A Medalha de Mérito Científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

As Medalhas de Mérito Científico são uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


:: Galardoados ::

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BENEDITA ROCHA

Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa e doutorada em Imunologia pela Universidade de Glasgow. Destacou -se no estudo da biologia dos linfócitos T e da memória imunológica. Em França, dirigiu o Centre National de la Recherche Scientifique e uma unidade de investigação do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale no Institut Necker Enfants Malades. Primeiro Prémio Pfizer de Investigação com António Ângelo Freitas. Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência, a Medalha de Prata do Centre National de la Recherche Scientifique e o Governo francês distinguiu -a com a Ordem Nacional da Legião de Honra.

BOAVENTURA SOUSA SANTOS

Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Distinguished legal scholar da Universidade de Wisconsin -Madison. Foi global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Entre 2011 a 2016 dirigiu o projeto de investigação «ALICE — Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo» financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Tem desenvolvido e publicado investigação nas áreas da sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós -coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado e direitos humanos.

BERNARDO HEROLD

Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial no Instituto Superior Técnico e em Química na Universidade de Heidelberg (Alemanha), onde se doutorou. É Professor Jubilado do Instituto Superior Técnico, onde foi Professor Catedrático de Química Orgânica Industrial de 1962 a 2003. Colaborou em cursos de pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa, foi Professor Visitante na Washington University em St. Louis (Estados Unidos) e na Universidade Técnica de Graz (Áustria). Fundou um grupo de investigação em Química Orgânica Física no IST, que publicou sobretudo na área de radicais-iões estudados por ressonância paramagnética eletrónica. Foi Investigador Visitante no Max-Planck-Institut für Kohleforschung (Alemanha). Traduziu livros alemães e ingleses.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z