Critical ChangeLab

Critical ChangeLab é um projeto europeu que visa fortalecer a democracia na Europa através da criação e implementação de um modelo pedagógico, que recorre a abordagens participativas, criativas e críticas. Este projeto pretende capacitar os jovens a pensar sobre a sua relação com a democracia no dia a dia, e sobre a forma como se relacionam com os outros, com a sociedade e com a tecnologia, para desta forma poderem atuar em consciência. 

Critical ChangeLab é coordenado pela Universidade de Oulu, na Finlândia, e conta com a participação da Ciência Viva e de outras oito instituições de toda a Europa.

 

Público-alvo

Jovens de toda a Europa, entre os 11 e os 18 anos, com acesso livre e facilitado a tecnologias e redes sociais. Durante o projeto, os jovens envolvidos participam em sessões de co-criação dedicadas ao tema “Influência e Tecnologia”.

 

Sessões do projeto

1. O que é a "influência"?  Definição de “influência” no que se refere à tecnologia, identificação de exemplos de influência e discussão de que forma somos impactados (positiva ou negativamente) pela influência.  

2. A ética da influência.  Discussão dos impactos potenciais e reais dos influenciadores, reflexão sobre como a influência pode criar tensões ou contradições e como nos pode ajudar ou impedir de promover a justiça social.  

3. Influenciar para a mudança. Identificação de possíveis soluções ligadas à influência no espaço digital e criação de um objeto que comunique as soluções identificadas.

 

Testemunhos

"Sinto que quando sou influenciada, é sempre para fazer coisas negativas.” Eduarda, 16 anos

 

“Pessoalmente consigo resistir a alguma influências pois tenho consciência do que é, ou não é, errado.” Maria, 15 anos

 

“A influência pode ser má porque é importante que as pessoas possam ter opiniões diferentes.” José, 15 anos

 

“Com alguns tipos de influência as pessoas ficam com uma ideia errada e distorcida de alguns assuntos.” Raquel, 17 anos

 

“Os youtubers podiam evitar a linguagem ofensiva e não apropriada.” Eduarda, 16 anos

 

“Gostaria que o futuro fosse um lugar calmo, pacífico e positivo, sem guerras e discussões desnecessárias.” José, 15 anos

Aceda ao website do projeto europeu

#CriticalChangeLab