Listagem de Ações de Verão


1996. Abrigo do Lagar Velho (Vale do Lapedo), passados milenares_ memórias ancestrais

O Abrigo do Lagar Velho é um sítio arqueológico localizado no Vale do Lapedo (Santa Eufémia, Leiria) que documenta diversas ocupações humanas trazidas à luz do dia pela ciência arqueológica. Trata-se de uma ampla plataforma localizada na base de uma colossal arriba calcária, virada para a ribeira da Caranguejeira, que em tempos imemoráveis abriu o Vale do Lapedo e lhe deu a forma de um canhão. Não é só agora que a paisagem nos inspira e impressiona … Há milhares de anos atrás, sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior procuraram aqui abrigo e alimento, deixando marcas das suas deambulações pelo vale a que hoje chamamos vestígios arqueológicos. Num desses abrigos, o Lagar Velho, fomos encontrar histórias da vida e da morte dessas comunidades humanas, dos animais que caçaram, das plantas que recolheram, das fogueiras e instrumentos que construíram, do cuidado que prestaram a um dos seus no momento da partida. Neste sítio, na plataforma que serviu de palco a todas estas atividades de quotidianos ancestrais, a biodiversidade e a harmonia entre nós, humanos, e a Natureza, as suas formas geológicas, as suas plantas e animais, refletem-se na Cultura que vamos, paulatinamente, reconstruindo. Uma lição para o presente. O Abrigo do Lagar Velho foi classificado como Monumento Nacional e existem boas razões para tal. Venham conhecê-las!

Itinerário: Abrigo do Lagar Velho e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Vila de Conde

Entidade Parceira: CIBIO-InBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto_ Museu de Leiria

Ponto de encontro: Abrigo do Lagar Velho e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho Hora: 14:50

Como chegar: De Lisboa: A1 (E1)_ saída 9 Leiria/N242/M.nha Grande_ Ir na faixa esquerda para apanhar a saída para a A19 para A8/Leiria Sul/A17/Aveiro/Batalha_ encontro com a N113_ Saída 28 para N113 para Ourém/Pousos_ Continuar na N113_ Passar Apariços_ virar à direita e apanhar (também à direita) a N350_ 700 metros depois vire à esquerda para o Vale do Lapedo (Rua do Lapedo), O sítio fica antes da pequena ponte, do lado direito (grande portão)

Do Porto: A1, saída Leiria_ manter-se na A1_ faixa da esquerda, saída para A19 para A8/Leiria Sul/A17/Aveiro/Batalha_ encontro com a N113_ Saída 28 para N113 para Ourém/Pousos_ Continuar na N113_ Passar Apariços_ virar à direita e apanhar (também à direita) a N350_ 700 metros depois vire à esquerda para o Vale do Lapedo (Rua do Lapedo), O sítio fica antes da pequena ponte, do lado direito (grande portão)

Coordenadas GPS: 39.758375874126, -8.7311305029945

Localidade: Vale do Lapedo

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Actividade Acessivel
Não existem constrangimentos de qualquer natureza (inclusive carros de bebé)

Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/

Datas:

31-07-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada

07-08-2022 15:00 - Ação já em curso / terminada