Strategy e é membro do Ocean Decade Communications Advisory Group.

DULCE ANAHORY

Coordenou o Gabinete de assessoria de comunicação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI Governo Constitucional e integrou os N.º 9 13 de janeiro de 2022 Pág. 124 Diário da República, 2.ª série PARTE C XVIII, XVII, XIV e XIII Governos Constitucionais como assessora de imprensa do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Coordenou o acervo artístico e filatélico da Fundação Portuguesa das Comunicações e foi Assessora, do Gabinete Editorial da Área de Negócios da Filatelia dos CTT. Integrou a EUROPÁLIA, no âmbito da Conferência sobre Investigação Científica em Portugal. Foi assessora da presidência do Laboratório de Instrumentação e Física. Experimental de Partículas e da presidência da Junta Nacional de Investigação Científica. Detém uma pós -graduação em Direito da Sociedade da Informação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e uma Licenciatura em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

EMÍLIA MOURA

Vogal no conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. Foi chefe do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no XXI Governo Constitucional e exerceu funções de adjunta nos XVIII, XVII e XIV Governos Constitucionais. Dirigiu o Departamento de Gestão e Administração da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e a Comissão de Coordenação do Fundo Social Europeu. Participou na negociação dos QCA I e II e dos Programas Operacionais na vertente FSE para Portugal enquanto membro da Direção -Geral do Emprego da Comissão Europeia. Integrou ainda o Departamento para os Assuntos do Fundo Social Europeu e as Direções- -Gerais de Preços, do Comércio não Alimentar e da Concorrência e Preços. Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

HELENA PEREIRA

Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., e assumiu ao longo da carreira cargos de gestão e coordenação académica e científica em universidades, institutos politécnicos e institutos de investigação. Investigadora na área da biomassa, produtos florestais e biorrefinarias, com mais de 300 artigos, principalmente nas áreas da química, biotecnologia, ciência dos materiais, ciências florestais e de produtos florestais, em revistas com processo de revisão por pares indexadas na Web of Science. Dedicou -se ao estudo da cortiça e do sobreiro e é autora de um livro de referência publicado pela Elsevier Publ. sobre o tema: «Cork: biology, production and uses». É coinventora de duas patentes internacionais e foi finalista do European Inventor Award 2013, na categoria Indústria, do European Patent Office. Foi distinguida com o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo (2021), o Prémio Científico ULisboa/Santander, o Prémio de Mérito e Distinção ISA 100 anos e o Prémio Científico UTL/Santander (2008). Doutorada (Dr.rer.nat.) pela Universidade de Hamburgo, equiparação a Doutoramento em Engenharia Química e agregação no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, onde é professora catedrática desde 1993 e onde foi presidente do conselho científico, coordenadora do Centro de Estudos Florestais e diretora do programa doutoral SUSFOR — Sustainable Forests and Products.

ISABEL VITORINO

Diretora do Departamento de Apoio às Instituições da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., destacando -se as atividades exercidas no âmbito do processo de avaliação internacional das unidades de I&D e de Laboratórios Associados, bem como de acompanhamento da execução financeira dos contratos celebrados. Desempenhou funções de coordenação na área da gestão financeira e controlo orçamental dos programas no Serviço de Programas e Projetos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., de coordenação técnica da Avaliação das Unidades de I&D e, bem como no cargo de direção intermédia de 1.º grau do Departamento de Suporte à Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas daquela instituição. Licenciada em Estatística e Gestão de Informação, pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI) e detentora de uma pós -graduação em Ciências e Tecnologias da Informação para as Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

JOSÉ MANUEL FONSECA DE MOURA

Marsha Dowd University Professor of Electrical and Computer Engineering na Carnegie Mellon University, sendo o cocoordenador do Programa Carnegie melon Portugal desde a sua conceção e criação em 2006. Tem dedicado a carreira científica ao processamento estatístico e algébrico de sinais e imagens, incluindo decisão distribuída e inferência em sistemas em rede, e em ciência de dados. É coinventor de 16 patentes, sendo a tecnologia de duas delas sobre detetores em gravação de alta densidade e usada em mais de três mil milhões de unidades de disco rígido em 60 % de todos os computadores vendidos no mundo nos últimos 15 anos. Licenciou -se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e foi o primeiro português a doutorar -se no Massachusetts Institute of Technology, onde lecionou. Foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico, detendo hoje um doutoramento Honoris Causa.

LUÍS MAGALHÃES

Primeiro Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 1997 e 2002, e Presidente da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento — mais tarde Agência para a Sociedade do Conhecimento, entre 2005 -2012. É professor catedrático do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e um dos fundadores do Centro de Análise Matemática deste Instituto e seu coordenador entre 1991 e 1997, e do Instituto de Sistemas e Robótica, igualmente no Técnico. Tem dedicado a sua carreira cientifica à Matemática Aplicada, sendo autor de diversas obras, entre elas Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada e Integrais Múltiplos. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e doutorado em Matemática pela Brown University, de Providence, New England, cuja tese foi realizada no âmbito das equações diferenciais e intitulada «Singular perturbations of linear retarded functional differential equations».

MARIA JOSÉ MIGUEL

Secretária pessoal do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos XXII, XXI, XVIII, XVII, XIV e XIII Governos Constitucionais. Oficial administrativa principal do quadro do Instituto Superior Técnico, desempenhou ainda funções na Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, na Comissão Nacional da FAO do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na Secretaria -Geral do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, bem como na Junta Nacional de Fomento das Pescas.

PAULO FERRÃO

Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 2016 e 2019. Coordenou a criação e implementação do Programa MIT Portugal entre 2006 e 2016. Integra a direção da EUREKA Association e presidiu à COST Association. É membro de diversas sociedades científicas e organizações internacionais, entre elas o Environmental Advisory Committee of Rolls -Royce. Tem dedicado a carreira científica às áreas da energia e da ecologia industrial, desenvolvendo investigação nos domínios da gestão de resíduos e sistemas urbanos. Coordenou os grupos de trabalho que elaboraram o Plano Nacional de Gestão de Resíduos e o Plano estratégico para os resíduos urbanos 2020) e é coautor do livro Sustainable Urban Metabolism e da publicação Urban Metabolism of Six Asian Cities. É professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, no qual coordenou a Iniciativa em Energia, o Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e o centro de investigação IN+ — Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento.

RAÚL CAPAZ COELHO

Atual secretário-geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, funções que desempenha desde 1997. Integrou o Ministério da Agricultura na década de 90 e assumiu cargos de chefe de gabinete, conselheiro técnico e assessor em gabinetes ministeriais. Em 1996, integrou, como adjunto, o Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia. Participou na discussão de importantes programas políticos e reformas legislativas, em representação dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior e educação. Doutorando em Direito, especialização em ciências jurídico políticas, detém um mestrado em Direito (pré -Bolonha) na especialidade em Ciências Jurídicas — «Direito em Ação», pelo Departamento de Direito da Autónoma de Lisboa (UAL), e uma licenciatura em Direito, pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa.

ROSALIA VARGAS

Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica — Ciência Viva desde 1996 e diretora do Pavilhão do Conhecimento desde 1999. É membro do Conselho Nacional de Educação e vem participando e coordenando grupos de estudo e avaliação, nacionais e internacionais, nas áreas de filosofia, educação de adultos, educação e media e na cultura científica e tecnológica. Foi presidente da ECSITE — European Network of Science Centres and Museums e participou no Benchmarking Study on Scientific Culture for the European Commission. Foi vereadora da Educação, da Juventude e da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Detém um mestrado em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta e uma Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.