Listagem de Estágios

Agronomia

3121. À descoberta do ADN de variedades antigas

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Isaura Castro
Investigador(es): Isaura Castro, Márcia Carvalho

Descrição: Sabias que te podes alimentar de _Lagarto_, _Carrasco_, _Fradinho_, _Chicharo_, _Porta-da-Loja_, _Gigante-do-Douro_, _Focinho-de-Burro_, _Sangue-de-Boi_, _Rabo-de-Ovelha_ e _Esgana-
Cão_? Estes são alguns exemplos de variedades menos conhecidas de melão, feijão-frade, maçã e videira que correm o risco de desaparecer. É muito importante o seu estudo e preservação. O estudo do seu ADN faz parte integrante desta estratégia de conservação das variedades antigas de alimentos que consumimos no dia-a-dia de forma a promover a sua produção e consumo. O que te propomos é extrair e observar ADN de algumas destas variedades. Terás oportunidade de realizar as metodologias de extração de ácidos nucleicos, eletroforese e amplificação por PCR e discutir os resultados com investigadores.

Observações: Necessário bata.
Oferta de almoços.

Local de encontro: Capela da UTAD Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Isaura Castro_ Márcia Carvalho

3192. A Química na nossa Vida

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Maria Isabel Godinho
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Físico-Química, Química
Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Isabel Godinho, Hugo Silva, Nelson Silva, Manuel Matos

Descrição: A Química é uma ciência da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Como exemplos podemos considerar a nossa higiene diária, na qual utilizamos produtos fabricados por processos químicos, o nosso pequeno almoço em que os iogurtes e os cereais que comemos são preparados em indústrias químicas ou a roupa que vestimos que é fabricada com têxteis e tingida com corantes preparados quimicamente. Mesmo na determinação de parâmetros clínicos que permitem avaliar o nosso estado de saúde, as análises químicas e as bioanálises estão sempre presentes. Em suma, estamos diariamente acompanhados pela química que nos ajuda a ter uma vida mais saudável, saborosa e confortável. Neste estágio realizaremos a análise e caracterização química de produtos importantes para o nosso dia-a-dia assim como de amostras biológicas em que determinaremos alguns parâmetros clínicos importantes para a nossa saúde. Para o efeito irás utilizar as técnicas de análise que os químicos usam nos seus laboratórios. Analisaremos, por exemplo, o flúor na pasta dos dentes, o ferro em águas de diferentes proveniências ou o teor de sódio e potássio na tua própria urina. Ficarás assim a saber como são analisados os produtos que usas todos os dias e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Ficarás também a conhecer o que faz e como faz um químico na sua rotina diária. A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás porque esta é uma ciência essencial para todos nós.

Observações: _A química passará assim a ter menos segredos para ti e perceberás porque esta é uma ciência essencial para todos nós_

Local de encontro: ISEL - átrio principal Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Maria Isabel Godinho

Estágio Esgotado

3194. Aplicações de ferramentas biotecnológicas no melhoramento e conservação da videira

Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra, Laura Sofia da Silva Saldanha

Descrição: Os jovens tomarão contacto com algumas das biotecnologias utilizadas no melhoramento da videira, como a micropropagação, a indução e expressão de embriogénese somática, a duplicação cromossómica e os métodos de conservação in vitro.
Os jovens integrar-se-ão nos trabalhos de investigação a decorrer no laboratório, realizando algumas das actividades em curso: preparação de meios de cultura, esterilização de material diverso e manipulação de explantes e culturas de videira em condições de assepsia. Além de estabelecer material em cultura, observarão diversos tipos de cultura in vitro de videiras, como calos embriogénicos, embriões somáticos em diferentes estádios de desenvolvimento e plântulas obtidas por germinação de embriões somáticos ou resultantes de micropropagação.
Dada o importante e único património genético das videiras portuguesas, importa conhecer a sua importância como fonte de variabilidade para a selecção e conhecer os métodos actualmente existentes para a sua conservação, particularmente numa altura em que as alterações climáticas o colocam em perigo. Desta forma, os jovens irão igualmente experimentar as metodologias de alguns dos métodos de conservação in vitro (em meio mínimo ou envolvendo encapsulação e crescimento a baixa temperatura) actualmente utilizados.

Observações: Trazer bata e calçado fechado confortável.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 10 h

2971. Como transferir genes para plantas à boleia do Agrobacterium tumefaciens

Data: de 24-07-2023 a 28-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra_ Laura Sofia da Silva Saldanha

Descrição: A engenharia genética constitui uma metodologia cada vez mais utilizada no estudo da função dos genes nas plantas, bem como no seu melhoramento de plantas. O Agrobacterium tumefaciens é uma bactéria muito útil neste processo, dada a sua capacidade natural de transferir genes para plantas.
Os jovens terão contacto com algumas técnicas utilizadas na engenharia genética de plantas, nomeadamente o crescimento das culturas bacterianas, a cocultura de Agrobacterium tumefaciens com discos foliares ou folhas da planta de tabaco (planta modelo), a eliminação ulterior da agrobactéria e a aplicação de métodos de selecção de células geneticamente modificadas, com vista à regeneração de plantas geneticamente modificadas. Os jovens terão oportunidade de observar a expressão do gene repórter utilizado, através de um método histoquímico de detecção da expressão transiente da enzima produzida.

Assim, este estágio permitirá tomar contacto directo com esta metodologia muito útil e central em numerosas áreas de investigação, através da realização dos passos fundamentais do processo.

Observações: Trazer bata e calçado fechado confortável.
O estágio contempla o fornecimento de almoço para os 3 jovens. Eventualmente, existe a possibilidade de alojamento e jantar para 2 jovens..

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 10:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Pinto Sintra

3157. Conhecendo o solo: como estudar e conservar

Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Tomás de Figueiredo
Área: Agronomia, Biologia, Geografia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Tomás de Figueiredo, Ana Caroline Royer, Arthur Aparecido Janoni Lima, Renecleide Viana dos Santos, Tamires Bertocco

Descrição: O solo é um recurso natural não renovável a escala da vida humana. Um centímetro de solo pode demorar mais de 1000 anos a formar-se e, portanto, é necessário conservar o solo para não comprometer o fornecimento dos serviços de ecossistema que o solo nos oferece. A erosão é um dos principais fenómenos que leva a perda de solo. A presença de cobertura vegetal tem um papel fundamental na prevenção da erosão, já que confere proteção direta ao solo e aumenta a sua capacidade de retenção e de infiltração da água.
Durante o estágio no laboratório de física dos solos, abordaremos conceitos sobre a formação do solo, suas características físicas, químicas e biológicas e sua importância para o meio ambiente. Veremos que há muitos tipos de solos, e como devemos proteger cada um. Demonstraremos como coletar solo e realizar algumas análises básicas de humidade, densidade e permeabilidade. Realizaremos práticas sobre o fenómeno da erosão do solo, através de simulações de chuva. Com isso, vamos permitir que os participantes observem o papel protetor da vegetação no solo e sua importância para conservar os solos. Dessa forma poderão analisar quais os efeitos sobre a capacidade de infiltração da água, sobre a perda de solo e sobre como conservar o solo.
Também vamos falar sobre a matéria orgânica e o seu papel fundamental na manutenção da saúde do solo. Daremos um passeio pela horta do IPB e verificaremos na prática como o uso de compostos ricos em matéria orgânica aumentam a produtividade e melhoram a estrutura e a qualidade dos solos.
Vamos _sujar as mãos_ com solo? Esperamos você!

Observações: Os alunos deverão trazer bata para uso em laboratório e roupa adequada (calçado fechado) para saídas de campo. Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habitação.

Local de encontro: Centro de Investigação de Montanha (CIMO) Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Tomás de Figueiredo, Ana Caroline Royer, Arthur Aparecido Janoni Lima, Renecleide Viana dos Santos, Tamires Bertocco

Estágio Esgotado

2987. Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Sandra Simões
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Química, Tecnologia
Investigador(es): Sandra Simões, Manuela Carvalheiro

Descrição: O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.

