Listagem de Estágios

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra

1775. À descoberta das células estaminais

Instituição: Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Responsável: Carla Lopes
Nº Alunos: 2
Anos: , 10º, 11º, 12º
Investigador(es): Carla Lopes

Descrição: No laboratório o candidato irá aprender a manusear, na sala de cultura, diferentes linhas celulares como fibroblastos humanos derivados de doentes e controlos, células estaminais pluripotentes induzidas reprogramadas dos primeiros e protocolos de diferenciação em precursores neuronais. O estágio acontece nos laboratórios do CNC no UC-Biotech em Cantanhede. O estágio não assegura o transporte de e para o estágio.

Observações: Vem descobrir as células estaminais! No laboratório o candidato irá aprender a manusear, na sala de cultura, diferentes linhas celulares como fibroblastos humanos derivados de doentes e controlos, células estaminais pluripotentes induzidas reprogramadas dos primeiros e protocolos de diferenciação em precursores neuronais. O estágio acontece nos laboratórios do CNC no UC-Biotech em Cantanhede. O estágio não assegura o transporte de e para o estágio.

Pessoa de contacto: Carla Lopes

1777. Disfunção mitocôndrial no Cérebro em modelos animais de diabetes

Responsável: Cristina Carvalho
Anos: 10º, 11º
Investigador(es): Cristina Carvalho

Descrição: O estágio tem como objetivo avaliar a função mitocondrial no cérebro de animais diabéticos. Durante o estágio o aluno vai poder acompanhar a dissecação de cérebros de ratinhos e isolamento de mitocôndrias dos mesmos. Irão ainda ser avaliados diversos parâmetros funcionais nas amostras recolhidas de modo a avaliar qual o impacto da diabetes tipo 2 no cérebro. O estágio acontece no CNC polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. o estágio não assegura deslocações de e para o local de estágio.

Observações: O estágio tem como objetivo avaliar a função mitocondrial no cérebro de animais diabéticos. Durante o estágio o aluno vai poder acompanhar a dissecação de cérebros de ratinhos e isolamento de mitocôndrias dos mesmos. Irão ainda ser avaliados diversos parâmetros funcionais nas amostras recolhidas de modo a avaliar qual o impacto da diabetes tipo 2 no cérebro. O estágio acontece no CNC polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. o estágio não assegura deslocações de e para o local de estágio.

Pessoa de contacto: Cristina Carvalho

1602. Laboratório Fora da Caixa

Responsável: Sara Amaral
Nº Alunos: 2
Anos: 10º, 11º
Área: Sociologia
Investigador(es): Sara Amaral Carolina Caetano

Descrição: Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade. Neste estágio pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Neste estágio iremos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. O transporte de ida e volta para o estágio não está previsto.

Observações: Um dos maiores desafios da investigação contemporânea é desenvolver ferramentas inovadoras de comunicação de ciência e envolvimento da sociedade. Desta forma, a comunicação de ciência assume um papel essencial nos centros de investigação modernos e dinâmicos. A comunicação de ciência permite-nos disseminar a ciência que é feita nos laboratórios e inspirar a sociedade. Neste estágio pretendemos promover a aprendizagem na área da comunicação de ciência em vários domínios: produção audiovisual, gestão de redes sociais e desenvolvimento de atividades de ensino informal de ciência. Neste estágio iremos dar formação em diversas áreas da comunicação de ciência e promover a interação do aluno com investigadores de diversas áreas de investigação do CNC. Queremos que seja um laboratório de aprendizagem, experimentação e criatividade. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra. O transporte de ida e volta para o estágio não está previsto.

Local de encontro: Largo D. Dinis, Coimbra Hora: 10:00 (27 de junho de 2022)
Pessoa de contacto: Sara Amaral

1598. O metabolismo e a saúde

Responsável: Eugenia Carvalho
Anos:
Área: Ciências da Saúde, Química
Investigador(es): Eugénia Carvalho

Descrição: Mais saúde menos diabetes, será o tema do estagio. Como e que o cidadão comum pode usar a nutrição para seu beneficio para se manter saudável. Nutrition as medicine! Vamos entender como e que a inflamação consegue ser modelada pela nossa nutrição e como isso esta profundamente ligado ao metabolismo e a prevenção de doenças nao comunicáveis. Como estas questões se traduzem em respostas bioquímicas no nosso organismo. O estágio acontece no polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra, e não assegura deslocação de e para o estágio.

Observações: Mais saúde menos diabetes, será o tema do estagio. Como e que o cidadão comum pode usar a nutrição para seu beneficio para se manter saudável. Nutrition as medicine! Vamos entender como e que a inflamação consegue ser modelada pela nossa nutrição e como isso esta profundamente ligado ao metabolismo e a prevenção de doenças nao comunicáveis. Como estas questões se traduzem em respostas bioquímicas no nosso organismo. O estágio acontece no polo I da Universidade de Coimbra, em Coimbra, e não assegura deslocação de e para o estágio.

Pessoa de contacto: Eugénia Carvalho

1776. Tic-tac da longevidade: como atrasar o envelhecimento celular?

Responsável: Ana Rita Álvaro
Anos: 11º, 12º
Investigador(es): Ana Rita Álvaro

Descrição: Neste estágio, que decorrerá no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento, os cientistas estagiários vão realizar diversas experiências e técnicas laboratoriais que incluem: recolha e isolamento de células do sangue e de urina, preparar culturas de neurónios e fibroblastos, avaliar características celulares típicas de envelhecimento. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra (UC), em Coimbra. Uma parte do estágio poderá ter que decorrer no polo III da UC. A deslocação para o estágio não está assegurada.

Observações: Neste estágio, que decorrerá no grupo de Neuroendocrinologia e Envelhecimento, os cientistas estagiários vão realizar diversas experiências e técnicas laboratoriais que incluem: recolha e isolamento de células do sangue e de urina, preparar culturas de neurónios e fibroblastos, avaliar características celulares típicas de envelhecimento. O estágio acontece no CNC, polo I da Universidade de Coimbra (UC), em Coimbra. Uma parte do estágio poderá ter que decorrer no polo III da UC. A deslocação para o estágio não está assegurada.

Pessoa de contacto: Ana Rita Álvaro

1600. Viagem ao mundo das avarias na fábrica de energia

Responsável: Manuela Grazina
Anos: 10º
Área: Tecnologia
Investigador(es): Manuela Grazina

Descrição: Este estágio inclui o contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), sendo possível contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas. O estágio acontece no polo III da Universidade de Coimbra, em Coimbra, e não assegura deslocações de e para o estágio.

Observações: Este estágio inclui o contacto com tecnologias usadas em diagnóstico e investigação biomédica das citopatias mitocondriais (avarias na fábrica de energia), utilizadas habitualmente no Laboratório de BioMedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), sendo possível contactar com a realidade profissional de uma equipa multidisciplinar cuja ação tem como objetivo a deteção de causas de doença e a investigação de mecanismos biomoleculares associados a alterações genéticas. O estágio acontece no polo III da Universidade de Coimbra, em Coimbra, e não assegura deslocações de e para o estágio.

Pessoa de contacto: Manuela Grazina