Listagem de Estágios


1532. Ecologia e Ordenamento de Pato-real no Verão


Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: drodrigues@esac.pt
Nº Alunos: 3
Anos:
Área:
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): David Rodrigues


Descrição: Durante o estágio serão desenvolvidas actividades de captura, marcação e observação de patos selvagens na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (de segunda a quinta-feira), de forma a quantificarem-se os efectivos que estão a utilizar a área, assim como permitir estimar as taxas de sobrevivência dos indivíduos que utilizam a reserva. Para o efeito, os patos serão marcados com anilhas metálicas e com marcadores nasais – ver nasal saddles em www.pt-ducks.com. Para a observação de aves marcadas utilizam-se binóculos e telescópios. Os estagiários irão assim participar nos trabalhos de investigação que têm decorrido no local desde 1993.
A sexta-feira será utilizada para a digitalização dos dados recolhidos, ver como podem ser tratados, e para a realização dum poster e duma apresentação ppt sobre as atividades realizadas.

Observações: Para as dormidas em S. Jacinto (gratuitas), os estagiários terão de levar saco cama, almofada e toalhas de banho. Deverão trazer pelo menos 2 mudas de roupa (com calças) e botas para o trabalho de campo, assim como repelente de insectos. Os estagiários que tiverem binóculos e/ou telescópios deverão trazê-los – serão emprestados a quem não tiver, mas poderão ter de os utilizar alternadamente. Estágio com possibilidade de oferta de alojamento gratuito para os candidatos de fora da zona. As refeições serão fornecidas gratuitamente.
Nos 2 dias de capturas os alunos terão de acordar de madrugada.
Por motivos da logística, só serão aceites os alunos que se inscreverem e confirmarem a aceitação do estágio até ao dia 7 de julho!

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro Interpretativo da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto Hora: 11:00:00
Pessoa de contacto: David Rodrigues

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1648. O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?


Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Responsável: Ana Delicado
Nº Alunos: 10
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Manuel Vieira, Vanessa Cunha, Marcelo Carmelo, Luísa Schmidt


Descrição: Sabes o que são, quantos são e para que servem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste estágio vais conhecer alguns a partir da perspetiva das ciências sociais.
Partimos da ideia de que não deve haver uma única pessoa que não tenha já encontrado ou visto 17 quadradinhos coloridos alinhados ao lado uns dos outros, com um desenho no meio. Quase todos saberão que os 17 quadradinhos coloridos correspondem aos célebres 17 ODS, ou melhor, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os ODS surgiram porque a ONU, ou seja, o conjunto dos quase 200 países que existem no mundo, cujo secretário-geral é António Guterres, reconheceram a necessidade e urgência de alcançar até 2030, 17 objetivos claros, e que devem ser implementados em todos os países do mundo, orientando políticas nacionais e medidas de cooperação internacional.
Os temas e problemas são tão diversos e importantes como: a erradicação da pobreza e da fome, redução das desigualdades sociais, acesso à saúde, à educação, à água e ao saneamento, combate às alterações climáticas e à degradação dos ecossistemas marinhos e terrestres, energia acessível e limpa, reforço da igualdade de género, produção e consumo responsáveis e cidades sustentáveis, novos empregos, acesso à justiça, combate à corrupção e instituições fortes que protejam os bens comuns.
Os ODS foram aprovados em 2015 e são eles que constituem a esperança para construirmos um mundo melhor para toda a Humanidade esteja ela onde estiver, tenha ela o grau de desenvolvimento que tiver, seja ela quem for. Isto porque se trata de um desenvolvimento que respeite e regenere o ambiente, invista numa economia mais verde e tenha em conta o bem-estar de todas as sociedades.
Com o apoio do Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade vais explorar as dimensões sociais de vários ODS relativos ao Planeta: Água Potável e Saneamento (ODS 6), Energias Renováveis e Acessíveis (ODS 7), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13). Através de jogos e atividades desafiantes vais ficar a conhecer mais sobre este tema e experimentar as metodologias que as ciências sociais utilizam para compreender estes fenómenos.
Com especialistas do Observatório Permanente de Juventude e do Observatório das Famílias e Políticas de Família vais investigar a situação dos jovens em três ODS: Vida Saudável (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Género (ODS 5). A partir dos temas da sinistralidade rodoviária, do (in)sucesso escolar e da saúde sexual e reprodutiva, vais ficar a saber porque é que faz sentido abordar estes três ODS em conjunto e olhar para os jovens à lupa das ciências sociais.
Com os investigadores do Observatório da Qualidade da Democracia irás aprofundar os dois últimos ODS da lista: Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS 17). Com base nas ferramentas da Ciência Política, vais analisar as metas relativas a estes objetivos, bem como o seu cumprimento em diferentes geografias do mundo.
No final do estágio terás adquirido um conjunto de conhecimentos e competências que poderás utilizar nos teus projetos escolares.

Observações: O ICS localiza-se na Cidade Universitária, junto ao ISCTE e à Biblioteca Nacional. A estação de metro mais próxima é a de Entrecampos.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: ICS-Ulisboa, Av Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, Lisboa, Sala 2 Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Delicado

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1529. Vem conhecer o papel e o comportamento do vento nas nossas cidades


Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Responsável: Sandra Rafael
Nº Alunos: 2
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sandra Rafael e Diogo Lopes


Descrição: É objetivo principal deste estágio que os alunos compreendam, através de um conjunto de atividades práticas e laboratoriais, o papel do vento nas nossas cidades, em particular no conforto humano e na qualidade do ar. É ainda objetivo deste estágio que os alunos conheçam o significado de ser investigador, em particular na área do ambiente, nas vertentes técnicas e sociais. As tarefas que os alunos irão executar consistem sobretudo em três grandes categorias:
- construção de uma maquete representativa de uma cidade
- caracterização das condições de vento
- ensaios no laboratório em túnel de vento

Ao longo destas tarefas os alunos serão acompanhados por diferentes investigadores, por forma a promover a sua integração no grupo de investigação e o trabalho de equipa.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sandra Isabel Moreira Rafael

Esta iniciativa já não aceita candidaturas