Listagem de Acções de Verão


889. A importância de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cenário das alterações climáticas é imperativo alertar para a importância dos recursos hídricos e para a sua boa gestão (abundância, dinâmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterrâneos. Um rio não é apenas o canal principal, é um sistema hídrico complexo, ramificado, com uma dinâmica própria, visível à superfície mas com ligação ao grande reservatório subterrâneo (aquíferos). No sistema fluvial ibérico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos últimos milhões de anos (desde o Pré-Tejo), constituindo actualmente a “artéria hídrica” mais longa da península. A sua importância é inegável para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, são numerosos os exemplos que podem contribuir para alterações na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agrícolas e industriais, captações (rega e abastecimento público), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobrevivência de todos os que dele dependem. Explorar-se-á o uso do solo na bacia hidrográfica e irá avaliar-se a qualidade da água dos afluentes (ribeiros, valas hidráulicas agrícolas, rio Tejo), em vários locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a dinâmica do sector mais a montante do estuário do Tejo, relacionando com a maré dinâmica e a maré salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a pé, com deslocações entre locais usando viatura própria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


747. A Muralha de Wellington e a defesa da Capital do Reino nas Invasões Francesas

Visita ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres e aos Fortes da Ajuda Grande e Pequeno. Conhecer o sistema defensivo que protegeu a Capital do Reino do exército de Napoleão, num dos episódios mais marcantes da Guerra Peninsular, a 3.ª invasão francesa (1810).

Itinerário: Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Bucelas) - Serra da Alrota (Bucelas)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Centro de Interpretação das Linhas de Torres - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
O Centro de Interpretação das Linhas de Torres está sediado no Museu do vinho e da Vinha - Bucelas, um edifício bordeaux, muito perto da Escola, junto ao estacionamento em terra batida.
Coordenadas 38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

31-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


744. Arqueólogo por um dia

Visita à villa romana de Frielas, com possibilidade de experimentar uma escavação arqueológica. O Sítio Arqueológico de Frielas integra uma villa de época romana, revelando um proprietário com relativo poder de compra. As cerâmicas, as moedas e os motivos decorativos dos mosaicos espelham gostos e estratégias de consumo das gentes que viveram nesta villa, entre os meados do século I d.C. até meados do século V d.C..

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Villa romana de Frielas - Rua Quinta do Caiado, Frielas Hora: 09h00

Como chegar: Rodoviária de Lisboa
301 ou 305 – Estação do Oriente e sair em Frielas

Coordenadas: 38°49_37_N 9°8_37_W

Localidade: Frielas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=775

Data:

10-08-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

À descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona húmida adjacente à ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A importância das zonas húmidas no actual contexto das alterações climáticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A importância destes sistemas para a manutenção da biodiversidade. Evolução e utilização pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitorização da avifauna do Paul. Geodiversidade da região de Manique do Intendente. Evolução geológica da região na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e águas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influência para a qualidade do solo e das águas superficiais e subterrâneas. A utilização sustentável de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necessária viatura própria para pequenas deslocações entre pontos de observação: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclinação que têm de ser percorridas a pé (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


777. Ciclo Urbano da Água: do Aqueduto à Fábrica de Água

Esta visita compreende a visita guiada a duas infraestruturas completamente distintas da nossa cidade: o Aqueduto das Águas Livres e a Fábrica de Água de Alcântara.
Sabia que no Aqueduto das Águas Livres, infraestrutura de abastecimento de água a Lisboa construída no século XVIII, embora a água não fosse tratada, os arquitetos introduziram dispositivos destinados à limpeza da água com a intenção de eliminar possíveis contaminações?
Sabia que a Fábrica de Água de Alcântara tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água do Estuário do Tejo?
Então, venha conhecer uma das maiores obras de engenharia hidráulica, seguindo depois para a maior estação de tratamento de águas residuais do país, um excelente exemplo de Economia Circular, onde a água tratada é reciclada e valorizada para outros fins antes de ser devolvida ao rio Tejo. Visita organizada em parceria com o Museu da Água da EPAL e a Águas do Tejo Atlântico. Percurso pedestre com cerca de 4 km. Aconselha-se o uso de calçado confortável, chapéu e água para o trajeto.