Observações: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Gama Pinto, 1649-003 Lisboa

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Sandra Simões

2846. CSI HONEY – Vem descobrir a origem do mel de melada de carvalho

Responsável: Soraia
Área: Agronomia, Biologia, Físico-Química, Química
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Soraia Falcão Miguel Vilas Boas Filipe Freitas Mariline Borges

Descrição: Quando pensamos em mel, associamos a sua origem ao néctar das flores. Sabias, que nem só de néctar as abelhas produzem mel, também podem usar secreções de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores que permanecem nas partes vivas das plantas, sendo estes chamados méis de melada. Com uma cor mais escura e um aroma único, os méis de melada são mais ricos em compostos bioativos que lhes conferem uma maior atividade terapêutica. Dadas estas características, o interesse do consumidor por este tipo de mel tem vindo a aumentar, o que se reflete no seu maior valor comercial. O carvalho é considerado como uma fonte botânica deste tipo de mel, tanto através dos seus exsudados vegetais como das secreções produzidas pelos insetos que fazem o seu ciclo de vida nesta árvore. Para evitar adulterações e aumentar seu valor comercial, é fundamental encontrar características específicas associadas a este tipo de mel, para isso a determinação da sua origem é fundamental para construir o bilhete de identidade deste mel, determinando sua origem botânica.
Este estágio tem como objetivo caracterizar o mel de melada de carvalho Quercus pyrenaica através da identificação de compostos marcadores, que nos vão dar pistas acerca da origem porque são únicos para este tipo de mel. Além do mais vais poder recolher e identificar os insetos presentes nos carvalhos, que produzem melada, de forma a poder diferenciar a origem do mel.
Para isso, vais analisar os compostos fenólicos e voláteis (aroma) de méis de melada do Parque Natural de Montesinho, provenientes de colmeias localizadas em zonas de carvalhos. Após a extração, os compostos serão analisados por técnicas cromatográficas. Para a identificação dos insetos produtores de melada, terás a oportunidade de fazer uma visita de campo ao Parque Natural de Montesinho e aprender a colocar armadilhas, a recolher os insetos e depois a identificá-los no laboratório.
Candidata-te e vem conhecer o fascinante mundo dos produtos da colmeia, em especial o mel e descobrir que há muito mais na origem do mel que as flores.

Observações: Os alunos deverão trazer bata para uso em laboratório e roupa adequada para saídas de campo. Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habitação.

Pessoa de contacto: Soraia Falcão

Estágio Esgotado

3153. CSI no Instituto Superior de Agronomia: Quem é o suspeito?

Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Isabel Marques
Área: Agronomia, Biologia, Físico-Química
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Isabel Marques, Ana Rodrigues

Descrição: Um passeio pela verde Tapada da Ajuda revela um cadáver. E agora? O que aconteceu e como podemos investigar?
Semelhante a uma Investigação Criminal Humana, as plantas florestais também deixam vestígios. Observar esses vestígios pode dizer de que espécie é e, possivelmente, há quanto tempo está lá. Este é o mote de partida para integrar os estagiários nas atividades metodológicas do Centro de Estudos Florestais. Serão realizadas atividades bioquímicas, fisiológicas e moleculares que permitirão os estagiários conhecer as distintas atividades realizadas com plantas florestais. Algumas das metodologias que vão ser realizadas são muito utilizadas na certificação da boa qualidade das plantas florestais.

Local de encontro: Átrio de entrada do Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Isabel Marques_ Ana Paula Dias Rodrigues

2991. Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção

Instituição: Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) - FCT NOVA
Responsável: Carlos Galhano
Área: Agronomia, Biologia, Físico-Química, Geologia, Tecnologia
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carlos Galhano José António Joaquim Simão Nuno Leal Lígia Castro Pedro Lamas Paulo Legoinha Ana Paula Silva Paulo Caetano

Descrição: No âmbito de investigações em curso e de atividades do Departamento de Ciências da Terra (FCT NOVA), propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as águas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respetiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspetos da extração desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado.

Observações: O estágio inclui o almoço para todos os participantes bem como eventuais saídas de campo.

