COSMOS

Creating Organisational Structures for Meaningful science education through Open Schooling for all

A criação de experiências de educação científica pode ser proporcionada através de uma aproximação entre escolas e comunidades, permitindo a criação de novas parcerias -  Comunidades de Prática (CoP) -  compostas por educadores, empresas, famílias e outras partes interessadas. Por outro lado, estas novas parcerias também permitem fortalecer, ou criar, novas estruturas organizacionais existentes nas escolas, garantindo o envolvimento de toda a sociedade, e proporcionando o interesse dos alunos em ciências e carreiras científicas. Nesse sentido, o projeto será implementado numa colaboração estreita com professores de ciências, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e capacitação.

O consórcio junta 12 parceiros de 7 países (Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Suécia, Portugal, República Checa e Israel) e é liderado pela Universidade de Utrecht. Em Portugal é coordenado pelo Instituto de Educação (IE), em parceria com a Ciência Viva. As escolas portuguesas participantes fazem parte do Agrupamento de escolas Alfredo da Silva (Sintra) & Agrupamento de escolas Romeu Correia (Almada).

TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS PARTICIPANTES

Em breve.


ENCONTROS ENTRE PARCEIROS E ESCOLAS PARTICIPANTES 

Encontro de professores em Praga (15 & 16 de novembro de 2023)

Aproximadamente, 40 professores de escolas primárias e secundárias participaram neste encontro organizado como parte do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores, desenvolvido no projeto COSMOS e liderado pelo Beit Berl College de Israel.

O programa centrou-se na implementação da abordagem SSIBL e "open-schooling". Os participantes colaboraram em equipas internacionais e nacionais, onde apresentaram a sua experiência da 1ª fase de implementação, e prepararam ideias específicas para a 2ª fase do projeto. Uma visita de estudo a uma escola de Praga (escola Seio Praga 6) também fez parte do programa.

No final, foi unânime entre os participantes o quão positiva foi a experiência, onde todos apreciaram a discussão de ideias, que se tornaram uma fonte de inspiração para desenvolver projetos relacionados na escola.

Evento final no Pavilhão do Conhecimento (27 de junho de 2024)

Os alunos e professores dos Agrupamentos de Escola Alfredo da Silva (Sintra) e Romeu Correia (Almada) participaram no evento final do projeto, no Pavilhão do Conhecimento.
 
Durante este evento, os participantes tiveram a oportunidade para saber mais sobre morcegos com o investigador Hugo Rebelo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e participar em workshops sobre a construição de carros movidos a energia solar.
 
Também apresentarem os seus projetos escolares - maquetes de sustentabilidade – demonstrando como tornar a escola e a comunidade que os rodeia mais preparados para um “futuro verde”.
 

Conferência Final de Projeto em Utrecht (22 de novembro de 2024)

Os resultados do projeto foram apresentados, e durante o dia foram realizados workshops para professores sobre várias temáticas relacionadas com o projeto, como liderança escolar, investigação nas escolas e o impacto das decisões políticas na comunidade escolar. A Ciência Viva, juntamente com o Instituto de Educação (Universidade de Lisboa) foi responsável pela dinamização de um dos workshops sobre o envolvimento de Stakeholders nos processos de decisão nas escolas.

DOCUMENTOS ORIENTADORES

Em breve.