Itinerário: Início - Aqueduto das Águas Livres - Travessia do Vale de Alcântara (Calçada da Quintinha, nº 6)
visita guiada com percurso de 2 kms pelo Vale de Alcântara
Percurso pedestre até à ETAR de Alcântara pela estrada
Visita às instalações
Fim da visita

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro: 742, 751, 758

Localidade: Calçada da Quintinha nº 6 (em Campolide)
Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 4 kms não aconselhável a pessoas com dificudade de locomoção, nem a crianças com menos de 12 anos.

Data:

19-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


748. Conhecer as uvas através dos sentidos -Uma atividade sensorial em família

Traga os seus filhos e conheçam em família, as uvas através dos sentidos. Vamos fazer sumo de uva no nosso cincho em miniatura, saboreá-lo acabadinho de espremer e descobrir que as uvas têm muitos cheiros, cores e sabores diferentes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas Hora: 10h00

Como chegar: Em Bucelas:
Na rotunda vire sentido Arranhó (quem vem de Alverca vira à direita, quem vem de Loures vira á esquerda)
Nos sinais luminosos verá uma placa a dizer Museu do Vinho e da Vinha, entre no estacionamento (em calçada portuguesa), passe pela escola EB23 de Bucelas, estacione.
Coordenadas 38º 54’ 06” N / 9º 07’ 13” O

Localidade: Bucelas

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=770

Datas:

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


892. Do pré-Tejo ao Tejo actual: a evolução nos últimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolução do Baixo-Tejo nos últimos milhares de anos (do Pré-Tejo à actualidade) e a sua relação com a subida do nível médio do mar.
Dinâmica do rio/estuário do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouchões, praias, planícies de inundação, …) e estuarinas (sapais, rasos de maré, restingas, …). Qualidade da água e sedimentos.
Ocupação/tipo de actividade humana pré-histórica, histórica e actual na dependência da dinâmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palafíticas, a exploração de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protecção, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medição dos parâmetros físico-químicos da água. Recolha e observação de sedimentos. Observação de avifauna.

A acção desenvolve-se para 2 grupos, um de manhã (9h – 13h) e um de tarde (14h – 18h).
A acção tem o apoio do Município de Azambuja (embarcação tradicional – o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarcação – o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das garças, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 – Grupo da manhã e 13:30 – Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro até ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrerá dentro da embarcação tradicional – o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


848. Geologia no Parque das Nações

Certamente que o rio Tejo não lhe fica indiferente quando passeia pelo Parque das Nações mas sabe por que motivo este rio corre por aqui? E ao longo dos seus passeios já observou as diferentes rochas que pisa? Será que nelas pode encontrar indícios da vida de há milhões de anos? A partir do Pavilhão do Conhecimento, propomos-lhe um percurso pedestre onde poderá descobrir a geologia do Parque das Nações.

Itinerário: De Comboio ou de Metro (linha vermelha) chegar à Gare do Oriente e caminhar 10 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
De Autocarro (26B, 728) sair na paragem do Pavilhão do Conhecimento (Sport TV) e caminhar 2 minutos até ao Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: Fonte do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva Hora: 10.30

Como chegar: Autocarro: 26B, 728
Comboio: ALCÂNTARA - CASTANHEIRA DO RIBATEJO (DU), SINTRA - ALVERCA (DU), SINTRA - ORIENTE
Metro: LINHA VERMELHA

Coordenadas GPS: 38.7622720216, -9.0959097685127

Localidade: Parque das Nações - Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Datas:

