Listagem de Estágios

Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior

1727. Avaliação da virulência de uma bactéria


Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Responsável: Susana Ferreira
Nº Alunos: 2
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Susana Ferreira Cristiana Mateus


Descrição: O presente projeto tem como objetivo integrar os estudantes no dia a dia do grupo de investigação de “Biomedicinal Chemistry and Drug Research” do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e mostrar algum do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do estudo de doenças infeciosas associadas ao trato gastrointestinal. Assim, o projeto pretende promover e desenvolver a capacidade científica dos estudantes no âmbito da Microbiologia usando como exemplo o patógeno emergente Aliarcobacter butzleri.
Aliarcobacter butzleri é um enteropatógeno vastamente distribuído em diversos ambientes, sendo associada a enterites e bacteremias, para o qual muitos aspetos da virulência se encontram por esclarecer. Com o objetivo de perceber de que forma se pode avaliar o potencial de virulência bacteriana, os estudantes serão integrados numa equipa tendo oportunidade de colaborar em diversas abordagens experimentais que podem ser usadas para avaliar a resistência e virulência bacteriana. Assim, os estudantes terão oportunidade de contactar com diversas metodologias de identificação e avaliação da resistência e virulência bacteriana, com foco na avaliação de fatores como a motilidade, a formação de biofilmes, sobrevivência a condições adversas e capacidade de infeção de células do hospedeiro.

Observações: No âmbito da iniciativa Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2022, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) abre as portas, na semana de 18 a 22 de julho de 2022, a estudantes do secundário (do 11º ao 12º ano) com o projeto “Avaliação da virulência de uma bactéria”.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Susana Ferreira

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1575. Diferentes abordagens terapêuticas contra o cancro do colo do útero


Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Responsável: Ângela Maria Almeida de Sousa
Nº Alunos: 4
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ângela Sousa_ Diana Gomes_ Dalinda Eusébio_ Diana Pereira.


Descrição: O presente projeto tem como objetivo integrar os alunos no grupo de investigação de “Biopharmaceuticals and Biomaterials” do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) e mostrar diferentes abordagens terapêuticas, inovadoras e personalizadas, que estão a ser desenvolvidas neste grupo de investigação, contra o cancro do colo do útero resultante da infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano (HPV). Assim, os alunos terão contacto com estratégias terapêuticas baseadas em terapia génica e descoberta de novos fármacos anti-HPV que podem ser exploradas em separado ou combinado para eliminar as oncoproteínas do HPV causadoras deste tipo de cancro. Os alunos irão realizar técnicas de biotecnologia para a biossíntese, extração, purificação e formulação/caraterização de sistemas de entrega do vetor de DNA às células cancerígenas que será usado na terapia génica. Também irão ter contacto com programas bioinformáticos para prever os potenciais fármacos anti-HPV que serão depois aplicados em estudos in vitro às células cancerígenas HPV positivas, negativas e células não cancerígenas, para verificar se estas moléculas terão um efeito específico somente em células cancerígenas infetadas por HPV. Com este estágio, também se pretende promover o conhecimento científico num ambiente a que os alunos do Secundário normalmente não têm acesso, de forma a abrir novos horizontes caso queiram optar por estas linhas de trabalho no futuro.

Observações: Na semana de 18 a 22 de julho de 2022, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) abre as portas a alunos do secundário (do 9º ao 12º ano) com o projeto “Diferentes abordagens terapêuticas contra o cancro do colo do útero” integrado no programa “Ciência Viva no Laboratório: Criar futuro 2022”.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde, localizada próximo ao Hospital Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Diana Gomes_ Dalinda Eusébio_ Diana Pereira.

Esta iniciativa já não aceita candidaturas