Listagem de Estágios

1519. À Descoberta dos Zeólitos: Propriedades e aplicações na indústria e no dia-a-dia

Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Angela Martins Nunes
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Angela Martins Nunes_ Nelson Guerreiro Cortez Nunes

Descrição: No século XVIII o mineralogista sueco Crönsted descobriu uns minerais estranhos aos quais atribuiu o nome de zeólitos, por composição das palavras gregas “zein” (ferver) e “lithos” (pedra). Durante muitos anos estes materiais eram apresentados apenas como curiosidades mineralógicas…Actualmente estes materiais têm uma vasta aplicação industrial, como permutadores iónicos (indústria de detergentes, como amaciadores de águas), adsorventes (filtros, descontaminação de efluentes) e catalisadores (refinação de petróleo e petroquímica).
Propomos com este estágio explorar as propriedades físico-químicas dos zeólitos que estão na origem das várias aplicações industriais destes materiais.

Observações: À Descoberta dos Zeólitos: Propriedades e aplicações na indústria e no dia-a-dia - Estágio na área da Química-Física/Engenharia Química

Local de encontro: Átrio do Edifício P do ISEL Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Angela Nunes

1721. Ciência e Tecnologia do Vinho

Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: J  Verdial Andrade / António Castro Ribeiro
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António Castro Ribeiro David Barreales

Descrição: Descrevem-se as etapas da produção e estabilização do vinho e referem-se as principais características de diferentes vinhos.
Os alunos terão oportunidade de realizar as principais análises físico-químicas para controlo da qualidade, complementadas com análise sensorial.
No final, os participantes estarão sensibilizados para a importância do controlo analítico e sensorial do vinho e capacitados para realizar algumas análises de rotina nas diferentes etapas da sua produção.
O estágio será integrado nos projetos de investigação em curso no Centro de Investigação de Montanha e decorrerá no Laboratório de Enologia.

Observações: Os alunos deverão trazer bata. Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para
alunos candidatos selecionados e afastados do local de habitação

Local de encontro: Laboratório de Enologia da ESA- IPB Hora: 9:30H
Pessoa de contacto: António Castro Ribeiro/David Barreales

1613. Polimorfismo do chocolate e de ativos farmacêuticos

Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Responsável: Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Teresa Roseiro, Ermelinda Eusébio, Ricardo Castro, João Baptista

Descrição: Muitos compostos orgânicos apresentam múltiplas formas cristalinas, isto é, no estado sólido as moléculas podem organizar-se em arranjos tridimensionais distintos os quais são denominados polimorfos. As várias formas cristalinas possuem características físico-químicas diferentes, de que são exemplos a temperatura de fusão, a solubilidade e a velocidade de dissolução. Este aspeto tem grande relevância em diversos campos sendo de salientar as indústrias farmacêutica e alimentar.
Relativamente ao chocolate, um dos ingredientes mais importantes é a manteiga de cacau a qual é composta por vários triglicerídeos. A forma como as moléculas de triglicerídeos se organizam no estado sólido é responsável pelas propriedades apresentadas pelo chocolate tais como ponto de fusão, brilho e textura. São conhecidas várias formas polimórficas para a manteiga de cacau sendo a forma denominada V ou beta a que possui as características organoléticas desejadas. Neste estágio serão analisados vários chocolates disponíveis no mercado, de modo a avaliar a forma polimórfica que se encontra presente nas amostras estudadas.
Serão também preparadas formas polimórficas de alguns fármacos por cristalização em solventes, por exemplo a pirazinamida usada no tratamento da tuberculose e o paracetamol, um analgésico, as quais serão posteriormente caracterizadas por diversos métodos instrumentais de análise.

Observações: na

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Teresa Roseiro

1518. Química no Duche

Responsável: Nelson Guerreiro Cortez Nunes
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Nelson Guerreiro Cortez Nunes Angela Maria Pereira Martins

Descrição: Neste estágio propomos que fiques a conhecer algumas propriedades físico-químicas de produtos de uso diário como champôs, gel de banho ou sabonete assim como poderás produzir alguns destes produtos. Sabias que quando estás rodeado de espuma durante o banho a propriedade físico-química responsável chama-se tensão superficial? E quando colocas champô na cabeça? Claro que não desejas que ele escorra imediatamente, não é? A propriedade físico-química responsável chama-se viscosidade!
Para que a tua pele não fique irritada na presença destes produtos é necessário que o pH seja adequado.
Vamos neste estágio tentar produzir alguns destes detergentes e ao mesmo tempo caracterizar e comparar as principais propriedades físico-químicas destes materiais com outros produtos comerciais como champôs e géis de banho. Também vamos tentar encontrar alguma informação disponível na bibliografia.
Desejamos que da próxima vez que estiveres no duche penses um pouco no mundo fascinante da Química e de como esta Ciência está realmente em toda a parte!

Observações: Estágio na área da Química (nível introdutório)