COSMOS

Creating Organisational Structures for Meaningful science education through Open Schooling for all

A criação de experiências de educação científica pode ser proporcionada através de uma aproximação entre escolas e comunidades, permitindo a criação de novas parcerias -  Comunidades de Prática (CoP) -  compostas por educadores, empresas, famílias e outras partes interessadas. Por outro lado, estas novas parcerias também permitem fortalecer, ou criar, novas estruturas organizacionais existentes nas escolas, garantindo o envolvimento de toda a sociedade, e proporcionando o interesse dos alunos em ciências e carreiras científicas. Nesse sentido, o projeto será implementado numa colaboração estreita com professores de ciências, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitação.

O consórcio junta 12 parceiros de 7 países (Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Suécia, Portugal, República Checa e Israel) e é liderado pela Universidade de Utrecht. Em Portugal é coordenado pelo Instituto de Educação (IE), em parceria com a Ciência Viva. As escolas portuguesas participantes fazem parte do Agrupamento de escolas Alfredo da Silva (Sintra) & Agrupamento de escolas Romeu Correia (Almada).

TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS PARTICIPANTES

Em breve.


ENCONTROS ENTRE PARCEIROS E ESCOLAS PARTICIPANTES 

Encontro de professores em Praga (15 & 16 de novembro de 2023)

Aproximadamente, 40 professores de escolas primárias e secundárias participaram neste encontro organizado como parte do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores, desenvolvido no projeto COSMOS e liderado pelo Beit Berl College de Israel.

O programa centrou-se na implementação da abordagem SSIBL e "open-schooling". Os participantes colaboraram em equipas internacionais e nacionais, onde apresentaram a sua experiência da 1ª fase de implementação, e prepararam ideias específicas para a 2ª fase do projeto. Uma visita de estudo a uma escola de Praga (escola Seio Praga 6) também fez parte do programa.

No final, foi unânime entre os participantes o quão positiva foi a experiência, onde todos apreciaram a discussão de ideias, que se tornaram uma fonte de inspiração para desenvolver projetos relacionados na escola.

Evento final no Pavilhão do Conhecimento (27 de junho de 2024)

Os alunos e professores dos Agrupamentos de Escola Alfredo da Silva (Sintra) e Romeu Correia (Almada) participaram no evento final do projeto, no Pavilhão do Conhecimento.
 
Durante este evento, os participantes tiveram a oportunidade para saber mais sobre morcegos com o investigador Hugo Rebelo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e participar em workshops sobre a construição de carros movidos a energia solar.
 
Também apresentarem os seus projetos escolares - maquetes de sustentabilidade – demonstrando como tornar a escola e a comunidade que os rodeia mais preparados para um “futuro verde”.
 

Conferência Final de Projeto em Utrecht (22 de novembro de 2024)

Os resultados do projeto foram apresentados, e durante o dia foram realizados workshops para professores sobre várias temáticas relacionadas com o projeto, como liderança escolar, investigação nas escolas e o impacto das decisões políticas na comunidade escolar. A Ciência Viva, juntamente com o Instituto de Educação (Universidade de Lisboa) foi responsável pela dinamização de um dos workshops sobre o envolvimento de Stakeholders nos processos de decisão nas escolas.

DOCUMENTOS ORIENTADORES

Policy Brief para Professores

PDF
Policy Brief

Checklist para Professores

PDF
Policy Brief

Roadmap para Professores

PDF
Policy Brief

Policy Brief para Líderes Escolares

PDF
Policy Brief

Roadmap para Líderes Escolares

PDF
Policy Brief

Policy Brief para Decisores Políticos

PDF
Policy Brief

Roadmap para Decisores Políticos

PDF
Policy Brief

Handbook

PDF
Policy Brief

Framework

PDF
Policy Brief

Policy Briefs

PDF
Policy Brief

Comissão Europeia (Policy Brief)

PDF
Policy Brief

Open schooling roadmaps

PDF
Policy Brief