Plastic Pirates – Go Europe!

CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM 2024/2025

 

A poluição dos mares, lagos e rios com macro e microplásticos tem um impacte importante sobre a estabilidade dos ecossistemas marinhos e representa uma séria ameaça para a sua biodiversidade. No entanto, a ciência – não só na Europa, mas a nível mundial – dispõe ainda de poucos dados sobre a abrangência deste impacte em recursos de água doce.

Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto europeu de ciência cidadã que promove o conhecimento sobre a distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa, e convida grupos de jovens, professores e alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário a participar nesta recolha de dados.

Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, integra já 10 estados membros da UE.

Em Portugal, a Ciência Viva é responsável pela coordenação nacional da campanha, promovendo a ligação entre os grupos de estudantes e jovens participantes e as instituições académicas envolvidas.

Objetivo da iniciativa

Esta campanha de monitorização da distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce é um desafio dirigido a todos os jovens cidadãos europeus – uma tarefa com importância global. Quase dois terços da superfície terrestre estão cobertos de água. Os mares e o oceano têm uma enorme influência sobre a estabilidade do clima. As águas de todo o mundo são um habitat único para uma enorme diversidade de espécies animais e vegetais.

 

OS RIOS DA EUROPA: ARTÉRIAS VITAIS PARA TODO UM CONTINENTE

Navegando através de pequenos rios interiores, que se ligam a outros rios, a dado momento alcança-se o mar. O Danúbio é um destes exemplos. O rio mais longo da Europa corre através de um total de dez países antes de desaguar no Mar Negro, após cerca de 2.850 quilómetros. Infelizmente, em rios como o Danúbio não se deslocam apenas navios, peixes e fragmentos de plantas em direção ao mar. Uma grande variedade de resíduos plásticos – desde partículas pouco visíveis ao olho humano até copos de iogurte ou sacos de plástico inteiros – também se encaminham para o mar.

 

A TAREFA

Desde 2020, a campanha Plastic Pirates tem-se dedicado a "capturar" estes resíduos nas margens dos rios e na proximidade das águas interiores da Europa. Através da amostragem de resíduos plásticos e da recolha de dados sobre a ocorrência destes resíduos, turmas e grupos de jovens contribuem para a investigação da poluição ambiental dos recursos aquáticos. A comparação dos dados recolhidos a nível europeu é assegurada pela reprodutibilidade dos modelos experimentais e etapas de trabalho, que são exatamente os mesmos para todas as equipas participantes.

 


Descarregue aqui os materiais de apoio à participação na campanha

Caderno do Projeto para Jovens

O caderno do projeto serve como guia passo-a-passo com protocolos para a execução das atividades de amostragem.

Materiais Didáticos para Professores

Materiais de apoio para professores e educadores poderem acompanhar o projeto e desafiar os jovens participantes a explorar a temática.

Guia de construção do crivo de amostragem

O crivo é necessário para encontrar microplásticos de maior dimensão em praias fluviais.


Os Plastic Pirates em Portugal desde 2020

Os Piratas do Plástico nos Media