Esta ação irá decorrer no Centro de Educação Ambiental - Casa das Videiras, um dos equipamentos ambientais do Município de Lousada, e no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, onde os participantes serão desafiados a conhecer o património etnográfico e natural do Vale do Sousa, descobrindo a biodiversidade e os seus segredos, eternizando a mesma, em pequenas peças bordadas. Com esta atividade pretende-se ainda que os participantes conheçam as diferentes espécies de fauna e flora, os serviços de ecossistema e ainda um pouco da etnobotânica associada.
Duração: 3.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com Câmara Municipal de Lousada
Data:
26-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
Visita guiada interpretativa ao mais recente equipamento museológico do Algarve, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História, aberto ao público desde o dia 20 de janeiro de 2024, reabilitando os antigos Celeiros da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, construídos na década de 1950. Preservando a marcante arquitetura pré-existente, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História inclui uma narrativa expositiva acerca da herança coletiva do território e da própria região barlaventina do Algarve, desde a sua fundação geológica, aos paleontológicos icnofósseis de incríveis dinossauros, aos mais remotos vestígios culturais de presença humana identificados pela Arqueologia, passando pela História e pelos seus acontecimentos e personagens, pela Arqueologia Subaquática dos naufrágios e das batalhas navais, pela riqueza e singularidade da Biodiversidade Local e pela memória etnográfica das “Gentes do Cabo” e da sua mística finisterra de mar feita. Repositório da Memória Coletiva do Concelho de Vila do Bispo e das suas gentes, fórum da Comunidade Local e espaço de boas-vindas a quem visita o território, o Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História assume-se como um projeto genuinamente participativo e inclusivo, de todos e para todos... venha conhecer-nos e embarque numa maravilhosa máquina do tempo!!!
Duração: 1.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos , em colaboração com Município de Vila do Bispo
Vila do Bispo, VILA DO BISPO, FARO
Data:
17-08-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Sabia que a Quinta Pedagógica dos Olivais é um espaço ímpar na cidade de Lisboa, não só porque aqui se respira campo e natureza há 26 anos, mas por outras razões mais emergentes? Com as portas do campo abertas à cidade, os participantes serão levados numa viagem pelo mundo rural, passando pelas cozinhas tradicionais, pela pecuária e lavoura, por tradições rurais e muitas outras experiências, histórias e memórias que importa preservar e até recuperar. Mas não só. As alterações climáticas, e mais concretamente a atual situação de emergência climática, com impactos específicos nas cidades, têm levado a Câmara Municipal de Lisboa a confrontar-se com fenómenos como as «ilhas de calor» e a procurar soluções como a criação de refúgios climáticos. A Quinta Pedagógica dos Olivais constitui-se assim como refúgio, em múltiplos sentidos. E tanto já aconteceu por aqui! Temos muitas histórias, experiências e memórias para partilhar, porque acreditamos que cada visita é única e não termina depois de passar os portões.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
20-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Plantas e fungos urbanos são indicadores vitais da poluição e mudança nas cidades. Líquenes e musgos, sensíveis a poluentes, monitorizam a qualidade do ar, pois absorvem nutrientes diretamente do ambiente. Árvores e arbustos, incluindo os ornamentais, refletem poluentes devido à sua capacidade de bioacumulação. Vamos aprender a interpretar os sinais que as plantas e fungos urbanos nos dão sobre a nossa cidade. Nesta sessão vamos aprender a ler os sinais que as plantas e fungos espalhados pela cidade nos comunicam sobre a cidade em que vivemos.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Datas:
10-09-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
11-09-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Visita ao herbário e à xiloteca do museu, e percurso na cidade de Ponta Delgada com visita a jardins e espaços públicos, identificado árvores exóticas e ornamentais. Referência especial para os exemplares classificados, como o dragoeiro centenário do antigo Liceu, ou o meterosidero do campo de São Francisco. O Jardim António Borges será visitado enquanto exemplo de jardim romântico do século XIX. Usaremos aplicações para identificar plantas.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
24-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
06-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Os morcegos são seres misteriosos pelos seus hábitos noturnos e por possuírem uma incrível capacidade de se movimentarem no escuro. São, na realidade, pequenos mamíferos extraordinários com um papel importantíssimo nos ecossistemas e com os quais muito podemos aprender. Vamos fazer uma saída de campo para identificar as espécies presentes nas imediações do Rio Ave e conversar sobre as diversas curiosidades fascinantes deste grupo animal.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
14-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
21-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
28-08-2024 21:00 - Ação já em curso / terminada
A avifauna existe em todos os continentes, em vários habitats, muitas vezes tão perto dos humanos que nem fazemos ideia. Alguns habitats inseridos em paisagens urbanas escondem viajantes do mundo. Venha explorar esses habitats costeiros de Ponta Delgada.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Centro Ambiental do Priolo (SPEA)
São Pedro (Ponta Delgada), PONTA DELGADA, R A ACORES
Data:
13-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
E se no verão te oferecerem um “gelado de ciência”? Qual é o teu gelado favorito?
O público escolhe o “gelado de ciência” que mais lhe agrada. Em vez de gelados encontra conceitos científicos e explora-os através de atividades experimentais simples. Cada atividade dura breves minutos.
Um dos gelados pode estar esgotado, mas nossa conversa está longe disso e leva-o a escolher outros sabores e … o resto é ciência !
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Datas:
23-07-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
31-07-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
06-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
14-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
27-08-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 15:30 - Ação já em curso / terminada
Para quem gosta de desafios, tem criatividade e uma alma de revolução!
Um espaço para passar um momento a descobrir como desafiar o equilíbrio e a gravidade ou ainda como transformar resíduos em cravos de Abril!
Este espaço terá também uma componente de observação solar com cuidados a ter no contexto de verão e praia.
Esta atividade decorre na área do Aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO - Geoparque Algarvensis.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
12-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
As mudanças climáticas com que nos deparamos, assim como as suas consequências ao nível da biodiversidade, exigem-nos uma melhor compreensão dos princípios evolutivos mas também uma crescente necessidade do pensamento baseado em evidências e de uma maior literacia científica. Deste modo, e a partir duma espécie de caracol marinho (Littorina saxatilis), bastante comum nas nossas praias rochosas, que apresenta uma grande variedade e padrões de cores, vamos tentar responder à pergunta “A que se deve esta imensa variedade de cores?” Neste projeto de ciência cidadã, os participantes irão (juntamente com os organizadores) identificar caracóis da espécie-alvo e fotografá-los, juntamente com o seu substrato. As fotografias (assim como informação sobre a sua localização) serão colocadas numa base de dados online através do nosso formulário. Após uma fase de análise de dados, de modo a testar, por exemplo, se cor das conchas é afetada pelo substrato e outras características ambientais, realizaremos uma apresentação para os participantes (e outros interessados) que resumirá os resultados para discussão. A divulgação do projeto será também efetuada ativamente através das redes sociais e, caso os resultados justificarem, o projeto resultará numa publicação científica.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde , em colaboração com CIBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos
Vila do Conde, VILA DO CONDE, PORTO
Datas:
03-08-2024 09:00 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
O que é que os cemitérios têm a ver com ambiente e ciência? Sabia que as visitas ao cemitério para crianças são um sucesso? Venha descobrir segredos bem guardados e só disponíveis para os mais atentos e curiosos. Vamos visitar a exposição Flores de Pedra, com identificação das espécies botânicas existentes na decoração das construções funerárias dos cemitérios de Lisboa e sua interpretação simbólica contextualizada de acordo com a Linguagem das Flores do século XIX. Vamos igualmente seguir um itinerário pedonal no Cemitério dos Prazeres para reconhecimento das espécies in loco, enquanto sentimos na pele a importância deste refúgio climático, um dos espaços da cidade para fazer face às alterações climáticas.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Lisboa - Direção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Praça São João Bosco Lisboa, LISBOA, LISBOA
Datas:
27-07-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
28-07-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
“Fóssil vivo” é um termo utilizado informalmente para designar organismos pertencentes a grupos biológicos atuais, mas que apresentam características morfológicas muito similares às dos seus parentes mais antigos. Nesta atividade abordaremos o processo de fossilização, recorrendo a fósseis do acervo museológico do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Depois desta apresentação, promoveremos um percurso pelo centro da cidade do Porto, ao longo do qual daremos a conhecer exemplares de espécies de árvores notáveis consideradas “fósseis vivos”.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Data:
06-09-2024 14:30 - Ação já em curso / terminada
Conheça um outro lado da cidade de Faro. Olhe para as pedras de construção da muralha, de edifícios e pavimentos e descubra o seu conteúdo fóssil. Além disso, veja as particularidades dos blocos que constituem a sé e da calçada à portuguesa.
Junte-se a nós neste passeio geoturístico por Faro!
Duração: 3.00 Horas
Preço: 4.00 €/participante
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Algarve - Faro
Data:
28-08-2024 16:00 - Ação já em curso / terminada
Um breve circuito pela Geologia Urbana de Leiria, com observação das rochas que se podem encontrar no perímetro urbano da cidade do Lis. Mostraremos o material de campo de geólogo (martelo, bússola, lupa, caderneta de campo e outros) e iremos mostrar cartas militares e mapas geológicos locais. Depois iremos começar por ver as rochas que se formaram quando se abriu a falha que foi a primeira tentativa de abertura do oceano Atlântico, seguida de rochas de mar profundo, do tempo dos dinossauros, rochas magmáticas, incluindo as do monte do castelo de Leiria, desmistificando a ideia de que já foi um vulcão, e rochas mais recentes. Iremos ver locais emblemáticos da geologia de Leiria, ricos em fósseis e muito pouco conhecidos, e falar da falha da Nazaré e sua atividade sísmica.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio , em colaboração com Agrupamento de Escolas Dr Correia Mateus
Data:
20-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Num passeio pela cidade de Lagos, descubra as rochas de são feitos as igrejas, os monumentos e as estátuas desta cidade. Dos corais fósseis no interior de uma pia baptismal da Igreja de São Sebastião, às diferentes rochas que formam a estátua do Infante, passando pelas rochas indianas de edifícios modernos, são várias as histórias e os intérpretes do passado geológico da Terra que integram as cidades. Esta visita permitirá que os participantes, conheçam melhor a cidade, descobrindo alguns dos materiais que a construíram ao longo dos séculos até à atualidade.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Lagos
Datas:
30-07-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
05-09-2024 17:00 - Ação já em curso / terminada
Nesta atividade será dada a oportunidade de conhecer a cidade de Bragança pela perspetiva única de um geólogo. As fachadas e pavimentos da nossa cidade são o ponto de partida para uma conversa sobre materiais geológicos e a geodiversidade da região, onde pequenos detalhes podem transformar-se em grandes histórias! Orientada pela bióloga Mariana Carvalho, com o apoio da equipa do Centro Ciência Viva.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança
Data:
27-07-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
Percurso pedonal no centro histórico da cidade do Porto, para observação de património construído com o granito extraído de pedreiras da cidade, que contribuíram para a sua evolução histórica, cultural e social, tendo como ponto de partida o edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Dar-se-á igualmente relevância a outras rochas nacionais aplicadas em associação com o granito, em situações específicas.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
Data:
25-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
O Museu Municipal de Arqueologia Coronel Albino Pereira e o Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo abrem as portas para um percurso noturno, em que viajaremos pela história do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança , em colaboração com Geopark Terras de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros, MACEDO DE CAVALEIROS, BRAGANCA
Data:
17-07-2024 21:30 - Ação já em curso / terminada
As atividades experimentais de física e química desempenham um papel fundamental no desenvolvimento educacional e pessoal de crianças entre 6 e 12 anos. Durante essa faixa etária, as crianças experimentam um período crucial de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Introduzir experiências práticas em ciências pode enriquecer significativamente esse processo, promovendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura.
As crianças são naturalmente curiosas e têm um desejo inerente de entender o mundo ao redor. As atividades experimentais em física e química aproveitam essa curiosidade, permitindo que as crianças explorem e descubram princípios científicos de maneira direta e envolvente. Desenvolvem um interesse genuíno pelas ciências, o que pode ser o primeiro passo para uma maior compreensão do mundo.
Utilizando materiais do dia-a-dia, apresentam-se várias atividades relacionadas com a física e a química. Será possível espetar um balão sem este rebentar? A esferovite que desaparece. Como escrever uma mensagem secreta invisível? Como encher um balão sem soprar? Como equilibrar 10 pregos em apenas num? Como amassar uma lata sem as mãos? Será possível introduzir um ovo numa garrafa sem o partir? Estas e outras atividades vão poder ser exploradas e estudadas ao longo da ação.
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Vila Baleira, Porto Santo, PORTO SANTO, R A MADEIRA
Data:
25-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade é inspirada na história «O cérebro (não) tem sempre razão», de Scott Stuart, e pretende ajudar as crianças a compreenderem as suas emoções e a explorarem o que as faz felizes. A primeira parte da atividade será de natureza expositiva de forma a abordar a razão (o cérebro) e a emoção (o coração) de forma adaptada ao público-alvo: o Coração adora cãezinhos, e chocolate, e montanhas-russas, e dançar música, o Cérebro adora listas, e brócolos, e barreiras de segurança, de roupa discreta e de estar sempre certo! A segunda parte da atividade será de natureza prática: as crianças e os adultos serão incentivados a explorar o seu lado racional e emocional dando exemplos de situações vivenciadas. O objetivo é o de sensibilizar para a importância de não nos limitarmos e de ouvirmos ambos o cérebro e o coração.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Funchal, FUNCHAL, R A MADEIRA
Data:
29-07-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada
Esta atividade é inspirada na história «O cérebro (não) tem sempre razão», de Scott Stuart, e pretende ajudar as crianças a compreenderem as suas emoções e a explorarem o que as faz felizes. A primeira parte da atividade será de natureza expositiva de forma a abordar a razão (o cérebro) e a emoção (o coração) de forma adaptada ao público-alvo: o coração adora cãezinhos, e chocolate, e montanhas-russas, e dançar música_ o cérebro adora listas, e brócolos, e barreiras de segurança, de roupa discreta e de estar sempre certo! A segunda parte da atividade será de natureza prática: as crianças e os adultos serão incentivados a explorar o seu lado racional e emocional dando exemplos de situações vivenciadas. O objetivo é o de sensibilizar para a importância de não nos limitarmos e de ouvirmos ambos o cérebro e o coração.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Funchal, FUNCHAL, R A MADEIRA
Data:
15-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Diz-se por aí que no centro da vila as paredes das casas escondem mensagens encriptadas, que no jardim do largo da Câmara existem padrões misteriosos, e que pelas quelhas e travessas se ouvem estórias sem nexo nem sentido (aparentemente...).
O que quererão dizer?
Que segredo esconderá Figueira de Castelo Rodrigo?
Faz a tua equipa e junta-te a nós para uma tarde de enigmas, mistério, descoberta e muita diversão!
O segredo de Figueira de Castelo Rodrigo está à tua espera para ser revelado!
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta
Figueira de Castelo Rodrigo, FIG. DE CASTELO RODRIGO, GUARDA
Data:
02-08-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
O arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica, é abrigo para centenas de espécies e algumas destas podem ser vistas em Ponta Delgada. Neste percurso que nos levará entre o Museu Carlos Machado e a Avenida Infante Dom Henrique, iremos aprender a distinguir as diferentes espécies, e perceber como se adaptaram tão bem às cidades. Em parceira com a SPEA Açores (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
04-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
As rochas presentes ao longo da faixa litoral da cidade do Porto, entre o Forte S. Francisco Xavier e o Molhe de Felgueiras, constituem verdadeiras cápsulas do tempo que encerram uma parte da história geológica do nosso planeta e da Península Ibérica. Nesta visita iremos desvendar os segredos que estas rochas velhinhas encerram recuando cerca de 1000 milhões de anos. Junte-se a nós nesta viagem no tempo!
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Associação Portuguesa de Geólogos
Foz do Douro e Nevogilde, PORTO, PORTO
Datas:
23-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
03-09-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Preocupas-te com o planeta? Gostas de transformações? Mostra a aptidão que há em ti e vem fazer connosco uma peça utilitária com materiais em fim de vida. Com a evolução humana e de forma a suprir todas as necessidades do quotidiano, exigimos cada vez mais do planeta Terra, esquecendo que muitos dos recursos disponíveis não se renovam, encontrando-se de forma cada vez mais limitada. Todos os anos esgotamos os recursos da Terra mais cedo. Com base na Agenda 2030 e dando a conhecer alguns dos objetivos e metas nela expressos (nomeadamente os objetivos 12, 14 e 15), damos início a esta ação. Passamos depois à realização de peças utilitárias com materiais em fim de vida que os participantes podem levar para casa.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Câmara Municipal de Loures – Rede de Museus Municipais
Data:
18-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Passeio e conversa descontraída (com ramos, sementes, galhas, insetos e outras amostras à mistura) sobre espécies nativas, exóticas e invasoras, passando pelos vários conceitos, formas de controlo de plantas invasoras, incluindo controlo biológico, etc. Será dado particular enfoque ao papel de cada cidadão na prevenção e mitigação das plantas invasoras.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra , em colaboração com Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra & CERNAS, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
Data:
12-09-2024 17:30 - Ação já em curso / terminada
Dada à sua importância no plano da estratégia militar, os castelos foram na sua maioria construídos em pontos elevados. Mas essa escolha pode ter justificações diferentes: por um lado, a maior altitude proporciona melhor visibilidade sobre os inimigos, facilitando a defesa. Por outro, em caso de ataque a ação da gravidade facilita a vida a quem está no castelo, pois aumenta o alcance dos seus projéteis e diminui o alcance dos que são arremessados pelos atacantes. Nesta ação será analisado o caso do castelo de Estremoz, não só na perspetiva da sua arquitetura, mas também procurando perceber a génese da colina onde se localiza.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Datas:
20-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
10-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
07-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
A apresentação dos principais tipos de vulcanismo açoriano e das rochas que originam marcará o início de um percurso de descoberta na cidade de Ponta Delgada, identificando diversos monumentos e as rochas que constituem as suas cantarias. Serão apresentados os vulcões de magma ácido, muito explosivos, conhecidos como vulcões cinzentos, que originam rochas como os traquitos, ignimbritos e pedra-pomes e os vulcões de magma básico, menos explosivos, conhecidos como vulcões vermelhos, que originam o basalto e as escorias basálticas.
Os participantes na ação serão desafiados a fotografar as fachadas de diversos edifícios da cidade e a identificar as rochas utilizadas na sua cantaria, bem como a conhecer a história de alguns monumentos.
Duração: 2.00 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores , em colaboração com Museu Carlos Machado
Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada, PONTA DELGADA, R A ACORES
Datas:
31-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
11-09-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Acompanhe-nos num passeio pela cidade de Tavira e conheça os edifícios e monumentos, bem como as rochas de que foram feitos. Neste percurso os participantes poderão observar tipos de pedra usados nos edifícios, o seu estado de alteração e discutir a sua proveniência.
Duração: 2.30 Horas
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira
Data:
11-09-2024 15:00 - Ação já em curso / terminada
Uma tarde diferente e divertida com jogos de tabuleiro modernos aberta a toda a comunidade: eis a proposta da Para Além do Digital – Associação Cultural e de Desenvolvimento em colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz.
Não precisam de trazer jogos ou de saber jogar: nós ensinamos. Mas, se quiserem, podem trazer os vossos. Todos serão bem-vindos, independentemente da experiência ou da idade.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz
Datas:
28-07-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
11-08-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada
08-09-2024 14:00 - Ação já em curso / terminada