Listagem de Estágios

3189. A abordagem STEAM: idealizar, refletir, construir... 5 dias (felizes)!

Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Maria Cristina do Espírito Santo Martins
Anos: 10º, 11º,
Área: Biologia, Matemática, Robótica, Tecnologia
Investigador(es): Cristina Martins, Patrícia Teixeira

Descrição: Este estágio tem como foco a abordagem STEAM, que se baseia na integração de cinco áreas: Ciência, Matemática, Engenharia, Artes e Matemática. A centralidade no desenvolvimento de capacidades transversais como: resolução de problemas, pensamento computacional, robótica, poder de argumentação, pensamento crítico, autonomia, e trabalho colaborativo apresenta-se como o principal objetivo deste estágio. Pretende-se que os/as estudantes realizem um projeto , partindo do mote _5 dias (felizes) de férias científicas em Bragança_, formulando um problema real, progredindo em tarefas desafiantes e abertas a múltiplos caminhos de exploração, moderadas/dinamizadas pelas proponentes, até à concretização de um produto final e à reflexão sobre todas etapas. No âmbito da Matemática apresentam-se claros alguns temas e tópicos possíveis de serem trabalhados: a orientação espacial e as coordenadas no plano_ as grandezas, como o tempo, o comprimento e a área, sendo que as conexões com as outras áreas são uma intenção primordial num projeto em/com STEAM, em Bragança. pretende-se que os/as estudantes realizem um projeto , partindo do mote _5 dias (felizes) de férias científicas em Bragança, formulando um problema real, progredindo em tarefas desafiantes e abertas a múltiplos caminhos de exploração, moderadas/dinamizadas pelas proponentes, até à concretização de um produto final e à reflexão sobre todas etapas. No âmbito da Matemática apresentam-se claros alguns temas e tópicos possíveis de serem trabalhados: a orientação espacial e as coordenadas no plano_ as grandezas, como o tempo, o comprimento e a área, sendo que as conexões com as outras áreas são uma intenção primordial num projeto em/com STEAM, em Bragança!

Observações: O Estágio tem como objetivo valorizar a abordagem STEAM no conhecimento da cidade de Bragança.

Local de encontro: CIEB, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Cristina Martins, Patrícia Teixeira

3005. A cultura de células como ferramenta para o estudo do cancro

Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Responsável: Salomé Pires Lourenço
Data: de 31-07-2023 a 04-08-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Eurico Pereira

Descrição: O aluno irá perceber o que é a cultura de células, e de que forma pode ser utilizada para o estudo do cancro em todas as suas vertentes, desde a prevenção ao tratamento. Irá ter contacto com técnicas de cultura celular e ensaios de biologia celular e molecular.

Observações: O que é a cultura de células? De que forma a cultura de células pode ser utilizada para o estudo do cancro em todas as suas vertentes, desde a prevenção ao tratamento? Vem conhecer como se trabalha com cultura celulares.

Local de encontro: Entrada da sub-unidade 1 da FMUC (porta de vidro de frente para a Unidade Central), Salomé Pires Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Salomé Pires

Estágio Esgotado

2877. A NATUREZA CRIATIVA!

Responsável: António Meireles
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António José Santos Meireles Jacinta Helena Alves Lourenço Casimiro da Costa Delmina Maria Pires

Descrição: Já pensaste que explorar a natureza pode ser o princípio para um projeto criativo? Num estágio interdisciplinar, que cruza Ciência, Arte e Design, pretende-se desenvolver projetos criativos tendo a natureza como inspiração. É uma oportunidade para desenvolveres a tua criatividade pelo estudo de elementos naturais e a aplicação dos seus princípios em projetos criativos.
A Ciência, a Arte e o Design, embora com outras designações e até, sem terem uma designação própria, desde há muito tempo se articulam no sentido de explorar novos campos da expressão e do conhecimento. Lembra-te de Leonardo da Vinci, que analisando a anatomia das aves e desenhando o seu voo, encontrou um potencial para responder ao antigo sonho de fazer um ser humano voar, projetando aparelhos voadores precursores das asas delta e dos para-quedas. Mais recentemente, fatos de banho de competição foram desenvolvidos a partir da pele de tubarões permitindo aos nadadores serem muito mais rápidos!

Observações: -

Local de encontro: Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais. Rua Oróbio de Castro, nº. 1, 5300 - 220 Bragança Hora: 10:00
Pessoa de contacto: António Meireles

3113. A Química e a Biologia aliados na luta contra o cancro

Responsável: Salomé Pires Lourenço
Área: Ciências da Saúde, Química
Data: de 24-07-2023 a 28-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Rita Gomes

Descrição: O aluno irá contactar com duas áreas fundamentais na descoberta de novos fármacos para o tratamento do cancro, a biologia e a química. Irão ser abordados, muito sucintamente, alguns aspetos da síntese de novas entidades farmacológicas e com mais detalhe, a cultura de células. O aluno irá ter contacto com as mais variadas técnicas de cultura de células a duas dimensões e irá perceber de que forma este tipo de estudos é fundamental na área do cancro.

Observações: Como é que surgem novos fármacos no mercado? O que é cultura de células e qual a sua finalidade? Aqui podes descobrir as respostas a estas perguntas e saber como se trabalha com diversas técnicas de biologia celular e molecular.

Pessoa de contacto: Salomé Pires

3115. Aplicação de Plasma Frio Atmosférico no Cancro da Mama

Responsável: Mafalda Laranjo
Data: de 07-08-2023 a 11-08-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Mafalda Laranjo, Catarina Ferreira

Descrição: O estudante terá oportunidade de acompanhar experiências com linhas celulares de cancro mama e compreender a relação entre estes modelos celulares e o desenvolvimento de potenciais novos tratamentos. O estudante irá contactar com a cultura celular e a avaliação da resposta das populações tumorais da mama ao tratamento com plasma atmosférico.

Observações: A área da Oncobiologia está em crescimento contínuo e o desenvolvimento de novos tratamentos é um desafio diário. Por isso, se te interessas por esta área, vem conhecer o nosso laboratório e o trabalho que aqui desenvolvemos. Não percas a oportunidade e vem aprender mais sobre técnicas de cultura celular e as suas aplicações práticas.

Local de encontro: Entrada do iCBR da FMUC (porta de vidro) Hora: 09h30
Pessoa de contacto: Mafalda Laranjo

2768. As alterações climáticas no microbiota dos oceanos

Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Responsável: Joao Carlos Cardoso
Investigador(es): João Cardoso Inês Leal

Descrição: O microbiota representa o conjunto de microrganismos de um determinado ecossistema. São principalmente bactérias muito abundantes nos oceanos e que vivem em equilíbrio com os organismos marinhos. As alterações climáticas e a atividade humana estão a ameaçar este equilíbrio afetando a vida marinha. Neste trabalho vamos utilizar técnicas de microbiologia e da bioquímica (crescimento bacteriano e ensaios enzimáticos) para comparar o efeito do aumento de temperatura e diminuição do pH dos oceanos no crescimento e na virulência de bactérias marinhas e prever qual a sua consequência para o futuro da vida nos oceanos.

Observações: Não estão previstas atividades durante o fim-de-semana, pelo que não estão contempladas refeições durante este período. Só será assegurado o alojamento a alunos deslocados.
Para trabalhos de laboratório, o aluno deverá trazer e usar a sua bata pessoal.
Para trabalho e saídas de campo, o aluno deverá usar protetor solar, chapéu e beber água com frequência, por causa do calor.
Não está incluído o transporte entre o local de alojamento (baixa de Faro) e o Campus de Gambelas. O aluno poderá apanhar autocarros (ver proximo.pt/pt/).

Local de encontro: Frente ao edf. 7 - campus de Gambelas da UAlg Hora: 10:00:00
Pessoa de contacto: João Cardoso

Estágio Esgotado

3206. Atividades Terapêuticas das Plantas Medicinais e outros Produtos de Origem Natural

Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Responsável: Cláudia Marta Libreiro de Pinho
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Isabel de Freitas Tavares de Oliveira_ Cláudia Marta Libreiro de Pinho_ Fernando Xavier Ferreira Moreira_ Marlene Elisabete Moreira dos Santos Lima_ Patrícia Carla dos Santos Correia_ Rita Mónica Ferraz Ferreira de Oliveira

Descrição: As plantas e outros produtos de origem natural (ex: algas e fungos) têm constituído ao longo dos anos, as bases para o tratamento de diversas doenças, quer de forma tradicional, devido ao conhecimento das propriedades de determinada planta, que é passado de geração a geração, quer pela utilização de espécies de origem natural, como fonte de moléculas ativas. Desta forma, o estágio pretende dar a conhecer alguns usos terapêuticos de plantas e outros produtos naturais, determinar algumas atividades biológicas dos produtos (ex: atividade antioxidante, antibacteriana, citotóxica) e realizar algumas formulações.

Local de encontro: ESS-P.Porto (recepção da escola) Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Cláudia Marta Libreiro de Pinho

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

2876. ClimACT (climate action)

Responsável: Maria José Afonso Magalhães Rodrigues
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Maria José Rodrigues e Ricardo Ramos

Descrição: s Alterações Climáticas são, sem dúvida, um dos maiores desafios do nosso tempo. Estamos a sentir as consequências das nossas ações, seja por ondas de calor, secas, incêndios florestais e inundações, entre outros exemplos. Prevê-se que se continuarmos a queimar combustíveis fósseis a este ritmo, o planeta poderá atingir mais dois graus de aquecimento até 2050 - o limiar que muitos cientistas identificaram como demasiado perigoso. Qual é a ciência por trás dessas projeções?
Durante este estágio, vamos refletir sobre os princípios científicos que nos ajudam a compreender as alterações climáticas. Precisamos compreender a ciência para resolver as mudanças ambientais, sociais e económicas mais amplas que a mudança climática está a trazer.
No final deste estágio, os estudantes serão capazes de:
- Compreender como o sistema climático está a mudar o planeta e as suas consequências no desenvolvimento sustentável_
- Refletir sobre medidas, ações e comportamentos que façam face à crise climática.
- Problematizar as políticas públicas internacionais e locais para enfrentar as alterações climáticas
O estágio permitirá aos estudantes discutir e refletir sobre os princípios básicos das ciências que sustentam uma maior compreensão sobre e para as alterações climáticas.
Neste estágio, poderão conhecer e explorar o impacto de vários cenários de emissões de gases de efeito estufa no desenvolvimento sustentável.
Este estágio além de interdisciplinar, centra-se nos domínios das ciências do ambiente e das ciências sociais, terá também uma componente prática em laboratório e ar livre.

Observações: ---

Local de encontro: Escola Superior de Educação de Bragança Hora: 10:00 h
Pessoa de contacto: Maria José Rodrigues e Ricardo Ramos

Estágio Esgotado

3001. Como as culturas de células nos permitem estudar as doenças cardiovasculares?

Responsável: Tania Martins-Marques
Data: de 28-08-2023 a 01-09-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Tânia Martins Marques, Henrique Girão

Descrição: As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbibilidade e mortalidade em todo o mundo. Embora se tenham feito importantes avanços que aumentaram significativamente o sucesso das estratégias terapêuticas, o enfarte do miocárdio representa ainda cerca de 60% das mortes por doença isquémica do coração em Portugal, o que corresponde a mais de 4000 óbitos anualmente. O melhor conhecimento da fisiopatologia da doença é assim essencial para que se possam identificar abordagens inovadoras de diagnóstico precoce, e novas formas de tratamento. Os alunos irão contactar com várias metodologias utilizadas na área de investigação da Biologia Celular, nomeadamente para o estabelecimento de modelos celulares válidos e robustos para o estudo das doenças cardiovasculares (e.g. modelos de isquemia cardíaca ou arritmias), e sua caracterização através de abordagens bioquímicas (e.g. Western Blot).

Observações: As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pela morbilidade e mortalidade em todo o mundo. Embora se tenham feito importantes avanços que aumentaram significativamente o sucesso das estratégias terapêuticas, o enfarte do miocárdio representa ainda cerca de 60% das mortes por doença isquémica do coração em Portugal, o que corresponde a mais de 4000 óbitos anualmente. O melhor conhecimento da fisiopatologia da doença é assim essencial para que se possam identificar abordagens inovadoras de diagnóstico precoce, e novas formas de tratamento. Durante este estágio, os alunos terão contacto com diversas técnicas e metodologias com vista ao estabelecimento de modelos de base celular para o estudo das doenças cardiovasculares.

Local de encontro: Entrada Edifício iCBR, Polo III da Universidde de Coimbra. Pessoa de contacto: Tânia Marques. Hora: 9h00
Pessoa de contacto: Tânia Martins-Marques

3129. Como estudamos no laboratório as doenças que afetam a visão?

Responsável: Raquel Boia
Data: de 24-07-2023 a 28-07-2023 Horário: Tarde
Investigador(es): Raquel Boia e Ana Raquel Santiago

Descrição: Várias são as doenças oculares que afetam a visão levando a uma perda de visão ou cegueira irreversível. Como exemplo temos o glaucoma que é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. Atualmente o glaucoma não tem cura pelo que é de extrema importância estudarmos no laboratório os mecanismos que contribuem para esta doença e, assim, identificar novas terapias para o glaucoma.

Observações: O glaucoma, uma das principais causas de cegueira a nível mundial, caracteriza-se pela perda substancial de células ganglionares da retina e por danos no nervo ótico, que é constituído pelos prolongamentos das células, os axónios, que transmitem a informação visual ao cérebro. As terapias atualmente disponíveis para o glaucoma focam-se na pressão intraocular elevada, que é o seu principal fator de risco, mas esta terapias apenas retardam a progressão da doença não evitando a perda de visão ou cegueira. No laboratório estamos focados em estudar esta doença de forma a identificar novas terapias para o glaucoma.

Local de encontro: Entrada Edifício iCBR, Polo III da Universidade de Coimbra Hora: 14h
Pessoa de contacto: Raquel Boia

Estágio Esgotado

2774. Como se cultivam os peixes?

Responsável: Sofia Engrola
Investigador(es): Sofia Engrola

Descrição: O desenvolvimento da indústria de Aquacultura é essencial para responder à crescente procura de proteína animal para consumo humano. A investigação em nutrição e alimentação de peixes em aquacultura tem um papel principal na relação entre a Indústria, a Sociedade e o Ambiente. Neste sentido, o participante neste estágio irá aprender os cuidados que são necessários para alimentar os peixes em aquacultura, assim como monitorizar os parâmetros de qualidade de água para que os mesmos cresçam em pleno.

Local de encontro: Frente ao edf. 7 - campus de Gambelas da UAlg Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Sofia Engrola

2775. Converter o telemóvel num microscópio 3D

Responsável: Teresa Matias Correia
Investigador(es): Teresa Matias Correia

Descrição: Neste estágio vais aprender como funcionam os microscópios 3D e como são usados em investigação na área da biologia marinha e biomedicina. A principal tarefa vai ser montar um microscópico que usa o telemóvel para gerar imagens em 3D de objetos transparentes, como peixinhos, berlindes ou gomas. Mais especificamente os objetivos são:

1.Aprender sobre diferentes técnicas de imagiologia, como por exemplo tomografia axial computorizada e tomografia ótica.
2.Aprender como funcionam as técnicas de tomografia e como se geram imagens a partir de fotografias tiradas à volta de objetos.
3.Participar numa demostração ao vivo em que vamos usar um microscópio 3D topo de gama para aprender como funciona, para que serve e que tipo de imagens podemos ver.
4.Montar o nosso microscópio 3D. Vamos precisar de uma luz e de um telemóvel para tirar fotografias!
5.Aprender no laboratório como se preparam as amostras transparentes que usamos para ver com microscópios 3D.
6.Tirar MUITAS fotografias às nossas amostras, berlindes e gomas.
7.Aprender e ver na prática como usamos programas de computadores para gerar as imagens 3D a partir das fotografias.

Para trabalhos de laboratório, o aluno deverá trazer e usar a sua bata pessoal.

Local de encontro: À porta do CCMAR, Edifício 7, Campus Gambelas, Faro Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Teresa Matias Correia

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

2987. Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Sandra Simões
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Química, Tecnologia
Investigador(es): Sandra Simões, Manuela Carvalheiro

Descrição: O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.

Observações: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Gama Pinto, 1649-003 Lisboa

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Sandra Simões

Estágio Esgotado

3153. CSI no Instituto Superior de Agronomia: Quem é o suspeito?

Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Isabel Marques
Nº Alunos: 8
Área: Agronomia, Biologia, Físico-Química
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Isabel Marques, Ana Rodrigues

Descrição: Um passeio pela verde Tapada da Ajuda revela um cadáver. E agora? O que aconteceu e como podemos investigar?
Semelhante a uma Investigação Criminal Humana, as plantas florestais também deixam vestígios. Observar esses vestígios pode dizer de que espécie é e, possivelmente, há quanto tempo está lá. Este é o mote de partida para integrar os estagiários nas atividades metodológicas do Centro de Estudos Florestais. Serão realizadas atividades bioquímicas, fisiológicas e moleculares que permitirão os estagiários conhecer as distintas atividades realizadas com plantas florestais. Algumas das metodologias que vão ser realizadas são muito utilizadas na certificação da boa qualidade das plantas florestais.

Local de encontro: Átrio de entrada do Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Isabel Marques_ Ana Paula Dias Rodrigues

3163. Cybertruck eco – efficiency

Instituição: Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), Universidade Lusíada-Norte
Responsável: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Nº Alunos: 6
Área: Física, Robótica
Investigador(es): Prof. Doutor Pedro Reis Gomes

Descrição: Esta atividade fundamenta o seu objetivo no conceito “aprender pela observação e experimentação”. Nesse sentido, propõe-se a investigação e desenvolvimento de um protótipo capaz de interagir com o meio, através da monitorização, supervisão e ação sobre o mesmo. O projeto é modular com base numa plataforma móvel a desenvolver, “O Cybertruck”. A mobilidade desta plataforma será projetada, com recurso a fontes de energia alternativas como painéis fotovoltaicos (eficiência energética). Os sensores e atuadores estarão ligados em rede sem fios (tecnologia IoT) com supervisão de microcontroladores. Toda a estrutura do “Cybertruck” será desenhada e imprimida em 3D.

Local de encontro: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Hora: 9h00
Pessoa de contacto: Prof. Doutor Pedro Reis Gomes

2989. De nanopartículas a uma vacina para o cancro

Responsável: Liane Moura
Investigador(es): Dra. Liane Moura, Prof. Liana Silva, Prof. Helena Florindo

Descrição: O cancro é a segunda causa de mortalidade no mundo inteiro, tendo sido responsável por 10 milhões de mortes em 2021. Os tratamentos atuais contra o cancro incluem intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia que estão associados a elevada toxicidade e morbidade. Assim, é urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para estimular respostas anti-tumorais de forma eficiente e segura.
As células cancerígenas utilizam diferentes mecanismos para ultrapassar a resposta do nosso sistema imunitário, o que lhes permite desenvolver estruturas com enorme agressividade. As vacinas são uma das armas mais poderosas que o Homem tem contra as doenças infeciosas e, os recentes desenvolvimentos em imuno-oncologia apontam para o seu papel promissor no controlo de diferentes tipos de cancros. Esta abordagem imunoterapêutica resulta no desenvolvimento de uma resposta imunológica de memória, a qual, por exemplo, poderá atuar rapidamente caso um tumor volte a surgir no corpo de um doente oncológico em remissão.
Nesta atividade iremos utilizar a nanotecnologia para desenvolver vacinas terapêuticas que irão estimular as células fagocitárias no sentido de induzir uma resposta imunológica específica contra um determinado tipo de tumor, como o melanoma. Para além da formulação e caraterização deste produto, iremos também avaliar o impato destas nanovacinas na estimulação de células imunológicas em cultura celular.

Observações: trazer Bata

Pessoa de contacto: Liane Moura

2759. Desafios da Sociedade no séc. XXI

Instituição: CEI-Iscte | CIES-Iscte
Responsável: CEI-Iscte | CIES-Iscte | CIS-Iscte | ISTAR-Iscte
Nº Alunos: 15
Data: de 26-06-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): A confirmar equipa

Descrição: Queres saber quais os atuais desafios da nossa sociedade? Neste estágio pretendemos dar uma perspetiva global de possíveis respostas e oportunidades a alguns dos desafios que lançamos sobre temas mais debatidos na atualidade como:
• desinformação
• guerra
• movimentos sociais
• ativismo social e estudantil
• a igualdade de género.
• a sustentabilidade

Ao longo de duas semanas vamos demonstrar como pode a investigação ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens no campo da Sociologia e dos Estudos Internacionais, como a capacidade de trabalhar em equipa na elaboração e concretização de curtos projetos de investigação. Estes projetos serão desenvolvidos pelos participantes ao longo da segunda semana de estágio, e terão como base metodologias e técnicas de investigação diversificadas que serão apresentadas de forma prática e dinâmica pelos investigadores do Iscte. Esta iniciativa é organizada por duas Unidades de Investigação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa: o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), que pretende dar a conhecer o quotidiano de um centro de investigação, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias.

Observações: Acesso ao Edifício Sedas Nunes, a partir da Rua Paul Choffat, Lisboa.

Local de encontro: Recepção do Edifício Sedas Nunes (piso 1), Iscte - Instituto Universitário de Lisboa Hora: 10h30
Pessoa de contacto: Sofia Rocha, Rita Alves, Raquel Silva e Sara Oliveira (responsáveis pela organização de eventos e comunicação das Unidades de Investifação)

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

2862. Descoberta de novos fármacos anti-HPV para a terapia do cancro do colo do útero

Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Responsável: Ângela Maria Almeida de Sousa
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ângela Sousa_ Diana Gomes_ Miguel Ferreira.

