Foodshift Pathways

 

Os sistemas alimentares atuais contribuem para cerca de 30% das emissões globais de gases com efeito de estufa e afetam a biodiversidade, a qualidade dos rios e a saúde humana, entre outros. Como podem as escolas contribuir para promover sistemas alimentares mais sustentáveis?

Foodshift Pathways apoia as escolas na promoção dos sistemas alimentares sustentáveis através de atividades que as ligam à comunidade local. Este projeto europeu disponibiliza um conjunto de vídeos e cenários de aprendizagem, que as escolas podem pôr em prática em colaboração com as suas comunidades locais, tornando-se agentes de mudança na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. 

 

A quem é dirigido este projeto? 

Alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de todo o país.

 

 

Etapas do projeto

1. Professores e alunos exploram o vídeo "Mais conhecimento, melhores escolhas alimentares".

2. Os professores selecionam um cenário de aprendizagem e adaptam-no ao contexto da turma e da comunidade. 

3. Os alunos são desafiados a implementar o cenário de aprendizagem com o envolvimento da comunidade escolar e local. 

 

 

INSCRIÇÕES

 

 

Conheça os Cenários de Aprendizagem

do vídeo "Mais conhecimento, melhores escolhas alimentares"

INICIATIVAS


Ação de Curta de Duração "Escolas abertas às comunidades locais para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis"

27 e 30 de novembro de 2023

Tendo como base a abordagem das escolas abertas à comunidade (open-schooling) e a metodologia dos laboratórios vivos (living-labs), promovidas pelo projeto FoodSHIFT Pathways, os participantes nesta ação de formação online conheceram e debateram estratégias educativas para a promoção dos sistemas alimentares sustentáveis.




Workshop FoodSHIFT Pathways: Estratégias educativas para a transformação dos sistema alimentares

16 de novembro de 2023

Neste workshop foi apresentado o projeto FoodSHIFT Pathways e foram partilhadas estratégias que podem servir como referência para currículos orientados para o futuro, mais alinhados com os desafios ambientais atuais. Os 15 professores participantes ficaram a conhecer os cenários de aprendizagem que podem aplicar em contextos formais, não formais e informais, em colaboração com múltiplos intervenientes nos sistemas alimentares.


ESCOLAS PARTICIPANTES

Escola Básica e Secundária D. Dinis, Santo Tirso


Cenário de aprendizagem "As plantas que (não) comemos"



Escola Básica Professor Marnoco e Sousa, Lousada


Cenário de aprendizagem "2 mde biodiversidade"



Escola Secundária de Valongo


Cenário de Aprendizagem "Diversidade Alimentar"



Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco


Cenários de aprendizagem "Consumir mais produtos locais", "2 m2 de biodiversidade" e "Hábitos alimentares sustentáveis"



Escola Básica Marquês de Pombal


Cenários de aprendizagem "Produtos regionais: um caminho saboroso para  a sustentabilidade", "Pratos mais verdes para um futuro melhor", "As plantas que (não) comemos" e "Consumir mais produtos locais"



Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha


Ensino secundário

Cenários de aprendizagem "Consumir mais produtos locais"



Escola Básica José Cardoso Pires, Amadora


Cenários de aprendizagem "2 mde biodiversidade", "Consumir mais produtos locais" e "Promover a dieta mediterrânica"



Escola Secundária Pedro Alexandrino, Odivelas


3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Cenário de Aprendizagem "Hábitos alimentares sustentáveis"



Externato de São José, Lisboa


Cenário de Aprendizagem "2 m2 de biodiversidade"



Escola Básica Professor João Cónim, Lagoa


3º ciclo do Ensino Básico

Cenário de Aprendizagem "Dizer sim à comida sazonal"



Escola Básica e Secundária de Albufeira


Cenário de Aprendizagem "Pratos mais verdes para um futuro melhor"



Escola Secundária Fernando Namora, Amadora


Cenário de Aprendizagem "Diversidade Alimentar" 

 



Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto


Cenário de aprendizagem "Promover a dieta mediterrânica"



Agrupamento de Escolas Michel Giacometti


Cenário de aprendizagem "2 m2 de biodiversidade"


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