Listagem de Acções de Verão

788. Conhecer as poças-de-maré do Porto Santo

As poças-de-maré têm uma enorme variedade de espécies, algumas residentes e outras visitantes, que aí ficam retidas durante a baixa-mar.
Estas zonas funcionam como berçários e zonas de proteção para os juvenis contra predadores, mas são as áreas que mais sofrem agressões, principalmente pelo ser humano. Esta ação tem como objetivo dar a conhecer a zona intertidal (zona que fica exposta durante a maré-baixa e que forma as poças), nomeadamente a nível de biodiversidade, identificando os vários grupos taxonómicos presentes neste habitat e relacionando os fatores abióticos com as adaptações fisiológicas destes organismos. Os participantes irão mergulhar nas poças-de-maré, observar os seres vivos marinhos no seu habitat natural e descobrir algumas das suas características peculiares através das explicações dadas pelos biólogos marinhos que dinamizam a ação.

Itinerário: Porto dos Frades

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Porto dos Frades, no estacionamento. Hora: 2h30

Como chegar: Transporte particular: Tem de se dirigir para a zona Este da Ilha do Porto Santo. Fica a cerca de 6,7 km do centro da Vila.

Coordenadas GPS: 33.069836120415, -16.298558288982

Localidade: Porto dos Frades

Concelho: PORTO SANTO

Distrito: R A MADEIRA

Não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

18-07-2021 14:30 - Acção já em curso / terminada