Listagem de Ações de Verão

1996. Abrigo do Lagar Velho (Vale do Lapedo), passados milenares_ memórias ancestrais

O Abrigo do Lagar Velho é um sítio arqueológico localizado no Vale do Lapedo (Santa Eufémia, Leiria) que documenta diversas ocupações humanas trazidas à luz do dia pela ciência arqueológica. Trata-se de uma ampla plataforma localizada na base de uma colossal arriba calcária, virada para a ribeira da Caranguejeira, que em tempos imemoráveis abriu o Vale do Lapedo e lhe deu a forma de um canhão. Não é só agora que a paisagem nos inspira e impressiona … Há milhares de anos atrás, sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior procuraram aqui abrigo e alimento, deixando marcas das suas deambulações pelo vale a que hoje chamamos vestígios arqueológicos. Num desses abrigos, o Lagar Velho, fomos encontrar histórias da vida e da morte dessas comunidades humanas, dos animais que caçaram, das plantas que recolheram, das fogueiras e instrumentos que construíram, do cuidado que prestaram a um dos seus no momento da partida. Neste sítio, na plataforma que serviu de palco a todas estas atividades de quotidianos ancestrais, a biodiversidade e a harmonia entre nós, humanos, e a Natureza, as suas formas geológicas, as suas plantas e animais, refletem-se na Cultura que vamos, paulatinamente, reconstruindo. Uma lição para o presente. O Abrigo do Lagar Velho foi classificado como Monumento Nacional e existem boas razões para tal. Venham conhecê-las!

Itinerário: Abrigo do Lagar Velho e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho