Listagem de Estágios

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra

3151. Descobrindo as nossas centrais energéticas: as folias das mitocôndrias

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Responsável: Paulo J. Oliveira
Anos: 10º, 11º, 12º,
Investigador(es): Paulo Oliveira

Descrição: Os/as estudantes irão ser integrados/as no grupo MitoXT, que estudo o papel das nossas centrais energéticas, as mitocôndrias, na saúde e na doença. Os/as estudantes irão observar várias técnicas avançadas para a investigação mitocondrial, e efectuar mesmo algumas experiências básicas. Participarão ainda em reuniões de grupo e terão imersão completa no que é ser cientista.

Local de encontro: Largo D. Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (17 de Julho de 2023)
Pessoa de contacto: Paulo Oliveira

2922. Laboratório Fora da Caixa

Responsável: Sara Amaral
Investigador(es): Sara Amaral Carolina Caetano

Descrição: Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade. Neste estágio pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Neste estágio iremos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. O transporte de ida e volta para o estágio não está previsto.

Observações: Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade. Neste estágio pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Neste estágio iremos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. O transporte de ida e volta para o estágio não está previsto.

Local de encontro: Largo D. Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (27 de junho de 2022)
Pessoa de contacto: Sara Amaral

Estágio Esgotado

2918. Será que a Doença de Parkinson começa no intestino? - Investigar o papel de um miRNA candidato na função mitocondrial e resposta inflamatória

Responsável: Ana Raquel Fernandes Esteves
Investigador(es): Ana Raquel Fernandes Esteves

Descrição: A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum e afeta mais de 5 milhões de pessoas no mundo. Neste estágio iremos avaliar se a sobreexpressão de um micro-RNA (miRNA), cujos níveis estão aumentados no intestino de doentes de Parkinson, desencadeia as marcas patológicas da Doença de Parkinson.
Para tal vamos utilizar linhas celulares transfectadas com o miRNA seleccionado. Após a transfecção vamos avaliar os seguintes parâmetros:
- Os níveis de várias proteínas marcadoras da doença como a alfa-sinucleína e proteínas envolvidas na resposta inflamatória pela técnica Western Blotting_
- Morfologia mitocondrial por imunocitoquímica (Marcação com TOM20, uma proteína da membrana externa da mitocôndria).

Local de encontro: D.Dinis Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sara Varela Amaral

Estágio Esgotado

2925. Tic-tac da longevidade: como atrasar o envelhecimento celular?

Responsável: Ana Rita Álvaro
Anos: 11º, 12º
Investigador(es): Ana Rita Álvaro

Descrição: Neste estágio, que decorrerá no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento do CNC-UC, os cientistas estagiários vão realizar diversas experiências e técnicas laboratoriais que incluem: recolha e isolamento de células do sangue, preparar culturas de neurónios e fibroblastos, avaliar características celulares típicas de envelhecimento recorrendo a diferentes técnicas de biologia molecular.

Observações: Neste estágio, que decorrerá no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento do CNC-UC, os cientistas estagiários vão realizar diversas experiências e técnicas laboratoriais que incluem: recolha e isolamento de células do sangue, preparar culturas de neurónios e fibroblastos, avaliar características celulares típicas de envelhecimento recorrendo a diferentes técnicas de biologia molecular.

Local de encontro: Largo D.Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (17 de julho de 2023)
Pessoa de contacto: Ana Rita Álvaro

2921. ViMBiP - Viagem ao mundo da Medicina Bigenómica e de Precisão

Responsável: Manuela Grazina
Anos: 11º, 12º
Investigador(es): Manuela Grazina

Descrição: Este estágio inclui:
1) O contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), sendo possível contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas.
2) Participação no projeto a decorrer atualmente no LBioMiT, em parceria com a Universidade de Valladolid, Espanha (PI Zoraida Verde Rello). O projeto centra-se na sequenciação e análise de 2 genes: G6PD e H6PD, em doentes de SARS-CoV-2, a fim de identificar variantes genéticas, por análise de correlação genótipo-fenótipo, que possam influenciar o risco de infeção por SARS-CoV-2 e a sua evolução.

Local de encontro: Largo D.Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (17 de julho de 2023)