Instituição: CEI-Iscte | CIES-Iscte
Responsável: CEI-Iscte | CIES-Iscte | CIS-Iscte | ISTAR-Iscte
Nº Alunos: 15
Anos: 10º, 11º, 12º, 9º
Área: Sociologia
Data: de 26-06-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): A confirmar equipa
Descrição: Queres saber quais os atuais desafios da nossa sociedade? Neste estágio pretendemos dar uma perspetiva global de possíveis respostas e oportunidades a alguns dos desafios que lançamos sobre temas mais debatidos na atualidade como:
• desinformação
• guerra
• movimentos sociais
• ativismo social e estudantil
• a igualdade de género.
• a sustentabilidade
Ao longo de duas semanas vamos demonstrar como pode a investigação ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens no campo da Sociologia e dos Estudos Internacionais, como a capacidade de trabalhar em equipa na elaboração e concretização de curtos projetos de investigação. Estes projetos serão desenvolvidos pelos participantes ao longo da segunda semana de estágio, e terão como base metodologias e técnicas de investigação diversificadas que serão apresentadas de forma prática e dinâmica pelos investigadores do Iscte. Esta iniciativa é organizada por duas Unidades de Investigação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa: o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), que pretende dar a conhecer o quotidiano de um centro de investigação, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias.
Observações: Acesso ao Edifício Sedas Nunes, a partir da Rua Paul Choffat, Lisboa.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio não disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Recepção do Edifício Sedas Nunes (piso 1), Iscte - Instituto Universitário de Lisboa Hora: 10h30
Pessoa de contacto: Sofia Rocha, Rita Alves, Raquel Silva e Sara Oliveira (responsáveis pela organização de eventos e comunicação das Unidades de Investifação)
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas
Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Responsável: Ana Delicado
Nº Alunos: 10
Anos: 10º, 11º, 12º, 9º
Área: Sociologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Manuel Vieira, Vanessa Cunha, Marcelo Carmelo, Luísa Schmidt
Descrição: Sabes o que são, quantos são e para que servem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste estágio vais conhecer alguns a partir da perspetiva das ciências sociais.
Partimos da ideia de que não deve haver uma única pessoa que não tenha já encontrado ou visto 17 quadradinhos coloridos alinhados ao lado uns dos outros, com um desenho no meio. Quase todos saberão que os 17 quadradinhos coloridos correspondem aos célebres 17 ODS, ou melhor, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS surgiram porque a ONU, ou seja, o conjunto dos quase 200 países que existem no mundo, cujo secretário-geral é António Guterres, reconheceram a necessidade e urgência de alcançar até 2030, 17 objetivos claros, e que devem ser implementados em todos os países do mundo, orientando políticas nacionais e medidas de cooperação internacional.
Os temas e problemas são tão diversos e importantes como: a erradicação da pobreza e da fome, redução das desigualdades sociais, acesso à saúde, à educação, à água e ao saneamento, combate às alterações climáticas e à degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres, energia acessível e limpa, reforço da igualdade de género, produção e consumo responsáveis e cidades sustentáveis, novos empregos, acesso à justiça, combate à corrupção e instituições fortes que protejam os bens comuns.
Os ODS foram aprovados em 2015 e são eles que constituem a esperança para construirmos um mundo melhor para toda a Humanidade esteja ela onde estiver, tenha ela o grau de desenvolvimento que tiver, seja ela quem for. Isto porque se trata de um desenvolvimento que respeite e regenere o ambiente, invista numa economia mais verde e tenha em conta o bem-estar de todas as sociedades.
Com o apoio do Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade vais explorar as dimensões sociais de vários ODS relativos ao Planeta: Água Potável e Saneamento (ODS 6), Energias Renováveis e Acessíveis (ODS 7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13). Através de jogos e atividades desafiantes vais ficar a conhecer mais sobre este tema e experimentar as metodologias que as ciências sociais utilizam para compreender estes fenómenos.
Com especialistas do Observatório Permanente de Juventude e do Observatório das Famílias e Políticas de Família vais investigar a situação dos jovens em três ODS: Vida Saudável (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Género (ODS 5). A partir dos temas da sinistralidade rodoviária, do (in)sucesso escolar e da saúde sexual e reprodutiva, vais ficar a saber porque é que faz sentido abordar estes três ODS em conjunto e olhar para os jovens à lupa das ciências sociais.
Com os investigadores do Observatório da Qualidade da Democracia irás aprofundar os dois últimos ODS da lista: Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS 17). Com base nas ferramentas da Ciência Política, vais analisar as metas relativas a estes objetivos, bem como o seu cumprimento em diferentes geografias do mundo.
No final do estágio terás adquirido um conjunto de conhecimentos e competências que poderás utilizar nos teus projetos escolares.
Observações: O ICS localiza-se na Cidade Universitária, junto ao ISCTE e à Biblioteca Nacional. A estação de metro mais próxima é a de Entrecampos.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: ICS-Ulisboa, Av Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, Lisboa, Sala 2 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Delicado
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas
Instituição: Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Cristina Mesquita
Nº Alunos: 3
Anos: 10º, 11º, 12º, 9º
Área: Agronomia, Sociologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristina Mesquita
Cristina Ribeiro
Maria Luísa Azevedo
Manuel Vara Pires
Descrição: Este estágio está incluído no projeto OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de Portugal, desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM, relacionando-as à fileira do olival. Neste estágio terás a oportunidade de explorar os processos de transformação da azeitona em azeite, através das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Este estágio irá permitir que conheças diferentes pontos da cidade de Bragança, que contactes com os laboratórios do Instituto Politécnico de Bragança e com diferentes materiais didáticos. Pretende-se que seja um estágio dinâmico, onde poderás desenvolver saberes no âmbito da robótica, pensamento computacional, nutrição e outros aplicados à educação.
Observações: O Estágio tem como objetivo valorizar os produtos regionais, mais especificamente o azeite. Neste projeto, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) assume o compromisso de trabalhar o conceito da sustentabilidade alimentar e da abordagem STEM.
Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Cristina Mesquita, Cristina Ribeiro, Maria Luísa Azevedo Manuel Vara Pires
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas
Instituição: MARE-NOVA
Responsável: Carla Silva
Nº Alunos: 5
Anos: 10º, 11º, 12º, 9º
Área: Sociologia
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Mônica Mesquita (coord.), Daniel Oliveira, Sílvia Franco, Felipe Alvarado & Marta Torres.
Descrição: O Observatório de Literacia Oceânica, um grupo de investigação do Centro MARE, tem desenvolvido o Parlamento Oceânico com o objectivo de promover o debate sobre o oceano com toda a sociedade, nomeadamente, as entidades governamentais, instituições públicas e privadas, associações, comunidades, estudantes, investigadores, moradores, artistas. A escolha do Parlamento Oceânico vem da necessidade de se criar espaços socioculturais - movimento ativistas, não só na constituição de uma Carta do Oceano - um manifesto orgânico e em constante evolução, já iniciado em sua Primeira Sessão realizada em 2018, mas também para manter uma discussão de fronteira, alimentando uma nova consciência sobre o Direito ao Oceano. Dia 10 de julho de 2023 teremos uma sessão do Parlamento Oceânico, em sua estrutura própria criada pelo coletivo de arquitetos - Zuloark, a qual hoje se encontra nos Jardins da Biblioteca da Universidade NOVA de Lisboa, campus Caparica. Esta sessão está conectada a atividade do European Martime Day - EMD 2023, tem como tema central _O Oceano que o Oceano quer_ e será desenvolvida em português - face ao público-alvo. Teremos a presença de um facilitador, bem como quatro especialistas de diferentes áreas do saber, para que nos primeiros 20 minutos da sessão seja estabelecido um ambiente dialógico frutífero. A sessão decorrerá em 2h. Neste sentido, o estágio de uma semana no Observatório de Literacia Oceânica, cuidada pela coordenadora do mesmo - Professora Doutora Mônica Mesquita, abre-se para receber 5 alunos que, junto com a equipa do Parlamento Oceânico, vivenciará o processo final de implementação, estudará alguns requesitos necessários para desenvolver um movimento ativista pacifista, participará ativamente na escrita coletiva da Carta do Direito ao Oceano.
Observações: Horário das 10h-16h, com excepção do primeiro dia 10h-20h.
Área do estágio: Socioambiental
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Universidade NOVA de Lisboa/Faculdade de CIências e Tecnologia/Departamento de Ciênciase Engenharia Ambiental/Gabinete 460 Hora: 10h
Pessoa de contacto: Mônica Mesquita
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas