A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

LUÍS REIS TORGAL

Luís Reis Torgal, pela investigação em História Contemporânea e pelo trabalho de coordenação da investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

LUÍS MONIZ PEREIRA

Luís Moniz Pereira, pioneiro no ensino e investigação em Ciências da Computação e em Inteligência Artificial em Portugal, foi Diretor do Centro de Inteligência Artificial na Universidade Nova de Lisboa. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha. Especializou-se em programação lógica e na representação do conhecimento, raciocínio e ciências cognitivas, em geral. Fundador da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial e esteve na origem de várias publicações dedicadas à área da IA. Tem contribuído de forma invulgar para a difusão da cultura científica em Portugal sobre Ciências da Computação e em Inteligência Artificial.

LUÍS MIGUEL FERRO PEREIRA

Luís Ferro Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, promoveu e apoiou de forma inédita e internacionalmente muito reconhecida o desenvolvimento do Novo Atlas Europeu do Vento na Serra do Perdigão. Durante 2017-18 apoiou ensaios inéditos realizados por equipas internacionais de investigadores de referência mundial na Serra do Perdigão, tendo facilitado o maior projeto de mapeamento do vento jamais realizado, que envolve várias organizações e instituições científicas a nível internacional, como recentemente publicado no Jornal da American Meteorological Society («The Perdigão: Peering into Microscale Details of Mountain Winds», JAMS, June 2019).

LUÍS FILIPE BARRETO

Doutorado em Cultura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor Catedrático de História da Faculdade de Letras daquela Universidade. Foi presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, I. P. e, anteriormente, diretor do Instituto de Estudos Portugueses da Universidade de Macau. Em 1998, foi Professor Visitante/Director de Investigação da École des Hautes Études en Sciences Sociales, (Paris) e em 2000 Professor Visitante em Universidades de Beijing, Shanghai, Hefei. As suas obras são de história cultural, sociologia histórica das culturas e teoria e história das relações interculturais com especialização em cultura portuguesa renascentista e em relações eurasiática.

LUÍS SANTOS PEREIRA

Especialista em engenharia rural, sobretudo no que respeita às áreas de rega, drenagem e gestão da água, tendo tido uma enorme intervenção a nível nacional e internacional nestas áreas. Foi responsável pela organização e implementação da Direção -Geral de Hidráulica e Engenharia Rural do Ministério da Agricultura no final dos anos 70. É professor emérito da Universidade de Lisboa, no Instituto Superior de Agronomia, ISA.

LUÍS PORTELA

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, onde foi professor durante seis anos. Exerceu medicina no Hospital de São João, no Porto. Aos 27 anos assumiu a presidência da Bial, que se tornou um dos maiores grupos farmacêuticos ibéricos. Distinguiu -se como empresário, inovador e intelectual na área da psicofisiologia e das relações entre a ciência e a espiritualidade. Promoveu a atividade de I&D em neurociências no Grupo Bial, onde foram desenvolvidos os primeiros medicamentos portugueses a serem lançados no mercado global: um antiepilético e um medicamento para a doença de Parkinson. Criou a Fundação Bial que atribui bolsas de investigação científica e um dos maiores prémios europeus na área da saúde. Foi presidente do Health Cluster Portugal e do conselho geral da Universidade do Porto, vice -presidente da Fundação de Serralves e membro da direção da COTEC.

LUÍS MAGALHÃES

Primeiro Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., entre 1997 e 2002, e Presidente da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento — mais tarde Agência para a Sociedade do Conhecimento, entre 2005 -2012. É professor catedrático do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e um dos fundadores do Centro de Análise Matemática deste Instituto e seu coordenador entre 1991 e 1997, e do Instituto de Sistemas e Robótica, igualmente no Técnico. Tem dedicado a sua carreira cientifica à Matemática Aplicada, sendo autor de diversas obras, entre elas Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada e Integrais Múltiplos. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e doutorado em Matemática pela Brown University, de Providence, New England, cuja tese foi realizada no âmbito das equações diferenciais e intitulada «Singular perturbations of linear retarded functional differential equations».

LUÍZA CORTESÃO

Dedica-se ao estudo e avaliação de sistemas educativos, problemáticas interculturais e estudos freireanos, excelência académica, cidadania e formação de adultos. Licenciada em Biologia e Doutorada em Ciências da Educação. É Professora Emérita e Catedrática Jubilada da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto. É Fundadora e Presidente da Direção e do Instituto Paulo Freire de Portugal. Desenvolveu com a UNESCO vários projetos em Cabo Verde, Moçambique, Angola e S. Tomé e Príncipe. Recebeu do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

Luís Valente de Oliveira

É licenciado em Engenheira Civil e doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto. Engenheiro, professor universitário e político. Diplomado em Planeamento de Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies (Haia, Holanda) e Master of Transportation Planning (Imperial College, Londres). É professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte (Portugal). Exerceu diversas funções governativas como ministro da Educação e Investigação Científica, do Planeamento e Administração do Território e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, entre o IV e o XV Governos Constitucionais.   Foi coordenador europeu das Auto-Estradas do Mar e administrador da Associação Empresarial de Portugal (2013). Entre outras condecorações, foram-lhe concedidas as Grã-Cruzes das Ordens Militar de Cristo, do Infante D. Henrique e Chevalier de la Légion d'Honneur (França).

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z