A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.
As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Licenciada em Matemática Aplicada e mestre em Estatística e Investigação Operacional, funcionária do quadro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica e, agora, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, prestou ao desenvolvimento científico do País, nomeadamente na coordenação e gestão dos programas de bolsas da JNICT/FCT desde 1990 e na direcção deste departamento desde 1997; Considerando a extrema dedicação e competência com que exerceu estes cargos, ganhando o respeito dos seus superiores e dos seus colegas e a consideração de milhares de bolseiros que ao longo do tempo acompanhou, assegurando a regularidade de funcionamento e a eficiência do seu sistema de acompanhamento.
Odete Santos Ferreira, pioneira da investigação sobre SIDA em Portugal, tendo identificado o HIV de tipo 2. É Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.