Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Seminário Investigação em enfermagem

ID: 2596

A investigação desenvolve-se na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) organizada numa abordagem ao longo do ciclo de vida, considerando os domínios gravidez e neonatal, pós-neonatal e juventude, adulto na vida ativa e pessoa idosa, numa perspetiva de aprofundamento do processo de envelhecimento saudável.
Relevamos a estratégia de integração entre a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação aplicada e o desenvolvimento curricular, nos cursos de 1º e 2º ciclo de formação (no presente ano letivo, o curso de licenciatura em Enfermagem e os mestrados: 1) Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica_ 2) Enfermagem Comunitária – Saúde Pública).
Considerando a Missão da ESSS e, para além do ensino de qualidade e a investigação, enquadra-se nesta estratégia o valor atribuído à extensão à comunidade, ocorrendo uma sinergia em grande parte dos projetos, o que permite uma participação dos estudantes do 1º ciclo e o desenvolvimento e assunção de aprofundamento por parte dos estudantes do 2º ciclo, profissionais que procuram a aquisição e aprofundamento quanto ao processo de investigação.
A ligação ESSS-meio assenta em processos formais de parceria, dos quais muitas vezes emerge a necessidade de identificação da evidência mais atual, que permita mediante o juízo profissional, assumir cuidados de enfermagem/saúde que respeitem os interesses e valores dos clientes: pessoas, famílias e comunidade. É este o fundamento principal para a criação da Área Científica – Saúde Individual e Comunitária, integrada no Centro de Investigação em Qualidade de Vida.
Considerando o julgamento clínico que caracteriza o exercício profissional na perspetiva da prática baseada na evidência, justifica o recurso à narrativa de ação, como instrumento mobilizado pelos profissionais que frequentam os cursos de mestrado, através de cuja análise realizada pelo titular da unidade curricular e partilhada com os professores que integram a equipa, bem como os coordenadores de curso.
É da análise das referidas narrativas de ação que se inicia o processo de revisão sistemática de literatura, nos últimos cinco anos, orientada para o uso da Scoping Review (ScR), cujo principal objetivo é contribuir para a identificação da evidência mais atual, como suporte à potencial elaboração de projeto no desenvolvimento do último semestre dos cursos de mestrado.
O presente seminário procura responder às premissas antes enunciadas e atender aos objetivos da etapa em que se encontra o desenvolvimento do protocolo de ScR. Enquadrando-se na Semana da Ciência e Tecnologia, permite receber profissionais de saúde das organizações parceiras.

Duração: 5.00 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida - CIEQV (IPSantarém/IPLeiria)

Tipo de Evento: Debate

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 35

Localidade: Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Santarém

Concelho: SANTARÉM

Distrito: SANTAREM

Data:

24-11-2022 09:00