Descrição: O presente projeto tem como objetivo integrar os alunos no grupo de investigação de “Biopharmaceuticals and Biomaterials” do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e mostrar abordagens terapêuticas, inovadoras e personalizadas, que estão a ser desenvolvidas neste grupo de investigação, contra o cancro do colo do útero resultante da infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano (HPV). Assim, os alunos terão contacto com estratégias terapêuticas baseadas na descoberta de novos fármacos anti-HPV que vão bloquear as oncoproteínas do HPV causadoras deste tipo de cancro. Os alunos irão ter contacto com programas bioinformáticos para prever os potenciais novos fármacos anti-HPV e comprovar o reconhecimento dos fármacos selecionados sobre a oncoproteína E6 do HPV por técnicas específicas de estudos de interação. Posteriormente serão formulados e caracterizados sistemas de entrega lipídicos para entregar os fármacos mais promissores as células cancerígenas HPV positivas, negativas e células não cancerígenas (estudos in vitro), para verificar se estas moléculas terão um efeito específico somente em células cancerígenas infetadas por HPV. Com este estágio, também se pretende promover o conhecimento científico num ambiente a que os alunos do Secundário normalmente não têm acesso, de forma a abrir novos horizontes caso queiram optar por estas linhas de trabalho no futuro.

Observações: Os alunos devem trazer bata de laboratório. O horário de fim do estágio na sexta-feira pode ser flaxível em função do horário de transporte de cada aluno. Qualquer questão relativamente ao estágio, alojamento ou refeições (Almoço/Jantar) podem contactar a responsável do estágio por email (angela@fcsaude.ubi.pt).

Local de encontro: Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde, localizada próximo ao Hospital Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Ângela Sousa

3151. Descobrindo as nossas centrais energéticas: as folias das mitocôndrias

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Responsável: Paulo J. Oliveira
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Tecnologia
Investigador(es): Paulo Oliveira

Descrição: Os/as estudantes irão ser integrados/as no grupo MitoXT, que estudo o papel das nossas centrais energéticas, as mitocôndrias, na saúde e na doença. Os/as estudantes irão observar várias técnicas avançadas para a investigação mitocondrial, e efectuar mesmo algumas experiências básicas. Participarão ainda em reuniões de grupo e terão imersão completa no que é ser cientista.

Local de encontro: Largo D. Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (17 de Julho de 2023)
Pessoa de contacto: Paulo Oliveira

2968. Dispositivo para mistura de cores da luz visível

Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Armando da Assunção Soares
Área: Biologia, Electrónica, Física, Físico-Química, Tecnologia
Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Armando Soares, Adelaide Andrade, Liliana Caramelo e Marco Naia

Descrição: O estágio consiste na realização de trabalho prático/experimental sobre a mistura de cores da luz visível. Os estagiários estarão envolvidos na construção de dois dispositivos para a mistura de cores da luz visível: um utiliza a cor da luz emitida por um monitor e outro utiliza LEDs (vermelho, verde, azul e RGB) controlados por potenciómetros e uma placa de Arduino. Os estagiários também terão a oportunidade de participar na recolha de amostras vegetais do Jardim Botânico da UTAD para impressão fotográfica ativada pela radiação solar com o objetivo que construirmos um ervário alternativo das espécies autóctones do Jardim Botânico da UTAD. Os estagiários irão lidar com conceitos de óptica, eletrónica, informática e fotografia.

Observações: Dispositivo para mistura de cores da luz visível

Local de encontro: F3.24, Dep Fisica (Polo II ECT-UTAD) Hora: 11h:30
Pessoa de contacto: Armando Soares

3154. Do olival ao copo

Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Filipe Madeira
Investigador(es): Filipe Madeira, Nuno Rodrigues, Isabel Rodrigues

Descrição: Em Trás-os-Montes, a oliveira é uma das principais culturas com uma grande importância ao nível socioeconómico, paisagístico e cultural. A preservação deste ecossistema, onde podemos encontrar variedades de oliveiras tradicionais e centenárias aliado ao modo de produção sustentável faz com que nesta região se produzam azeites de alta qualidade. Para que isso continue a acontecer é necessário assegurar a passagem de conhecimento entre gerações. Desta forma no estágio de verão queremos brindar os nossos jovens participantes com experiências que vão desde o olival ao copo. Os participantes terão atividades em campo onde poderão aprender a distinguir variedades de oliveiras típicas da região, ver árvores centenárias, conhecer os principais _inimigos e amigos_ da cultura, aprender a identificá-los e quais os métodos que se usam para combatê-los. Em laboratório os participantes terão a oportunidade de aprender o que é um azeite, e de que forma podemos caracterizá-lo. Quais os principais atributos (aromas e sabores) que podemos encontrar no azeite. Poderão também ver e desenvolver novos produtos à base de azeite. Esta experiência permitirá aos participantes aprender sobre um dos alimentos mais nobres da dieta mediterrânea, o AZEITE.

Local de encontro: Centro de Investigação de Montanha (CIMO) Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Filipe Madeira

3000. E se... colocarmos as células da microglia sob pressão?

Responsável: Ana Raquel Santiago
Data: de 24-07-2023 a 28-07-2023 Horário: Tarde
Investigador(es): Ana Raquel Santiago Raquel Sofia Freitas Boia

Descrição: O glaucoma é uma das principais causas de cegueira a nível mundial e o aumento da pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença. Neste estágio vamos estudar o efeito da pressão elevada na reatividade das células da microglia, as células residentes do Sistema Nervoso Central com funções imunes, muito semelhantes aos macrófagos. Vais ter oportunidade de preparar culturas de células da microglia, expor as células a pressão elevada numa câmara apropriada e realizar um ensaio de fagocitose com microesferas fluorescentes. No final vamos observar os resultados obtidos no microscópio de fluorescência e tirar as conclusões do estudo.

Observações: Se queres saber mais sobre as doenças que causam cegueira e perceber como as estudamos, vem para o nosso laboratório realizar as experiências que ajudam a desvendar as suas causas. Neste estágio, vamos submeter as células da microglia (os macrófagos do sistema nervoso central) a pressão elevada e determinar a eficácia com que as células vão fagocitar microesferas verdes fluorescentes. Vamos compreender as vantagens do uso da cultura de células para identificar os mecanismos das doenças que nos ajudam a identificar novos tratamentos.

Local de encontro: Entrada Edifício iCBR, Polo III da Universidde de Coimbra. Pessoa de contacto: Raquel Santiago Hora: 14h
Pessoa de contacto: Ana Raquel Santiago

Estágio Esgotado

3122. Edição de genoma (CRISPR/CAS9) para criar um modelo de Retinopatia Pigmentar

Responsável: Henrique Alves
Investigador(es): Francisco Ambrósio, Inês Rego

Descrição: Este estágio oferece uma oportunidade única para estudantes contactarem com diversas técnicas laboratoriais. O estagiário irá trabalhar ao lado de investigadores com experiência na utilização da tecnologia CRISPR/Cas9 para criar um modelo celular (in vitro) de Retinopatia Pigmentar Tipo 25. O aluno irá ser introduzido a técnicas de edição genética, métodos de cultura celular e biologia molecular, contribuindo para um projeto de investigação inovador nas áreas das ciências da visão. Este estágio é ideal para estudantes interessados em seguir um curso universitário na área da biologia, bioquímica, medicina ou áreas relacionadas.

Observações: Address:
Polo III - Health Sciences Campus

Azinhaga Santa Comba, Celas

3000-548 Coimbra

PORTUGAL

Coordinates:

40.218725, -8.416054

Local de encontro: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) Hora: 9:00
Pessoa de contacto: Henrique Alves

2832. Faz do Sol a tua Fonte de Energia

Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Manuel João Mendes
Área: Electrónica, Física, Robótica, Tecnologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Dr. Antonio Vicente, Guilherme Ribeiro, Guilherme Ferreira, Ivan Santos

Descrição: Sabias que a energia solar que chega à Terra é 1000 vezes superior a toda a energia consumida no planeta?
Neste estágio vais aprender a aproveitá-la com células solares, conhecendo alguns processos de fabrico destes dispositivos e acerca do seu funcionamento e aplicações no mundo real.
Vamos dimensionar e construir carregadores solares para alimentar carros telecomandados movidos com luz, e outros dispositivos eletrónicos (ex: telemóveis ou outros à tua escolha), por forma a saberes energizar todos os teus dispositivos portáteis onde quer que estejas só com luz solar!

