Listagem de Estágios

Informática

3162. Análise Computacional de Biomoléculas

Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Área: Biologia, Física, Informática, Química
Investigador(es): Norberto Jorge Gonçalves

Descrição: Queres explorar o funcionamento interno da própria vida? Com a análise computacional de biomoléculas, pode utilizar o seu computador para estudar as estruturas e processos complexos dos organismos vivos, desde o ADN às proteínas e às células inteiras!
A análise computacional de biomoléculas é um domínio em rápido crescimento que combina a informática, a biologia e a química para compreender os mecanismos fundamentais da vida. Utilizando ferramentas computacionais como simulações de dinâmica molecular, mecânica quântica e bioinformática, é possível estudar o comportamento das biomoléculas a nível atómico, prever as suas interacções e conceber novos medicamentos e terapias.
Este domínio é crucial para muitas áreas de investigação, incluindo a descoberta de medicamentos, a biotecnologia e a medicina personalizada. Ao tornar-se um cientista computacional, pode ajudar a compreender melhor o corpo humano e a desenvolver novos tratamentos para doenças.
Por isso, se quiser usar o computador para explorar os mistérios da vida, junte-se hoje ao excitante campo da análise computacional de biomoléculas!

Se quiseres regressar com todo o ambiente compuacional que vais usar e puderes, trás o teu computador pessoal.

Local de encontro: Entrada Pólo II, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Hora: 9:00

2870. Aprender com Robótica

Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Paulo Leitao
Área: Informática, Robótica
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paulo Leitao_ Victoria Melo_ Gustavo Funchal_ Alexandre Oliveira Junior

Descrição: Pretende-se com esta ação disseminar a aprendizagem de robótica móvel usando a plataforma educacional Lego MindStorms, motivando os alunos para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica e computação.
Cada aluno terá que construir um robô móvel e autónomo usando a plataforma Lego MindStorms e programá-lo devidamente para executar algumas tarefas, como a de seguir uma pista marcada no chão, resolver um pequeno labirinto ou jogar futebol.

Observações: Receção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança

Local de encontro: CeDRI Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Paulo Jorge Pinto Leitao

3188. Ciência dos Dados - Histórias Que Os Dados Escondem

Responsável: Maria de Fátima Pacheco
Área: Informática, Matemática
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria de Fátima Pacheco, Ana Pereira, Florbela Fernandes, Beatriz Flamia Azevedo, Felipe Gimenez

Descrição: Neste estágio, os estudantes aprenderão a ser exploradores de dados, integrados num projeto de investigação em curso (iMath - An Intelligent System to Learn Mathematics) e terão a oportunidade de desenvolver a sua compreensão dos principais conceitos da ciência de dados e machine learning - pre-processamento, análise de dados, amostragem, correlação/causalidade - através de ferramentas gratuitas disponíveis online, tais como Google Sheets, Knime ou Python. No final do estágio os alunos terão adquirido competências para a elaboração e avaliação de argumentos baseados em dados e maior consciência do poder dos dados na sociedade.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9.30h
Pessoa de contacto: Maria de Fátima Pacheco, Felipe Gimenez

3161. Ciências dos Dados

Área: Biologia, Ciências da Saúde, Física, Informática, Matemática
Investigador(es): Norberto Jorge Gonçalves e Maria Adelaide Andrade

Descrição: Quer tornar-se um detective da era digital? Com a ciência dos dados, pode utilizar as suas capacidades analíticas para descobrir informações a partir de grandes quantidades de dados e ajudar a tomar melhores decisões para empresas e organizações!
A ciência dos dados é um domínio multidisciplinar que combina estatística, informática e conhecimentos especializados para extrair conhecimentos dos dados. Ao utilizar técnicas como a aprendizagem automática, a extracção de dados e a visualização de dados, pode analisar conjuntos de dados grandes e complexos para revelar padrões, tendências e correlações que podem não ser visíveis a olho nu.
No mundo de hoje, os dados estão em todo o lado, desde as redes sociais às compras online e aos registos médicos. Ao tornar-se um cientista de dados, pode ajudar as organizações a compreender os seus clientes, optimizar as suas operações e tomar decisões informadas. Isto faz com que a ciência dos dados seja uma competência muito procurada em muitos sectores, incluindo finanças, saúde e tecnologia.
Por isso, se gosta de resolver puzzles e quer ter um impacto no mundo real com as suas competências analíticas, junte-se hoje ao empolgante campo da ciência de dados!

Observações: Vem disfrutar do ambiente académico único que é o campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o seu Jardim Botânico.Bem como, desta cidade acolhedora que é Vila Real com o seu grande espaço verde que é o Parque Corgo com o seu ambiente florestal e espçao cultural.

3160. Computação Científica

Nº Alunos: 3
Área: Biologia, Física, Informática
Data: de 16-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Norberto Jorge Gonçalves e Maria Adelaide Andrade

Descrição: Tens curiosidade em saber como podemos utilizar os computadores para resolver problemas complexos em ciência e engenharia? Com a computação científica, podes explorar os mistérios do universo, prever a propagação de doenças e conceber materiais avançados para um mundo melhor!
Ao aprender a programar em linguagens como Python, pode utilizar ferramentas computacionais para analisar dados, criar simulações e visualizar fenómenos científicos. Estas competências são essenciais para muitos domínios, incluindo a física, a biologia, a química e a engenharia.
Além disso, a computação científica é uma competência valiosa para o futuro. À medida que a tecnologia continua a avançar, haverá uma procura crescente de profissionais capazes de utilizar métodos computacionais para resolver problemas do mundo real.
Por isso, se queres explorar as fronteiras da ciência e adquirir competências valiosas para o futuro, junta-te hoje ao excitante mundo da computação científica!

2970. Da experimentação à simulação: aerodinâmica

Responsável: Armando da Assunção Soares
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Armando Soares, Adelaide Andrade, Liliana Caramelo e Marco Naia

Descrição: O estágio consiste na demonstração e automatização de uma experiência de engenharia, e na validação de um modelo computacional do fenómeno observado. Com esta experiência pretende-se testar/automatizar uma experiência para medir as diferenças de pressão sobre objetos aerodinâmicos. Os estagiários irão lidar com conceitos de dinâmica de fluidos, eletrónica e informática/programação. A automatização é feita com recurso a placas de arduino. As simulações computacionais são realizadas nos computadores pessoais dos alunos.

Observações: Da experimentação à simulação: aerodinâmica

Local de encontro: F3.24, Dep Fisica (Polo II ECT-UTAD) Hora: 11h:30
Pessoa de contacto: Armando Soares

2969. Da experimentação à simulação: Eletromecânica

Responsável: Armando da Assunção Soares
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Armando Soares, Marco Naia. Adelaide Andrade e Liliana Caramelo

Descrição: O estágio consiste na demonstração e automatização de uma experiência de engenharia, e na validação de um modelo computacional do fenómeno observado. Com esta experiência pretende-se automatizar um circuito fechado de água e idealizar/realizar uma experiência para medir uma força electroestática criada por fricção. Os estagiários irão lidar com conceitos de dinâmica de fluidos, electrostática, eletrónica e informática/programação. A automatização é feita com recurso a placas de arduino. As simulações computacionais são realizadas nos computadores pessoais dos alunos.

Observações: Da experimentação à simulação: Eletromecânica

Local de encontro: F3.24, Dep Fisica (Polo II ECT-UTAD) Hora: 11h:30
Pessoa de contacto: Armando Soares

2867. Desenvolvimento de Throttle Quadrant para cockpit Airbus A320

Responsável: José Augusto Carvalho
Investigador(es): José Augusto Carvalho

Descrição: O Instituto Politécnico de Bragança está a desenvolver uma réplica de um cockpit de aeronaves Airbus A32x. O cockpit consiste no conjunto de módulos que compõem os sistemas do avião. Estes sistemas estão ligados através de redes de comunicação Ethernet e CAN de forma a comunicarem entre si e o simulador de voo XPlane. Neste estágio propõe-se o desenvolvimento de uma interface física para comando da potência dos motores do Airbus A32x.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: José Augusto Carvalho

2883. Modelação Digital 3D - MD3D

Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Responsável: José Alberto Rodrigues
Área: Informática, Matemática, Tecnologia
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): José Alberto Rodrigues, Amélia Loja, André Carvalho

Descrição: A modelação digital 3D traduz-se na construção de um modelo tridimensional, com recurso a um software baseado em modelos matemáticos de representação. A evolução sentida nas últimas décadas nos softwares permite trabalhar, quer na criação de novos objetos, quer na reprodução de objetos existentes, o designado procedimento de engenharia inversa.
Estes progressos beneficiam as indústrias que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais, ou até mesmo a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema.
Neste estágio acompanharemos, com a utilização de diversos softwares, os processos desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D, simulando o processo de criação industrial.

Local de encontro: Átrio do edifício P (edifício principal) Hora: 9:15
Pessoa de contacto: José Rodrigues

3141. Organização e controlo da produção: do artesão à linha de produção

Responsável: Maria Clara Bento Vaz
Área: Informática, Tecnologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário:
Investigador(es): Maria Clara Vaz, Paulo Leitão

Descrição: Neste estágio, os estudantes aprenderão os princípios de organização e controlo de processos de fabrico através da simulação de vários cenários, recorrendo a um jogo da produção, onde serão aplicados os principais conceitos de gestão de operações que visam um desempenho eficaz, sustentável e eficiente. Nos vários cenários, os alunos poderão participar ativamente, assumindo os vários papeis no jogo de produção desde o artesão à sua integração nos centros de trabalho de uma linha de produção. No final do estágio os alunos terão adquirido competências de apoio à organização, coordenação e controlo de atividades que utilizam diferentes recursos e na obtenção de indicadores de desempenho de processo.

Local de encontro: Receção da ESTiG-IPB Hora: 9:30 ou 14:30 (conforme o programa do primeiro dia)
Pessoa de contacto: Maria Clara Vaz

3293. Programação de Jogos Inteligentes

Instituição: NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Miguel Carlos Pacheco Afonso Goulão
Nº Alunos: 10
Anos:
Área: Informática
Investigador(es): Carmen Morgado, Miguel Goulão

Descrição: O estágio _Programação de Jogos Inteligentes_ é uma introdução de várias áreas da computação através da construção de programas. Os alunos do 9º ano terão a oportunidade de aprender, durante uma semana, a construir programas para controlar pequenos robots e a desenvolver um jogo que integra conceitos de internet das coisas e inteligência artificial.

Local de encontro: Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Miguel Goulão

3028. Robôs@Home :: Construir Robôs Móveis Inteligentes

Instituição: Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Paulo Jorge Sequeira Gonçalves
Nº Alunos: 8
Anos: 10º, 11º, 12º,
Área: Electrónica, Informática, Robótica, Tecnologia
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paulo Jorge Sequeira Gonçalves Rodrigo Farinha Bernardo Tiago José Milheiro da Silva Erica Varela

Descrição: O objectivo do estágio é de integrar os participantes nas actividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de robótica e equipamentos inteligentes, com atividades na área dos robôs de companhia que se movem numa casa inteligente.
Para tal, serão formadas equipas que irão construir quatro robôs móveis e inteligentes para realizar tarefas de interação com humanos em casa e operações de busca e salvamento. Cada equipa irá desenhar peças para depois serem impressas em 3D ou fabricadas na oficina.
Estes robôs poderão ser posteriormente utilizados pelas escolas secundárias de proveniência dos alunos para as competições do Festival de Robótica em 2024.
Os participantes realizarão atividades com braços robôs, já existentes no laboratório. O laboratório promove estágios de verão ciência viva, desde 2005.

Local de encontro: Laboratório de Robótica, Escola Superior de Tecnologia, Avenida do Empresário, 6000-767 Castelo Branco Hora: 2:30:00 PM
Pessoa de contacto: Paulo Gonçalves

3165. Sensor inteligente para monitorização de temperatura

Instituição: Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI), Universidade Lusíada-Norte
Responsável: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Anos: 12º
Área: Informática
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Prof. Doutor Rui Lima

Descrição: A operacionalidade do centro de dados de uma instituição depende dos sistemas de refrigeração de ar. O objetivo é projetar um sistema que seja capaz de monitorizar algumas variáveis ambientais em tempo real, tais como a temperatura. O sistema final deverá ainda recolher os dados, bem como enviar alertas por email.

Local de encontro: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Hora: 10h00
Pessoa de contacto: Prof. Doutor Rui Lima

3164. Tecnologias 3D aplicada à mecânica automóvel

Responsável: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão
Anos: 10º, 11º, 12º,
Área: Ciências da Saúde, Informática, Robótica
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Prof. Doutor Pedro Reis Gomes

Descrição: Esta atividade fundamenta o seu objetivo no conceito “aprender pela observação e experimentação”. Nesse sentido, propõe-se a investigação e desenvolvimento de conceitos ligados à mecânica automóvel. Através do processo denominado “Engenharia Inversa”, com o auxílio de um scanner 3D fazer a digitalização de um chassi à escala 1:24. Utilizar software 3D para reproduzir esse chassi com as alterações personalizadas de cada participante. O resultado final será imprimido em 3D.

Local de encontro: Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Hora: 9h00