Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


889. A import√Ęncia de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. Um rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, com uma din√Ęmica pr√≥pria, vis√≠vel √† superf√≠cie mas com liga√ß√£o ao grande reservat√≥rio subterr√Ęneo (aqu√≠feros). No sistema fluvial ib√©rico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos √ļltimos milh√Ķes de anos (desde o Pr√©-Tejo), constituindo actualmente a ‚Äúart√©ria h√≠drica‚ÄĚ mais longa da pen√≠nsula. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental deste rio (tranvases, barragens, actividades agr√≠colas e industriais, capta√ß√Ķes (rega e abastecimento p√ļblico), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem. Explorar-se-√° o uso do solo na bacia hidrogr√°fica e ir√° avaliar-se a qualidade da √°gua dos afluentes (ribeiros, valas hidr√°ulicas agr√≠colas, rio Tejo), em v√°rios locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a din√Ęmica do sector mais a montante do estu√°rio do Tejo, relacionando com a mar√© din√Ęmica e a mar√© salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067741567113, -8.8764251041823

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a p√©, com desloca√ß√Ķes entre locais usando viatura pr√≥pria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.

Data:

12-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


891. Ambientes fluviais: din√Ęmica, amea√ßas da qualidade da √°gua/sedimentos, indicadores da qualidade que definem o seu uso para fins balne√°rios

O rio n√£o √© apenas o canal principal, √© um sistema h√≠drico complexo, ramificado, instalado numa bacia hidrogr√°fica. O sistema fluvial uma din√Ęmica pr√≥pria e atrav√©s da sua rede de drenagem transporta √°gua e sedimentos com caracter√≠sticas que reflectem o substrato geol√≥gico regional e/ou as actividades humanas que se desenvolvem na √°rea da sua influ√™ncia.
Perante o actual cen√°rio das altera√ß√Ķes clim√°ticas √© imperativo alertar para a import√Ęncia dos recursos h√≠dricos e para a sua boa gest√£o (abund√Ęncia, din√Ęmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterr√Ęneos. A sua import√Ęncia √© ineg√°vel para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, s√£o numerosos os exemplos que podem contribuir para altera√ß√Ķes na qualidade ambiental dos recursos h√≠dricos fluviais e comprometer a sobreviv√™ncia de todos os que dele dependem.
Desde tempos remotos que, na √©poca de Ver√£o, as comunidades ribeirinhas procuram praias fluviais para ‚Äúir a banhos‚ÄĚ, pelo que a qualidade da √°gua e dos sedimentos deve ser um factor importante que devemos garantir para o bom usufruto de quem procura estes locais.
A determina√ß√£o e a monitoriza√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos para utiliza√ß√£o balnear √© de extrema import√Ęncia para a sa√ļde p√ļblica.
A ingest√£o acidental e o contacto direto com √°guas/sedimentos contaminados por diversas fontes qu√≠micas e/ou biol√≥gicas, pode levar a que se desenvolvam diversas patologias, pondo em risco a sa√ļde das popula√ß√Ķes que frequentam esses locais.
√Č importante conhecer os indicadores da contamina√ß√£o considerados na legisla√ß√£o, sua import√Ęncia, e como s√£o determinados.
O objetivo desta a√ß√£o ser√° a demonstra√ß√£o in situ das principais t√©cnicas utilizadas na recolha e an√°lise de amostras de √°gua/sedimentos, e dar a conhecer os diversos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos, microbiol√≥gicos e limites considerados na legisla√ß√£o nacional que definem uma boa qualidade da √°gua/sedimentos para uso balnear.

A acção vai decorrer de manhã (10-13h) ou de tarde (15-18h), junto à Praia de Valada (Cartaxo).

Itiner√°rio: A actividade vai decorrer junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), com demonstra√ß√Ķes de t√©cnicas de amostragem e de v√°rios equipamentos que permitem a determina√ß√£o da qualidade da √°gua/sedimentos.

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto √† praia fluvial de Valada do Ribatejo (Cartaxo), no cais de acesso ao ancoradouro de embarca√ß√Ķes. Hora: 9:45 ‚Äď manh√£ e 14:45 - tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha, Azambuja. Depois de Azambuja, e ainda na EN3, virar √† direita para Vale da Pedra/Valada. Passando Ponte do Reguengo seguir sentido Valada e chegando seguir em direc√ß√£o praia fluvial (ou cais de embarca√ß√Ķes).

Coordenadas GPS: 39.081774903054, -8.7578403869867

Localidade: Valada do Ribatejo, Cartaxo

Concelho: CARTAXO

Distrito: SANTAREM

Pequena desloca√ß√£o at√© junto do plano de √°gua par demonstra√ß√Ķes de funcionamento de equipamento.

Datas:

08-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada

08-09-2021 15:00 - Acção já em curso / terminada


890. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

√Ä descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona h√ļmida adjacente √† ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo. A import√Ęncia das zonas h√ļmidas no actual contexto das altera√ß√Ķes clim√°ticas, e os valores de BIO e GEOdiversidade presentes. A import√Ęncia destes sistemas para a manuten√ß√£o da biodiversidade. Evolu√ß√£o e utiliza√ß√£o pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitoriza√ß√£o da avifauna do Paul. Geodiversidade da regi√£o de Manique do Intendente. Evolu√ß√£o geol√≥gica da regi√£o na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e √°guas (ribeiras, nascentes). Uso do solo e a sua influ√™ncia para a qualidade do solo e das √°guas superficiais e subterr√Ęneas. A utiliza√ß√£o sustent√°vel de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necess√°ria viatura pr√≥pria para pequenas desloca√ß√Ķes entre pontos de observa√ß√£o: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21992452951, -8.8855237869829

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observa√ß√£o. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclina√ß√£o que t√™m de ser percorridas a p√© (cerca de 200m).

Data:

11-09-2021 10:00 - Acção já em curso / terminada


892. Do pr√©-Tejo ao Tejo actual: a evolu√ß√£o nos √ļltimos milhares de anos

A geodiversidade do rio Tejo.
A evolu√ß√£o do Baixo-Tejo nos √ļltimos milhares de anos (do Pr√©-Tejo √† actualidade) e a sua rela√ß√£o com a subida do n√≠vel m√©dio do mar.
Din√Ęmica do rio/estu√°rio do Tejo. Geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouch√Ķes, praias, plan√≠cies de inunda√ß√£o, ‚Ķ) e estuarinas (sapais, rasos de mar√©, restingas, ‚Ķ). Qualidade da √°gua e sedimentos.
Ocupa√ß√£o/tipo de actividade humana pr√©-hist√≥rica, hist√≥rica e actual na depend√™ncia da din√Ęmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palaf√≠ticas, a explora√ß√£o de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protec√ß√£o, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
Mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.
Actividades: medi√ß√£o dos par√Ęmetros f√≠sico-qu√≠micos da √°gua. Recolha e observa√ß√£o de sedimentos. Observa√ß√£o de avifauna.

A ac√ß√£o desenvolve-se para 2 grupos, um de manh√£ (9h ‚Äď 13h) e um de tarde (14h ‚Äď 18h).
A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja (embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real)

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarca√ß√£o ‚Äď o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das gar√ßas, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilh√£o Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 ‚Äď Grupo da manh√£ e 13:30 ‚Äď Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 ‚Äď Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar √† direita em direc√ß√£o N3 ‚Äď Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combust√≠vel Ouro Negro) virar √† esquerda em direc√ß√£o ao Pavilh√£o Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Pra√ßa de Touros).

Coordenadas GPS: 39.067658268236, -8.876328544659

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro at√© ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrer√° dentro da embarca√ß√£o tradicional ‚Äď o varino Vala Real.

Datas:

03-09-2021 09:00 - Acção já em curso / terminada

03-09-2021 14:00 - Acção já em curso / terminada


888. Valorização das plantas do Paul de Manique do intendente para cosmética natural

A partir do conhecimento da diversidade etnobot√Ęnica do Paul de Manique previamente efetuada, pretende-se apresentar uma caracteriza√ß√£o geral das plantas com maior potencial medicinal que se podem encontrar na zona.

Após observação de algumas das espécies mais características da região, será efetuada a demonstração de algumas das técnicas de extração mais utilizadas para a obtenção de extratos, compostos ativos e óleos essenciais.

No final os participantes são convidados a incorporar alguns dos ativos numa formulação cosmética base e assim criar a sua própria formulação cosmética.

A ac√ß√£o tem o apoio do Munic√≠pio de Azambuja e da empresa Elisa C√Ęmara Lda.

Itiner√°rio: Ponto de partida pelas 10.30 h
Escola Básica de Manique do Intendente: iremos percorrer a pé a zona do Paul de Manique para observação das plantas existentes com maior potencial medicinal.

Ser√£o apresentadas as actividades numa tenda montada no Paul de Manique:

a-Conhecimento das diversas técnicas de extração tradicionais e modernas e demonstração dos métodos mais simples e acessíveis para obtenção de extratos e óleos essenciais.

b- Os participantes serão convidados a incorporar alguns dos ativos (extratos e óleos essenciais) para criar a sua própria formulação cosmética.

A ação termina pelas 13 h.

Duração: 2.30 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 10:15

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.

Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.219907905721, -8.8855559734906

Localidade: 39¬į 13.185_N - 8¬į 53.134_W

Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido para a observa√ß√£o das plantas do Paul √© acess√≠vel e as dist√Ęncias a percorrer n√£o s√£o longas.
N√£o s√£o necess√°rios conhecimentos cient√≠ficos avan√ßados para a compreens√£o dos m√©todos de extra√ß√£o e suas aplica√ß√Ķes na √°rea da cosm√©tica.
Os participantes, na parte experimental poderão demonstrar sua criatividade na preparação da sua própria formulação e cosmético utilizando extratos e óleos essenciais fornecidos pelos monitores.

Data:

15-09-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada