Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


889. A import√Ęncia de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. Um rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, com uma din√Ęmica pr√≥pria, vis√≠vel √† superf√≠cie mas com liga√ß√£o ao grande reservat√≥rio subterr√Ęneo (aqu√≠feros). No sistema fluvial ib√©rico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos √ļltimos milh√Ķes de anos (desde o Pr√©-Tejo), constituindo actualmente a ‚Äúart√©ria h√≠drica‚ÄĚ mais longa da pen√≠nsula. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agr√≠colas e industriais, capta√ß√Ķes (rega e abastecimento p√ļblico), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem. Explorar-se-√° o uso do solo na bacia hidrogr√°fica e ir√° avaliar-se a qualidade da √°gua dos afluentes (ribeiros, valas hidr√°ulicas agr√≠colas, rio Tejo), em v√°rios locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a din√Ęmica do sector mais a montante do estu√°rio do Tejo, relacionando com a mar√© din√Ęmica e a mar√© salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a p√©, com desloca√ß√Ķes entre locais usando viatura pr√≥pria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


747. A Muralha de Wellington e a defesa da Capital do Reino nas Invas√Ķes Francesas

Visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres e aos Fortes da Ajuda Grande e Pequeno. Conhecer o sistema defensivo que protegeu a Capital do Reino do exército de Napoleão, num dos episódios mais marcantes da Guerra Peninsular, a 3.ª invasão francesa (1810).

Itinerário: Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Bucelas) - Serra da Alrota (Bucelas)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Centro de Interpretação das Linhas de Torres - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres está sediado no Museu do vinho e da Vinha - Bucelas, um edifício bordeaux, muito perto da Escola, junto ao estacionamento em terra batida.
Coordenadas 38¬ļ 54‚Äô 06‚ÄĚ N / 9¬ļ 07‚Äô 13‚ÄĚ O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

31-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


744. Arqueólogo por um dia

Visita √† villa romana de Frielas, com possibilidade de experimentar uma escava√ß√£o arqueol√≥gica. O S√≠tio Arqueol√≥gico de Frielas integra uma villa de √©poca romana, revelando um propriet√°rio com relativo poder de compra. As cer√Ęmicas, as moedas e os motivos decorativos dos mosaicos espelham gostos e estrat√©gias de consumo das gentes que viveram nesta villa, entre os meados do s√©culo I d.C. at√© meados do s√©culo V d.C..

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Villa romana de Frielas - Rua Quinta do Caiado, Frielas Hora: 09h00

Como chegar: Rodovi√°ria de Lisboa
301 ou 305 ‚Äď Esta√ß√£o do Oriente e sair em Frielas

Coordenadas: 38¬į49_37_N 9¬į8_37_W

Localidade: Frielas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=775

Data:

10-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

√Ä descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona h√ļmida adjacente √† ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A import√Ęncia das zonas h√ļmidas no actual contexto das altera√ß√Ķes clim√°ticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A import√Ęncia destes sistemas para a manuten√ß√£o da biodiversidade. Evolu√ß√£o e utiliza√ß√£o pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitoriza√ß√£o da avifauna do Paul. Geodiversidade da regi√£o de Manique do Intendente. Evolu√ß√£o geol√≥gica da regi√£o na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e √°guas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influ√™ncia para a qualidade do solo e das √°guas superficiais e subterr√Ęneas. A utiliza√ß√£o sustent√°vel de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necess√°ria viatura pr√≥pria para pequenas desloca√ß√Ķes entre pontos de observa√ß√£o: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclina√ß√£o que t√™m de ser percorridas a p√© (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


777. Ciclo Urbano da √Āgua: do Aqueduto √† F√°brica de √Āgua

Esta visita compreende a visita guiada a duas infraestruturas completamente distintas da nossa cidade: o Aqueduto das √Āguas Livres e a F√°brica de √Āgua de Alc√Ęntara.
Sabia que no Aqueduto das √Āguas Livres, infraestrutura de abastecimento de √°gua a Lisboa constru√≠da no s√©culo XVIII, embora a √°gua n√£o fosse tratada, os arquitetos introduziram dispositivos destinados √† limpeza da √°gua com a inten√ß√£o de eliminar poss√≠veis contamina√ß√Ķes?
Sabia que a F√°brica de √Āgua de Alc√Ęntara tem um forte contributo na melhoria da qualidade da √°gua do Estu√°rio do Tejo?
Ent√£o, venha conhecer uma das maiores obras de engenharia hidr√°ulica, seguindo depois para a maior esta√ß√£o de tratamento de √°guas residuais do pa√≠s, um excelente exemplo de Economia Circular, onde a √°gua tratada √© reciclada e valorizada para outros fins antes de ser devolvida ao rio Tejo. Visita organizada em parceria com o Museu da √Āgua da EPAL e a √Āguas do Tejo Atl√Ęntico. Percurso pedestre com cerca de 4 km. Aconselha-se o uso de cal√ßado confort√°vel, chap√©u e √°gua para o trajeto.

Itiner√°rio: In√≠cio - Aqueduto das √Āguas Livres - Travessia do Vale de Alc√Ęntara (Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6)
visita guiada com percurso de 2 kms pelo Vale de Alc√Ęntara
Percurso pedestre at√© √† ETAR de Alc√Ęntara pela estrada
Visita √†s instala√ß√Ķes
Fim da visita

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da √Āgua

Ponto de encontro: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro: 742, 751, 758

Localidade: Cal√ßada da Quintinha n¬ļ 6 (em Campolide)
Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 4 kms não aconselhável a pessoas com dificudade de locomoção, nem a crianças com menos de 12 anos.

Data:

19-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


748. Conhecer as uvas através dos sentidos -Uma atividade sensorial em família

Traga os seus filhos e conheçam em família, as uvas através dos sentidos. Vamos fazer sumo de uva no nosso cincho em miniatura, saboreá-lo acabadinho de espremer e descobrir que as uvas têm muitos cheiros, cores e sabores diferentes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
Coordenadas 38¬ļ 54‚Äô 06‚ÄĚ N / 9¬ļ 07‚Äô 13‚ÄĚ O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


892. Do pr√©-Tejo ao Tejo actual: a evolu√ß√£o nos √ļltimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolu√ß√£o do Baixo-Tejo nos √ļltimos milhares de anos (do Pr√©-Tejo √† actualidade) e a sua rela√ß√£o com a subida do n√≠vel m√©dio do mar.
Din√Ęmica do rio/estu√°rio do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouch√Ķes, praias, plan√≠cies de inunda√ß√£o, ‚Ķ) e estuarinas (sapais, rasos de mar√©, restingas, ‚Ķ). Qualidade da √°gua e sedimentos.
Ocupa√ß√£o/tipo de actividade humana pr√©-hist√≥rica, hist√≥rica e actual na depend√™ncia da din√Ęmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palaf√≠ticas, a explora√ß√£o de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protec√ß√£o, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medi√ß√£o dos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos da √°gua. Recolha e observa√ß√£o de sedimentos. Observa√ß√£o de avifauna.

A ac√ß√£o desenvolve-se para 2 grupos, um de manh√£ (9h ‚Äď 13h) e um de tarde (14h ‚Äď 18h).
A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja (embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarca√ß√£o ‚Äď o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das gar√ßas, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 ‚Äď Grupo da manh√£ e 13:30 ‚Äď Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro at√© ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrer√° dentro da embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


848. Geologia no Parque das Na√ß√Ķes

Certamente que o rio Tejo n√£o lhe fica indiferente quando passeia pelo Parque das Na√ß√Ķes mas sabe por que motivo este rio corre por aqui? E ao longo dos seus passeios j√° observou as diferentes rochas que pisa? Ser√° que nelas pode encontrar ind√≠cios da vida de h√° milh√Ķes de anos? A partir do Pavilh√£o do Conhecimento, propomos-lhe um percurso pedestre onde poder√° descobrir a geologia do Parque das Na√ß√Ķes.

Itinerário: De Comboio ou de Metro (linha vermelha) chegar à Gare do Oriente e caminhar 10 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
De Autocarro (26B, 728) sair na paragem do Pavilhão do Conhecimento (Sport TV) e caminhar 2 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Fonte do Pavilh√£o do Conhecimento ‚Äď Centro Ci√™ncia Viva Hora: 10.30

Como chegar: Autocarro: 26B, 728
Comboio: ALC√āNTARA - CASTANHEIRA DO RIBATEJO (DU), SINTRA - ALVERCA (DU), SINTRA - ORIENTE
Metro: LINHA VERMELHA

Coordenadas GPS: 38.7622720216, -9.0959097685127

Localidade: Parque das Na√ß√Ķes - Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Datas:

27-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


855. Mil e Uma Histórias da Natureza em Monserrate

No s√©culo XIX, Sir Francis Cook, milion√°rio ingl√™s, imbu√≠do do esp√≠rito rom√Ęntico oitocentista, deu vida a um fabuloso jardim com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens ex√≥ticas, por entre ru√≠nas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Pal√°cio que nos transporta para um cen√°rio das ‚ÄúMil e Uma Noites‚ÄĚ. Neste percurso pedestre, guiado por um bi√≥logo, desafiam-se os visitantes a fazer uma viagem do passado ao presente do Parque de Monserrate para conhecer a grande diversidade de esp√©cies e habitats que comp√Ķem este magnifico local e explorar temas t√£o diversos como a biodiversidade, a extin√ß√£o de esp√©cies, as esp√©cies protegidas, entre outros. Uma oportunidade √ļnica para conhecer ainda novo Centro de Interpreta√ß√£o da Natureza de Monserrate, onde, atrav√©s de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais did√°ticos, s√£o dados a conhecer os principais epis√≥dios que definiram a hist√≥ria geol√≥gica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espa√ßo √ļnico, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, atrav√©s de um aquaterr√°rio onde √© poss√≠vel conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das √°rvores, que √© poss√≠vel conhecer atrav√©s de um modelo de um carvalho-portugu√™s decomposto em raiz, tronco e copa, √© outro dos temas em destaque.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso pedestre no Parque de Monserrate

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Parque de Monserrate Hora: 14:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

Pode chegar à Vila de Sintra utilizando:
‚ÄĘ IC19 (desde Lisboa)
‚ÄĘ IC30 (desde Mafra)
‚ÄĘ EN9 (desde Cascais, pela A5)

O Parque e Pal√°cio de Monserrate localiza-se na estrada que liga o centro da Vila de Sintra a Colares (EN375).
Devido a interven√ß√Ķes no acesso via Centro Hist√≥rico de Sintra, recomenda-se a desloca√ß√£o at√© Monserrate por Colares.

Coordenadas GPS
38¬ļ47_38.515_N 9¬ļ25_15.413_W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
Esta√ß√Ķes de origem:
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Oriente
‚ÄĘ Esta√ß√£o do Rossio
‚ÄĘ Esta√ß√£o de Entrecampos

SINTRA (estação ferroviária) > MONSERRATE: Táxi (via Colares)

Mais informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

21-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


856. Natureza para Todos

A atividade ‚ÄúNatureza para Todos‚ÄĚ consiste num percurso tem√°tico adaptado para pessoas com mobilidade condicionada que oferece a todos os participantes a possibilidade de conhecer os valores naturais da Serra de Sintra. Ao longo dos trilhos da Tapada D. Fernando II, na companhia de um bi√≥logo, os participantes poder√£o conhecer algumas das esp√©cies animais que habitam a Serra, representados por esculturas de madeira, ficando igualmente a conhecer as pegadas e vest√≠gios que estes deixam √† sua passagem e que s√£o muito √ļteis para identificar os territ√≥rios que frequentam. S√£o dados a conhecer tamb√©m algumas das esp√©cies de flora aut√≥ctone e os principais fatores que amea√ßam a sobreviv√™ncia dos valores naturais da Serra.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itiner√°rio: Percurso Pedestre na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos - Sintra)

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Convento dos Capuchos Hora: 9:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

DESDE LISBOA/MAFRA
1. Chegar a Colares utilizando:
> IC19 (desde Lisboa) + EN247
> IC30 (desde Mafra) + EN247
> EN9 (desde Cascais, pela A5) + EN247
2. Em Colares: seguir em direção ao Cabo da Roca até ao Pé da Serra.
3. No Pé da Serra, virar para a EN 247-3, em direção ao Convento dos Capuchos.

DESDE CASCAIS/PRAIA DO GUINCHO
1. seguir pela EN 247 em direção a Colares.
2. Depois do cruzamento para o Cabo da Roca, no Pé da Serra, virar para a EN 247-3 em direção ao Convento dos Capuchos.

Coordenadas GPS: 38¬ļ 46‚Äô 58.48‚ÄĚ N 9¬ļ 26‚Äô 8.86‚ÄĚ W

B) DE TRANSPORTES P√öBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) ‚Äď Linha de Sintra
(Esta√ß√Ķes de origem: Oriente_ Rossio_ Entrecampos)
SINTRA (estação ferroviária) > CONVENTO DOS CAPUCHOS: Táxi

Informa√ß√Ķes em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Vagas especificamente reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis swiss tracks, equipamentos de tração adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem, com menor esforço e maior rapidez, percorrer o percurso.

Inscrição com pelo menos 48h de antecedência através do email info@parquesdesintra.pt.

Existe um n√ļmero limitado de equipamentos, pelo que √© imprescind√≠vel solicitar a reserva pr√©via dos mesmos no momento da inscri√ß√£o, ou a participa√ß√£o na visita poder√° ficar comprometida.

Mais informa√ß√Ķes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


908. O estuário visto pelos satélites/ Tagus estuary seen by satellites

Nesta viagem, a bordo do Lisboat, os participantes ficam a conhecer o trabalho dos cientistas que estudam o Estuário do Tejo através de imagens de satélite.

Itiner√°rio: o percurso do Lisboat

Duração: 2.00 Horas

Pre√ßo: 5.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: LISBOAT

Ponto de encontro: Cais de embarque: Estação Sul e Sueste, Terreiro do Paço Hora: 15:00 (comparecer 10 minutos antes da hora do embarque)

Como chegar: de transportes p√ļblicos, a p√©

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://certo-project.org/Resources/Lisboat

Data:

21-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


740. Oficina de Cer√Ęmica ‚Äď Modela√ß√£o √† lastra

Atividade pr√°tica de constru√ß√£o de objetos cer√Ęmicos, a partir de uma das principais t√©cnicas de modela√ß√£o de barro, a lastra. As pe√ßas realizadas s√£o cozidas e poder√£o ser levantadas, posteriormente, pelos participantes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu da Cer√Ęmica de Sacav√©m Hora: 10h30

Como chegar: Rodovi√°ria de Lisboa 301 ou 305 ‚Äď Esta√ß√£o do Oriente e sair em Sacav√©m
Comboio e autocarro da carris 708 a sair do Martim Moniz

Coordenadas 38.794144 / -9.102413

Coordenadas GPS: 39.061849368657, -8.8330076874999

Localidade: Sacavém

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=776

Datas:

15-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

22-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


746. Pelo tempo dos dinossauros...

Venha at√© √† Praia de Paimogo (Lourinh√£), conhecer como era a regi√£o no tempo dos dinossauros, h√° 150 milh√Ķes de anos. A Lourinh√£ √© famosa internacionalmente pelos achados f√≥sseis destes animais e, atrav√©s da observa√ß√£o das rochas, ser√° demonstrado como podemos conhecer o ambiente em que viveram.

Itinerário: Forte de Paimogo - Praia de Paimogo - Praia do Caniçal - Forte de Paimogo

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 3.50 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Museu da Lourinh√£

Ponto de encontro: Parque de estacionamento no sopé da arriba do Forte de Paimogo Hora: 10h

Como chegar: A partir da Praia da Areia Branca, seguir para Norte pela Estrada do Paimogo, até ao final da estrada.

Coordenadas GPS: 39.28762055392, -9.3411682786254

Localidade: Forte de Paimogo (Praia da Areia Branca, Lourinh√£)

Concelho: LOURINHÃ

Distrito: LISBOA

Datas:

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

21-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


786. Rota das Claraboias e da Biodiversidade

Visita Guiada com inicio na Cal√ßada da Quintinha para travessia do Aqueduto sobre o Vale de Alc√Ęntara. O visitante ter√° tamb√©m a oportunidade de explorar o Parque Florestal de Monsanto na pista de algumas das claraboias do Aqueduto, bem como ficar a conhecer a biodiversidade deste espa√ßo verde. (Iniciativa com a parceria do Parque Florestal de Monsanto da C√Ęmara Municipal de Lisboa, criada no √Ęmbito do Programa Lisboa 2020 ‚Äď Capital Verde Europeia).

Itiner√°rio: Ponto de encontro: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6
Travessia do Vale de Alc√Ęntara at√© Monsanto. Trajeto dentro do Parque Florestal de Monsanto.
Regreso √† Cal√ßada da Quinta, n¬ļ 6.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da √Āgua

Ponto de encontro: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro/ Bus: 742, 751, 758

Localidade: Cal√ßada da Quintinha, n¬ļ 6 (Campolide)

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 2 kms. N√£o aconselh√°vel a pessoas com mobilidade reduzida e menores de 12 anos.

Data:

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


903. Roteiro Fonseca | Ciência e Património

Calc√°rio, Lioz, ou M√°rmore t√™m tanto de diferente como de semelhante. √Č a partir destas rochas que Jos√© da Fonseca esculpiu alguns dos monumentos mais emblem√°ticos de Sintra e √© o que lhe propomos descobrir neste roteiro √ļnico. Tudo isto enquanto se revelam muitas das caracter√≠sticas da geologia que parecem escondidas mas est√£o mesmo √† superf√≠cie deste rico e caracter√≠stico patrim√≥nio Sintrense.
Come√ßando na correnteza, visitaremos alguns dos monumentos e terminaremos a visita no p√°tio da casa onde viveu e trabalhou. Descubra todos os detalhes que nos permitem caracterizar as mat√©rias primas que utilizou na sua obra e a geomorfologia da Serra de Sintra, com caracter√≠sticas que a tornam √ļnica.

Itinerário: 2 km de percurso não circular. Início no Jardim da Correnteza e final no Centro Histórico da Vila de Sintra

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Sociedade Uni√£o Sintrense

Ponto de encontro: Monumento em Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra - Jardim da Correnteza Hora: 14h30

Como chegar: De carro ou de transportes p√ļblicos. Ponto de encontro bastante pr√≥ximo da esta√ß√£o de Sintra.

Coordenadas GPS: 38.8010475, -9.3860275

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Mais informa√ß√Ķes: https://www.facebook.com/sociedadeuniaosin

Datas:

27-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobot√Ęnica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracteriza√ß√£o geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja e da empresa Elisa C√Ęmara Lda.

Itiner√°rio: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Ser√£o apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39¬į 13.185_N - 8¬į 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido para a observa√ß√£o das plantas do Paul √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas.
N√£o s√£o necess√°rios conhecimentos cient√≠ficos avan√ßados para a compreens√£o dos m√©todos de extra√ß√£o e suas aplica√ß√Ķes na √°rea da cosm√©tica.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

Data:

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


811. Visita ao Centro de Educa√ß√£o Ambiental da Tejo Atl√Ęntico

O Centro de Educa√ß√£o Ambiental da Tejo Atl√Ęntico ‚Äď F√°brica de √Āgua, uma nova gera√ß√£o de produtos √© um espa√ßo novo, dedicado √† educa√ß√£o e sensibiliza√ß√£o ambiental onde se desenvolvem v√°rias atividades participativas focadas no valor da √°gua nas suas diferentes dimens√Ķes.
Neste centro educativo a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades ludico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais.
O espa√ßo permite que os visitantes usufruam de diversas experi√™ncias focadas no Uso Eficiente da √Āgua e na Economia Circular e, claro est√°, no Valor da √Āgua, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das F√°bricas de √Āgua na gest√£o do ciclo urbano da √°gua e na valoriza√ß√£o dos recursos a√≠ gerados.

Esta actividade decorre na √°rea protegida n.a.

Itiner√°rio: Durante a visita ao CEA (Centro de Educa√ß√£o Ambiental) ser√£o dadas a conhecer curiosidades sobre a √°gua e o seu valor e realizadas diversas atividades relacionadas com o uso eficiente da √°gua e a sua valoriza√ß√£o na F√°brica de √Āgua. Ser√° ainda feita uma abordagem do processo de tratamento de √°guas residuais quando chegam √† F√°brica de √Āgua.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: √Āguas do Tejo Atl√Ęntico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da F√°brica de √Āgua de Beirolas. Hora: 10h15 e 14h15

Como chegar: A F√°brica de √Āgua de Beirolas fica localizada no Parque das Na√ß√Ķes.
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.

Coordenadas GPS: 38.78874700154, -9.0971945466308

Localidade: F√°brica de √Āguas de Beirolas
R. Chen He
1990-513 Lisboa
Portugal
Ver no Google Maps

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informa√ß√Ķes: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/beirolas

Datas:

24-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada