A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

FRANCISCO CARVALHO GUERRA

Francisco Carvalho Guerra, pela atividade científica desenvolvida nas áreas da Química Farmacêutica e da Bioquímica bem como pelo papel desempenhado enquanto delegado nacional para o Comité Científico da NATO.

FREDERICO GAMA CARVALHO

Frederico Gama Carvalho, iniciou a atividade profissional, no Porto, no Centro de Estudos de Física Nuclear e Eletrónica. Em 1960, foi admitido na Junta de Energia Nuclear. Doutorou-se em Física, na Universidade Karlsruhe, na Alemanha, em 1967. Com a criação do Instituto Tecnológico e Nuclear, foi o primeiro Presidente do Conselho Científico desta instituição (2000-2004).

FERNANDO CATARINO

Licenciado e doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Destacou -se pela defesa dos jardins botânicos enquanto espaços de divulgação e promoção de ciência e esteve na fundação da Associação Ibero -Macaronésica de Jardins Botânicos. Tem o seu nome associado a uma espécie de musgo descoberta em 2006, a «Zygodon catarinoi». Durante mais de 20 anos foi diretor do Jardim Botânico de Lisboa, no qual ampliou coleções de herbário e criou um banco de sementes. Coordenou a definição das áreas da Rede Natura 2000 e a plantação do Jardim Jurássico no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio de Ourém -Torres Novas. Professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde foi docente durante 50 anos.

FIROZ RASUL

Presidente da Universidade Aga Khan entre 2009 e 2021, coordena os polos, programas e hospitais da Universidade em seis países: Paquistão, Quénia, Uganda, Tanzânia, Afeganistão e Reino Unido. Promoveu em colaboração com a FCT a «Iniciativa Aga Khan — Portugal para o Desenvolvimento», e liderou o desenvolvimento de vários projetos de alto nível para a Rede de Desenvolvimento Aga Khan, incluindo o Centro Global de Pluralismo e o Museu Aga Khan. Tem estado particularmente envolvido no desenvolvimento de instituições sociais e comunitárias em África.

FRANÇOIS GALGANI

Doutorado em oceanografia pela Université Aix -Marseille em 1983. Investigador do IFREMER, distinguiu -se em ecotoxicologia, designadamente na avaliação dos efeitos da poluição em organismos marinhos. Tem colaborado regularmente com equipas portuguesas, sobretudo no âmbito de projetos de investigação sobre a identificação, diagnóstico e prevenção do «lixo marinho».

Fernando Carvalho Rodrigues

Fernando Carvalho Rodrigues destacou-se nas áreas de teoria da informação, ótica e optoelectrónica, e liderou o consórcio PoSAT, que em 1993 lançou o primeiro satélite português. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Liverpool (1974), foi Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior Técnico em 1985. Seguidamente, foi Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Ciências de Engenharia da Universidade Independente; Pró-Reitor para a Investigação da Universidade Independente, e Coordenador da Área Científica das Tecnologias da Escola Superior de Design do IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. Colaborou na implantação da Universidade da Beira Interior, sendo sucessivamente membro dos Conselhos Científicos do Instituto Politécnico da Covilhã, do Instituto Universitário da Beira Interior e da Universidade da Beira Interior. Fernando Carvalho Rodrigues detém seis patentes e desenvolveu diversos protótipos, alguns deles exportados. Tem cerca de duzentas publicações internacionais, e sete livros editados em Portugal, nos EUA e na Federação Russa, com temas que vão da segurança dos lasers a modelos matemáticos de combate e a reflexões sobre o futuro das tecnologias. O seu trabalho científico, bem como as suas aplicações industriais, têm merecido vários prémios e condecorações, em Portugal e no estrangeiro. É membro de diversas sociedades e academias científicas, em Portugal, nos EUA, na Federação Russa e internacionais. A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atribui-lhe a medalha de mérito científico no dia 25 de setembro de 2023, por ocasião dos 30 anos do lançamento do PoSAT.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z