Local de encontro: Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA no Campus de Caparica Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carlos Galhano

3154. Do olival ao copo

Responsável: Filipe Madeira
Investigador(es): Filipe Madeira, Nuno Rodrigues, Isabel Rodrigues

Descrição: Em Trás-os-Montes, a oliveira é uma das principais culturas com uma grande importância ao nível socioeconómico, paisagístico e cultural. A preservação deste ecossistema, onde podemos encontrar variedades de oliveiras tradicionais e centenárias aliado ao modo de produção sustentável faz com que nesta região se produzam azeites de alta qualidade. Para que isso continue a acontecer é necessário assegurar a passagem de conhecimento entre gerações. Desta forma no estágio de verão queremos brindar os nossos jovens participantes com experiências que vão desde o olival ao copo. Os participantes terão atividades em campo onde poderão aprender a distinguir variedades de oliveiras típicas da região, ver árvores centenárias, conhecer os principais _inimigos e amigos_ da cultura, aprender a identificá-los e quais os métodos que se usam para combatê-los. Em laboratório os participantes terão a oportunidade de aprender o que é um azeite, e de que forma podemos caracterizá-lo. Quais os principais atributos (aromas e sabores) que podemos encontrar no azeite. Poderão também ver e desenvolver novos produtos à base de azeite. Esta experiência permitirá aos participantes aprender sobre um dos alimentos mais nobres da dieta mediterrânea, o AZEITE.

Pessoa de contacto: Filipe Madeira

2973. Micropropagar plantas medicinais, e depois?

Responsável: Fernanda Maria Madaleno Rei Tomás Leal Santos
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Fernanda Maria Madaleno Rei Tomás Leal Santos / Suzanna Correia

Descrição: Sabias que aproximadamente ¼ dos medicamentos que tomamos são obtidos de plantas medicinais?
Vem aprender como podemos multiplicar essas plantas, para as ter disponíveis durante todo o ano e não estarem em perigo de extinção devido à elevada procura. Vem conhecer alguns dos metabolitos secundários a partir dos quais se preparam os medicamentos e saber como podemos extraí-los das plantas.

Observações: Recomenda-se que os participantes tragam bata e calçado confortável para caminhar.

Local de encontro: UTAD, Edificio Blocos Laboratoriais sala A0.09 Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Fernanda Maria Madaleno Rei Tomás Santos

2878. OleaChain: Sustentabilidade alimentar numa abordagem STEM

Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Cristina Mesquita
Área: Agronomia, Sociologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristina Mesquita Cristina Ribeiro Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires

Descrição: Este estágio está incluído no projeto OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM, relacionando-as à fileira do olival. Neste estágio terás a oportunidade de explorar os processos de transformação da azeitona em azeite, através das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Este estágio irá permitir que conheças diferentes pontos da cidade de Bragança, que contactes com os laboratórios do Instituto Politécnico de Bragança e com diferentes materiais didáticos. Pretende-se que seja um estágio dinâmico, onde poderás desenvolver saberes no âmbito da robótica, pensamento computacional, nutrição e outros aplicados à educação.

Observações: O Estágio tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM.

Local de encontro: Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Cristina Mesquita, Cristina Ribeiro, Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires

2853. Plantas aromáticas: do laboratório ao prato

Responsável: Maria Manuela Outeiro Correia de Matos
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Manuela do Outeiro Correia de Matos Fernanda Leal Ana Cláudia Coelho Marlene Santos Suzana Correia

Descrição: Como sabes as plantas aromáticas têm cada vez mais interesse para a área alimentar, sendo muito procuradas por produtores e consumidores, pois além de dar cor e sabor aos cozinhados, são importantes aliadas da saúde. Vem conhecer algumas das plantas aromáticas mais utilizadas, estudar a sua diversidade através da análise do seu DNA, confirmar as suas propriedades antimicrobianas e aprender como podemos produzi-las em laboratório e como tê-las disponíveis durante todo o ano, à “distância de um clique”, para usarmos em cozinha gourmet.

Observações: Atividade prática laboratorial

Local de encontro: UTAD, Blocos Laboratoriais , Gabinete A0.03 Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Maria Manuela Outeiro Correia de Matos

2936. Produtos Naturais - extracção e avaliação de propriedades biológicas

Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Responsável: Paula Castilho
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Físico-Química, Química
Investigador(es): Paula Castilho Rui Ferreira

Descrição: Os compostos obtidos a partir de diversas plantas aromáticas podem ser usados para combater pragas agrícolas como fungos e insectos. Neste estágio, vamos recolher plantas já identificadas como fungicidas e repelentes de insectos prejudiciais, secá-las de forma controlada e obter extractos alcoolicos e voláteis. Vamos identificar os componentes maioritários por técnicas simples e avaliar a sua toxicidade sobre organismos modelo. O estágio envolve algum trabalho de campo fora das instalações da Universidade.

Observações: Produtos Naturais - extracção e avaliação de propriedades biológicas
Trazer bata

Local de encontro: Sala 0.57 do Campus Universitário da Penteada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Paula Cristina Castilho

2992. Vamos fazer cerâmica ecológica com ovos e café

Responsável: Carlos Galhano
Área: Agronomia, Biologia, Físico-Química, Geologia, Tecnologia
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carlos Galhano Joaquim Simão José António Pedro Lamas Eduarda Ferreira Miguel Freitas

Descrição: Os alunos terão a experiência de executar peças cerâmicas recorrendo ao uso de cascas de ovos e borras de café, que normalmente são colocadas no lixo orgânico. Vamos por isso, fazer tijolos e peças cerâmicas ecológicas e sustentáveis.

Observações: Local: Departamento de Ciências da Terra - Edificio IX - junto da Estátua.

Local de encontro: Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA Hora: 10:45
Pessoa de contacto: Carlos Galhano

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

3195. Vem aprender a preparar microvegetais!

Data: de 31-07-2023 a 04-08-2023 Horário: Manhã

Descrição: Lembras-te quando fizeste a experiência de plantar um feijão, para aprender como nascem as plantas, quais as suas partes, ou como se alimentam?
Afinal, além de se aprenderem esses e outros aspectos da vida das plantas, também podes tirar partido destas metodologias, para crescer em casa microvegetais, de uma forma sustentável, que podem ser colocados nas saladas ou na tua sandes preferida, juntando o útil ao agradável. Isto porque os microvegetais, sendo as primeiras folhas dos vegetais e colhidas precocemente, são bastante saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais benéficos para a saúde.
Assim, tirando partido dos conhecimentos que aprendes nas tuas aulas de ciências e de outros campos da ciência, podes produzir alguns microvegetais, de forma simples e segura, que podem ajudar a tornar algumas receitas mais ricas e económicas.

Observações: Trazer avental ou bata e calçado confortável.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30 h

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

3201. Vem aprender a preparar microvegetais!

Data: de 07-08-2023 a 11-08-2023 Horário: Manhã

Observações: Trazer avental ou bata e calçado confortável.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30h

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

2972. Vem plantar uma mini-horta numa garrafa!

Data: de 26-06-2023 a 30-06-2023 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: A multiplicação vegetativa in vitro é uma metodologia muito útil de propagação de plantas, quando estas apresentam dificuldades de multiplicação, devido a constrangimentos biológicos variados. Este estágio permite um primeiro contacto prático com estas metodologias, em que os jovens preparam meios de cultura, desınfectam material vegetal e colocam os explantes em cultura. A par destas actividades, os jovens verão material em diferentes fases do desenvolvimento. Os jovens executarão também a última fase da cultura in vitro, que é a aclimatização, que consiste na passagem do material dos recipientes com meio de cultura para uma mistura de solo, em condições de humidade controlada. Assim, com um conjunto de actividades muito simples, os jovens tomam contacto com uma importante ferramenta da produção e melhoramento vegetal. Paralelamente às actividades a desenvolver, os jovens prepararão a sua mini-horta numa garrafa, que levarão no final no estágio, o que lhes permitirá acompanhar o desenvolvimento do material que eles próprios cultivaram.

Observações: Trazer bata e calçado fechado confortável.
O estágio contempla o fornecimento de almoço para os jovens.

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 9:30:00 AM