Listagem de Acções de Verão


Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

889. A importância de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cenário das alterações climáticas é imperativo alertar para a importância dos recursos hídricos e para a sua boa gestão (abundância, dinâmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterrâneos. Um rio não é apenas o canal principal, é um sistema hídrico complexo, ramificado, com uma dinâmica própria, visível à superfície mas com ligação ao grande reservatório subterrâneo (aquíferos). No sistema fluvial ibérico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos últimos milhões de anos (desde o Pré-Tejo), constituindo actualmente a “artéria hídrica” mais longa da península. A sua importância é inegável para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, são numerosos os exemplos que podem contribuir para alterações na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agrícolas e industriais, captações (rega e abastecimento público), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobrevivência de todos os que dele dependem. Explorar-se-á o uso do solo na bacia hidrográfica e irá avaliar-se a qualidade da água dos afluentes (ribeiros, valas hidráulicas agrícolas, rio Tejo), em vários locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a dinâmica do sector mais a montante do estuário do Tejo, relacionando com a maré dinâmica e a maré salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a pé, com deslocações entre locais usando viatura própria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


769. A luz e os ouriços-do-mar

A ação desenvolvida dará a conhecer os ouriços-do-mar da espécie Paracentrotus lividus, existente na ilha da Madeira, as suas características, reprodução, locomoção e comportamento. Também será explicada a forma de os apanhar e manter em laboratório para realizar experiências de ecofisiologia. Os participantes poderão ver o nosso aparato experimental e explicar as experiências que estamos a realizar com o ouriço-do-mar e falar sobre a importância destes estudos e dos resultados que esperamos alcançar. As experiências que serão apresentadas inserem-se no GAME Programme Geomar (um programa que oferece aos estudantes de ciências da vida a oportunidade de fazer os seus projetos de mestrado no âmbito de um estudo global). O tema deste ano é: Efeitos da luz artificial noturna em organismos marinhos. A parte prática da ação permitirá aos participantes não só interagir com os ouriços, mas também ajudar a preparar a comida para estes animais.

Itinerário: Quinta do Lorde

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Marina da Quinta do Lorde, junto ao Captain´s Bar Hora: 14h30

Como chegar: Transporte particular: Seguir a direção do Caniçal e depois as indicações da Quinta do Lorde.
Autocarro: Linha113 da SAM.

Coordenadas GPS: 32.741454735863, -16.7104356231

Localidade: Caniçal

Concelho: MACHICO

Distrito: R A MADEIRA

Datas:

23-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


747. A Muralha de Wellington e a defesa da Capital do Reino nas Invasões Francesas

Visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres e aos Fortes da Ajuda Grande e Pequeno. Conhecer o sistema defensivo que protegeu a Capital do Reino do exército de Napoleão, num dos episódios mais marcantes da Guerra Peninsular, a 3.ª invasão francesa (1810).

Itinerário: Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Bucelas) - Serra da Alrota (Bucelas)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Centro de Interpretação das Linhas de Torres - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres está sediado no Museu do vinho e da Vinha - Bucelas, um edifício bordeaux, muito perto da Escola, junto ao estacionamento em terra batida.
Coordenadas 38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

31-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


891. Ambientes fluviais: dinâmica, ameaças da qualidade da água/sedimentos, indicadores da qualidade que definem o seu uso para fins balneários

O rio não é apenas o canal principal, é um sistema hídrico complexo, ramificado, instalado numa bacia hidrográfica. O sistema fluvial uma dinâmica própria e através da sua rede de drenagem transporta água e sedimentos com características que reflectem o substrato geológico regional e/ou as actividades humanas que se desenvolvem na área da sua influência.
Perante o actual cenário das alterações climáticas é imperativo alertar para a importância dos recursos hídricos e para a sua boa gestão (abundância, dinâmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterrâneos. A sua importância é inegável para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, são numerosos os exemplos que podem contribuir para alterações na qualidade ambiental dos recursos hídricos fluviais e comprometer a sobrevivência de todos os que dele dependem.
Desde tempos remotos que, na época de Verão, as comunidades ribeirinhas procuram praias fluviais para “ir a banhos”, pelo que a qualidade da água e dos sedimentos deve ser um factor importante que devemos garantir para o bom usufruto de quem procura estes locais.
A determinação e a monitorização da qualidade da água/sedimentos para utilização balnear é de extrema importância para a saúde pública.
A ingestão acidental e o contacto direto com águas/sedimentos contaminados por diversas fontes químicas e/ou biológicas, pode levar a que se desenvolvam diversas patologias, pondo em risco a saúde das populações que frequentam esses locais.
É importante conhecer os indicadores da contaminação considerados na legislação, sua importância, e como são determinados.
O objetivo desta ação será a demonstração in situ das principais técnicas utilizadas na recolha e análise de amostras de água/sedimentos, e dar a conhecer os diversos parâmetros físico-químicos, microbiológicos e limites considerados na legislação nacional que definem uma boa qualidade da água/sedimentos para uso balnear.

A acção vai decorrer de manhã (10-13h) ou de tarde (15-18h), junto à Praia de Valada (Cartaxo).

Itinerário: A actividade vai decorrer junto à praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), com demonstrações de técnicas de amostragem e de vários equipamentos que permitem a determinação da qualidade da água/sedimentos.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto à praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), no cais de acesso ao ancoradouro de embarcações. Hora: 9:45 – manhã e 14:45 - tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja. Depois de Azambuja, e ainda na EN3, virar à direita para Vale da Pedra/Valada. Passando Ponte do Reguengo seguir sentido Valada e chegando seguir em direcção praia fluvial (ou cais de embarcações).

Coordenadas GPS: 39.081774903054, -8.7578403869867

Localidade: Valada do Ribatejo, Cartaxo

Concelho: CARTAXO

Distrito: SANTAREM

Pequena deslocação até junto do plano de água par demonstrações de funcionamento de equipamento.

Datas:

08-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


744. Arqueólogo por um dia

Visita à villa romana de Frielas, com possibilidade de experimentar uma escavação arqueológica. O Sítio Arqueológico de Frielas integra uma villa de época romana, revelando um proprietário com relativo poder de compra. As cerâmicas, as moedas e os motivos decorativos dos mosaicos espelham gostos e estratégias de consumo das gentes que viveram nesta villa, entre os meados do século I d.C. até meados do século V d.C..

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Villa romana de Frielas - Rua Quinta do Caiado, Frielas Hora: 09h00

Como chegar: Rodoviária de Lisboa
301 ou 305 – Estação do Oriente e sair em Frielas

Coordenadas: 38°49_37_N 9°8_37_W

Localidade: Frielas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=775

Data:

10-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

À descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona húmida adjacente à ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A importância das zonas húmidas no actual contexto das alterações climáticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A importância destes sistemas para a manutenção da biodiversidade. Evolução e utilização pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitorização da avifauna do Paul. Geodiversidade da região de Manique do Intendente. Evolução geológica da região na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e águas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influência para a qualidade do solo e das águas superficiais e subterrâneas. A utilização sustentável de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necessária viatura própria para pequenas deslocações entre pontos de observação: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclinação que têm de ser percorridas a pé (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


777. Ciclo Urbano da Água: do Aqueduto à Fábrica de Água

Esta visita compreende a visita guiada a duas infraestruturas completamente distintas da nossa cidade: o Aqueduto das Águas Livres e a Fábrica de Água de Alcântara.
Sabia que no Aqueduto das Águas Livres, infraestrutura de abastecimento de água a Lisboa construída no século XVIII, embora a água não fosse tratada, os arquitetos introduziram dispositivos destinados à limpeza da água com a intenção de eliminar possíveis contaminações?
Sabia que a Fábrica de Água de Alcântara tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água do Estuário do Tejo?
Então, venha conhecer uma das maiores obras de engenharia hidráulica, seguindo depois para a maior estação de tratamento de águas residuais do país, um excelente exemplo de Economia Circular, onde a água tratada é reciclada e valorizada para outros fins antes de ser devolvida ao rio Tejo. Visita organizada em parceria com o Museu da Água da EPAL e a Águas do Tejo Atlântico. Percurso pedestre com cerca de 4 km. Aconselha-se o uso de calçado confortável, chapéu e água para o trajeto.

Itinerário: Início - Aqueduto das Águas Livres - Travessia do Vale de Alcântara (Calçada da Quintinha, nº 6)
visita guiada com percurso de 2 kms pelo Vale de Alcântara
Percurso pedestre até à ETAR de Alcântara pela estrada
Visita às instalações
Fim da visita

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro: 742, 751, 758

Localidade: Calçada da Quintinha nº 6 (em Campolide)
Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 4 kms não aconselhável a pessoas com dificudade de locomoção, nem a crianças com menos de 12 anos.

Data:

19-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


788. Conhecer as poças-de-maré do Porto Santo

As poças-de-maré têm uma enorme variedade de espécies, algumas residentes e outras visitantes, que aí ficam retidas durante a baixa-mar.
Estas zonas funcionam como berçários e zonas de proteção para os juvenis contra predadores, mas são as áreas que mais sofrem agressões, principalmente pelo ser humano. Esta ação tem como objetivo dar a conhecer a zona intertidal (zona que fica exposta durante a maré-baixa e que forma as poças), nomeadamente a nível de biodiversidade, identificando os vários grupos taxonómicos presentes neste habitat e relacionando os fatores abióticos com as adaptações fisiológicas destes organismos. Os participantes irão mergulhar nas poças-de-maré, observar os seres vivos marinhos no seu habitat natural e descobrir algumas das suas características peculiares através das explicações dadas pelos biólogos marinhos que dinamizam a ação.

Itinerário: Porto dos Frades

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 14 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Porto dos Frades, no estacionamento. Hora: 2h30

Como chegar: Transporte particular: Tem de se dirigir para a zona Este da Ilha do Porto Santo. Fica a cerca de 6,7 km do centro da Vila.

Coordenadas GPS: 33.069836120415, -16.298558288982

Localidade: Porto dos Frades

Concelho: PORTO SANTO

Distrito: R A MADEIRA

Não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Datas:

18-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


748. Conhecer as uvas através dos sentidos -Uma atividade sensorial em família

Traga os seus filhos e conheçam em família, as uvas através dos sentidos. Vamos fazer sumo de uva no nosso cincho em miniatura, saboreá-lo acabadinho de espremer e descobrir que as uvas têm muitos cheiros, cores e sabores diferentes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
Coordenadas 38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


753. Descobrindo a Ciência nas tradições culturais

Esta atividade tem como objetivo identificar e analisar as técnicas utilizadas nalgumas práticas tradicionais e culturais da Ilha da Madeira à luz do conhecimento científico, em particular o artesanato e o transporte em carros de cestos. Uma viagem ao passado aliada à perceção das ciências físicas. Quais as propriedades Físicas da lã? Por que motivo as roupas de linho dão a sensação de frescura no verão? Por que usam os carreiros do monte botas de sola de borracha? Estas e outras questões serão abordadas, discutidas e esclarecidas com os participantes.
Esta ação visa essencialmente a promoção da cultura científica e um aprofundar da ligação entre o meio científico e a sociedade, aproximando o cidadão da ciência, fomentando a participação dos intervenientes, incentivando-os a questionar o mundo e a própria ciência, aumentando deste modo, o nível de literacia científica da população.

Itinerário: Parque Temático da Madeira

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Entrada do Parque Temático da Madeira Hora: 10.00

Como chegar: Transporte particular: Seguir as direções da Estrada do Parque Temático, nº 1, Fonte da Pedra, 9230-098 Santana, Madeira

Coordenadas GPS: 32.803803901505, -16.884489530495

Localidade: Santana

Concelho: SANTANA

Distrito: R A MADEIRA

Actividade Acessivel

Datas:

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

12-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


775. Do Cristo Rei ao Tejo - uma descida no tempo

Embarque numa verdadeira viagem no tempo, observando camadas de rochas e fósseis que permitem descortinar os ambientes e paisagens existentes na região há milhões de anos atrás e perceber a forma como evoluíram ao longo do tempo.

Itinerário: Descida e subida da encosta do Cristo Rei, com partida e chegada na Rotunda do Cristo Rei (situada em frente ao Santuário do Cristo Rei).

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Rotunda do Cristo Rei (situada no exterior do recinto do Santuário do Cristo Rei) Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 101 - Cacilhas-Cristo Rei
De automóvel:
Seguir indicações para o Monumento ao Cristo Rei

Coordenadas GPS: 38.676599694081, -9.1708473356275

Localidade: Pragal, Almada.

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Descida e subida muito íngreme, com acesso difícil à praia fluvial, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informações: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Datas:

11-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

12-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

10-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


892. Do pré-Tejo ao Tejo actual: a evolução nos últimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolução do Baixo-Tejo nos últimos milhares de anos (do Pré-Tejo à actualidade) e a sua relação com a subida do nível médio do mar.
Dinâmica do rio/estuário do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouchões, praias, planícies de inundação, …) e estuarinas (sapais, rasos de maré, restingas, …). Qualidade da água e sedimentos.
Ocupação/tipo de actividade humana pré-histórica, histórica e actual na dependência da dinâmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palafíticas, a exploração de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protecção, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medição dos parâmetros físico-químicos da água. Recolha e observação de sedimentos. Observação de avifauna.

A acção desenvolve-se para 2 grupos, um de manhã (9h – 13h) e um de tarde (14h – 18h).
A acção tem o apoio do Município de Azambuja (embarcação tradicional – o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarcação – o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das garças, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 – Grupo da manhã e 13:30 – Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro até ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrerá dentro da embarcação tradicional – o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


776. Estação da Biodiversidade do Parque da Paz

Venha explorar o lado menos conhecido do pulmão da cidade de Almada, descobrindo a enorme variedade de plantas e animais que aqui ocorrem, que justificou a criação da primeira estação da biodiversidade em contexto urbano a nível nacional.

Itinerário: Percurso circular no interior do Parque da Paz.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Monumento à Paz, escultura em ferro situada junto ao lago do parque Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 116 – Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas–Fonte da Telha
Carreira 130 – Fonte da Telha-Trafaria
De automóvel:
Seguir indicações para Almada Centro Sul

Coordenadas GPS: 38.664819716353, -9.1654514016418

Localidade: Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Actividade Acessivel
Percurso inteiramente realizado em caminhos asfaltados no interior do parque.

Mais informações: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Datas:

15-07-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

02-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


773. Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegetação da Reserva Botânica da Mata dos Medos, onde os matos de aromáticas, pinhais e zimbrais litorais compõem uma magnífica paisagem de enorme valor ecológico.

Esta actividade decorre na área protegida Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Itinerário: Percurso pedestre circular pela Reserva Botânica da Mata dos Medos, a sul da Fonte da Telha.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: Parque de estacionamento do Centro de Interpretação da Mata dos Medos Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 116 – Fonte da Telha-Paio Pires
Carreira 127 - Cacilhas–Fonte da Telha
Carreira 130 – Fonte da Telha-Trafaria
De automóvel:
Seguir indicações para a Fonte da Telha

Coordenadas GPS: 38.57673819, -9.1937580944805

Localidade: Fonte da Telha

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Percurso realizado inteiramente em trilhos de areia solta, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informações: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Datas:

04-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


848. Geologia no Parque das Nações

Certamente que o rio Tejo não lhe fica indiferente quando passeia pelo Parque das Nações mas sabe por que motivo este rio corre por aqui? E ao longo dos seus passeios já observou as diferentes rochas que pisa? Será que nelas pode encontrar indícios da vida de há milhões de anos? A partir do Pavilhão do Conhecimento, propomos-lhe um percurso pedestre onde poderá descobrir a geologia do Parque das Nações.

Itinerário: De Comboio ou de Metro (linha vermelha) chegar à Gare do Oriente e caminhar 10 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
De Autocarro (26B, 728) sair na paragem do Pavilhão do Conhecimento (Sport TV) e caminhar 2 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Fonte do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva Hora: 10.30

Como chegar: Autocarro: 26B, 728
Comboio: ALCÂNTARA - CASTANHEIRA DO RIBATEJO (DU), SINTRA - ALVERCA (DU), SINTRA - ORIENTE
Metro: LINHA VERMELHA

Coordenadas GPS: 38.7622720216, -9.0959097685127

Localidade: Parque das Nações - Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Datas:

27-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


741. Insetos da Madeira

Captura e observação de insetos para que a comunidade local possa ter contacto próximo com diversas espécies emblemáticas da Madeira e possam aprender sobre a biologia, ecologia e conservação destes seres vivos. Será incentivado o uso dos telemóveis dos participantes para tirarem fotografias aos insetos capturados para posterior registo no Biodiversity4all. Desta forma os participantes ajudam os cientistas a aumentar o conhecimento na área da entomologia, fornecendo dados importantes sobre insetos. Todos os insetos capturados serão libertados no final da atividade.

Itinerário: Promenade do Lido (Funchal)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Na zona da promenade junto à escadas do restaurante Papa Manuel. Coordenadas: 32°38'13.14"N, 16°56'6.72"W Hora: 10.00

Como chegar: Autocarro: A partir do centro do Funchal - linha 1 ou 2 dos Horários do Funchal. Sair na paragem STO Hellier e caminhar na direção da Promenade do Lido/Cais do Carvão. Transporte particular: A partir do centro do Funchal seguir pela Estrada Monumental em direção ao Lido e depois as direções da Rua Simplício dos Passos Gouveia e depois da Rua Francisco de Sousa.

Coordenadas GPS: 32.636983, -16.9352

Localidade: Praia Formosa

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

Mais informações: https://entomoteca.web.uma.pt/

Data:

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


907. Lagoa de Albufeira: uma jovem com 5000 anos

A Geologia do Ambiente Lagunar de Albufeira: qualidade da água, sedimentos de fundo, dinâmica do canal de maré, a influência do canal de maré e da miticultura no corpo aquoso, a evolução da região nos últimos 10 000 anos em função das alterações climáticas e subida do nível do mar. A evolução futura da Lagoa de Albufeira. Perspetivas para uma gestão ambiental sustentável.

Itinerário: Pequeno percurso junto à Lagoa Pequena, um dos 3 corpos lagunares da Lagoa de Albufeira.

Duração: 1.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 5 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: SPEA

Ponto de encontro: Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (receção) Hora: 14.30

Como chegar: Coordenadas: 38º 31,343′ N 009º 08,493′ W
- Vindo de Lisboa:
(Tempo: 34 min_ Distância: 31 km)
Atravessar a Ponte de 25 de Abril, via A2_ sair em direção a Sesimbra_ atravessar Fernão Ferro via EN378 até encontrar a rotunda no Marco do Grilo_ virar em direcção a Alfarim/ Meco via EN 377_ depois de passar a segunda linha de água, virar por caminho de terra batida até encontrar o portão principal do Centro.
- Vindo de Setúbal:
(Tempo: 42 km_ Distância: 31 km)
Sair pela EN10_ passar junto a Vila Nogueira de Azeitão seguindo na EN10, continuar até à Quinta do Conde_ na rotunda virar à esquerda para a Av. Principal da Quinta do Conde_ virar à esquerda na EN206 em direcção à rotunda no Marco do Grilo_ na rotunda virar em direção a Alfarim/ Meco via EN 377_ depois de passar a segunda linha de água, virar por caminho de terra batida até encontrar o portão principal do Centro.

Localidade: Lagoa de Albufeira

Concelho: SESIMBRA

Distrito: SETUBAL

Datas:

04-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 16:30 - Acção já em curso / terminada


855. Mil e Uma Histórias da Natureza em Monserrate

No século XIX, Sir Francis Cook, milionário inglês, imbuído do espírito romântico oitocentista, deu vida a um fabuloso jardim com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens exóticas, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Palácio que nos transporta para um cenário das “Mil e Uma Noites”. Neste percurso pedestre, guiado por um biólogo, desafiam-se os visitantes a fazer uma viagem do passado ao presente do Parque de Monserrate para conhecer a grande diversidade de espécies e habitats que compõem este magnifico local e explorar temas tão diversos como a biodiversidade, a extinção de espécies, as espécies protegidas, entre outros. Uma oportunidade única para conhecer ainda novo Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate, onde, através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didáticos, são dados a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espaço único, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, através de um aquaterrário onde é possível conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das árvores, que é possível conhecer através de um modelo de um carvalho-português decomposto em raiz, tronco e copa, é outro dos temas em destaque.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itinerário: Percurso pedestre no Parque de Monserrate

Duração: 2.00 Horas

Preço: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Parque de Monserrate Hora: 14:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

Pode chegar à Vila de Sintra utilizando:
• IC19 (desde Lisboa)
• IC30 (desde Mafra)
• EN9 (desde Cascais, pela A5)

O Parque e Palácio de Monserrate localiza-se na estrada que liga o centro da Vila de Sintra a Colares (EN375).
Devido a intervenções no acesso via Centro Histórico de Sintra, recomenda-se a deslocação até Monserrate por Colares.

Coordenadas GPS
38º47_38.515_N 9º25_15.413_W

B) DE TRANSPORTES PÚBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) – Linha de Sintra
Estações de origem:
• Estação de Oriente
• Estação do Rossio
• Estação de Entrecampos

SINTRA (estação ferroviária) > MONSERRATE: Táxi (via Colares)

Mais informações em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.

Mais informações: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

21-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


772. Morcegos do Parque Ecológico do Funchal

Na Madeira existem três espécies de morcegos: o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis), o Morcego-orelhudo-castanho (Plecotus auritus) e o Morcego-arborícola-pequeno (Nyctalus leisleri verrucosus). Partilham os céus noturnos da região com a coruja-das-torres (Tyto alba schmitzi), uma ave de rapina exclusiva da Madeira. Nesta atividade convidamos os participantes a conhecer estes e outros animais noturnos, muitas vezes associados a crenças e mitos. Haverá uma curta palestra inicial na qual os participantes irão receber informação sobre a história natural dos morcegos, com particular destaque para as três espécies existentes na região da Madeira e que ocorrem no Parque Ecológico do Funchal. A palestra será seguida por uma curta caminhada noturna, na qual serão utilizados detetores de ultra-sons que irão permitir que os participantes oiçam os morcegos enquanto estes caçam no seu habitat natural.

Itinerário: Curto percurso em torno da casa de receção do Parque Ecológico do Funchal (cerca de 1 km).

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Casa de receção do Parque Ecológico do Funchal Hora: 20:30

Como chegar: Transporte particular: Seguir as indicações da Estrada Regional 103, Funchal – Monte – Ribeira das Cales, logo após uma ponte na subida para o Poiso. É uma casa grande, cor de rosa e com ecopontos na rua.

Coordenadas GPS: 32.700694229183, -16.902723187378

Localidade: Monte

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

O percurso não estará acessível para pessoas em cadeiras de rodas.

Data:

28-08-2021 20:30 - Acção já em curso / terminada


856. Natureza para Todos

A atividade “Natureza para Todos” consiste num percurso temático adaptado para pessoas com mobilidade condicionada que oferece a todos os participantes a possibilidade de conhecer os valores naturais da Serra de Sintra. Ao longo dos trilhos da Tapada D. Fernando II, na companhia de um biólogo, os participantes poderão conhecer algumas das espécies animais que habitam a Serra, representados por esculturas de madeira, ficando igualmente a conhecer as pegadas e vestígios que estes deixam à sua passagem e que são muito úteis para identificar os territórios que frequentam. São dados a conhecer também algumas das espécies de flora autóctone e os principais fatores que ameaçam a sobrevivência dos valores naturais da Serra.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itinerário: Percurso Pedestre na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos - Sintra)

Duração: 2.00 Horas

Preço: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Convento dos Capuchos Hora: 9:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

DESDE LISBOA/MAFRA
1. Chegar a Colares utilizando:
> IC19 (desde Lisboa) + EN247
> IC30 (desde Mafra) + EN247
> EN9 (desde Cascais, pela A5) + EN247
2. Em Colares: seguir em direção ao Cabo da Roca até ao Pé da Serra.
3. No Pé da Serra, virar para a EN 247-3, em direção ao Convento dos Capuchos.

DESDE CASCAIS/PRAIA DO GUINCHO
1. seguir pela EN 247 em direção a Colares.
2. Depois do cruzamento para o Cabo da Roca, no Pé da Serra, virar para a EN 247-3 em direção ao Convento dos Capuchos.

Coordenadas GPS: 38º 46’ 58.48” N 9º 26’ 8.86” W

B) DE TRANSPORTES PÚBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) – Linha de Sintra
(Estações de origem: Oriente_ Rossio_ Entrecampos)
SINTRA (estação ferroviária) > CONVENTO DOS CAPUCHOS: Táxi

Informações em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Vagas especificamente reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis swiss tracks, equipamentos de tração adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem, com menor esforço e maior rapidez, percorrer o percurso.

Inscrição com pelo menos 48h de antecedência através do email info@parquesdesintra.pt.

Existe um número limitado de equipamentos, pelo que é imprescindível solicitar a reserva prévia dos mesmos no momento da inscrição, ou a participação na visita poderá ficar comprometida.

Mais informações: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


774. No trilho das Euphorbias gigantes - particularidades da flora da Arrábida

O Sitio Arrábida / Espichel constitui um exemplo notável da vegetação mediterrânica, onde ocorrem diversos endemismos e elementos de floras reliquiais. Ao longo de um percurso pedestre pelas arribas da vertente sul do Cabo Espichel observar-se-ão as formações vegetais que ocupam estes habitats, bem como os elementos da flora que exclusivos desta área. A acção desenvolver-se-á em torno da temática das adaptações ecológicas e da história evolutiva da vegetação mediterrânica.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Arrábida

Itinerário: percurso pedestre nas arribas da vertente sul do Cabo Espichel

Duração: 5.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Botânica

Ponto de encontro: Hora: Junto ao Convento do Cabo Espichel

Como chegar: Seguir até ao fim da estrada que vai de Sesimbra até ao Cabo Espichel

Coordenadas GPS: 38.420234170433, -9.2134307565002

Localidade: Sesimbra

Concelho: SESIMBRA

Distrito: SETUBAL

Data:

09-21-1209 00:00 - Acção já em curso / terminada


908. O estuário visto pelos satélites/ Tagus estuary seen by satellites

Nesta viagem, a bordo do Lisboat, os participantes ficam a conhecer o trabalho dos cientistas que estudam o Estuário do Tejo através de imagens de satélite.

Itinerário: o percurso do Lisboat

Duração: 2.00 Horas

Preço: 5.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: LISBOAT

Ponto de encontro: Cais de embarque: Estação Sul e Sueste, Terreiro do Paço Hora: 15:00 (comparecer 10 minutos antes da hora do embarque)

Como chegar: de transportes públicos, a pé

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://certo-project.org/Resources/Lisboat

Data:

21-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


740. Oficina de Cerâmica – Modelação à lastra

Atividade prática de construção de objetos cerâmicos, a partir de uma das principais técnicas de modelação de barro, a lastra. As peças realizadas são cozidas e poderão ser levantadas, posteriormente, pelos participantes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu da Cerâmica de Sacavém Hora: 10h30

Como chegar: Rodoviária de Lisboa 301 ou 305 – Estação do Oriente e sair em Sacavém
Comboio e autocarro da carris 708 a sair do Martim Moniz

Coordenadas 38.794144 / -9.102413

Coordenadas GPS: 39.061849368657, -8.8330076874999

Localidade: Sacavém

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=776

Datas:

15-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

22-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


778. Património Natural da Costa da Caparica

Venha descobrir os valores naturais existentes na frente atlântica da Costa da Caparica, explorando a diversificada zona entre marés das praias urbanas e visitando o ReDuna, um inovador projeto de restauração ecológica do sistema dunar.

Itinerário: Percurso de ida e volta ao longo da frente urbana de praias da Costa da Caparica, com visita à zona entre marés e sistema dunar da praia de São João da Caparica.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Município de Almada

Ponto de encontro: CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica Hora: 9:00

Como chegar: De autocarro (Transportes Sul do Tejo):
Carreira 124 - Cacilhas-Costa da Caparica
Carreira 125 - Trafaria-Costa da Caparica
Carreira 194 - Estação do Pragal-Costa da Caparica
De automóvel:
Seguir indicações para CMIA Costa da Caparica e Jardim Urbano da Costa da Caparica

Coordenadas GPS: 38.647370392144, -9.2409891130237

Localidade: Costa da Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Parte do percurso é realizado na zona entre marés, implicando caminhar sobre a areia da praia e sobre o pontão rochoso, não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Mais informações: https://www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities

Data:

09-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


905. Pradarias marinhas: vamos reflorestar o mar?

Seja bem-vindo ao estuário do Sado, um estuário rico em vida marinha! É nesta paisagem entre o rio e o mar que a Ocean Alive se une à comunidade local para proteger e restaurar um habitat chave do oceano: as pradarias de ervas marinhas. Queremos dar-vos a conhecer estas florestas do fundo do mar, e o que podemos fazer para que possam prosperar.
Nesta atividade os participantes são convidados a conhecer as pradarias marinhas ao vivo. Acompanhe-nos até à praia em Tróia, vamos pôr os pés de molho (com água até aos joelhos) e observar as ervas que ficam a descoberto na maré baixa. Poderá conhecer quem aqui se esconde e encontra abrigo: este é um berçário onde o choco põe os ovos e as estrelas-do-mar encontram alimento
Guiados por uma pescadora Guardiã do Mar e uma bióloga, saiba como o nosso bem-estar está diretamente ligado a estas florestas marinhas: da qualidade da água ao combate às alterações climáticas, da gastronomia ao lazer, as pradarias marinhas são as nossas grandes aliadas.
Outrora mais abundantes, sofreram um declínio acentuado em todo o mundo, e o Sado não foi exceção. Mas hoje sabemos que podem recuperar. Reflorestar o mar significa, em primeiro lugar, preservar as florestas marinhas que ainda existem. Antes de plantar ou semear é preciso limpar as ameaças às pradarias marinhas.
Venha connosco. Juntos podemos reflorestar o mar!)

Itinerário: Tróia (Casino) – Praia de Tróia-mar (Ponta do Adoxe)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Ocean Alive

Ponto de encontro: Em frente ao Casino de Tróia Hora: 9.30

Como chegar: O acesso ao ponto de encontro poderá ser feito de transportes públicos (autocarro, para quem vem da zona sul, e de catamaran para quem vem de Setúbal) ou em viatura própria (existe estacionamento pago nas imediações). O trajeto entre o Casino de Tróia e a praia de Tróia-Mar será feito a pé.

Localidade: Tróia

Concelho: GRÂNDOLA

Distrito: SETUBAL

Actividade Acessivel
A atividade decorrerá na praia de Tróia-Mar, uma praia com bandeira de praia acessível. O percurso entre o ponto de encontro e a praia (500 m) é feito sobre passadiços de madeira. Poderá existir alguma dificuldade no acesso de pessoas com mobilidade condicionada entre o areal e a linha de maré baixa, onde será feita a observação das pradarias marinhas.
Mais informações no guia de turismo acessível “Baía de Setúbal para todos” disponível em https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2021/04/GUIA-DE-TURISMO-ACESSIVEL.pdf.

Mais informações: http://www.ocean-alive.org

Datas:

08-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 09:45 - Acção já em curso / terminada


731. Que lixo esconde a nossa praia?

A deposição e acumulação de resíduos sólidos no meio marinho – lixo marinho – é um problema emergente com significativos impactes ambientais, sociais e económicos. De acordo com um relatório recente, é expectável que o oceano possua mais plástico (por peso) que peixe em 2050. Atendendo à dimensão do problema, diversas medidas podem ser adotadas para minimizar a acumulação de detritos marinhos. Dentro destas, ações de consciencialização e educação são cientificamente reconhecidas como primordiais para ultrapassar a problemática, dada a capacidade destas em promover a adoção de comportamentos pro-ambientais.
Através de uma recolha e identificação de macro-resíduos na Praia Formosa (Ilha da Madeira), a atividade “Que lixo esconde a nossa praia?” pretende consciencializar a população sobre a temática. A atividade enquadra-se ainda nos objetivos da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, em particular no ODS14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, numa tese de doutoramento e dá seguimento às monitorizações de lixo marinho que têm vindo a ser realizadas por investigadores regionais. Parcipantes particiarão na recolha do lixo, separação e identificação, seguindo o protocolo da OSPAR.

Itinerário: Areal da Praia Formosa

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Praia Formosa, junto ao posto do nadador salvador. Hora: 09h00

Como chegar: Transporte público: linha 1 ou 2 dos Horários do Funchal
Transporte particular: seguir as direções da Praia Formosa.

Coordenadas GPS: 32.642236778596, -16.955529847911

Localidade: Praia Formosa (Funchal, Madeira)

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

Atividade não indicada para pessoas com mobilidade reduzida.

Data:

14-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


786. Rota das Claraboias e da Biodiversidade

Visita Guiada com inicio na Calçada da Quintinha para travessia do Aqueduto sobre o Vale de Alcântara. O visitante terá também a oportunidade de explorar o Parque Florestal de Monsanto na pista de algumas das claraboias do Aqueduto, bem como ficar a conhecer a biodiversidade deste espaço verde. (Iniciativa com a parceria do Parque Florestal de Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa, criada no âmbito do Programa Lisboa 2020 – Capital Verde Europeia).

Itinerário: Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6
Travessia do Vale de Alcântara até Monsanto. Trajeto dentro do Parque Florestal de Monsanto.
Regreso à Calçada da Quinta, nº 6.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro/ Bus: 742, 751, 758

Localidade: Calçada da Quintinha, nº 6 (Campolide)

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 2 kms. Não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida e menores de 12 anos.

Data:

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


903. Roteiro Fonseca | Ciência e Património

Calcário, Lioz, ou Mármore têm tanto de diferente como de semelhante. É a partir destas rochas que José da Fonseca esculpiu alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra e é o que lhe propomos descobrir neste roteiro único. Tudo isto enquanto se revelam muitas das características da geologia que parecem escondidas mas estão mesmo à superfície deste rico e característico património Sintrense.
Começando na correnteza, visitaremos alguns dos monumentos e terminaremos a visita no pátio da casa onde viveu e trabalhou. Descubra todos os detalhes que nos permitem caracterizar as matérias primas que utilizou na sua obra e a geomorfologia da Serra de Sintra, com características que a tornam única.

Itinerário: 2 km de percurso não circular. Início no Jardim da Correnteza e final no Centro Histórico da Vila de Sintra

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Sociedade União Sintrense

Ponto de encontro: Monumento em Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra - Jardim da Correnteza Hora: 14h30

Como chegar: De carro ou de transportes públicos. Ponto de encontro bastante próximo da estação de Sintra.

Coordenadas GPS: 38.8010475, -9.3860275

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.facebook.com/sociedadeuniaosin

Datas:

27-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


733. ROVs e outras tecnologias marinhas

Nesta ação pretende-se dar a conhecer alguns dos equipamentos atualmente utilizados nas ciências marinhas, nomeadamente, ROVs (veículos submarinos operados remotamente), instalando para o efeito uma piscina insuflável num espaço exterior da ARDITI. Os participantes terão oportunidade de operar um pequeno ROV, descobrir as componentes que o constituem e perceber o seu funcionamento. Serão também mostrados e explicados outros equipamentos usados em oceanografia, como por exemplo, boias derivantes.

Itinerário: Jardim adjacente às instalações da ARDITI.

Duração: 0.45 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Entrada do jardim da ARDITI (junto ao ITI - Interactive Technologies Institute), Ed. Madeira Tecnopolo, Piso -2. Depois da zona de carga e descarga, entrada no lado esquerdo. Hora: 5 minutos antes do início de cada sessão

Como chegar: Autocarro: Do Centro do Funchal para o Campus Universitário da Penteada: nº13, 15, 15A, 17, 18, 42 e 62
Transporte particular: Seguir as direções do Campus Universitário da Penteada/Edifício Madeira Tecnopolo.
A atividade realiza-se no jardim do ITI - Interactive Technologies Institute, Ed. Madeira Tecnopolo, Piso -2. Depois da zona de carga e descarga, entrada no lado esquerdo.

Coordenadas GPS: 32.659445407205, -16.925778114965

Localidade: Funchal (Madeira)

Concelho: FUNCHAL

Distrito: R A MADEIRA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://oom.arditi.pt/rov4all/

Datas:

26-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

26-07-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

26-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 16:00 - Acção já em curso / terminada

28-07-2021 17:00 - Acção já em curso / terminada


888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobotânica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracterização geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A acção tem o apoio do Município de Azambuja e da empresa Elisa Câmara Lda.

Itinerário: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Serão apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39° 13.185_N - 8° 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido para a observação das plantas do Paul é acessível e as distâncias a percorrer não são longas.
Não são necessários conhecimentos científicos avançados para a compreensão dos métodos de extração e suas aplicações na área da cosmética.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

Data:

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


811. Visita ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico

O Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico – Fábrica de Água, uma nova geração de produtos é um espaço novo, dedicado à educação e sensibilização ambiental onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água nas suas diferentes dimensões.
Neste centro educativo a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades ludico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais.
O espaço permite que os visitantes usufruam de diversas experiências focadas no Uso Eficiente da Água e na Economia Circular e, claro está, no Valor da Água, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das Fábricas de Água na gestão do ciclo urbano da água e na valorização dos recursos aí gerados.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: Durante a visita ao CEA (Centro de Educação Ambiental) serão dadas a conhecer curiosidades sobre a água e o seu valor e realizadas diversas atividades relacionadas com o uso eficiente da água e a sua valorização na Fábrica de Água. Será ainda feita uma abordagem do processo de tratamento de águas residuais quando chegam à Fábrica de Água.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da Fábrica de Água de Beirolas. Hora: 10h15 e 14h15

Como chegar: A Fábrica de Água de Beirolas fica localizada no Parque das Nações.
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.

Coordenadas GPS: 38.78874700154, -9.0971945466308

Localidade: Fábrica de Águas de Beirolas
R. Chen He
1990-513 Lisboa
Portugal
Ver no Google Maps

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/beirolas

Datas:

24-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada