Do Promontorium Sacrum à Fortaleza de Sagres: uma viagem na história

A Fortaleza de Sagres destaca-se entre as fortificações abaluartadas do país.
Situa-se no Promonturium Sacrum, mencionado por autores da Antiguidade como um local mítico, que se ergue a 40 metros de altitude nos confins do mundo. Integra uma paisagem cultural marcada pela sua condição de finisterra, com relevância geoestratégica e pela associação, quer ao culto vicentino, quer à figura do Infante D. Henrique e aos Descobrimentos. A génese da fortificação remonta ao século XV, coincidindo com a fundação da vila de Sagres pelo Infante. A sua configuração evoluiu ao longo dos séculos, acompanhando a evolução da técnica e da pirobalística, conservando-se no local vestígios da muralha henriquina, com configuração em «dente-de-serra». Constitui hoje um lugar de memória associado à abertura da Europa ao Mundo no século XV, marcada pela ciência, comércio e exploração marítima, o que justificou a atribuição à Fortaleza de Sagres da Marca do Património Europeu.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Fortaleza de Sagres – Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E

Localização: Sagres, VILA DO BISPO, FARO

Data:

02-09-2026 16:00 - Inscrição

Ver Mais

Fortaleza de Sagres - A vida no limite

A Fortaleza de Sagres localiza-se numa zona de transição entre o ambiente terrestre e marinho, caracterizada por condições atmosféricas rigorosas, como vento forte, salinidade elevada e elevada exposição solar. Apesar destas limitações ecológicas, este ecossistema suporta uma biodiversidade notável, composta por espécies altamente adaptadas a estas condições extremas.
Durante esta caminhada interpretativa, os participantes irão observar e identificar diferentes espécies de flora e fauna, compreendendo as suas adaptações ao meio envolvente. Algumas espécies apresentam estratégias discretas de sobrevivência, passando facilmente despercebidas, enquanto outras demonstram ciclos de presença associados à dinâmica costeira.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Fortaleza de Sagres – Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E

Localização: Sagres, VILA DO BISPO, FARO

Data:

29-07-2026 16:00 - Inscrição

Ver Mais

Viagem geológica à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres localiza-se numa zona de transição entre o ambiente terrestre e marinho, onde as rochas contam uma história geológica com cerca de 200 milhões de anos, marcada pela separação do supercontinente Pangeia, pela abertura do Oceano Atlântico e por antigos mares tropicais que outrora ocuparam esta região.
Ao longo desta caminhada, vamos descobrir como a força do mar, do vento e dos movimentos da terra foi moldando a paisagem que hoje conhecemos. Pelo caminho, será possível observar marcas de erosão costeira e rochas deformadas por movimentos tectónicos e vestígios de atividade vulcânica.
Mais do que uma paisagem de grande beleza natural, Sagres é um verdadeiro arquivo geológico a céu aberto, onde cada rocha guarda histórias sobre ambientes passados, forças internas da Terra e a constante transformação deste território ao longo de milhões de anos.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Fortaleza de Sagres – Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E

Localização: Sagres, VILA DO BISPO, FARO

Data:

11-08-2026 16:00 - Data esgotada - Lista de espera

Ver Mais