Listagem de Ações de Verão

1825. A vida na maré baixa

Observação da diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entre marés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Observação detalhada da morfologia das espécies mais abundantes, recorrendo-se ao auxílio de lupas binoculares.

Esta actividade decorre na área protegida Reserva da Biosfera da UNESCO

Duração: 3.00 Horas

Entidade Parceira: MARE - Instituto Politécnico de Leiria

Ponto de encontro: Porto da Areia Norte (Peniche) Hora: 9:45

Como chegar: Chegando a Peniche, seguir na direção do Farol pela marginal norte. Cerca de 300 metros depois de passar os _portões_ de Peniche (muralha) encontra-se um depósito de água amarelo (_filtro_) do lado direito. Virar aí à direita (tem uma placa a indicar _Porto da Areia Norte_) e andar 50 metros.

Localidade: Peniche (39.36856867107221, -9.377964797583468)

Concelho: PENICHE

12-09-2022 09:45 - Ação já em curso / terminada

1996. Abrigo do Lagar Velho (Vale do Lapedo), passados milenares_ memórias ancestrais

O Abrigo do Lagar Velho é um sítio arqueológico localizado no Vale do Lapedo (Santa Eufémia, Leiria) que documenta diversas ocupações humanas trazidas à luz do dia pela ciência arqueológica. Trata-se de uma ampla plataforma localizada na base de uma colossal arriba calcária, virada para a ribeira da Caranguejeira, que em tempos imemoráveis abriu o Vale do Lapedo e lhe deu a forma de um canhão. Não é só agora que a paisagem nos inspira e impressiona … Há milhares de anos atrás, sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior procuraram aqui abrigo e alimento, deixando marcas das suas deambulações pelo vale a que hoje chamamos vestígios arqueológicos. Num desses abrigos, o Lagar Velho, fomos encontrar histórias da vida e da morte dessas comunidades humanas, dos animais que caçaram, das plantas que recolheram, das fogueiras e instrumentos que construíram, do cuidado que prestaram a um dos seus no momento da partida. Neste sítio, na plataforma que serviu de palco a todas estas atividades de quotidianos ancestrais, a biodiversidade e a harmonia entre nós, humanos, e a Natureza, as suas formas geológicas, as suas plantas e animais, refletem-se na Cultura que vamos, paulatinamente, reconstruindo. Uma lição para o presente. O Abrigo do Lagar Velho foi classificado como Monumento Nacional e existem boas razões para tal. Venham conhecê-las!

Itinerário: Abrigo do Lagar Velho e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

Duração: 3.00 Horas

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Entidade Parceira: CIBIO-InBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto_ Museu de Leiria

Ponto de encontro: Abrigo do Lagar Velho e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho Hora: 14:50

Como chegar: De Lisboa: A1 (E1)_ saída 9 Leiria/N242/M.nha Grande_ Ir na faixa esquerda para apanhar a saída para a A19 para A8/Leiria Sul/A17/Aveiro/Batalha_ encontro com a N113_ Saída 28 para N113 para Ourém/Pousos_ Continuar na N113_ Passar Apariços_ virar à direita e apanhar (também à direita) a N350_ 700 metros depois vire à esquerda para o Vale do Lapedo (Rua do Lapedo), O sítio fica antes da pequena ponte, do lado direito (grande portão)

Do Porto: A1, saída Leiria_ manter-se na A1_ faixa da esquerda, saída para A19 para A8/Leiria Sul/A17/Aveiro/Batalha_ encontro com a N113_ Saída 28 para N113 para Ourém/Pousos_ Continuar na N113_ Passar Apariços_ virar à direita e apanhar (também à direita) a N350_ 700 metros depois vire à esquerda para o Vale do Lapedo (Rua do Lapedo), O sítio fica antes da pequena ponte, do lado direito (grande portão)

Coordenadas GPS: 39.758375874126, -8.7311305029945

Localidade: Vale do Lapedo

Concelho: LEIRIA

Actividade Acessivel
Não existem constrangimentos de qualquer natureza (inclusive carros de bebé)

Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/

Datas:

31-07-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada

07-08-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada

2018. Fórnea de Alvados e a Gruta da Cova da Velha

Visita à Fórnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de diâmetro escavado nos calcários do Jurássico inferior e médio, rico em fósseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem várias nascentes temporárias onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a água brota da gruta da Cova da Velha após os períodos de maior pluviosidade.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Seguindo pecurso pedestre dentro do parque natural da Serra de Aire e Candeeiros, far-se-á a subida à gruta da Cova da Velha.

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia

Ponto de encontro: Junto à sinalização vertical com indicação de Fornea, junto ao Café da Bica. Hora: 9:30h visitas no período da manhã / 15:00h visitas no período da tarde.

Como chegar: A partir de Porto de Mós, seguir pela N243 em direcção à povoação de Zambujal de Alcaria.

Coordenadas GPS: 39.56894442503, -8.7945662678985

Localidade: Zambujal de Alcaria
39°34_8.51_N
8°47_40.39_W

Datas:

24-07-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada

24-07-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada

2027. Gruta e Poço de Captação do Olho de Mira

Na gruta do Olho de Mira será explicada a estruturação das circulações subterrâneas na região e será visitada uma parte da gruta que ainda contém elementos do antigo sistema de captação de água instalado no seu interior.

