Listagem de Estágios

NOVA Medical School

1807. Caracterização celular em diferentes amostras biológicas utilizando técnicas avançadas de Microscopia e Citometria de Fluxo

Responsável: Telmo Pereira
Anos: 10º, 11º
Área: Tecnologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Telmo Pereira e Cláudia Andrade

Descrição: A Microscopia e a Citometria de Fluxo constituem ferramentas poderosas na separação, contagem e caracterização com detalhe morfológico de células individuais. A capacidade de identificar e caracterizar subpopulações celulares torna estas técnicas essenciais para o diagnóstico de tumores, análise de transplantes de órgãos, respostas a infeções por bactérias ou fungos e, desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Assim o objetivo da atividade proposta é apresentar uma visão geral sobre ambas as tecnologias e de que forma se complementam dando especial relevância nas principais aplicações e como se articulam no desenvolvimento da investigação científica.

Esta atividade visa que os participantes possam realizar uma experiência laboratorial desde o planeamento, preparação da amostra, aquisição em diferentes equipamentos de Microscopia e de Citometria de Fluxo e análise dos resultados obtidos.

Observações: https://www.nms.unl.pt/pt-pt/investigacao/servicos-e-infraestruturas/servicos-a-comunidade/detalhe/facilityid/2800

Local de encontro: R. Câmara Pestana 6, 6A, 1150-199 Lisboa Hora: 13:15
Pessoa de contacto: Telmo Pereira

1811. Da célula ao organismo: a realidade de uma infrastrutura de unidade celular e biotério de moscas

Responsável: Catarina Homem
Área: Biologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Catarina Homem e Daniela Dias

Descrição: A Drosophila, também conhecida como mosca da fruta, é um organismo modelo muito utilizado na ciência pois possuem uma correspondência no seu genoma de 75% dos genes associados às doenças no Homem. Uma vez que todos os seres vivos apresentam mecanismos muito semelhantes, podemos esperar que o que aprendemos com este organismo modelo pode ser, pelo menos parcialmente, aplicado à espécie humana.

A semelhança dos seres vivos tem por base, o facto de todos serem formados por células. As células são unidades básicas estruturais e funcionais dos organismos, desta forma são muito importantes e o seu estudo contribui para o desenvolvimento da ciência e da medicina.

Estas infraestruturas são necessárias para garantir as melhores condições para o trabalho dos investigadores. Assim, este estágio propõe a aprendizagem de ferramentas de gestão, logísticas e de apoio aos investigadores no trabalho técnico com a Drosophila e com células.

Observações: https://www.nms.unl.pt/pt-pt/investigacao/servicos-e-infraestruturas/servicos-a-comunidade/detalhe/facilityid/2799

Local de encontro: R. Câmara Pestana 6, 6A, 1150-199 Lisboa Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Catarina Homem

1516. Efeito de métodos de confeção em diferentes alimentos da Roda da Alimentação Mediterrânica

Responsável: ana.faria@nms.unl.pt
Anos: 11º, 12º
Área: Ciências da Saúde
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Faria

Descrição: O processamento alimentar determina a qualidade nutricional dos alimentos no momento de consumo, podendo ter um impacto benéfico ou prejudicial à saúde. Neste estágio propomos dar a conhecer as principais características dos diferentes grupos da Roda da Alimentação Mediterrânica, compreendendo as alterações ocorridas durante os processos culinários e aplicá-los no contexto de uma alimentação saudável, preservando o valor nutricional dos alimentos. Pretendemos aplicar diferentes métodos culinários e verificar as alterações que ocorrem ao nível da cor e textura dos alimentos. Especificamente, demonstrar-se-á como a ação do calor e do pH provoca alterações na cor dos hortícolas (brócolos e couve roxa) através da transferência dos pigmentos hidrossolúveis (que se dissolvem na água) e sensíveis à temperatura para a água, bem como as estratégias que podemos adotar para minimizar a perda de nutrientes. Daremos ainda a conhecer a ciência por detrás do processo de crescimento do pão, demostrando qual o papel dos diferentes ingredientes que o constituem e de que forma podemos isolar o seu principal componente proteico (rede de glúten).

Observações: https://www.nms.unl.pt/pt-pt/investigacao/grupos-de-investigacao/detalhe/n/metabolismo-e-nutricao

Local de encontro: Sede da Nova Medical School - Campo dos Mártires da Pátria, nº 130 Hora: 09:30:00
Pessoa de contacto: Ana Faria

1515. Poderão alimentos diferentes ser equivalentes? Uma perspectiva química.

Responsável: ana.faria@nms.unl.pt
Área: Química, Geologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Faria

Descrição: Alimentos considerados nutricionalmente equivalentes, por vezes têm constituições químicas bastantes diferentes, uma vez que o processamento do produto, os constituintes que lhe dão origem, as condições de armazenamento não são idênticas nem equivalentes e têm um impacto sobre o alimento.

Neste estágio propomos uma abordagem sobre a vertente química dos alimentos. Iremos trabalhar sobre o sumo de laranja nas suas diferentes vertente (sumo natural, néctar, concentrado, etc...) e sobre o leite e as bebidas vegetais que são utilizadas como substituto do leite.

Iremos comparar estes grupos de alimentos relativamente às diferenças em termos de Vitamina C, teor de açúcares e Cálcio. A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel com um papel antioxidante importante nos alimentos, mantendo a sua estabilidade e evitando a sua degradação, bem como no organismo, como antioxidante endógeno. A vitamina C será doseada por um método titulométrico que se baseia na sua capacidade antioxidante. O Cálcio é um mineral nutricionalmente essencial e também será doseado por um método titulométrico com EDTA. A glicose, um monossacarídeo, é o açúcar metabolizado pelas nossas células para a obtenção de energia. É reconhecido que o consumo excessivo de açúcares, nomeadamente, glicose, frutose, sacarose e açúcares mais complexos como o amido, podem levar doença metabólica como a obesidade e a diabetes. Serão doseados os açúcares redutores serão por espectrofotometria após hidrólise.

Local de encontro: Edificio sede Nova medical School - Campo dos Mártires da Pátria, n 130 Hora: 09:30:00
Pessoa de contacto: Ana Faria

1812. Realização de cortes histológicos de tecidos de diferentes espécies e sua coloração

Responsável: Teresa Barona
Área: Biologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Teresa Barona e Maria Domingues

Descrição: A Histologia é método pelo qual permite estudar os tecidos e células no seu contexto biológico. Para tal as amostra de tecidos têm de ser sujeitas a uma série de técnicas que permitirão a sua visualização microscópica. Este estágio permitira que o/a aluno/a conheça vários modelos animais para estudo das suas células e tecidos, como se obtém as as amostras e seu processamento e por fim o tipo de coloração que permite ver os diferentes tipos de células e tecidos q constituem um órgão.

Observações: N/A