Listagem de Estágios

Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra

1705. Compreender a relação entre emoções e populismo


Instituição: Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra
Responsável: Ciencia Viva no CES
Nº Alunos: 4
Anos: , 10º, 11º, 12º
Área: Sociologia
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cristiano Gianolla e Manuel João Cruz


Descrição: Muito se fala de populismo atualmente, mas ainda há muitas perguntas sem resposta, entre as quais fica para esclarecer a profunda relação que existe entre populismo e emoções. Que emoções levam as pessoas a identificar-se e suportar partidos e fenómenos políticos definidos populistas? Como estas emoções – positivas e negativas – influenciam o comportamento político? De que forma o populismo tem maior capacidade de movimentar emoções com respeito a outros partidos e fenómenos políticos? Estas e muitas mais questões moldarão as atividades do estágio.

Com o objetivo de compreender a relação entre as emoções e o populismo, dividimos os cinco dias de estágio em três fases com um misto de atividades teóricas, práticas e empíricas.

Em primeiro lugar, abordaremos de forma geral o que é o populismo, focando em maior pormenor nos aspetos que resultarão de maior interesse durante o estágio. Analisaremos de que forma o populismo apela ao uso de emoções positivas e negativas, abordando também o papel das emoções no âmbito democrático de forma alargada. Este momento marca o início de um debate entre os participantes para determinar perguntas e estimular a procura de respostas na parte seguinte do estágio.

Num segundo momento, os participantes do estágio poderão escolher entre um conjunto de metodologias para captar o sentimento de pessoas que se encontrem em Coimbra e prever potencial comportamento político relativamente às atitudes, incluindo as populistas. Desde a análise de publicações em redes sociais, caixas de comentários, análise de media, a entrevistas ou inquéritos curtos junto da população Coimbrense, entre outros.

Num terceiro momento, os/as participantes terão a oportunidade de interpretar os dados recolhidos e produzir materiais de comunicação com os resultados e conclusões para um público generalista. Estes materiais serão divulgados publicamente no final do estágio num evento publico no CES, e um exemplar de cada oferecido a cada participante.

Observações: Muito se fala de populismo atualmente, mas ainda há muitas perguntas sem resposta, entre as quais fica para esclarecer a profunda relação que existe entre populismo e emoções. Que emoções levam as pessoas a identificar-se e suportar partidos e fenómenos políticos definidos populistas? Como estas emoções – positivas e negativas – influenciam o comportamento político? De que forma o populismo tem maior capacidade de movimentar emoções com respeito a outros partidos e fenómenos políticos? Estas e muitas mais questões moldarão as atividades do estágio.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Estudos Sociais (CES) Alta – Colégio de S. Jerónimo Largo D. Dinis Apartado 3087 3000-995 Coimbra, Portugal Hora: 10h
Pessoa de contacto: Manuel João Cruz

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1724. O que é isto de género? Debate sobre igualdade e modelos não violentos de masculinidade


Instituição: Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra
Responsável: Ciencia Viva no CES
Nº Alunos: 5
Anos: , 10º, 11º
Área: Tecnologia, Sociologia
Data: de 05-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Tatiana Moura, Tiago Rolino, Marta Mascarenhas, Patricia Ferreira, Rita Alcaire, Linda Cerdeira e Sofia Gonçalves


Descrição: Aproveita este estágio para conheceres as possibilidades de usar a investigação, as tecnologias e o design na promoção da igualdade de género e desconstrução de estereótipos!

Ao longo de uma semana, desafiamos-te a pensar e criar, em conjunto com a equipa dos projetos KINDER, IgualPro e X-MEN e especialistas das artes e tecnologias, linguagens e ferramentas transformadoras de normas de género.

Vem mostrar a tua criatividade! Traz as tuas opiniões, ideias e boa disposição para que, em conjunto com a equipa, possamos construir conhecimentos partilhados para alcançarmos sociedades mais justas, inclusivas e equitativas.

Observações: Aproveita este estágio para conheceres as possibilidades de usar a investigação, as tecnologias e o design na promoção da igualdade de género e desconstrução de estereótipos!

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Estudos Sociais (CES) Alta – Colégio de S. Jerónimo Largo D. Dinis Apartado 3087 3000-995 Coimbra, Portugal Hora: 9h45 (5 julho 2022)
Pessoa de contacto: Tatiana Moura, Tiago Rolino, Marta Mascarenhas, Patricia Ferreira, Rita Alcaire, Linda Cerdeira e Sofia Gonçalves

Esta iniciativa já não aceita candidaturas