Foodshift Pathways
Os sistemas alimentares atuais contribuem para cerca de 30% das emissões globais de gases com efeito de estufa e afetam a biodiversidade, a qualidade dos rios e a saúde humana, entre outros. Como podem as escolas contribuir para promover sistemas alimentares mais sustentáveis?
Foodshift Pathways apoia as escolas na promoção dos sistemas alimentares sustentáveis através de atividades que as ligam à comunidade local. Este projeto europeu disponibiliza um conjunto de vídeos e cenários de aprendizagem, que as escolas podem pôr em prática em colaboração com as suas comunidades locais, tornando-se agentes de mudança na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis.
A quem é dirigido este projeto?
Alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de todo o país.
Etapas do projeto
1. Professores e alunos exploram o vídeo "Mais conhecimento, melhores escolhas alimentares".
2. Os professores selecionam um cenário de aprendizagem e adaptam-no ao contexto da turma e da comunidade.
3. Os alunos são desafiados a implementar o cenário de aprendizagem com o envolvimento da comunidade escolar e local.
Conheça os Cenários de Aprendizagem
do vídeo "Mais conhecimento, melhores escolhas alimentares"
INICIATIVAS
Ação de Curta de Duração "Escolas abertas às comunidades locais para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis"
27 e 30 de novembro de 2023
Tendo como base a abordagem das escolas abertas à comunidade (open-schooling) e a metodologia dos laboratórios vivos (living-labs), promovidas pelo projeto FoodSHIFT Pathways, os participantes nesta ação de formação online conheceram e debateram estratégias educativas para a promoção dos sistemas alimentares sustentáveis.
Workshop FoodSHIFT Pathways: Estratégias educativas para a transformação dos sistema alimentares
16 de novembro de 2023
Neste workshop foi apresentado o projeto FoodSHIFT Pathways e foram partilhadas estratégias que podem servir como referência para currículos orientados para o futuro, mais alinhados com os desafios ambientais atuais. Os 15 professores participantes ficaram a conhecer os cenários de aprendizagem que podem aplicar em contextos formais, não formais e informais, em colaboração com múltiplos intervenientes nos sistemas alimentares.