Listagem de Acções de Verão


891. Ambientes fluviais: dinâmica, ameaças da qualidade da água/sedimentos, indicadores da qualidade que definem o seu uso para fins balneários

O rio não é apenas o canal principal, é um sistema hídrico complexo, ramificado, instalado numa bacia hidrográfica. O sistema fluvial uma dinâmica própria e através da sua rede de drenagem transporta água e sedimentos com características que reflectem o substrato geológico regional e/ou as actividades humanas que se desenvolvem na área da sua influência.
Perante o actual cenário das alterações climáticas é imperativo alertar para a importância dos recursos hídricos e para a sua boa gestão (abundância, dinâmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterrâneos. A sua importância é inegável para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, são numerosos os exemplos que podem contribuir para alterações na qualidade ambiental dos recursos hídricos fluviais e comprometer a sobrevivência de todos os que dele dependem.
Desde tempos remotos que, na época de Verão, as comunidades ribeirinhas procuram praias fluviais para “ir a banhos”, pelo que a qualidade da água e dos sedimentos deve ser um factor importante que devemos garantir para o bom usufruto de quem procura estes locais.
A determinação e a monitorização da qualidade da água/sedimentos para utilização balnear é de extrema importância para a saúde pública.
A ingestão acidental e o contacto direto com águas/sedimentos contaminados por diversas fontes químicas e/ou biológicas, pode levar a que se desenvolvam diversas patologias, pondo em risco a saúde das populações que frequentam esses locais.
É importante conhecer os indicadores da contaminação considerados na legislação, sua importância, e como são determinados.
O objetivo desta ação será a demonstração in situ das principais técnicas utilizadas na recolha e análise de amostras de água/sedimentos, e dar a conhecer os diversos parâmetros físico-químicos, microbiológicos e limites considerados na legislação nacional que definem uma boa qualidade da água/sedimentos para uso balnear.

A acção vai decorrer de manhã (10-13h) ou de tarde (15-18h), junto à Praia de Valada (Cartaxo).

Itinerário: A actividade vai decorrer junto à praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), com demonstrações de técnicas de amostragem e de vários equipamentos que permitem a determinação da qualidade da água/sedimentos.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto à praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), no cais de acesso ao ancoradouro de embarcações. Hora: 9:45 – manhã e 14:45 - tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja. Depois de Azambuja, e ainda na EN3, virar à direita para Vale da Pedra/Valada. Passando Ponte do Reguengo seguir sentido Valada e chegando seguir em direcção praia fluvial (ou cais de embarcações).

Coordenadas GPS: 39.081774903054, -8.7578403869867

Localidade: Valada do Ribatejo, Cartaxo

Concelho: CARTAXO

Distrito: SANTAREM

Pequena deslocação até junto do plano de água par demonstrações de funcionamento de equipamento.

Datas:

08-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada