SALL - Schools as Living Labs
Ao adoptar os princípios da metodologia dos laboratórios vivos (do inglês Living Lab), o projeto SALL apoia as escolas no desenvolvimento de projetos que as liguem à comunidade local, colaborando ativamente com diferentes parceiros para a resolução de problemas. Através do envolvimento em projetos de cocriação que ligam a comunidade educativa a desafios e problemas do dia a dia, as escolas tornam-se agentes do bem-estar comunitário.
Junte a sua turma ao projeto SALL, enviando um email para sall@cienciaviva.pt
Projetos desenvolvidos pelas escolas portuguesas
Desafia-te pela sustentabilidade!
CED de Pina Manique - Casa Pia de Lisboa
O principal objetivo deste projeto foi reduzir o desperdício alimentar na cantina escolar, tanto antes como depois das refeições. Outros objetivos estão relacionados com a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a redução de embalagens (com testagem de um dispensador e copos reutilizáveis), temas intimamente ligados à vivência dos alunos na escola.
Professores: Alexandra Catarina Santos, Inês Monge, Maria João Bento,Maria Lourenço, Maria João Simões, Margarida Zoccoli
Parceiros: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, Cultivating Futures, Gertal (Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação), Junta de Freguesia de Belém, Maria Granel, Refood Belém.
Combate ao desperdício alimentar: refletir e agir
Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, Vila Franca de Xira
O principal objetivo deste projeto foi reduzir o desperdício alimentar na escola, a vários níveis: ajustar a quantidade de comida no prato, criar um ponto de take-away com a fruta não consumida durante as refeições, separar o lixo orgânico de outros resíduos e sensibilizar toda a comunidade escolar para o problema do desperdício de alimentos, através da criação de cartazes, vídeos e questionários.
Professores: Adelaide Ferreira; Alexandra Preto; Ana Ferreira; Catarina Correia; Elsa Simões; Isabel Raposo e Paula Couto
Parceiros: Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho; Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Direção do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães; Associação de Pais e Encarregados de Educação; Irmãs Vicentinas.
Horta Sacadura Cabral
Escola Básica 2,3 Sacadura Cabral, Celorico da Beira
O principal objetivo deste projeto foi construir uma horta biológica com função pedagógica e nutricional, de forma a contribuir para uma melhoria dos hábitos alimentares dos alunos e professores. A construção de um compostor foi outro dos objetivos, com vista a aproveitar os restos orgânicos gerados na cantina.
Professores: Delfim Ferreira, Fernanda Andrade, Rosa Machado
Parceiros: Câmara Municipal de Celorico da Beira, Direção da Escola, Programa Eco-Escolas, Produtores da região
Transição nutricional
Escola Básica Integrada Dr.º Anastácio Gonçalves, Alcanena
O principal objetivo deste projeto foi incentivar a comunidade escolar a adotar uma alimentação saudável, através da sensibilização para o consumo de alimentos frescos e locais, usando slogans para alimentação saudável, expondo pirâmides alimentares mediterrânicas e oferecendo alimentos frescos e locais à comunidade. Outro dos objetivos foi a produção de um livro digital, que compila trabalhos de pesquisa sobre a transição nutricional.
Professores: Vera Gorjão, Maria Graça Soares, Carla Rosa, Elisabete Luís, Maria Gabriela Capaz , Sandra Dias, Carla Martins
Parceiros: Agricultores locais, Intermaché, Câmara Municipal de Alcanena
Livro digital
Sustentabilidade Alimentar
Escola Secundária Pedro Alexandrino, Odivelas
O principal objetivo deste projeto foi reduzir o desperdício alimentar na escola, promovendo a compostagem dos desperdícios orgânicos do refeitório e do bar, e a sua utilização na horta escolar.
Outro objetivo foi organizar ações de sensibilização sobre alimentação saudável e sustentável.
Professores: Isabel Calvo, Isabel Leão, José Carlos, José Morgado
Parceiros: Gabinete de Saúde da Câmara de Odivelas, UCC Saúde a Seu Lado
Projeto AA: Alimentação Aromática
Escola Secundária de Moimenta da Beira, Viseu
Com este projeto, pretendeu-se reduzir o consumo de sal nas refeições escolares, nomeadamente na cantina, substituindo-o por ervas aromáticas. Para tal, promoveu-se:
- A sensibilição da comunidade de Moimenta da Beira sobre a importância da substituição do sal por ervas aromáticas (através da elaboração de cartazes e livro com a divulgação das ervas aromáticas, da dinamização de uma feira de ervas aromáticas e da criação de uma mini-horta de ervas aromáticas);
- O aumento do conhecimento dos profissionais da cantina sobre ervas aromáticas e sua utilização (através de um workshop para as cozinheiras da cantina sobre ervas aromáticas).
Professores: Sandra Rodrigues Machado, Maria do Carmo Aires
Parceiros: Equipa Moimenta a Inovar, Liga Portuguesa Contra o Cancro (delegação Norte)
Brinquedos Científicos de Material Reutilizável
AE Professor Agostinho da Silva, Sintra
O principal objetivo deste projeto foi reutilizar as embalagens de alimentos para a execução de brinquedos científicos através da metodologia STEAM.
Parceiros: Associação de pais e encarregados de educação, Junta de Freguesia de Casal de Cambra e Projeto Inovar 3E– E8G
Óleo alimentar?? Já era!!
Escola Básica e Secundária Dr. João de Brito Camacho, Almodôvar
O principal objetivo deste projeto foi melhorar a gestão de resíduos alimentares escolares, nomeadamente dos óleos alimentares usados. O projeto promoveu a sensibilização dos alunos para o correto encaminhamento a dar aos óleos e aos recipientes de plástico do óleo, e a produção de velas aromáticas decorativas através do óleo alimentar usado.
Professores: Cidália Oliveira
Parceiros: Centro de recursos CRIE’A (Câmara Municipal de Almodôvar)
Eco-literacy - reciclagem ativa
Escola Básica e Secundária Lousada Norte, Lourosa
O principal objetivo deste projeto foi aumentar a consciência ecológica da comunidade escolar através de experiências, observações, jogos, arte e design. A atividade 'Jogue basquetebol e enceste os plásticos - Reciclagem Ativa' pretendeu combater o problema de excesso de plásticos no lixo comum.
Professores: José Lobo
Parceiros: Projeto ETwinning 'Eco-literacy ', com escolas da Turquia, da Letónia da Roménia e da Jordânia
Pensar. Lanche...e não desperdiçar
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer
O objetivo do projeto foi aumentar a variedade de alimentos disponíveis, consoante a necessidade, de forma a não haver desperdício alimentar, nomeadamente através do uso de produtos pré-fermentados.
Professores : Dina Isabel Vieira Bastos, Luciana Rosa da Silva Frade
Parceiros: Bar da escola, Fornecedor do pão da escola, Empresa Panidor
Uma horta no terraço
Escola Luís Madureira, Amadora
O principal objetivo deste projeto foi a criação e manutenção de uma horta biológica para produção de vegetais, ervas aromáticas e chás e plantação de flores melíferas, de forma a dinamizar a horta escolar.
Parceiros: Direção da escola; Projeto Eco-Escolas; Junta de freguesia de Alfragide e Câmara Municipal da da Amadora; Sr. Paulo (responsável pela manutenção dos espaços exteriores da SCMA); Horto; Lar de Santo António.
Refeições escolares
Escola Luís Madureira, Amadora
O principal objetivo deste projeto foi aumentar a variedade e sabor das refeições da escola, propondo novas ementas de forma a contribuir para uma alimentação mais saudável da comunidade escolar.
Parceiros: Professor Nuno (responsável pelos serviços gerais); Direção da Escola; Nutricionista; Fornecedor de fruta – Grupo Jerónimo Martins e frutaria local; Cozinheiras
A influência do Bar da Escola na nossa alimentação
Escola Luís Madureira, Amadora
O principal objetivo deste projeto foi minimizar a quantidade de resíduos, promover lanches saudáveis e consumo de água, através da realização e uma campanha de sensibilização.
Os parceiros: Direção da escola; Projeto Eco-Escolas; Nutricionista
OUR FOODPRINT
Escola Secundária de Rio tinto
O objetivo deste projeto foi sensibilizar para a mudança de hábitos alimentares e reduzir o desperdício alimentar, através da sensibilização para a pegada ecológica da alimentação através de posters e jogos educativos.
Professores: Anabela Sousa, Paula Gonçalves, Natália Ferreira
Parceiros : Parceiros da comunidade escolar e CCVnE
Planta uma escola
Escola Básica e Secundária da Bemposta
Este projeto teve com objetivo principal promover uma alimentação saudável e sustentável nos jovens, desesenvolvendo atividades na sala de aula e no exterior que incentivem os jovens a valorizar o consumo sustentável de frutas e legumes. Outro objetivo foi incentivar os jovens a terem interesse por carreiras na área da agricultura de precisão.
Professores : Graça Delicado, Rui Ribeiro, Carla Lúcio, Ivone Rosa
Parceiros : Associação Mother Earth; Elaine Bain Family Trust (EBFT); Câmara Municipal de Portimão; Juntas de Freguesia Alvor e Portimão, Algar , EMARP e CFAE de Portimão e Monchique
Reabilitação de compostor: Uma vez compostor
Externato Cooperativo da Benedita, Alcobaça
O principal objetivo deste projeto foi reaproveitar os resíduos alimentares provenientes da cantina e do bar da escola, restaurando o compostor da escola.
Professores: Carla de Pacífico Dias, Elsa Costa
Parceiros: Jovens Repórteres do Ambiente
Publicação de fotorreportagem no JRA
Separar residuos... um novo começo
Escola Básica 2,3 Santa Iria da Azóia, Loures
Este projeto teve como objetivo combater a reduzida separação de resíduos na escola, através do aumento do número de ecopontos na escola. Foi construido um protótipo dos ecopontos e colocado numa zona identificada pelos alunos como sendo um local com elevada quantidade de resíduos no chão, para monitorização da separação dos resíduos.
Professores: Márcia Lopes, Marta Barroca
Parceiros: Câmara Municipal de Loures, União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Associação de Pais EB 2,3 Pirescoxe, Equipa Eco-Escolas AESIA e Equipa Ciência Viva AESIA.
Descobrir as aves que nos rodeiam
Escola Básica e Secundária de Campo, Valongo
O principal objetivo deste projeto foi aumentar o conhecimento da biodiversidade local, mais especificamente em relação ao grupo das aves. Com esse intuito foi realizado um brainstorming sobre que o que os alunos queriam descobrir sobre as aves e como poderiam disseminar por outros alunos da escola.
Professores: Isabel Moura, Lídia Castro
Parceiros: Parque das Serras do Porto, Câmara Municipal de Valongo, Galeria da Biodiversidade, Parque Biológico de Gaia, Zoo de Lourosa, projeto Rios, projeto “A Natureza é a melhor sala de aula”, Fotógrafos amadores.
Vamos proteger os ouriços-cacheiros que vivem nos jardins da escola
Escola Básica Professor Marnoco e Sousa, Lousada
O principal objetivo deste projeto foi aumentar o conhecimento sobre a espécie e delinear um plano plano para salvar os ouriços-cacheiros do afogamento no lago dos patos.
Professores: Rui Mesquita, Maria do Céu Belarmino
Parceiros: Biólogo do Programa de Educação Ambiental do Município de Lousada – BioEscola; Centro de Recuperação e Interpretação do Ouriço (CRIDO); Associação Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães; Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) da Universidade do Minho; Movimento Sénior de Cristelos.
Comemoração dos Direitos Humanos, ao longo do ano letivo
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, Póvoa de Santa Iria
O principal objetivo deste projeto foi a sensibilização para a preservação do espaço e respeito para com o outro, dentro e fora do espaço escolar.
Professores: Teresa Soares
Parceiros: Direção da escola, Associação de estudantes, Estação de caminhos de ferro, Junta de freguesia, Clube Ubuntu, Pais/EE
Horta biológica e compostagem na EB de Arneiro das Milhariças
Escola Básica de Arneiro das Milhariças, Santarém
O principal objetivo deste projeto foi «dar vida» ao compostor existente na horta e responder ás questões: O que podemos fazer para fertilizar o solo da horta pedagógica? Como aproveitar o desperdício de alguns alimentos usando a compostagem? Que procedimentos seguir para uma compostagem correta?.
Professores: Lindaura Policiano
Parceiros: Pais e familiares dos alunos; Pais com formação em engenharia agrónoma; Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças; Empresa Leroy Merlin.
Como melhorar os equipamentos desportivos exteriores danificados?
Escola Infante Dom Pedro, Figueira da Foz
O principal objetivo deste projeto foi melhorar os equipamentos desportivos do espaços exteriores da escola, que se encontravam danificados. Os alunos apresentaram uma proposta ao orçamento
participativo das escolas.
Professores: Margarida Rodrigues
Parceiros: ATL, grupo desportivo local, coordenação da escola, junta de freguesia e câmara municipal
Mala dos afetos
Agrupamento de Escolas D. Nuno Álvares Pereira, Camarate
O principal objetivo deste projeto foi colmatar a falta de bens alimentares nas famílias mais carenciadas do agrupamento, através da recolha destes bens na escola e na comunidade envolvente, com vista à elaboração de capazes de Natal. Para além dos bens alimentares, receberam também vários tipos de roupas, que distribuíram às famílias.
Professores: Aida Gonçalves, Carla Edite Brandão, Maria do Carmo, Ricardo Vieira, Verónica Soares
Parceiros: Associação de pais; Câmara Municipal; Paroquia da Freguesia; GAAF (Gabinete de Apoio ao aluno e à Família); Professores do Agrupamento e Professores de uma escola de Zumba.
Projeto Mala dos Afetos
Dieta mediterrânica e o combate ao desperdício alimentar
Escola de hotelaria e turismo de vila real de santo António
Com este projeto pretendeu-se reduzir o desperdício alimentar, evitando excedentes no refeitório e restaurante de aplicação da escola. Foi elaborado um E-Book com dicas e receitas de combate ao desperdício alimentar, que foram testadas e colocadas em prática.
Professores: Adérito Almeida, Ângela Felício, Catarina Ferreira, Celísia Santos, Cindy Ferreira, Elsa Martins, Manuel Serra, Natacha Alentejano, Rui Cristino, Tiago Pires, Teresa Chagas
Parceiros: Câmara Municipal de Tavira, Refood de Vila Real de Santo António
E-book do projeto
O espaço da escola como lugar de prazer
Escola Básica 2,3 Pedro Eanes Lobato, Seixal
O principal objetivo deste projeto foi melhorar o espaço exterior da escola, nomeadamente através da colocação de mesas com bancos em material reciclado para servir como estadia dos alunos ou para que os docentes possam lecionar as aulas no exterior.
Professores: Pedro Pereira
Parceiros: Autarquia (Câmara municipal e Junta de freguesia), Associação de pais e encarregados de educação, Direção; Projeto Erasmus+ School of the Future; Alunos; Assistentes operacionais; Técnicos EPIS/ Escolhas; Docentes