Observações: Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no Cenimat e DCM. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h e inclui almoço.

Local de encontro: Edifício CENIMAT, campus FCT-NOVA (Caparica) Hora: 10h
Pessoa de contacto: Manuel Joao de Moura Dias Mendes

2842. Impressão de tintas funcionais para a eletrónica sustentável

Responsável: Emanuel Carlos
Investigador(es): Pedro Moreira Raquel Martins

Descrição: Criar dispositivos electrónicos de baixo custo é muito importante para o futuro da nossa sociedade. A utilização de materiais mais abundantes e amigos do ambiente, e de tecnologias de processamento de baixo custo, como a impressão, são vitais para este objectivo. Neste trabalho podes desenhar e criar circuitos eletrónicos simples utilizando uma impressora similar à que tens em casa, mas que consegue imprimir tintas condutoras à base de nanoparticulas (10000 vezes mais pequenas que o diâmetro do teu fio de cabelo).

Este estágio disponibiliza almoços.

Local de encontro: Edificio CENIMAT Hora: 10:00h
Pessoa de contacto: Emanuel Abreu Antunes Gameiro Carlos

2819. Janelas e ecrãs inteligentes feitos por ti

Responsável: Joana Vaz Pinto
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joana Vaz Pinto, Beatriz Tavares, António Belo, Margarida Rodrigues

Descrição: Certamente já te perguntaste como são feitas as janelas fotocrómicas, eletrocrómicas ou termocrómicas, que mudam de cor deixando passar a luz ou bloqueando a sua passagem. E se durante esta semana pudesses construir uma destas janelas usando materiais mágicos? Iremos explorar materiais que são transparentes e condutores e materiais que têm propriedades cromogénicas, ou seja, em que podemos alterar a sua cor usando estimulos elétricos ou térmicos. Além disso irás poder ver como desenhar padrões por fotolitografia para construir um ecrâ inteligente cromogénico com o teu desenho. Estes ecrãs são semlhantes aos que usas no télemovel e poderás ver mais detalhe o que está lá dentro, descobrir como funcionam e o que está por detrás de cada ponto das imagens que vemos. É o que te convidamos a fazer neste estágio!

Neste estágio iremos abrir mostradores de cristal líquido convencionais, e construir ecrãs e janelas inteligentes baseados em materiais cromogénicos usando técnicas de padronização como a fotolitografia e ver como se comparam com os de cristal líquido.

Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h. Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no DCM.

Local de encontro: Edifício CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Joana Vaz Pinto

2967. Laboratório – trabalho experimental real e virtual

Data: de 28-08-2023 a 01-09-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia, Maria Adelaide Andrade e Raimundo Nonato de Medeiros Jr.

Descrição: No estágio serão realizadas de forma guiada algumas atividades experimentais exploradas na disciplina de Física e Química A lecionadas nos 10 e 11º anos do ensino secundário. No entanto os alunos poderão desenvolver as atividades no laboratório real ou num laboratório virtual. As atividades serão planeadas de forma aos alunos poderem formalizar os seus resultados e aprendizagens de maneira que os alunos possam no final compara e discutir as vantagens e desvantagens dos tipos de trabalho.

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD. Átrio do Polo II da ECT no Campus da Quinta de Prados. Hora: 10h:00min

3177. Let’s go green in the city1

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Civil (ISEL)
Responsável: Alexandra Rodrigues
Área: Físico-Química, Tecnologia
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Alexandra Rodrigues Ana Barreiros Carla Viveiros Idália Gomes Paulo Martins Teresa Santos

Descrição: O aumento dos efeitos relacionados com as alterações climáticas exige uma mudança significativa do estilo de vida de todos nós, sendo necessário repensar a forma como todos nós atuamos no dia a dia e como interagimos com a natureza. As cidades cobrem cerca de 3% da terra do nosso planeta, mas produzem cerca de 72% dos gases com efeito estufa e estima-se que até 2050 quase 85% dos europeus vivam em áreas urbanas, colocando-se enormes desafios às cidades, no que concerne à sua sustentabilidade.
Vem aprender a fazer a transição verde!
Vamos discutir as causas e consequências das alterações climáticas, a importância da economia circular, o impacto da alimentação e falar de Pegadas ecológica/carbono/hídrica. Vamos falar do ciclo da água e de estratégias para poupança e reutilização de água e aferir a qualidade da água no laboratório. Vamos falar de fontes de energia renováveis e como estas fontes estão a ser aplicadas no ISEL. Vamos discutir a questão dos resíduos e analisar o seu potencial de reutilização e aprender a fazer compostagem. Vamos ainda falar de construção sustentável, novos materiais, espaços verdes, qualidade do ar e mobilidade suave, com atividades de laboratório.

Observações: O ISEL situa-se em Marvila, estando uma das entradas no Campus situada junto à estação de Metro de Chelas.

Local de encontro: Rua Conselheiro Emidio Navarro nº1 1959-007 Lisboa - Ponto de encontro na entrada do edificio P (alto da escadaria) Hora: 9h
Pessoa de contacto: Alexandra Rodrigues

3178. Let’s go green in the city2

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Civil (ISEL)
Responsável: Alexandra Rodrigues
Área: Físico-Química, Tecnologia
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã

Vem aprender a fazer a transição verde!

Pessoa de contacto: Alexandra Rodrigues

Estágio Esgotado

3209. Nanotecnologia em acção!

Instituição: INESC Microsistemas e Nanotecnologias
Responsável: Helena Alves
Área: Física, Tecnologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Helena Alves, Virgínia Soares

Descrição: A nanotecnologia é uma área da Ciência que está cada vez mais presente no nosso dia a dia com aplicações muitas vezes discretas, mas significativas. É fundamental para o desenvolvimento de tecnologias, estendendo a sua aplicação a campos tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial, biomédica, eletrónica e bioquímica.
É graças à nanotecnologia que é possível o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais compactos (exemplo: telemóveis, computadores, pulseiras com potencial de monitorização da saúde e deteção precoce de doenças).
Em laboratório vais aprender:
- Técnicas de nanoengenharia de dispositivos elétricos, magnéticos e biomédicos_
- Visitar uma sala limpa e compreender a sua importância_
- Fazer modelação 2D
- Fabricar nanoestruturas e nanodispostivos recorrendo a algumas das técnicas de produção de microcomponentes e nanomateriais.
- Avaliar a microestrutura e algumas propriedades dos componentes produzidos.

Os estagiários terão assim, oportunidade de se envolverem em tarefas de iniciação à nanotecnologia e da sua importância em diversas Engenharias através de aplicações lúdicas.

Local de encontro: INESC MN – Rua Alves Redol 9, 1000-029 Lisboa Hora: 9h00
Pessoa de contacto: Helena Alves

3112. Novas abordagens terapêuticas para o cancro do endométrio

Responsável: Mafalda Laranjo
Data: de 23-08-2023 a 29-08-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Mafalda Laranjo, Beatriz Serambeque

Descrição: O estudante irá acompanhar experiências com linhas celulares de cancro do endométrio e perceber de que forma é que através destes modelos celulares se pode caracterizar a doença e desenvolver novos tratamentos. O estudante irá contactar com a cultura celular e a avaliação da resposta das populações tumorais do endométrio à terapia fotodinâmica.

Observações: Se te interessas pela área da Oncobiologia e queres aprender mais sobre técnicas de cultura celular e as suas aplicações, vem conhecer o nosso laboratório e o trabalho que desenvolvemos nesta temática.

Local de encontro: Hora: Entrada do iCBR da FMUC (porta de vidro)
Pessoa de contacto: Mafalda Laranjo

Estágio Esgotado

2999. O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Responsável: Ana Delicado
Nº Alunos: 10
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Manuel Vieira, Vanessa Cunha, Marcelo Carmelo, Luísa Schmidt

Descrição: Sabes o que são, quantos são e para que servem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste estágio vais conhecer alguns a partir da perspetiva das ciências sociais.
Partimos da ideia de que não deve haver uma única pessoa que não tenha já encontrado ou visto 17 quadradinhos coloridos alinhados ao lado uns dos outros, com um desenho no meio. Quase todos saberão que os 17 quadradinhos coloridos correspondem aos célebres 17 ODS, ou melhor, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS surgiram porque a ONU, ou seja, o conjunto dos quase 200 países que existem no mundo, cujo secretário-geral é António Guterres, reconheceram a necessidade e urgência de alcançar até 2030, 17 objetivos claros, e que devem ser implementados em todos os países do mundo, orientando políticas nacionais e medidas de cooperação internacional.
Os temas e problemas são tão diversos e importantes como: a erradicação da pobreza e da fome, redução das desigualdades sociais, acesso à saúde, à educação, à água e ao saneamento, combate às alterações climáticas e à degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres, energia acessível e limpa, reforço da igualdade de género, produção e consumo responsáveis e cidades sustentáveis, novos empregos, acesso à justiça, combate à corrupção e instituições fortes que protejam os bens comuns.
Os ODS foram aprovados em 2015 e são eles que constituem a esperança para construirmos um mundo melhor para toda a Humanidade esteja ela onde estiver, tenha ela o grau de desenvolvimento que tiver, seja ela quem for. Isto porque se trata de um desenvolvimento que respeite e regenere o ambiente, invista numa economia mais verde e tenha em conta o bem-estar de todas as sociedades.
Com o apoio do Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade vais explorar as dimensões sociais de vários ODS relativos ao Planeta: Água Potável e Saneamento (ODS 6), Energias Renováveis e Acessíveis (ODS 7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13). Através de jogos e atividades desafiantes vais ficar a conhecer mais sobre este tema e experimentar as metodologias que as ciências sociais utilizam para compreender estes fenómenos.
Com especialistas do Observatório Permanente de Juventude e do Observatório das Famílias e Políticas de Família vais investigar a situação dos jovens em três ODS: Vida Saudável (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Género (ODS 5). A partir dos temas da sinistralidade rodoviária, do (in)sucesso escolar e da saúde sexual e reprodutiva, vais ficar a saber porque é que faz sentido abordar estes três ODS em conjunto e olhar para os jovens à lupa das ciências sociais.
Com os investigadores do Observatório da Qualidade da Democracia irás aprofundar os dois últimos ODS da lista: Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS 17). Com base nas ferramentas da Ciência Política, vais analisar as metas relativas a estes objetivos, bem como o seu cumprimento em diferentes geografias do mundo.
No final do estágio terás adquirido um conjunto de conhecimentos e competências que poderás utilizar nos teus projetos escolares.

Observações: O ICS localiza-se na Cidade Universitária, junto ao ISCTE e à Biblioteca Nacional. A estação de metro mais próxima é a de Entrecampos.

Local de encontro: ICS-Ulisboa, Av Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, Lisboa, Sala 2 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Delicado

2878. OleaChain: Sustentabilidade alimentar numa abordagem STEM

Responsável: Cristina Mesquita
Área: Agronomia, Sociologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristina Mesquita Cristina Ribeiro Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires

Descrição: Este estágio está incluído no projeto OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM, relacionando-as à fileira do olival. Neste estágio terás a oportunidade de explorar os processos de transformação da azeitona em azeite, através das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Este estágio irá permitir que conheças diferentes pontos da cidade de Bragança, que contactes com os laboratórios do Instituto Politécnico de Bragança e com diferentes materiais didáticos. Pretende-se que seja um estágio dinâmico, onde poderás desenvolver saberes no âmbito da robótica, pensamento computacional, nutrição e outros aplicados à educação.

Observações: O Estágio tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM.

Local de encontro: Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Cristina Mesquita, Cristina Ribeiro, Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires

3298. Parlamento Oceânico

Instituição: MARE-NOVA
Responsável: Carla Silva
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Mônica Mesquita (coord.), Daniel Oliveira, Sílvia Franco, Felipe Alvarado & Marta Torres.

Descrição: O Observatório de Literacia Oceânica, um grupo de investigação do Centro MARE, tem desenvolvido o Parlamento Oceânico com o objectivo de promover o debate sobre o oceano com toda a sociedade, nomeadamente, as entidades governamentais, instituições públicas e privadas, associações, comunidades, estudantes, investigadores, moradores, artistas. A escolha do Parlamento Oceânico vem da necessidade de se criar espaços socioculturais - movimento ativistas, não só na constituição de uma Carta do Oceano - um manifesto orgânico e em constante evolução, já iniciado em sua Primeira Sessão realizada em 2018, mas também para manter uma discussão de fronteira, alimentando uma nova consciência sobre o Direito ao Oceano. Dia 10 de julho de 2023 teremos uma sessão do Parlamento Oceânico, em sua estrutura própria criada pelo coletivo de arquitetos - Zuloark, a qual hoje se encontra nos Jardins da Biblioteca da Universidade NOVA de Lisboa, campus Caparica. Esta sessão está conectada a atividade do European Martime Day - EMD 2023, tem como tema central _O Oceano que o Oceano quer_ e será desenvolvida em português - face ao público-alvo. Teremos a presença de um facilitador, bem como quatro especialistas de diferentes áreas do saber, para que nos primeiros 20 minutos da sessão seja estabelecido um ambiente dialógico frutífero. A sessão decorrerá em 2h. Neste sentido, o estágio de uma semana no Observatório de Literacia Oceânica, cuidada pela coordenadora do mesmo - Professora Doutora Mônica Mesquita, abre-se para receber 5 alunos que, junto com a equipa do Parlamento Oceânico, vivenciará o processo final de implementação, estudará alguns requesitos necessários para desenvolver um movimento ativista pacifista, participará ativamente na escrita coletiva da Carta do Direito ao Oceano.

Observações: Horário das 10h-16h, com excepção do primeiro dia 10h-20h.
Área do estágio: Socioambiental

Local de encontro: Universidade NOVA de Lisboa/Faculdade de CIências e Tecnologia/Departamento de Ciênciase Engenharia Ambiental/Gabinete 460 Hora: 10h
Pessoa de contacto: Mônica Mesquita

2947. Passeios Químicos

Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Responsável: Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Área: Química
Investigador(es): Sérgio Rodrigues

Descrição: Se saírmos à rua, ou para trabalhar ou em passeio deparamo-nos com química. Nos nossos bolsos e em casa, mas nas rua há muitos locais e processos que evocam esta ciência. Desde os modernos centros de investigação e ensino aos edifícios históricos e nomes de ruas, até às coisas mais insignificantes. Há supresas nas referências a artes e indústrias desaparecidas e nas que podemos encontrar hoje. E nem todos as coisas que evocam química têm um local definido. Podemos encontrar química nos cheiros e sabores, na natureza e nas tecnologias e actividades humanas. Podemos deparar com histórias curiosas sobre produtos farmacêuticos ou agroquímicos. Encontrar química nos equipamentos urbanos, sinais de trânsito, pavimentos das ruas, ar condicionado, meios de transporte e, na realidade, em tudo o que nos rodeia.

Observações: na

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I, Universidade de Coimbra Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Sérgio Rodrigues

Estágio Esgotado

3208. Personalizando a saúde: descobre como os genes influenciam a resposta aos medicamentos

Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Responsável: Marlene Santos
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Marlene Santos, Ana Oliveira, Claudia Pinho, Rita Oliveira, Fernando Moreira, Patricia Correia e Renato Carvalho

Descrição: Nesta atividade prática, os estudantes vão explorar como os genes influenciam a resposta individual aos medicamentos. Com amostras biológicas, os alunos vão extrair o DNA e analisar os polimorfismos de nucleótido único (SNPs) em genes relacionados com a resposta aos medicamentos, como o gene VKORC1, responsável pela resposta à varfarina. Com o uso de softwares de análise de dados, os estudantes vão interpretar os resultados e discutir as diferenças genéticas entre eles e como essas diferenças podem influenciar a resposta individual aos medicamentos. Esta atividade vai permitir aos estudantes desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados, além de compreender como os testes genéticos podem ser usados para personalizar os tratamentos.

Local de encontro: Receção da ESS Hora: 9.30h
Pessoa de contacto: Marlene Santos

3293. Programação de Jogos Inteligentes

Instituição: NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Miguel Carlos Pacheco Afonso Goulão
Nº Alunos: 10
Área: Informática
Investigador(es): Carmen Morgado, Miguel Goulão

Descrição: O estágio _Programação de Jogos Inteligentes_ é uma introdução de várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 9º ano terão a oportunidade de aprender, durante uma semana, a construir programas para controlar pequenos robots e a desenvolver um jogo que integra conceitos de internet das coisas e inteligência artificial.

Local de encontro: Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Miguel Goulão

2795. Química no Duche

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Nelson Guerreiro Cortez Nunes
Área: Físico-Química, Química, Tecnologia
Investigador(es): Nelson Guerreiro Cortez Nunes Angela Maria Pereira Martins

Descrição: Neste estágio propomos que fiques a conhecer algumas propriedades físico-químicas de produtos de uso diário como champôs, gel de banho ou sabonete assim como poderás produzir alguns destes produtos. Sabias que quando estás rodeado de espuma durante o banho a propriedade físico-química responsável chama-se tensão superficial? E quando colocas champô na cabeça? Claro que não desejas que ele escorra imediatamente, não é? A propriedade físico-química responsável chama-se viscosidade!
Para que a tua pele não fique irritada na presença destes produtos é necessário que o pH seja adequado.
Vamos neste estágio tentar produzir alguns destes detergentes e ao mesmo tempo caracterizar e comparar as principais propriedades físico-químicas destes materiais com outros produtos comerciais como champôs e géis de banho. Também vamos tentar encontrar alguma informação disponível na bibliografia.
Desejamos que da próxima vez que estiveres no duche penses um pouco no mundo fascinante da Química e de como esta Ciência está realmente em toda a parte!

Observações: Estágio na área da Química (nível introdutório)

Local de encontro: Átrio do Edifício P do ISEL Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Nelson Nunes

2965. Radiação ionizante - medição e monitorização

Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O trabalho de estágio tem como principal objetivo mostrar aos estudantes a deteção experimental da radiação ionizante e como o fenómeno faz parte do ambiente onde vivemos. As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) apresentação do detetor Geiger-Müller e realização de algumas experiências sobre a radioatividade em ambiente laboratorial_
b) desenvolvimento de modelos para descrição quantitativa dos resultados experimentais_
c) comparação resultados obtidos com modelos teóricos propostos na literatura_
d) medição da taxas de contagens em vários pontos do campus da universidade para construção de um mapa da radiação ambiente_
e) construção do mapa e discussão sobre as semelhanças/diferença dos ambientes monitorizados.

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD: Átrio do Polo II da ECT no Campus de Quinta de Prados Hora: 10h:00min

3028. Robôs@Home :: Construir Robôs Móveis Inteligentes

Instituição: Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Paulo Jorge Sequeira Gonçalves
Nº Alunos: 8
Área: Electrónica, Informática, Robótica, Tecnologia
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paulo Jorge Sequeira Gonçalves Rodrigo Farinha Bernardo Tiago José Milheiro da Silva Erica Varela

Descrição: O objectivo do estágio é de integrar os participantes nas actividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de robótica e equipamentos inteligentes, com atividades na área dos robôs de companhia que se movem numa casa inteligente.
Para tal, serão formadas equipas que irão construir quatro robôs móveis e inteligentes para realizar tarefas de interação com humanos em casa e operações de busca e salvamento. Cada equipa irá desenhar peças para depois serem impressas em 3D ou fabricadas na oficina.
Estes robôs poderão ser posteriormente utilizados pelas escolas secundárias de proveniência dos alunos para as competições do Festival de Robótica em 2024.
Os participantes realizarão atividades com braços robôs, já existentes no laboratório. O laboratório promove estágios de verão ciência viva, desde 2005.

Local de encontro: Laboratório de Robótica, Escola Superior de Tecnologia, Avenida do Empresário, 6000-767 Castelo Branco Hora: 2:30:00 PM
Pessoa de contacto: Paulo Gonçalves

3164. Tecnologias 3D aplicada à mecânica automóvel

Responsável: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Área: Ciências da Saúde, Informática, Robótica
Investigador(es): Prof. Doutor Pedro Reis Gomes

Descrição: Esta atividade fundamenta o seu objetivo no conceito “aprender pela observação e experimentação”. Nesse sentido, propõe-se a investigação e desenvolvimento de conceitos ligados à mecânica automóvel. Através do processo denominado “Engenharia Inversa”, com o auxílio de um scanner 3D fazer a digitalização de um chassi à escala 1:24. Utilizar software 3D para reproduzir esse chassi com as alterações personalizadas de cada participante. O resultado final será imprimido em 3D.

Local de encontro: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Hora: 9h00
Pessoa de contacto: Prof. Doutor Pedro Reis Gomes

2830. Transforma os teus movimentos em energia eléctrica

Responsável: Luis Pereira
Investigador(es): Suman Nandy Guilherme Ferreira Sumita Goswami Shubham Das

Descrição: Vem ver como podes usar materiais abundantes e sustentáveis para transformar energia mecânica em energia elétrica. Irás modificar folhas de papel com outros materiais e montar o teu gerador de energia. Com a ajuda da equipa do CENIMAT e do AlmaScience irás também fazer demonstradores onde poderás por em praticas as tuas habilidades na electrónica.

decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h e inclui almoço.

Local de encontro: Edificio CENIMAT Hora: 10:00h
Pessoa de contacto: Suman Nandy

2966. TSF - Transmissão sem fios

Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia, Maria Adelaide Andrade e Armando Soares.

Descrição: O estágio tem como principal objetivo trabalhar e experimental com alguns aspetos da teoria eletromagnética utilizando os componentes de circuitos básicos (resistências, condensadores e bobinas). Para estimular a progressão partirão de circuitos básicos até aos circuitos acoplados. No final deverá ser recriada a famosa experiência de Hetz de transmissão de um sinal elétrico à distância.
As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) experiência em ambiente laboratorial com circuitos oscilatórios_
b) utilização do osciloscópio_
c) circuitos com condensadores_
d) circuitos com bobinas_
e) circuitos acoplados_
f) montagem da experiência de Hertz.

2829. Uma folha de papel pode ser um sensor

Responsável: Luis Pereira
Área: Electrónica, Física, Tecnologia
Investigador(es): Inês Cunha Madalena Roque Cristina Gaspar Mariana Peixoto

Descrição: Criar dispositivos eletrónicos recicláveis e de baixo custo é muito importante para alguns produtos de consumo intensivo como as embalagens inteligentes. A utilização de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e de tecnologias de processamento de baixo custo, como a impressão, são vitais para este objetivo.
Neste trabalho podes projetar e criar circuitos eletrónicos simples com capacidade para detetar variações da radiação ultra-violeta, de temperatura ou pH e indicar essas alterações num pequeno mostrador que muda de cor. No final verás como podes reciclar e reutilizar todos os materiais que utilizaste.

Observações: Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no CENIMAT e DCM. Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h e inclui almoço.

Local de encontro: Edifício CENIMAT Hora: 10:00h
Pessoa de contacto: Inês Cunha

Estágio Esgotado

3201. Vem aprender a preparar microvegetais!

Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Data: de 07-08-2023 a 11-08-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra, Laura Sofia da Silva Saldanha

Descrição: Lembras-te quando fizeste a experiência de plantar um feijão, para aprender como nascem as plantas, quais as suas partes, ou como se alimentam?
Afinal, além de se aprenderem esses e outros aspectos da vida das plantas, também podes tirar partido destas metodologias, para crescer em casa microvegetais, de uma forma sustentável, que podem ser colocados nas saladas ou na tua sandes preferida, juntando o útil ao agradável. Isto porque os microvegetais, sendo as primeiras folhas dos vegetais e colhidas precocemente, são bastante saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais benéficos para a saúde.
Assim, tirando partido dos conhecimentos que aprendes nas tuas aulas de ciências e de outros campos da ciência, podes produzir alguns microvegetais, de forma simples e segura, que podem ajudar a tornar algumas receitas mais ricas e económicas.

Observações: Trazer avental ou bata e calçado confortável.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30h
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

3195. Vem aprender a preparar microvegetais!

Data: de 31-07-2023 a 04-08-2023 Horário: Manhã

Observações: Trazer avental ou bata e calçado confortável.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30 h
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra

2882. Vem experimentar a Engenharia Mecânica

Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Responsável: Inês Barbosa
Área: Física, Tecnologia
Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Inês Barbosa, Ricardo Portal, André Carvalho, Afonso Leite, Mário Mendes, Pedro Marques, Joana Gaspar

Descrição: A engenharia mecânica é uma engenharia de vasta aplicabilidade, desde o projeto de sistemas mecânicos às aplicações biomédicas. Neste estágio, os alunos vão poder entrar no papel de um engenheiro mecânico e realizar diferentes tarefas que lhes permitirão ficar a conhecer algumas das valências da engenharia mecânica. Desde a conceção à impressão 3D de um objeto, à construção e teste de estruturas, à automação de sistemas e ao estudo do movimento, os alunos poderão ver a engenharia mecânica de diferentes perspetivas.

Observações: No primeiro dia, os estagiários deverão dirigir-se ao átrio principal do ISEL pelas 9h15, onde o responsável do estágio os esperará. Os estagiários serão previamente contactados no sentido de lhes transmitir informações mais detalhadas.

Local de encontro: átrio principal do ISEL Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Inês Barbosa

3168. Vem monitorizar os teus Biossinais com elétrodos feitos por ti

Responsável: Joana Vaz Pinto
Área: Ciências da Saúde, Electrónica, Física, Físico-Química, Tecnologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Joana V. Pinto, Tomás Pinheiro, Joana Neto, Maria Morais, Rui André

Descrição: Que tal a ideia de criar tatuagens feitas de materiais condutores para medir os sinais produzidos pelo teu corpo? Não é fantasia, no CENIMAT conseguimos fazer elétrodos para medir biossinais em substratos transparentes e muito finos. Convidamos-te neste estágio a desenhar elétrodos com a forma que quiseres e a ver o sinal dos teus músculos ou até mesmo do teu coração. Irás ter a oportunidade de desenhar os elétrodos usando programas próprios, produzi-los em substratos sustentáveis como o papel e a transferi-los para substratos transparentes e flexíveis. Neste estágio trabalharás com lasers para produzir os teus elétrodos em substratos de papel e com tintas condutoras.

Local de encontro: Edifício CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Tomás Pinheiro

Estágio Esgotado

2972. Vem plantar uma mini-horta numa garrafa!

Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: A multiplicação vegetativa in vitro é uma metodologia muito útil de propagação de plantas, quando estas apresentam dificuldades de multiplicação, devido a constrangimentos biológicos variados. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que os jovens preparam meios de cultura, desınfectam material vegetal e colocam os explantes em cultura. A par destas actividades, os jovens verão material em diferentes fases do desenvolvimento. Os jovens executarão também a última fase da cultura in vitro, que é a aclimatização, que consiste na passagem do material dos recipientes com meio de cultura para uma mistura de solo, em condições de humidade controlada. Assim, com um conjunto de actividades muito simples, os jovens tomam contacto com uma importante ferramenta da produção e melhoramento vegetal. Paralelamente às actividades a desenvolver, os jovens prepararão a sua mini-horta numa garrafa, que levarão no final no estágio, o que lhes permitirá acompanhar o desenvolvimento do material que eles próprios cultivaram.

Observações: Trazer bata e calçado fechado confortável.
O estágio contempla o fornecimento de almoço para os jovens.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Pinto Sintra

2964. “O Lápis da Natureza”: Processos fotográficos alternativos

Responsável: Adelaide Andrade
Área: Biologia, Física, Físico-Química
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Adelaide Andrade Armando Soares Marco Naia António Luis Crespí

Descrição: Neste estágio, os participantes terão a oportunidade de aprender, explorar e experimentar alguns processos fotográficos históricos e alternativos que permitem a criação de imagens fotográficas sem recurso a uma câmara fotográfica. O objetivo é criar um herbário alternativo representativo das espécies botânicas que podem ser encontradas no Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Durante o estágio serão abordados três processos fotográficos:
• “Lumen print”: técnica que permite a criação de imagens fotográficas colocando objetos (em geral, materiais orgânicos, como flores, folhas, frutas e vegetais) em contacto direto com um material fotossensível (em geral, papel fotográfico preto e branco) e expondo-os à luz solar.
• Fitografia: processo que de obtenção de imagens fotográficas baseada na interação entre as propriedades fitoquímicas das plantas e as emulsões fotoquímicas que constituem as películas e os papéis fotográficos.
• Antotipia: técnica fotográfica totalmente ecológica que envolve a utilização de pigmentos orgânicos de origem vegetal (flores, folhas, frutos e até especiarias) para preparar uma emulsão que é depositada em papel de aguarela para criar um substrato fotossensível para impressão fotográfica.
Os participantes utilizarão amostras botânicas (plantas, folhas e flores, entre outras) recolhidas no Jardim Botânico da UTAD para criar as suas próprias imagens com base nos processos abordados. Com as imagens assim obtidas será criado, por cada participante, um pequeno fotolivro.
Estágio realizado com a colaboração do Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD.
Os participantes devem trazer bata.

Observações: Os participantes devem trazer bata.

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD: Átrio do Polo II da ECT no Campus da UTAD Hora: 11h 00 min