
Plastic Pirates – Go Europe!
A poluição dos mares, lagos e rios com macro e microplásticos tem um impacte importante sobre a estabilidade dos ecossistemas marinhos e representa uma séria ameaça para a sua biodiversidade. No entanto, a ciência – não só na Europa, mas a nível mundial – dispõe ainda de poucos dados sobre a abrangência deste impacte em recursos de água doce.
Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto europeu de ciência cidadã que promove o conhecimento sobre a distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa, e convida grupos de jovens, professores e alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundárioa participar nesta recolha de dados.
Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, integra já 10 estados membros da UE.
Em Portugal, a Ciência Viva é responsável pela coordenação nacional da campanha, promovendo a ligação entre os grupos de estudantes e jovens participantes e as instituições académicas envolvidas.
Objetivo da iniciativa
Esta campanha de monitorização da distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce é um desafio dirigido a todos os jovens cidadãos europeus – uma tarefa com importância global. Quase dois terços da superfície terrestre estão cobertos de água. Os mares e o oceano têm uma enorme influência sobre a estabilidade do clima. As águas de todo o mundo são um habitat único para uma enorme diversidade de espécies animais e vegetais.
OS RIOS DA EUROPA: ARTÉRIAS VITAIS PARA TODO UM CONTINENTE
Navegando através de pequenos rios interiores, que se ligam a outros rios, a dado momento alcança-se o mar. O Danúbio é um destes exemplos. O rio mais longo da Europa corre através de um total de dez países antes de desaguar no Mar Negro, após cerca de 2.850 quilómetros. Infelizmente, em rios como o Danúbio não se deslocam apenas navios, peixes e fragmentos de plantas em direção ao mar. Uma grande variedade de resíduos plásticos – desde partículas pouco visíveis ao olho humano até copos de iogurte ou sacos de plástico inteiros – também se encaminham para o mar.
A TAREFA
Desde 2020, a campanha Plastic Pirates tem-se dedicado a "capturar" estes resíduos nas margens dos rios e na proximidade das águas interiores da Europa. Através da amostragem de resíduos plásticos e da recolha de dados sobre a ocorrência destes resíduos, turmas e grupos de jovens contribuem para a investigação da poluição ambiental dos recursos aquáticos. A comparação dos dados recolhidos a nível europeu é assegurada pela reprodutibilidade dos modelos experimentais e etapas de trabalho, que são exatamente os mesmos para todas as equipas participantes.
Descarregue aqui os materiais de apoio à participação na campanha
Caderno do Projeto para Jovens
Materiais Didáticos para Professores
Guia de construção do crivo de amostragem
Inscrições abertas
Outono 2024 e Primavera 2025
Estão abertas as inscrições para as campanhas de amostragem do ano letivo 2024/2025, a decorrer no outono de 2024(de outubro a dezembro) e na primavera de 2025(de abril a junho).
As inscrições deverão ser feitas através do formulário de contacto com os seguintes dados:
- Nome da Escola/Grupo extracurricular
- Nome e contacto telefónico (docente responsável)
- Turmas a participar (se aplicável)
- Docentes ou outros responsáveis a participar (nomes)
- Local ou locais previstos para a(s) amostragem(s)
- Data(s) prevista(s) de amostragem
- Campanha ou campanhas em que pretendem participar
Os Plastic Pirates em Portugal desde 2020
Resultados das campanhas anteriores
Resultados das campanhas
Ano letivo 2022/2023
Introdução
Entre setembro de 2022 e junho de 2023, um total de nove países europeus participaram na campanha de outono da iniciativa de ciência cidadã Plastic Pirates, procedendo à recolha de dados em cursos de água doce por toda a Europa, envolvendo turmas escolares e outros grupos de jovens.
Avaliação quantitativa
Nota: este relatório está a ser publicado em simultâneo com a análise científica, que ainda está em curso. Todos os resultados apresentados são preliminares e poderão ser atualizados numa fase posterior.
São vários os indicadores considerados durante a recolha de dados, tais como a variedade e a quantidade de resíduos nas margens dos rios, bem as suas potenciais fontes. A nível europeu, os resultados preliminares já revelam variações significativas no que diz respeito aos tipos de resíduos de plástico encontrados, aos resíduos de plástico descartável presentes e às quantidades de resíduos encontrados nos países participantes, permitindo uma avaliação dos dados recolhidos a nível internacional.
Nesta análise, serão considerados os dados recolhidos durante o período de setembro de 2022 a junho de 2023 pelos grupos escolares envolvidos na iniciativa de ciência cidadã em Portugal.
21 amostras de Portugal introduzidas na base de dados Plastic Pirates
Em Portugal, 21 pontos de amostragem foram analisados de setembro de 2022 a junho de 2023. No total, mais de 350 participantes estiveram envolvidos em amostragens em rios e outros cursos de água doce do país. Uma grande parte dos dados provém do rio Tejo ou de rios que nele desaguam. Outros rios analisados, como os rios Cértima, Jamor, Alfusqueiro, Leça, Pinhão, Ferreira e Esteiro, podem ser vistos no mapa abaixo.