ECO 2-SCHOOLS AS NEW EUROPEAN BAUHAUS (NEB) LABS

 

O NEB-LAB envolve cinco projetos pilotos de eco-renovação de edifícios educativos, sendo um deles o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Com base no conceito de Open Schooling,estes locais-piloto vão desenvolver planos de ação verde de forma a serem transformados em centros de inovação nas suas comunidades, promovendo atividades de sensibilização para facilitar a inovação social, promover a educação e a sustentabilidade ambiental.

O consórcio junta 12 parceiros de 8 países (Alemanha, Bélgica, França, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Suécia) e é liderado por ELLINOGERMANIKI AGOGI. 

A TRANSIÇÃO VERDE NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO – CENTRO CIÊNCIA VIVA 

 

O Pavilhão do Conhecimento é um centro de ciência comprometido com a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, tem a responsabilidade social de demonstrar como os edifícios educativos podem ser espaços mais sustentáveis, inclusivos e esteticamente agradáveis, envolvendo os cidadãos na transição verde.

Recentemente, tem sido possível aumentar o número e o tipo de atividades na oferta educativa relacionadas com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Adicionalmente, no decorrer do projeto, haverá espaço para demonstrar soluções inovadoras baseadas na natureza, impulsionando a “transformação verde” que a sociedade necessita.

A Ciência Viva/Pavilhão do Conhecimento tem uma Estratégia de Sustentabilidade desde 2020, com um conjunto de medidas que envolvem não só a poupança de recursos, com a consequente redução de custos financeiros, como vários outros benefícios para a instituição, para os colaboradores, para os visitantes e para o planeta de uma forma geral.

A Estratégia de Sustentabilidade da Ciência Viva/Pavilhão do Conhecimento encontra-se estruturada em sete eixos principais: 

 

Energia verde

  Poupança de recursos

  Sustentabilidade de recursos

Gestão de resíduos

Mobilidade

Bem-estar e sustentabilidade de recursos humanos

Sensibilização e ação interna e externa

A aplicação de medidas do Plano de Sustentabilidade tem contribuído para a redução do consumo de recursos no Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva:

 

Dados de consumo energia elétrica

 

Através dos dados obtidos de consumo de eletricidade, entre 2013 e 2020, é possível constatar um decréscimo dos consumos deste tipo de energia:

*Entre 2020 e 2021, devido à crise pandémica de COVID-19, o consumo elétrico sofreu quedas acentuadas devido ao encerramento do edifício ao público.

 

Os principais fatores para a redução de consumos elétricos foram:

1) a substituição progressiva de lâmpadas existentes (fluorescentes, halogéneo e iodetos metálicos) por lâmpadas do tipo LED. Atualmente a iluminação no edificio é inteiramente LED.

2) substituição de atuadores das redes de tubagens, reduzindo os consumos elétricos nas bombas hidráulicas e alterações no sistema de bombagem para a fonte do pátio exterior.

No entanto, o compromisso para a redução do consumo elétrico será complementada com a instalação um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo,  composto por 164 painéis. Esta medida de melhoria permitirá economizar cerca de 10 % de energia primária ao edifício.

Dados de consumo de água

 

Através dos dados obtidos de consumo de água, entre 2019 e 2023, é possível constatar um decréscimo dos consumos deste recurso precioso:

 

*Durante a pandemia foi encontrada e resolvida a reparação de uma fenda grave no tanque da fonte do pavilhão.

 

Os principais fatores para uma melhor gestão dos recursos hídricos foram:

1) instalação de torneiras automáticas (com sensores) nas casas de banho;

2) instalação de redutores de caudal nas torneiras;

3) verificação da fonte de água e monitorização contínua do seu funcionamento.