Listagem de Ações de Verão


2014. Visita à Fábrica de Água de S. Martinho do Porto

Sabia que a Fábrica de Água de S. Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da baía de S. Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul dessa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de S. Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de S. Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35.000 habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) de S. Martinho do Porto.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho do Porto. Hora: 10h15

Como chegar: Na EN 242, direção Alfeizerão - S. Martinho do Porto, virar à esquerda junto à residencial O Amável, em direção a Salir do Porto. Na rotunda, sair na segunda saída em direção à estrada sem saída. Seguir até ao final da rua.
Coordenadas: 39.49752292725409, -9.134472678867676

Localidade: São Martinho do Porto

Concelho: ALCOBAÇA

Distrito: LEIRIA

Actividade Acessivel
Quase toda a visita é acessível, havendo dois locais facultativos com acesso por escada.

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/sao-martinho-do-porto

Data:

23-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada