Listagem de Estágios

3175. Á descoberta de novos fármacos contra a tuberculose

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: João Pedro Almeida Pais
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Química
Investigador(es): João Pedro Pais

Descrição: Tuberculose é uma doença que afecta cerca de um terço da população mundial, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, o segundo agente infeccioso mais mortal em 2021, após o SARS-CoV-2. Apesar de dispormos de tratamentos eficazes, o seu elevado custo, regimes longos e o aparecimento de bactérias resistentes ao tratamento, fazem com que seja imprescindível a descoberta de novos medicamentos contra a tuberculose.
Neste estágio propomos que o aluno participe no desenvolvimento de novos compostos com propriedades antituberculares. Durante o estágio será efectuada a síntese e purificação de um composto e, em seguida, serão estudadas algumas das suas propriedades físico-químicas de interesse, nomeadamente o coeficiente de partição.

Observações: Será necessário o aluno trazer bata de laboratório

Local de encontro: Entrada principal da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Hora: 9h30
Pessoa de contacto: João Pedro Pais

Estágio Esgotado

3211. Como morrem as nossas células?

Responsável: Joana D Amaral
Anos: 12º
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Físico-Química, Química, Tecnologia
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): André Santos, Andreia Carvalho, Anne Savall, Joana Amaral, Maria João Nunes, Marta Afonso, Vanda Marques

Descrição: Sabias que, em média, cerca de 50 mil milhões (50.000.000.000) de células do nosso corpo morrem todos os dias? E que essas células precisam de ser eliminadas para sermos saudáveis? Algumas células morrem com o envelhecimento, mas outras morrem em qualquer idade e por motivos diferentes: na sequência de uma doença, por exposição a agentes tóxicos físicos, químicos ou biológicos, ou simplesmente porque deixaram de ser necessárias ou passaram a ser indesejáveis. Curiosamente, há células que resistem à morte, tornando a vida impossível...
Mas, como morrem as células? E o que as impede de morrer? Será possível reprogramar e reconduzir as células para a vida ou para a morte? Este estágio proporciona a integração dos alunos numa equipa de investigação, execução de experiências simples, visitas a laboratórios, sempre acompanhados por investigadores que procuram diariamente respostas para estas, e outras, perguntas.

Observações: Trazer bata

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Joana Amaral

Estágio Esgotado

2987. Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!

Responsável: Sandra Simões
Anos: 10º, 11º, 12º,
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Química, Tecnologia
Investigador(es): Sandra Simões, Manuela Carvalheiro

Descrição: O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.

Observações: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Gama Pinto, 1649-003 Lisboa

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Sandra Simões

2989. De nanopartículas a uma vacina para o cancro

Responsável: Liane Moura
Anos: 10º, 11º, 12º,
Área: Biologia, Ciências da Saúde
Investigador(es): Dra. Liane Moura, Prof. Liana Silva, Prof. Helena Florindo

Descrição: O cancro é a segunda causa de mortalidade no mundo inteiro, tendo sido responsável por 10 milhões de mortes em 2021. Os tratamentos atuais contra o cancro incluem intervenção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia que estão associados a elevada toxicidade e morbidade. Assim, é urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para estimular respostas anti-tumorais de forma eficiente e segura.
As células cancerígenas utilizam diferentes mecanismos para ultrapassar a resposta do nosso sistema imunitário, o que lhes permite desenvolver estruturas com enorme agressividade. As vacinas são uma das armas mais poderosas que o Homem tem contra as doenças infeciosas e, os recentes desenvolvimentos em imuno-oncologia apontam para o seu papel promissor no controlo de diferentes tipos de cancros. Esta abordagem imunoterapêutica resulta no desenvolvimento de uma resposta imunológica de memória, a qual, por exemplo, poderá atuar rapidamente caso um tumor volte a surgir no corpo de um doente oncológico em remissão.
Nesta atividade iremos utilizar a nanotecnologia para desenvolver vacinas terapêuticas que irão estimular as células fagocitárias no sentido de induzir uma resposta imunológica específica contra um determinado tipo de tumor, como o melanoma. Para além da formulação e caraterização deste produto, iremos também avaliar o impato destas nanovacinas na estimulação de células imunológicas em cultura celular.

Observações: trazer Bata

Pessoa de contacto: Liane Moura

2974. Descobrir a importancia da mielina no nosso sistema nervoso

Responsável: Adelaide Fernandes
Área: Biologia, Ciências da Saúde
Investigador(es): Adelaide Fernandes Andreia Barateiro Elisa Farsetti

Descrição: Sabias que para a correta passagem da informação de um neurónio para o outro é preciso que os seus axónios estejam envolvidos por uma bainha de mielina? Esta membrana lipídica permite que os neurónios comuniquem de forma mais rápida e eficaz. Quando a mielina é danificada, o que acontece em diferentes doenças como na doença Esclerose Múltipla, ocorre a manifestação de sintomas diversos desde a perda de sensibilidade, de movimento, de visão ou de audição. Este estágio dá a conhecer a relevância da mielina na formação e função do sistema nervoso, bem como as células envolvidas na sua destruição e regeneração aquando de uma doença neurodegenerativa.

O estágio iniciar-se-á com uma apresentação da nossa Faculdade de Farmácia e do nosso Instituto de Investigação do Medicamento, e irá finalizar-se com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.

De seguida, os alunos irão contactar de perto com modelos onde podemos estudar a mielina e a sua relação com as células do cérebro, bem como perceber o papel da inflamação para a destruição e regeneração da mielina em doenças neurodegenerativas. Irão ter a oportunidade de visualizar as diferentes células quer de uma forma mais simplificada numa caixa de cultura, quer de forma mais complexa em tecido cerebral de amostras decorrentes dos nossos projetos de investigação. Perceber como o microambiente local é fundamental não só para o dano da mielina, mas também para a limpeza dos seus detritos e consequente recuperação de nova mielina.

No final os alunos apresentarão e discutirão a sua experiência laboratorial numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade de Farmácia.

A participação neste estágio contribuirá de certo para um enriquecimento do seu conhecimento na área das neurociências, bem como do seu percurso formativo, permitindo um contacto mais próximo com diferentes domínios que constituem as Ciências Farmacêuticas e o Medicamento.

Observações: Trazer bata

Pessoa de contacto: Adelaide Borralho

2982. Desenvolvimento de Fármacos Anti-convulsivantes

Responsável: Maria de Jesus Saldanha Rocha
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Química
Investigador(es): Maria de Jesus Perry Maria Eduarda Mendes

Descrição: A Epilepsia ocupa o 4º lugar nas doenças neurológicas. Sabe-se que 1 em cada 26 pessoas desenvolverá epilepsia em qualquer altura da sua vida.
Para além da doença em si condicionar a vida dos doentes, os tratamentos médicos e cirúrgicos utilizados estão associados a um número elevado de efeitos secundários adversos. Como os anti-convulsivantes existentes partilham estes efeitos secundários (sedação, apatia, irritabilidade, dificuldade de falar, depressão, etc…), verifica-se que muitos pacientes abandonam as terapêuticas. Neste projecto pretende-se que os alunos se envolvam na síntese, purificação, identificação estrutural e estudo de propriedades moleculares de um anti-convulsivante, com a dinâmica própria das metodologias aplicadas pela química terapêutica no desenvolvimento de fármacos. No final ser-lhes-á proporcionada a apresentação e discussão dos resultados alcançados por recurso a aplicações multimédia.

Observações: Trazer bata.

Pessoa de contacto: Maria Jesus Perry

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas

3167. Novos neurónios na idade adulta?

Responsável: Susana Solá
Anos: 12º
Área: Ciências da Saúde
Investigador(es): Susana Solá

Descrição: Ao contrário do que anteriormente se pensava, o sistema nervoso não é fixo nem incapaz de se regenerar. De facto, ao longo da vida adulta, o cérebro humano possui a capacidade de produzir novos neurónios a partir de células estaminais neurais. Este processo é designado como neurógenese adulta e, ao longo dos últimos anos, a investigação nesta área tem sofrido grandes progressos. Estudos recentes têm revelado que as células estaminais neurais são decisivas, ao longo da vida, para assegurar processos de memória e aprendizagem, mas também atenuar as respostas ao stress e inclusivamente prevenir o comportamento depressivo. Curiosamente, existe, também, uma forte influência da dieta, do microbioma intestinal e do exercício físico na regeneração neural mediada pelas células estaminais neurais.

Neste estágio, os estudantes poderão executar algumas técnicas de laboratório simples com o objetivo de compreender melhor o papel das células estaminais neurais na atividade cerebral. Poderão, ainda, avaliar o efeito de alguns estímulos externos na atividade e diferenciação das células estaminais neurais, como por exemplo, diferentes sinais de stress (e.g stress oxidativo e sinais crónicos associados à Depressão), alguns metabolitos microbianos associados a certas dietas e ainda reguladores metabólicos associados ao exercício físico.

Em suma, pretende-se que os estudantes possam ter uma experiência imersiva no mundo da investigação, melhorando as suas estratégias de análise dos resultados, o seu pensamento crítico, a sua capacidade de trabalhar em equipa, mas sobretudo, o seu entusiasmo pela ciência.

Local de encontro: Entrada Principal da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Hora: 09:30 am
Pessoa de contacto: Susana Solá

3125. Preparação de potenciais fármacos de origem natural

Responsável: Filipa Siopa
Área: Físico-Química, Química
Investigador(es): Milene Fortunato e Filipa Siopa

Descrição: Os produtos naturais (NPs), de organismos terrestres ou aquáticos, fornecem um número enorme de esqueletos químicos estruturalmente diversos, representando um valioso recurso para a descoberta de novos medicamentos. Todos os anos surgem no mercado diversos medicamentos com origem em produtos naturais. A maioria é aplicada ao tratamento de cancro e infeções bacterianas, como os derivados de NPs aprovados em 2017 e 2019, Mundesine e Xenlita, respetivamente. Porém, o acesso a moléculas bioativas derivadas de NPs permanece um grande desafio. O tradicional método de isolamento inclui várias etapas de purificação que, em geral, só permitem a obtenção de baixas quantidades dos compostos alvo. Além disso, a descoberta de compostos bioativos baseados em NPs é realizada principalmente por meio do isolamento de substâncias individuais guiadas pela sua bioatividade, deixando para trás um grande número de compostos estruturalmente diversos que não são bioativos.

Este projeto pretende a criação de uma metodologia integrada que permite a reação ortogonal entre grupos funcionais presentes em diversas moléculas de extratos naturais e unidades químicas contendo estruturas semelhantes a fármacos. Essa estratégia facilitará o isolamento das NOVAS moléculas sintetizadas a partir do extrato bruto, fornecendo uma complexidade adicional.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Hora: 9h30
Pessoa de contacto: Filipa Siopa

Estágio Esgotado

2979. Queres combater a invasão microbiana no mundo dos dispositivos médicos?

Responsável: Isabel Ribeiro
Área: Ciências da Saúde, Tecnologia
Investigador(es): Isabel Ribeiro, Ana Bettencourt, Lídia Gonçalves

Descrição: Descrição: O que é um dispositivo médico? Porque podem os dispositivos médicos estar associados a infeções? Quais os agentes patogénicos responsáveis por essas infeções? Que estratégias selecionar para prevenir a infeção? Como aferir o sucesso da estratégia seguida?
Estas questões serão abordadas no decorrer do estágio seguindo-se a realização de diferentes trabalhos laboratoriais relacionados com prevenção da colonização, por microrganismos patogénicos, de superfícies de biomateriais destinados à produção de dispositivos médicos (nomeadamente catéteres e implantes ósseos). Os alunos irão produzir por via biotecnológica antimicrobianos para a funcionalização de silicone usado na produção de catéteres. Avaliarão as propriedades antibiofilme/antibacterianas dos materiais funcionalizados e realizarão alguns ensaios de caracterização de superfície. Vão também estudar a libertação de fármacos antimicrobianos adicionados a scaffolds obtidos por impressão 3D e avaliar a citocompatibilidade em células de mamífero de alguns biomateriais.
Espera-se que no final os alunos façam uma apresentação do trabalho desenvolvido e respetiva discussão.

Observações: Trazer bata.

Pessoa de contacto: Ana Bettencourt

2983. Químicos Medicinais no combate ao cancro

Responsável: Maria M. M. Santos
Área: Ciências da Saúde, Físico-Química, Química
Investigador(es): Ana Paula Francisco e Maria M. M. Santos

Descrição: O(A) aluno(a) será integrado(a) numa equipa de investigação de química medicinal que prepara novas moléculas para potencial aplicação terapêutica na área de oncologia. Durante o estágio o(a) aluno(a) irá acompanhar e participar na síntese de novas moléculas com interesse terapêutico para o cancro. Os compostos a serem sintetizados irão ser purificados utilizando técnicas de cromatografia e de recristalização. A identificação e caracterização dos compostos será feita através de técnicas espectroscópicas de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e medição do ponto de fusão. Também irá acompanhar ensaios de estudos de estabilidade de potenciais futuros fármacos por ulta-violeta (UV) e cromatografia líquida de alta resolução (HPLC). No final do estágio o(a) aluno(a) irá apresentar e discutir os resultados alcançados, recorrendo a aplicações multimédia.

Observações: Os alunos devem trazer bata e um caderno para registar as experiências realizadas.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 09:30 AM
Pessoa de contacto: Ana Paula Francisco e Maria M. M. Santos

3128. Terapia direcionada – A bala mágica de Ehrlich revisitada

Responsável: Rafael F. A. Gomes
Área: Ciências da Saúde, Química
Investigador(es): Rafael Gomes, Késsia Andrade

Descrição: Esta proposta de estágio visa trazer experiência e conhecimento na criação de novos metodologias de modificação de biomoléculas para gerar novas terapias direcionadas.
A modificação de biomoléculas, em particular de proteínas, é um tópico interessante que tem sido explorado para gerar novas modalidades terapêuticas. Nesse sentido, a modificação por exemplo de anticorpos com fármacos deu origem a antibody-drug-conjugates (ADC) aprovados para o tratamento de cancro. Este conceito permite o uso de anticorpos para direcionar os fármacos de interesse para as células alvo, evitando efeitos secundários da ação inespecífica do fármaco.
A investigação neste campo continua desafiante, em particular o desenvolvimento de novas tecnologias para a modificação seletiva de proteínas gerando uma ligação estável mas funcional. A nossa proposta de trabalho consiste na modificação de proteínas usando luz para promover uma reação fotoquímica entre a biomolécula e as nossas moléculas modelo. Deste modo o aluno terá contacto com práticas comuns de laboratório de química orgânica sintética, com práticas de laboratório de bioconjugação e ainda com técnicas avançadas de química como fotoquímica.

Local de encontro: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:30h
Pessoa de contacto: Rafael Gomes

2981. Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama

Responsável: Maria Alexandra de Oliveira Silva Braga Pedreira de Brito
Área: Ciências da Saúde
Investigador(es): Maria Alexandra Brito, Ana Rita Garcia, Joana Godinho Pereira

Descrição: O cancro da mama é a patologia maligna mais frequente nas mulheres, levando ao desenvolvimento de metástases cerebrais em 15 a 25% das doentes. As metástases cerebrais de cancro da mama são uma situação clínica muito preocupante, pelo facto de estarem associadas a reduzida qualidade de vida e diminuta sobrevivência. As metástases cerebrais formam-se após passagem das células malignas através das células endoteliais que revestem os capilares sanguíneos cerebrais. Estas células têm uma estrutura única e complexa, conhecida por barreira hematoencefálica. O Laboratório Neurovascular dedica-se ao estudo da passagem das células de cancro da mama através da barreira hematoencefálica e ao desenvolvimento de estratégias para a sua prevenção, de modo a evitar a formação das metástases cerebrais. O objetivo do presente estágio é proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científicos do processo de metastização cerebral, bem como de metodologias atuais para o seu estudo. Para o efeito, durante o estágio o aluno terá contacto com diversas técnicas de biologia celular e molecular. Entre estas, conta-se a cultura das células de cancro da mama e das células endoteliais da barreira hematoencefálica, isoladamente e em conjunto, de modo a mimetizar a situação patológica. Será também analisada a expressão de proteínas de interesse pelo método de imunofluorescência, distinguindo um tipo celular do outro recorrendo a marcadores específicos, de modo a estabelecer as alterações resultantes da interação. Será ainda avaliado o efeito de modeladores específicos na prevenção das alterações resultantes da exposição das células endoteliais às células de cancro da mama. Globalmente, este estágio proporcionará ao aluno bases para o seu desenvolvimento científico nas áreas da Biologia, Bioquímica, Medicina e Ciências Farmacêuticas e Biomédicas. Também importante é o facto de proporcionar a integração num ambiente de investigação, em contexto real, acompanhando o trabalho de jovens cientistas que se encontram a desenvolver as suas teses de doutoramento.

Observações: O estágio “Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama” realiza-se no Laboratório Neurovascular, Instituto de Investigação do Medicamento, Faculdade de Farmácia de Lisboa. O aluno integrará uma equipa dedicada ao estudo das metástases cerebrais de cancro da mama, tendo a oportunidade de acompanhar os trabalhos em curso e de aprender múltiplas metodologias, seus fundamentos e procedimentos. Em particular, o aluno tomará contacto com culturas de células de complexidade crescente, incluindo culturas simples e culturas mistas ou co-culturas. Acompanhará também a avaliação das alterações decorrentes da interação celular e sua modelação, recorrendo à análise da morfologia das células por microscopia de fluorescência, bem como de proteínas de interesse por imunofluorescência. Globalmente, este estágio proporcionará ao aluno o contacto com um ambiente de investigação em contexto real, fornecendo-lhe bases para o seu desenvolvimento científico nas áreas da Biologia, Medicina e Ciências Farmacêuticas e Biomédicas.

Pessoa de contacto: Maria Alexandra Brito