Seguidamente visitar-se-á o poço com mais de 100 metros de profundidade, construído com o objectivo de intersectar a galeria ativa por forma a captar água para abastecimento público.

Itinerário: Será feita visita à gruta do Olho de Mira, fazendo-se em seguida, a pé o percurso de 250m até ao poço da captação.

Ponto de encontro: Igreja matriz da povoação de Mira de Aire Hora: 15H00

Como chegar: Vindo da A1, saindo na saída de Torres Novas, apanha-se o sentido de Alcanena na EN243, segue-se as indicações de Minde. Mira de Aire, é a localidade a seguir.

Coordenadas GPS: 39.542238246506, -8.7146686257629

Localidade: Mira de Aire

20-08-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada

2036. O sistema espeleológico das Grutas de Mira de Aire

As Grutas de Mira de Aire formaram-se em calcários do Jurássico médio com cerca de 167 milhões de anos. Fazem parte de um sistema de grutas interligadas com mais de 11 km de extensão, dos quais 600 m estão abertos ao público e que serão percorridos nesta visita.

A Gruta da Pena e da Contenda fazem parte do mesmo sistema de grutas e, já no polje de Minde, as suas entradas também serão visitadas.

Itinerário: Visita às grutas turisticas de Mira de Aire enquadrada por monitores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia e em seguida pequena deslocação em viatura até ao percurso pedonal que conduz à gruta da Pena-Contenda.

Preço: 6.40 €/participante

Ponto de encontro: Grutas de Mira de Aire Hora: 9h

Coordenadas GPS: 39.540190500173, -8.7038325013427

Localidade: Mira de Aire

20-08-2022 09:00 - Ação já em curso / terminada

1826. Passeio Interpretativo na Lagoa de Óbidos

A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa e localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Pela sua localização e dimensão, é um local importante do ponto de vista ornitológico. A diversidade de habitats que compõem a área da Lagoa de Óbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de espécies de aves.

Esta atividade insere-se dentro do projeto _BioLagoa de Óbidos_ que conta com o apoio do Município de Óbidos e a empresa Águas do Tejo Atlântico .

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas das salinas e término no mesmo local.

10h- Passeio interpretativo com observação de avifauna na Lagoa de Óbidos com a Associação PATO
12h - Fim da atividade

Duração: 2.00 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Ponto de encontro: Parque de merendas das Salinas, Arelho, Óbidos (39.399123, -9.197733) Hora: 10h00

Como chegar: Em Óbidos, seguir em direção à localidade do Arelho (Óbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e após passar o cruzamento para a Fábrica de Água (ETAR) da Charneca, seguir em frente até ao próximo cruzamento, onde irá entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente até um largo virado para a Lagoa de Óbidos onde poderá estacionar o carro.

Nas Caldas da Rainha, seguir em direção ao Bairro da Senhora da Luz (Óbidos) e aí em direção ao Arelho (Óbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e após o cruzamento para a Fábrica de Água (ETAR) da Charneca, seguir em frente até ao próximo cruzamento, onde irá entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente até um largo virado para a Lagoa de Óbidos onde poderá estacionar o carro.

Localidade: Arelho

Concelho: ÓBIDOS

Mais informações: http://www.associacao-pato.org/

28-07-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

1827. Passeio Interpretativo na Lagoa de Óbidos e Visita Guiada à Fábrica de Água da Charneca

Depois da utilizada, a água é encaminhada para tratamento, valorizada, sendo depois devolvida ao meio natural. A Fábrica de Água da Charneca, principal infraestrutura de saneamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos, contribuiu para a despoluição deste ecossistema.

Parta à descoberta da maravilhas naturais da Lagoa de Óbidos, num passeio interpretativo com observação de avifauna, guiado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO. Seguido de uma visita guiada à Fábrica de Água da Charneca guiada pela empresa Águas do Tejo Atlântico.

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas das salinas e término na Fábrica de Água da Charneca.

9h30 - Passeio interpretativo com observação de avifauna na Lagoa de Óbidos com a Associação PATO
11h - Visita guiada à Fábrica de Água da Charneca com a empresa Águas do Tejo Atlântico
12h - Fim da atividade

Duração: 2.30 Horas

Preço: 3.00 €/participante

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Ponto de encontro: Parque de merendas das Salinas, Arelho, Óbidos (39.399123, -9.197733) Hora: 9h30

Localidade: Arelho

Concelho: ÓBIDOS

Mais informações: http://www.associacao-pato.org/

17-08-2022 09:30 - Ação já em curso / terminada

2014. Visita à Fábrica de Água de S. Martinho do Porto

Sabia que a Fábrica de Água de S. Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da baía de S. Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul dessa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de S. Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de S. Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35.000 habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) de S. Martinho do Porto.

Duração: 1.00 Horas

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho do Porto. Hora: 10h15

Como chegar: Na EN 242, direção Alfeizerão - S. Martinho do Porto, virar à esquerda junto à residencial O Amável, em direção a Salir do Porto. Na rotunda, sair na segunda saída em direção à estrada sem saída. Seguir até ao final da rua.
Coordenadas: 39.49752292725409, -9.134472678867676

Localidade: São Martinho do Porto

Concelho: ALCOBAÇA

Actividade Acessivel
Quase toda a visita é acessível, havendo dois locais facultativos com acesso por escada.

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/sao-martinho-do-porto