ERASMUS +
SCIENCE EDUCATION FOR ALL

Objetivos do projeto

O projeto Science for All tem como objetivo atuar sobre áreas-chave, como a promoção da educação e cultura científicas, no desenvolvimento de espaços públicos do conhecimento e na realização de projetos e iniciativas de Ciência e Sociedade, estimulando o envolvimento e a participação ativa dos cidadãos no debate público em Ciência e Tecnologia. O plano de formação assenta no desenvolvimento de diversas competências para o enriquecimento profissional e visa:

  • a capacitação profissional de elementos dos Departamentos de Educação, de Exposições e de Programação e Outreach do Pavilhão do Conhecimento;
  • a disseminação dos conteúdos desta formação, através de sessões regulares destinadas a colaboradores dos outros Departamentos do Pavilhão do Conhecimento;
  • a realização de ações de formação profissional para as equipas dos restantes centros da Rede Nacional de Centros Ciência Viva ou outras instituições congéneres;
  • a partilha nacional e internacional de saberes e boas práticas adotadas.

O plano de formação deste projeto contempla a participação em cursos e conferências estruturadas , assim como atividades de mobilidade e cooperação, concretizadas através da realização de períodos de observação ( job-shadowing ) em instituições europeias.

A avaliação de resultados irá permitir analisar em que medida o projeto está a produzir os efeitos previstos, em termos de número de elementos da equipa capacitados, atividades de mobilidade frequentadas, conteúdos produzidos, conhecimentos adquiridos, competências e adoção de boas práticas, e, transformações a médio e longo prazo para os participantes do projeto. O momento de avaliação final, a realizar no final do projeto, permitirá apurar se os objetivos e resultados previstos foram alcançados . A principal ferramenta aplicada para a avaliação dos impactos do projeto é o registo dos relatos (opiniões e reações) dos participantes.

Mobilidades

Os cursos e conferências estruturadas previstos constituem momentos privilegiados de capacitação de profissionais da comunicação de ciência.

Em virtude das restrições impostas pela pandemia COVID-19, foram cancelados os cursos e conferências estruturadas nos quais estava prevista a participação presencial. Nesse sentido, as referidas ações de capacitação serão substituídas pela realização de sessões online ou pela frequência de novos cursos e conferências a serem futuramente agendados.

Os períodos de observação (job shadowing) são ações inovadoras de capacitação que permitem o acompanhamento de um outro profissional numa instituição semelhante ao Pavilhão do Conhecimento. Estão previstas mobilidades em Città della Scienza (Itália) , Cité de l’espace (França) , Experimentarium (Dinamarca) , Science Center AHHAA (Estónia) e Techmania Science Center ( República Checa)

Città della Scienza (Itália)

Tipologia : sessão de formação online

Temáticas : promoção de debates e conferências com o público em geral; desenvolvimento de programas educativos de forte envolvimento na comunidade; conceção de programas de enriquecimento profissional onde se inclui o estímulo ao trabalho colaborativo e a novas metodologias de trabalho

Data : Fevereiro, 2021

Cité de l’espace (França)

Tipologia : sessão de formação online

Temáticas : metodologias inovadoras de aprendizagem, fazendo uso do Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos cidadãos para estas áreas; metodologias diferenciadoras de abordagem a conteúdos científicos; formação de professores; produção de exposições

Data : Fevereiro, 2021

Experimentarium (Dinamarca)

Tipologia : sessão de formação online

Temáticas : ações MML (Mobilisation and Mutual Learning) com diferentes policy makers e diferentes stakeholders; produção de recursos educativos e exposições interativas de divulgação científica; programas de divulgação científica e tecnológica para a população em geral

Data : Fevereiro, 2021

Science Center AHHAA (Estónia)

Tipologia : sessão de formação online

Temáticas : iniciativas de programação científica e tecnológica para vários tipos de público; desenvolvimento de módulos interativos para compreensão de fenómenos científicos; produção de recursos educativos

Data : Fevereiro, 2021

Techmania Science Center ( República Checa)

Tipologia : sessão de formação online

Temáticas : jogos de discussão e debate com o público; dinamização de programas educativos em laboratórios; conceção de exposições interativas

Data : Fevereiro, 2021

Participantes

Considerando os objetivos do projeto, os participantes serão selecionados através de um processo de candidatura, e mediante a ponderação de alguns critérios, entre eles:

  1. interesse específico na instituição de acolhimento ou curso, de acordo com a sua necessidade de formação;
  2. motivação e expectativas quanto à utilização da experiência adquirida no exercício das suas funções;
  3. disponibilidade e conveniência do participante em frequentar a mobilidade;
  4. relevância para as funções no Pavilhão do Conhecimento e demais projetos promovidos na instituição;
  5. perfil, experiência e formação base do colaborador;
  6. potencial de disseminação dos conhecimentos adquiridos na equipa.

O processo de seleção dos participantes encontra-se em curso e os respetivos critérios podem ser consultados aqui .

A decisão final será apresentada à Direção da Ciência Viva, pelos responsáveis de Departamento envolvidos diretamente no projeto, em estreita articulação com o Departamento de Recursos Humanos. No sentido de contribuir para a transparência da qualificação, a Ciência Viva adota como principal ferramenta de reconhecimento e certificação o Passaporte Europeu de Competências.

Disseminação

Com o objetivo de disseminar os conhecimentos, conteúdos, recursos/materiais de formação e metodologias adquiridas durante as mobilidades realizadas no âmbito do projeto, a Ciência Viva irá desenvolver e organizar um conjunto de sessões integradas no plano anual de formação das suas equipas. Algumas sessões serão de carácter mais geral, envolvendo todos os colaboradores e representam momentos de partilha de experiências e conteúdos; e, outras sessões, de carácter mais específico visam o desenvolvimento de conhecimentos e competências em grupos profissionais específicos.

Plano de disseminação

Com base nestes pressupostos, os colaboradores diretamente envolvidos, vão preparar sessões de formação a fim de disseminar as competências e experiências adquiridas durante a formação. Prevê-se o envolvimento da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, através da implementação de ações a nível local e regional e nos encontros anuais dessa rede.

- III Encontro Formativo Ciência Viva – CCV Estremoz, Setembro 2020

- Sessão Erasmus+ | IV Encontro Formativo Ciência Viva – local a definir , Setembro 2021

- Sessão Erasmus+ | Reuniões Rede de Centros Ciência Viva – local e datas a definir

- S essões de formação online:

  • Città della Scienza (Itália) | Fevereiro, 2021
  • Cité de l’espace (França) | Fevereiro, 2021
  • Experimentarium (Dinamarca) | Fevereiro, 2021
  • Science Center AHHAA (Estónia) | Fevereiro, 2021
  • Techmania Science Center ( República Checa) | Fevereiro, 2021

Professores : produção de guiões de exploração, recursos educativos, webinares , ações de curta duração e cursos de formação

Público em geral: eventos promotores de contacto com a comunidade científica (presenciais e sessões online )

Público sénior: visitas virtuais enquadradas com a iniciativa “Experiencias fora de portas”