Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o

769. A luz e os ouriços-do-mar

A a√ß√£o desenvolvida dar√° a conhecer os ouri√ßos-do-mar da esp√©cie Paracentrotus lividus, existente na ilha da Madeira, as suas caracter√≠sticas, reprodu√ß√£o, locomo√ß√£o e comportamento. Tamb√©m ser√° explicada a forma de os apanhar e manter em laborat√≥rio para realizar experi√™ncias de ecofisiologia. Os participantes poder√£o ver o nosso aparato experimental e explicar as experi√™ncias que estamos a realizar com o ouri√ßo-do-mar e falar sobre a import√Ęncia destes estudos e dos resultados que esperamos alcan√ßar. As experi√™ncias que ser√£o apresentadas inserem-se no GAME Programme Geomar (um programa que oferece aos estudantes de ci√™ncias da vida a oportunidade de fazer os seus projetos de mestrado no √Ęmbito de um estudo global). O tema deste ano √©: Efeitos da luz artificial noturna em organismos marinhos. A parte pr√°tica da a√ß√£o permitir√° aos participantes n√£o s√≥ interagir com os ouri√ßos, mas tamb√©m ajudar a preparar a comida para estes animais.

Itiner√°rio: Quinta do Lorde

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Marina da Quinta do Lorde, junto ao Captain¬īs Bar Hora: 14h30

Como chegar: Transporte particular: Seguir a dire√ß√£o do Cani√ßal e depois as indica√ß√Ķes da Quinta do Lorde.
Autocarro: Linha113 da SAM.

Localidade: Caniçal

Concelho: MACHICO

23-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

26-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

788. Conhecer as poças-de-maré do Porto Santo

As poças-de-maré têm uma enorme variedade de espécies, algumas residentes e outras visitantes, que aí ficam retidas durante a baixa-mar.
Estas zonas funcionam como ber√ß√°rios e zonas de prote√ß√£o para os juvenis contra predadores, mas s√£o as √°reas que mais sofrem agress√Ķes, principalmente pelo ser humano. Esta a√ß√£o tem como objetivo dar a conhecer a zona intertidal (zona que fica exposta durante a mar√©-baixa e que forma as po√ßas), nomeadamente a n√≠vel de biodiversidade, identificando os v√°rios grupos taxon√≥micos presentes neste habitat e relacionando os fatores abi√≥ticos com as adapta√ß√Ķes fisiol√≥gicas destes organismos. Os participantes ir√£o mergulhar nas po√ßas-de-mar√©, observar os seres vivos marinhos no seu habitat natural e descobrir algumas das suas caracter√≠sticas peculiares atrav√©s das explica√ß√Ķes dadas pelos bi√≥logos marinhos que dinamizam a a√ß√£o.

Itiner√°rio: Porto dos Frades

Ponto de encontro: Porto dos Frades, no estacionamento. Hora: 2h30

Como chegar: Transporte particular: Tem de se dirigir para a zona Este da Ilha do Porto Santo. Fica a cerca de 6,7 km do centro da Vila.

Coordenadas GPS: 33.069836120415, -16.298558288982

Localidade: Porto dos Frades

Concelho: PORTO SANTO

Distrito: R A MADEIRA

Não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

18-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

16-08-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada

753. Descobrindo a Ci√™ncia nas tradi√ß√Ķes culturais

Esta atividade tem como objetivo identificar e analisar as t√©cnicas utilizadas nalgumas pr√°ticas tradicionais e culturais da Ilha da Madeira √† luz do conhecimento cient√≠fico, em particular o artesanato e o transporte em carros de cestos. Uma viagem ao passado aliada √† perce√ß√£o das ci√™ncias f√≠sicas. Quais as propriedades F√≠sicas da l√£? Por que motivo as roupas de linho d√£o a sensa√ß√£o de frescura no ver√£o? Por que usam os carreiros do monte botas de sola de borracha? Estas e outras quest√Ķes ser√£o abordadas, discutidas e esclarecidas com os participantes.
Esta ação visa essencialmente a promoção da cultura científica e um aprofundar da ligação entre o meio científico e a sociedade, aproximando o cidadão da ciência, fomentando a participação dos intervenientes, incentivando-os a questionar o mundo e a própria ciência, aumentando deste modo, o nível de literacia científica da população.

Itiner√°rio: Parque Tem√°tico da Madeira

Ponto de encontro: Entrada do Parque Tem√°tico da Madeira Hora: 10.00

Como chegar: Transporte particular: Seguir as dire√ß√Ķes da Estrada do Parque Tem√°tico, n¬ļ 1, Fonte da Pedra, 9230-098 Santana, Madeira

Localidade: Santana

Concelho: SANTANA

10-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

12-08-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

741. Insetos da Madeira

Captura e observação de insetos para que a comunidade local possa ter contacto próximo com diversas espécies emblemáticas da Madeira e possam aprender sobre a biologia, ecologia e conservação destes seres vivos. Será incentivado o uso dos telemóveis dos participantes para tirarem fotografias aos insetos capturados para posterior registo no Biodiversity4all. Desta forma os participantes ajudam os cientistas a aumentar o conhecimento na área da entomologia, fornecendo dados importantes sobre insetos. Todos os insetos capturados serão libertados no final da atividade.

Itiner√°rio: Promenade do Lido (Funchal)

Ponto de encontro: Na zona da promenade junto √† escadas do restaurante Papa Manuel. Coordenadas: 32¬į38'13.14"N, 16¬į56'6.72"W Hora: 10.00

Como chegar: Autocarro: A partir do centro do Funchal - linha 1 ou 2 dos Hor√°rios do Funchal. Sair na paragem STO Hellier e caminhar na dire√ß√£o da Promenade do Lido/Cais do Carv√£o. Transporte particular: A partir do centro do Funchal seguir pela Estrada Monumental em dire√ß√£o ao Lido e depois as dire√ß√Ķes da Rua Simpl√≠cio dos Passos Gouveia e depois da Rua Francisco de Sousa.

Localidade: Praia Formosa

Mais informa√ß√Ķes: https://entomoteca.web.uma.pt/

04-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

772. Morcegos do Parque Ecológico do Funchal

Na Madeira existem três espécies de morcegos: o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis), o Morcego-orelhudo-castanho (Plecotus auritus) e o Morcego-arborícola-pequeno (Nyctalus leisleri verrucosus). Partilham os céus noturnos da região com a coruja-das-torres (Tyto alba schmitzi), uma ave de rapina exclusiva da Madeira. Nesta atividade convidamos os participantes a conhecer estes e outros animais noturnos, muitas vezes associados a crenças e mitos. Haverá uma curta palestra inicial na qual os participantes irão receber informação sobre a história natural dos morcegos, com particular destaque para as três espécies existentes na região da Madeira e que ocorrem no Parque Ecológico do Funchal. A palestra será seguida por uma curta caminhada noturna, na qual serão utilizados detetores de ultra-sons que irão permitir que os participantes oiçam os morcegos enquanto estes caçam no seu habitat natural.

Itinerário: Curto percurso em torno da casa de receção do Parque Ecológico do Funchal (cerca de 1 km).

Ponto de encontro: Casa de receção do Parque Ecológico do Funchal Hora: 20:30

Como chegar: Transporte particular: Seguir as indica√ß√Ķes da Estrada Regional 103, Funchal ‚Äď Monte ‚Äď Ribeira das Cales, logo ap√≥s uma ponte na subida para o Poiso. √Č uma casa grande, cor de rosa e com ecopontos na rua.

Localidade: Monte

Distrito: R A MADEIRA

O percurso não estará acessível para pessoas em cadeiras de rodas.

28-08-2021 20:30 - Acção já em curso / terminada

731. Que lixo esconde a nossa praia?

A deposi√ß√£o e acumula√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos no meio marinho ‚Äď lixo marinho ‚Äď eŐĀ um problema emergente com significativos impactes ambientais, sociais e econ√≥micos. De acordo com um relat√≥rio recente, √© expect√°vel que o oceano possua mais pl√°stico (por peso) que peixe em 2050. Atendendo √† dimens√£o do problema, diversas medidas podem ser adotadas para minimizar a acumula√ß√£o de detritos marinhos. Dentro destas, a√ß√Ķes de consciencializa√ß√£o e educa√ß√£o s√£o cientificamente reconhecidas como primordiais para ultrapassar a problem√°tica, dada a capacidade destas em promover a ado√ß√£o de comportamentos pro-ambientais.
Atrav√©s de uma recolha e identifica√ß√£o de macro-res√≠duos na Praia Formosa (Ilha da Madeira), a atividade ‚ÄúQue lixo esconde a nossa praia?‚ÄĚ pretende consciencializar a popula√ß√£o sobre a tem√°tica. A atividade enquadra-se ainda nos objetivos da ‚ÄúAgenda 2030 para o Desenvolvimento Sustent√°vel‚ÄĚ, em particular no ODS14 - Conserva√ß√£o e uso sustent√°vel dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustent√°vel, numa tese de doutoramento e d√° seguimento √†s monitoriza√ß√Ķes de lixo marinho que t√™m vindo a ser realizadas por investigadores regionais. Parcipantes particiar√£o na recolha do lixo, separa√ß√£o e identifica√ß√£o, seguindo o protocolo da OSPAR.

Itiner√°rio: Areal da Praia Formosa

Ponto de encontro: Praia Formosa, junto ao posto do nadador salvador. Hora: 09h00

Como chegar: Transporte p√ļblico: linha 1 ou 2 dos Hor√°rios do Funchal
Transporte particular: seguir as dire√ß√Ķes da Praia Formosa.

Localidade: Praia Formosa (Funchal, Madeira)

Distrito: R A MADEIRA

Atividade n√£o indicada para pessoas com mobilidade reduzida.

14-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

733. ROVs e outras tecnologias marinhas

Nesta ação pretende-se dar a conhecer alguns dos equipamentos atualmente utilizados nas ciências marinhas, nomeadamente, ROVs (veículos submarinos operados remotamente), instalando para o efeito uma piscina insuflável num espaço exterior da ARDITI. Os participantes terão oportunidade de operar um pequeno ROV, descobrir as componentes que o constituem e perceber o seu funcionamento. Serão também mostrados e explicados outros equipamentos usados em oceanografia, como por exemplo, boias derivantes.

Itiner√°rio: Jardim adjacente √†s instala√ß√Ķes da ARDITI.

Ponto de encontro: Entrada do jardim da ARDITI (junto ao ITI - Interactive Technologies Institute), Ed. Madeira Tecnopolo, Piso -2. Depois da zona de carga e descarga, entrada no lado esquerdo. Hora: 5 minutos antes do início de cada sessão

Como chegar: Autocarro: Do Centro do Funchal para o Campus Universit√°rio da Penteada: n¬ļ13, 15, 15A, 17, 18, 42 e 62
Transporte particular: Seguir as dire√ß√Ķes do Campus Universit√°rio da Penteada/Edif√≠cio Madeira Tecnopolo.
A atividade realiza-se no jardim do ITI - Interactive Technologies Institute, Ed. Madeira Tecnopolo, Piso -2. Depois da zona de carga e descarga, entrada no lado esquerdo.

Localidade: Funchal (Madeira)