27-07-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


855. Mil e Uma Histórias da Natureza em Monserrate

No século XIX, Sir Francis Cook, milionário inglês, imbuído do espírito romântico oitocentista, deu vida a um fabuloso jardim com plantas vindas de todos os cantos do mundo, recriando paisagens exóticas, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas, ao redor de um Palácio que nos transporta para um cenário das “Mil e Uma Noites”. Neste percurso pedestre, guiado por um biólogo, desafiam-se os visitantes a fazer uma viagem do passado ao presente do Parque de Monserrate para conhecer a grande diversidade de espécies e habitats que compõem este magnifico local e explorar temas tão diversos como a biodiversidade, a extinção de espécies, as espécies protegidas, entre outros. Uma oportunidade única para conhecer ainda novo Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate, onde, através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais e materiais didáticos, são dados a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. Um espaço único, no qual se exploram as particularidades dos ecossistemas ribeirinhos, através de um aquaterrário onde é possível conhecer ao vivo alguns dos seus habitantes. A biologia das árvores, que é possível conhecer através de um modelo de um carvalho-português decomposto em raiz, tronco e copa, é outro dos temas em destaque.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itinerário: Percurso pedestre no Parque de Monserrate

Duração: 2.00 Horas

Preço: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Parque de Monserrate Hora: 14:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

Pode chegar à Vila de Sintra utilizando:
• IC19 (desde Lisboa)
• IC30 (desde Mafra)
• EN9 (desde Cascais, pela A5)

O Parque e Palácio de Monserrate localiza-se na estrada que liga o centro da Vila de Sintra a Colares (EN375).
Devido a intervenções no acesso via Centro Histórico de Sintra, recomenda-se a deslocação até Monserrate por Colares.

Coordenadas GPS
38º47_38.515_N 9º25_15.413_W

B) DE TRANSPORTES PÚBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) – Linha de Sintra
Estações de origem:
• Estação de Oriente
• Estação do Rossio
• Estação de Entrecampos

SINTRA (estação ferroviária) > MONSERRATE: Táxi (via Colares)

Mais informações em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Percurso com condicionantes de acessibilidade, por pisos irregulares e acessos por escada. Recomenda-se o uso de calçado confortável e adequado à caminhada.

Mais informações: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

21-07-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

04-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada

18-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


856. Natureza para Todos

A atividade “Natureza para Todos” consiste num percurso temático adaptado para pessoas com mobilidade condicionada que oferece a todos os participantes a possibilidade de conhecer os valores naturais da Serra de Sintra. Ao longo dos trilhos da Tapada D. Fernando II, na companhia de um biólogo, os participantes poderão conhecer algumas das espécies animais que habitam a Serra, representados por esculturas de madeira, ficando igualmente a conhecer as pegadas e vestígios que estes deixam à sua passagem e que são muito úteis para identificar os territórios que frequentam. São dados a conhecer também algumas das espécies de flora autóctone e os principais fatores que ameaçam a sobrevivência dos valores naturais da Serra.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural de Sintra-Cascais

Itinerário: Percurso Pedestre na Tapada de D. Fernando II (junto ao Convento dos Capuchos - Sintra)

Duração: 2.00 Horas

Preço: 10.00 €/participante

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.

Ponto de encontro: Bilheteira do Convento dos Capuchos Hora: 9:45

Como chegar: A) DE VIATURA PARTICULAR

DESDE LISBOA/MAFRA
1. Chegar a Colares utilizando:
> IC19 (desde Lisboa) + EN247
> IC30 (desde Mafra) + EN247
> EN9 (desde Cascais, pela A5) + EN247
2. Em Colares: seguir em direção ao Cabo da Roca até ao Pé da Serra.
3. No Pé da Serra, virar para a EN 247-3, em direção ao Convento dos Capuchos.

DESDE CASCAIS/PRAIA DO GUINCHO
1. seguir pela EN 247 em direção a Colares.
2. Depois do cruzamento para o Cabo da Roca, no Pé da Serra, virar para a EN 247-3 em direção ao Convento dos Capuchos.

Coordenadas GPS: 38º 46’ 58.48” N 9º 26’ 8.86” W

B) DE TRANSPORTES PÚBLICOS

LISBOA > SINTRA: Comboio (CP) – Linha de Sintra
(Estações de origem: Oriente_ Rossio_ Entrecampos)
SINTRA (estação ferroviária) > CONVENTO DOS CAPUCHOS: Táxi

Informações em https://www.parquesdesintra.pt/pt/planear-a-visita/como-chegar/

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Vagas especificamente reservadas para pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis swiss tracks, equipamentos de tração adaptáveis à grande maioria das cadeiras de rodas manuais, que permitem, com menor esforço e maior rapidez, percorrer o percurso.

Inscrição com pelo menos 48h de antecedência através do email info@parquesdesintra.pt.

Existe um número limitado de equipamentos, pelo que é imprescindível solicitar a reserva prévia dos mesmos no momento da inscrição, ou a participação na visita poderá ficar comprometida.

Mais informações: https://www.parquesdesintra.pt/pt/

Datas:

-- : - Acção já em curso / terminada

25-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


908. O estuário visto pelos satélites/ Tagus estuary seen by satellites

Nesta viagem, a bordo do Lisboat, os participantes ficam a conhecer o trabalho dos cientistas que estudam o Estuário do Tejo através de imagens de satélite.

Itinerário: o percurso do Lisboat

Duração: 2.00 Horas

Preço: 5.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: LISBOAT

Ponto de encontro: Cais de embarque: Estação Sul e Sueste, Terreiro do Paço Hora: 15:00 (comparecer 10 minutos antes da hora do embarque)

Como chegar: de transportes públicos, a pé

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://certo-project.org/Resources/Lisboat

Data:

21-08-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


740. Oficina de Cerâmica – Modelação à lastra

Atividade prática de construção de objetos cerâmicos, a partir de uma das principais técnicas de modelação de barro, a lastra. As peças realizadas são cozidas e poderão ser levantadas, posteriormente, pelos participantes.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Rede de Museus Municipais de Loures

Ponto de encontro: Museu da Cerâmica de Sacavém Hora: 10h30

Como chegar: Rodoviária de Lisboa 301 ou 305 – Estação do Oriente e sair em Sacavém
Comboio e autocarro da carris 708 a sair do Martim Moniz

Coordenadas 38.794144 / -9.102413

Coordenadas GPS: 39.061849368657, -8.8330076874999

Localidade: Sacavém

Concelho: LOURES

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=776

Datas:

15-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

22-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


746. Pelo tempo dos dinossauros...

Venha até à Praia de Paimogo (Lourinhã), conhecer como era a região no tempo dos dinossauros, há 150 milhões de anos. A Lourinhã é famosa internacionalmente pelos achados fósseis destes animais e, através da observação das rochas, será demonstrado como podemos conhecer o ambiente em que viveram.

Itinerário: Forte de Paimogo - Praia de Paimogo - Praia do Caniçal - Forte de Paimogo

Duração: 2.30 Horas

Preço: 3.50 €/participante

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Museu da Lourinhã

Ponto de encontro: Parque de estacionamento no sopé da arriba do Forte de Paimogo Hora: 10h

Como chegar: A partir da Praia da Areia Branca, seguir para Norte pela Estrada do Paimogo, até ao final da estrada.

Coordenadas GPS: 39.28762055392, -9.3411682786254

Localidade: Forte de Paimogo (Praia da Areia Branca, Lourinhã)

Concelho: LOURINHÃ

Distrito: LISBOA

Datas:

07-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

14-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

21-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


786. Rota das Claraboias e da Biodiversidade

Visita Guiada com inicio na Calçada da Quintinha para travessia do Aqueduto sobre o Vale de Alcântara. O visitante terá também a oportunidade de explorar o Parque Florestal de Monsanto na pista de algumas das claraboias do Aqueduto, bem como ficar a conhecer a biodiversidade deste espaço verde. (Iniciativa com a parceria do Parque Florestal de Monsanto da Câmara Municipal de Lisboa, criada no âmbito do Programa Lisboa 2020 – Capital Verde Europeia).

Itinerário: Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6
Travessia do Vale de Alcântara até Monsanto. Trajeto dentro do Parque Florestal de Monsanto.
Regreso à Calçada da Quinta, nº 6.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 12 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Museu da Água

Ponto de encontro: Calçada da Quintinha, nº 6 em Campolide Hora: 9.30h

Como chegar: Autocarro/ Bus: 742, 751, 758

Localidade: Calçada da Quintinha, nº 6 (Campolide)

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Percurso pedestre com cerca de 2 kms. Não aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida e menores de 12 anos.

Data:

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


903. Roteiro Fonseca | Ciência e Património

Calcário, Lioz, ou Mármore têm tanto de diferente como de semelhante. É a partir destas rochas que José da Fonseca esculpiu alguns dos monumentos mais emblemáticos de Sintra e é o que lhe propomos descobrir neste roteiro único. Tudo isto enquanto se revelam muitas das características da geologia que parecem escondidas mas estão mesmo à superfície deste rico e característico património Sintrense.
Começando na correnteza, visitaremos alguns dos monumentos e terminaremos a visita no pátio da casa onde viveu e trabalhou. Descubra todos os detalhes que nos permitem caracterizar as matérias primas que utilizou na sua obra e a geomorfologia da Serra de Sintra, com características que a tornam única.

Itinerário: 2 km de percurso não circular. Início no Jardim da Correnteza e final no Centro Histórico da Vila de Sintra

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 7 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Sociedade União Sintrense

Ponto de encontro: Monumento em Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra - Jardim da Correnteza Hora: 14h30

Como chegar: De carro ou de transportes públicos. Ponto de encontro bastante próximo da estação de Sintra.

Coordenadas GPS: 38.8010475, -9.3860275

Localidade: Sintra

Concelho: SINTRA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://www.facebook.com/sociedadeuniaosin

Datas:

27-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

15-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada


888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobotânica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracterização geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A acção tem o apoio do Município de Azambuja e da empresa Elisa Câmara Lda.

Itinerário: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Serão apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39° 13.185_N - 8° 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido para a observação das plantas do Paul é acessível e as distâncias a percorrer não são longas.
Não são necessários conhecimentos científicos avançados para a compreensão dos métodos de extração e suas aplicações na área da cosmética.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

Data:

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada


811. Visita ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico

O Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico – Fábrica de Água, uma nova geração de produtos é um espaço novo, dedicado à educação e sensibilização ambiental onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água nas suas diferentes dimensões.
Neste centro educativo a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades ludico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais.
O espaço permite que os visitantes usufruam de diversas experiências focadas no Uso Eficiente da Água e na Economia Circular e, claro está, no Valor da Água, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das Fábricas de Água na gestão do ciclo urbano da água e na valorização dos recursos aí gerados.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: Durante a visita ao CEA (Centro de Educação Ambiental) serão dadas a conhecer curiosidades sobre a água e o seu valor e realizadas diversas atividades relacionadas com o uso eficiente da água e a sua valorização na Fábrica de Água. Será ainda feita uma abordagem do processo de tratamento de águas residuais quando chegam à Fábrica de Água.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da Fábrica de Água de Beirolas. Hora: 10h15 e 14h15

Como chegar: A Fábrica de Água de Beirolas fica localizada no Parque das Nações.
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.

Coordenadas GPS: 38.78874700154, -9.0971945466308

Localidade: Fábrica de Águas de Beirolas
R. Chen He
1990-513 Lisboa
Portugal
Ver no Google Maps

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/beirolas

Datas:

24-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

24-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada

07-09-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada